sexta-feira, 8 de abril de 2011

As manhas do pão


Quando escrevi este post, algumas de vocês, que partilham ou partilhavam das mesmas agruras, escreveram-me a perguntar que receita era essa em que utilizo a farinha pré-preparada do LIDL, cozo o pão na própria mfp e este fica bastante jeitoso.

Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas, como entretanto, fui fazendo outros pães no forno a coisa veio sendo adiada.

A receita não tem nadinha que saber e comigo resulta muito bem.

Ainda só fiz esta receita com a farinha para pão branco, a Ciabatta.

Antes de comprar a farinha pré-preparada do LIDL tinha noção, pelos diversos comentários que encontrei pela net fora, que as farinhas que eles comercializam têm bastante sal.

Como reciei que o pão me saísse mais salgado que o desejável, resolvi misturar farinhas e ainda fiz assim...

Ingredientes

(para um pão de 750 gr e pela mesma ordem de colocação na cuba)

- 350 ml de água morna;

- 1 colher de sopa de azeite;

- 1 colher de sobremesa de açúcar;

- 350 gr de farinha Ciabatta;

- 150 gr de farinha sem fermento tipo 65.

Preparação:

1) Depois de se colocar todos os ingredientes na mfp, seleccionar o programa que na vossa máquina corresponda ao pão básico.

O uso do azeite permite que o pão fique mais fofo.

O açúcar nestas quantidades não adociça o pão. O açúcar ajuda apenas, em contacto com o fermento, que o pão levede melhor.

Há quem faça diversas vezes, e com sucesso nos resultados obtidos, a mistura de farinhas (com fermento e sem fermento), na proporção 50/50.

Eu cheguei a experimentar por 2 ou 3 vezes, mas com outras farinhas pré-preparadas sem serem do LIDL.

Mas porque os meus resultados não foram nada famosos, e já estava escaldada, resolvi fazer estas quantidades.

É verdade que a cuba tem uma pá misturadora, mas eu acho preferível misturar as duas qualidades de farinha cá fora com uma colher dentro de uma tigela, e só depois colocar na máquina, ao invés de sobrepôr as farinhas na cuba.

E porquê a farinha tipo 65 sem fermento?

Porque depois de fazer por duas vezes seguidas pão, aplicando esta receita, fiz uma terceira e uma quarta com farinha tipo 55. E o resultado esteve longe de ser o mesmo!

Os dois últimos pães foram direitinhos para o lixo.

Assim que terminou a cozedura, dei imediatamente conta que os pães eram mais pequenos. Adivinhei logo que o pão estaria denso, massudo, tipo queijo. E não me enganei!

Pesquisei sobre os dois tipos de farinha mais encontrados e vendidos nas superfícies comerciais.

Um tipo é mais refinado do que o outro. A T55 é super-fina e a T65 é fina.

A T55 é mais branca e é a mais utilizada nas preparações culinárias caseiras e a mais indicada para a confecção de bolos.

A T65 é mais indicada para a panificação e confecção de pão branco, podendo, no entanto, ser usada para bolos.

E eu a pensar que uma pequena alteração na farinha não faria diferença alguma... Mas o certo é que faz e muita! Porque nesta receita a de tipo 55 estragou-me o pão. Ou então deveria ter adicionado fermento extra, não sei...

Isto de se querer ser padeira/o tem muito que se lhe diga :P

Se alguém experimentar esta receita, assim em jeito de último reduto para contrariar as más experiências na mfp, diga depois qualquer coisinha, sim?

Beijinhos e um óptimo fim-de-semana cheio de calorzinho bom :)

6 comentários:

  1. Eu também! Comprei ontem uma mfp e vou começar por aqui mesmo. Obrigada. Espero que saia bem...

    ResponderEliminar
  2. De volta. Pãozinho acabadinho de fazer com a tua receita. E para primeira experiência, só me resta dizer que se estivesses aqui comigo, dava-te uns 50 beijinhos e outros tantos abraçinhos. É que não correu mal, não senhora. Mas também gostaria de tentar experimentar fazer na máquina como costumo fazer no forno do fogão, a ver como é que sai. Sei que isto são tudo experiências até acertarmos de facto, mas se for sempre como correu hoje, a minha primeira vez, já me dou por satisfeita. Por isso, só me resta agradecer-te! Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Especialmente Gaspas: Boa ;)!

    Marcinha: Muito obrigada pelo miminho. Fico muito feliz por gostar de me visitar. Mas quanto ao selinho, a minha opinião está aqui:http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.com/2010/04/antes-que-comecem-chover.html

    Margarida: :)))) Por isso é que ontem, numa determinada altura do dia, não sei porquê tive uma sensação de aperto nas bochechas durante umas dezenas de vezes. Afinal eras tu! :D
    Ainda bem que o resultado foi satisfatório.
    Beijinhos e continuação de boas experiências de panificação.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, este pão tem tão bom aspecto! Vou ver se me emprestam uma mfp para experimentar...

    ResponderEliminar
  5. Olá eu faço assim uso a farinha cereais do lidl porque gosto muito do sabor a cereais. uso as 360 de agua conforme dias as instruçoes, um fio de azeite, 300 g da farinha do lidl e 200g de uma farinha autolevedante, (não sei qual é o tipo pois não tinha o pacote comigo0 e ponho a fazer, já juntei mais cereais(flocos de aveia e sementes) e ficou um pão muito, muito bom grade e fofinho
    jinhos xana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)