
Quando escrevi este post, algumas de vocês, que partilham ou partilhavam das mesmas agruras, escreveram-me a perguntar que receita era essa em que utilizo a farinha pré-preparada do LIDL, cozo o pão na própria mfp e este fica bastante jeitoso.
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas, como entretanto, fui fazendo outros pães no forno a coisa veio sendo adiada.
A receita não tem nadinha que saber e comigo resulta muito bem.
Ainda só fiz esta receita com a farinha para pão branco, a Ciabatta.
Antes de comprar a farinha pré-preparada do LIDL tinha noção, pelos diversos comentários que encontrei pela net fora, que as farinhas que eles comercializam têm bastante sal.
Como reciei que o pão me saísse mais salgado que o desejável, resolvi misturar farinhas e ainda fiz assim...
Ingredientes
(para um pão de 750 gr e pela mesma ordem de colocação na cuba)
- 350 ml de água morna;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 colher de sobremesa de açúcar;
- 350 gr de farinha Ciabatta;
- 150 gr de farinha sem fermento tipo 65.
Preparação:
1) Depois de se colocar todos os ingredientes na mfp, seleccionar o programa que na vossa máquina corresponda ao pão básico.
O uso do azeite permite que o pão fique mais fofo.
O açúcar nestas quantidades não adociça o pão. O açúcar ajuda apenas, em contacto com o fermento, que o pão levede melhor.
Há quem faça diversas vezes, e com sucesso nos resultados obtidos, a mistura de farinhas (com fermento e sem fermento), na proporção 50/50.
Eu cheguei a experimentar por 2 ou 3 vezes, mas com outras farinhas pré-preparadas sem serem do LIDL.
Mas porque os meus resultados não foram nada famosos, e já estava escaldada, resolvi fazer estas quantidades.
É verdade que a cuba tem uma pá misturadora, mas eu acho preferível misturar as duas qualidades de farinha cá fora com uma colher dentro de uma tigela, e só depois colocar na máquina, ao invés de sobrepôr as farinhas na cuba.
É verdade que a cuba tem uma pá misturadora, mas eu acho preferível misturar as duas qualidades de farinha cá fora com uma colher dentro de uma tigela, e só depois colocar na máquina, ao invés de sobrepôr as farinhas na cuba.
E porquê a farinha tipo 65 sem fermento?
Porque depois de fazer por duas vezes seguidas pão, aplicando esta receita, fiz uma terceira e uma quarta com farinha tipo 55. E o resultado esteve longe de ser o mesmo!
Os dois últimos pães foram direitinhos para o lixo.
Assim que terminou a cozedura, dei imediatamente conta que os pães eram mais pequenos. Adivinhei logo que o pão estaria denso, massudo, tipo queijo. E não me enganei!
Pesquisei sobre os dois tipos de farinha mais encontrados e vendidos nas superfícies comerciais.
Um tipo é mais refinado do que o outro. A T55 é super-fina e a T65 é fina.
A T55 é mais branca e é a mais utilizada nas preparações culinárias caseiras e a mais indicada para a confecção de bolos.
A T65 é mais indicada para a panificação e confecção de pão branco, podendo, no entanto, ser usada para bolos.
E eu a pensar que uma pequena alteração na farinha não faria diferença alguma... Mas o certo é que faz e muita! Porque nesta receita a de tipo 55 estragou-me o pão. Ou então deveria ter adicionado fermento extra, não sei...
Isto de se querer ser padeira/o tem muito que se lhe diga :P
Se alguém experimentar esta receita, assim em jeito de último reduto para contrariar as más experiências na mfp, diga depois qualquer coisinha, sim?
Beijinhos e um óptimo fim-de-semana cheio de calorzinho bom :)
Vou testar a receita :)
ResponderEliminarEu também! Comprei ontem uma mfp e vou começar por aqui mesmo. Obrigada. Espero que saia bem...
ResponderEliminarDe volta. Pãozinho acabadinho de fazer com a tua receita. E para primeira experiência, só me resta dizer que se estivesses aqui comigo, dava-te uns 50 beijinhos e outros tantos abraçinhos. É que não correu mal, não senhora. Mas também gostaria de tentar experimentar fazer na máquina como costumo fazer no forno do fogão, a ver como é que sai. Sei que isto são tudo experiências até acertarmos de facto, mas se for sempre como correu hoje, a minha primeira vez, já me dou por satisfeita. Por isso, só me resta agradecer-te! Obrigada.
ResponderEliminarEspecialmente Gaspas: Boa ;)!
ResponderEliminarMarcinha: Muito obrigada pelo miminho. Fico muito feliz por gostar de me visitar. Mas quanto ao selinho, a minha opinião está aqui:http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/2010/04/antes-que-comecem-chover.html
Margarida: :)))) Por isso é que ontem, numa determinada altura do dia, não sei porquê tive uma sensação de aperto nas bochechas durante umas dezenas de vezes. Afinal eras tu! :D
Ainda bem que o resultado foi satisfatório.
Beijinhos e continuação de boas experiências de panificação.
Beijocas
Meu Deus, este pão tem tão bom aspecto! Vou ver se me emprestam uma mfp para experimentar...
ResponderEliminarOlá eu faço assim uso a farinha cereais do lidl porque gosto muito do sabor a cereais. uso as 360 de agua conforme dias as instruçoes, um fio de azeite, 300 g da farinha do lidl e 200g de uma farinha autolevedante, (não sei qual é o tipo pois não tinha o pacote comigo0 e ponho a fazer, já juntei mais cereais(flocos de aveia e sementes) e ficou um pão muito, muito bom grade e fofinho
ResponderEliminarjinhos xana