domingo, 3 de abril de 2011

Experiências gastronómicas

O mês de Março ficou para trás. Agora só para o ano. Março é um mês especial. Já o tinha dito. Mês dos meus aniversários. Mês das surpresas.

Nestes 8 anos de enamoramento com o P., recordo-me de poucas vezes me ter oferecido os chamados "presentes femininos", quer no meu aniversário, ou noutras datas a jeito.

Assim, é fácil lembrar todos eles: 2 pares de brincos, um fio, um pijama do Principezinho, um par de sapatos e flores. Apesar disso, é certo e sabido que todos os anos me pergunta o que gostaria de receber.

E eu, que nunca fui muito pedinchona, regra geral respondo: "Oferece-me o que quiseres :)". Gosto muito mais de ser surpreendida do que escolher presentes! Mas quase que adivinho que o presente será para ser gozado a dois. Gosto disso! :)

Nos anos anteriores assim tem sido... Passando por bilhetes para concertos, teatro, e outros espectáculos... por uma máquina fotográfica, livros, um fim de semana fora, uma ida a um restaurante novo e especial, etc... estes são os presentes que o P. acaba por me oferecer. E estes são os presentes que também lhe ofereço. Porque estes são os presentes que gostamos mais de dar um ao outro :)

E este ano não me enganei, mesmo não sabendo o que vinha por aí... .

No dia dos meus anos, o P. levou-nos a um restaurante gourmet em pleno centro do coração de Lisboa, no Chiado.


Sacramento



O sítio em si é muito bonito. Destaco a parte histórica e arquitectónica do edifício. A magnífica decoração e ambiente em tons de vermelho, que criam uma atmosfera quente e intimista. O serviço profissional, simpático e atento, sem aqueles exageros de etiqueta e protocolo que nos põem pouco à vontade, e que eu gosto muito pouco. A comida, excelente! O vinho um regalo para o nosso paladar. Tudo muito, muito bom mesmo!

Mas o meu presente não tinha ficado por aqui. Em casa, a poucos minutos de sairmos para o restaurante, recebo um pacotinho com um... deixem-me adivinhar, antes de abrir... um livro. Abro o pacote e puxo o presente para fora.

Um livro de culinária. Um caderno ilustrado de apontamentos de receitas. Um diário. Ele sabia que eu ia gostar disto. Conhece-me bem! :)


O design e o grafismo são espectaculares e, por isso, não admira que o "2780 Taberna - Cozinha Experimental" tenha sido premiado pelo 'Gourmand World Cookbook Awards' como o melhor livro do género editado em Portugal!

As receitas são tudo experiências gastronómicas já servidas no restaurante com o mesmo nome.

Fui lendo mais sobre o conceito em torno do qual funciona este restaurante e a vontade de lá ir foi crescendo.

Sei que só em sonhos terei a oportunidade de uma experiência gastronónima ímpar, naquele que foi considerado, por quatro anos consecutivos, o melhor restaurante do mundo, o "El Bulli". Mas fiquei com a sensação que indo à Taberna 2780, seria possível ter uma experiência, não digo igual, mas quase, quase similar. Desta vez ali para os lados de Oeiras :P

Como havia mais um aniversário para comemorar. O nosso. Tinhamos o pretexto ideal.

Felizmente as marcações para reserva conseguem-se em muito menos tempo do que no famoso restaurante catalão (segundo sei, em média 1 ano de antecedência), mas o conceito de cozinha é semelhante - cozinha experimental.

Tanto num restaurante como noutro, os comensais não escolhem ementas. Em gíria bem portuguesa isto tem um nome. É o típico "come e cala!" :) A ementa está feita com 5 pratos que mudam a cada 15 dias. Um menú único! E única foi de facto a experiência que tive neste lugar! Uma verdadeira experiência estética. Uma experiência sensorial de outra ordem.

Os pratos vão desfilando, uns a seguir aos outros, como se fossemos convidados a assistir, mas também a participar, num espectáculo de sabores, cores, texturas, odores, formas, composições... Todos os pratos são-nos simpática e cuidadosamente apresentados antes da sua degustação. Pelo sim, pelo não, é interessante saber o nome de alguns ingredientes e conseguir adivinhar outros tão nossos conhecidos.

Não convém grandes distracções, apesar do ambiente descontraído do lugar. A comida é ali o grande foco de interesse. Não se sai de lá cheio, mas também não se sai de lá com fome. O ponto certo difícil de encontrar, ali encontra-se. Tudo cuidadosamente pensado, sem darmos por isso.

Mas apesar da comida ser aqui tudo quanto importa, quem aqui vem, não vem para comer. Desengane-se aquele que pensa o contrário. E a grande surpresa deste restaurante é essa. Aqui mais do que comida encontrei criatividade, felicidade, beleza, poesia, complexidade no meio de simplicidades, magia, humor e provocação. Aqui descobri e redescobri sensações e prazeres ao mesmo tempo efémeros e duradouros :)

E é assim... Apeteceu-me fazer um brinde a algumas coisas boas da vida e que marcaram o meu mês de Março! :)

2 comentários:

  1. Que excelentes presentes!
    Esses são também os meus presentes favoitos, os que podem ser apreciados pelos dois :)
    E agora que acaba o teu mês, começa o nosso Abril! hihihih Mês, do aniversário dele e mês do início do namoro e do casamento ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Fiz uma visita aqui e gostei bastante, mas para não invadir seu espaço ainda não estou seguindo-o, sou nova nas postagens e estou me enturmando para troca de dicas de mak,arte,decoração,iniciativas,criatividade,moda,beleza,saúde,produtos,,,enfim,,tudo que deixa as pessoas mais felizes e realizadas aguardo uma visitinha sua, meu é BLOG assuntos diversos ://gislanepimentel.blogspot.com/ , BLOG Decor (em construção e atualização,mas já no ar,,,hehhe nascendo) http://gdecoredesign.blogspot.com/ ,visite e siga se gostar,,,se seguir me mande comentários que sigo de volta também,bjs GIS

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)