Em criança lembro-me de no Verão a minha mãe fazer muitas vezes geladinhos de refresco para mim e para a minha mana. Que saudades! Como eu gostava daquilo :)
Entretanto fomos crescendo e a minha mãe foi fazendo cada vez menos.
Mas há aquelas coisas que não se esquecem e que ficam para sempre guardadas na nossa mémoria. Naquela gaveta das coisas boas e doces :)
No ano passado ainda resisti à compra de umas forminhas que vi no supermercado. Mas fiquei com a ideia fixa nelas.
Há coisa de poucas semanas, dei de caras com umas forminhas tão engraçadas de picolé que não lhes resisti.
Quando cheguei à caixa registadora, o preço que outrora era de 1,99 euros, passou para menos de 1 euro (como eu adoro os 50% de desconto). E lá vim para casa toda feliz da vida com as minhas forminhas de feitios e cores diferentes.
Mantendo o mesmo espírito divertido que estes geladinhos proporcionam, o intuito é fazer geladinhos de polpa de fruta, de leite, de iogurte, e muitos outros ingredientes...
Agora menina-adulta, a minha intenção é fazer mais do que meros geladinhos de refresco.

Quantas e quantas vezes a fruta cá em casa bola e rebola em cima da fruteira?
Liquidificadora com ela. Bruummmmm. Verter nos copinhos e congelador.

E de uma forma bem divertida e saudável, vai um picolé a qualquer hora do dia...
... Enquanto se lê um livro, revista ou jornal.
... Enquanto se vê televisão.
... Enquanto se trabalha ao pc ou se lê blogs e e-mails.
Um momento picolé cai sempre bem :)
E como cada picolé é pequenino, não cansa!
Os primeiros picolés cá de casa foram feitos com calda de morango que tinha no frigorífico. A receita podem-na ver aqui.
Mesmo quem não tem forminhas próprias não tem desculpa :P
Basta usar copinhos de plástico que tenham em casa e aproveitar, por exemplo, pauzinhos de gelado ou então usar mesmo colheres pequeninas de café.
Se quiserem que os pauzinhos fiquem direitinhos, fazem o seguinte: colocam os copinhos sem pauzinho no congelador e umas horas depois (talvez duas, três... antes do gelado solidificar), espetam o pau direitinho. Se, pauzinho direito ou pauzinho torto, é coisa que não vos incomoda, esqueçam a dica anterior.
Outra ideia gira é fazer picolés com sabores e cores diferentes.
Aí é só colocar nas forminhas um preparado até meio. Leva-se ao congelador e deixa-se solidificar. Depois é só encher o resto com outro sabor a gosto.
Para desenformar já sabem. Friccionam com as palmas das mãos a forma durante uns segundos ou então molham-na em água fria.
Fácil, não é?
opáá, é por estas e por outras que eu gosto imenso de vos acompanhar... as coisas que aprendo!! :) já tinha pensado comprar estes copinhos, mas acabo sempre por adiar, ou por causa das receitas, porque achava que não era prático, e porque...Sei lá! andava com eles na loja e depois largava sempre antes de chegar à caixa.... mas agora fiquei fã, completamente! só por toda a descrição carinhosa :)
ResponderEliminarResto de bom fim-de-semana!
Já me deixaste a pensar nisto :))
ResponderEliminarEu tenho andado a ver se encontro umas forminhas giras como essas, para fazer para a minha piolha ;)
ResponderEliminarUau! Acabei de regressar à minha infância! A minha mãe também os fazia quando eu era pequenina!
ResponderEliminarE eu era viciada nos de sumo de laranja! Hum!
Que delicia!! Eu já estou bem grandinha, mas outro dia experimentei um geladinho, não sei se você conhece, coloca-se o suco dentro de um saquinho comprido (no tamanho de um picolé) no freezer e depois que congelar é só saborear. Abraço.
ResponderEliminarHum..adorei as lembranças e as formas fofas, um picolé cairia muito bem agora!!!!!
ResponderEliminarbjus
Que bom aspecto :D.
ResponderEliminarEu costumo fazer para os meus filhotes. Quando casei, a minha sogra ofereceu-me umas forminhas da tupperware e que estão sempre impecáveis apesar do imenso uso por altura do calor, mas essas tuas são bem mais giras. Penso que vi umas parecidas ou na Viva ou na Casa;).
Beijinhos e boa semana.
Adorei a ideia... nunca me tinha lembrado de fazer com polpa de fruta e tenho a certeza que o filhote vai adorar comer fruta assim :)
ResponderEliminarbjs
também comprei esta semana, para o marido fazer gelados de coca-cola porque come 2 calipos cola por noite, além de lhe fazer mal é uma despesa extra...homens! mas antes de ele usar, usei eu para fazer um batido de morango com um bocadinho de natas e açucar para a cria que adorou!Pensamos as duas no mesmo, que espertas que nós somos eh! eh!
ResponderEliminarhttp://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt
Olá Luarte!
ResponderEliminarA minha mãe fazia igual, mas ela fazia com gelatina. Pegava numa embalagem fazia conforme mencionado, punha nas formas, solidificava e depois hummmmm eu saboreava.
Experimenta acho que vais gostar.
Beijinhos
Então a menina dos picolés quer uma mesinha como a da bricolar??
ResponderEliminarVê se gostas da que restauramos para o quarto da L.Se gostares e quiseres uma, sou menina para te arranjar uma igual, para te dar umas dores de cabeça a restaurar
É só fazeres uma visitinha cá ao Norte.
Bj
Olá
ResponderEliminarFaz um tempão que acompanho o teu blog, muitos parabéns, és uma pessoa muito dedicada.
Meu nome é Ana, muitos me chamam de Aninha rsrsrs, sou de Portugal , moro no Brasil já faz um tempinho, acho até que sou mais Brasileira que Portuguesa .
Então ao babar e admirar alguns blogs resolvi criar um para mim o http://cantinhosimplesdaaninha.blogspot.com, objetivo inicial era de alguma forma registrar um pouquinho a minha vida, minhas lembranças, para quem sabe um dia meus netos lerem rsrsrsr e fazer amizades “virtuais” trocar conhecimento. Mas infelizmente tenho algumas dificuldades, desculpa a liberdade, gostaria de suas dicas e sugestões.
http://cantinhosimplesdaaninha.blogspot.com
Para as meninas que estão interessadas as minhas forminhas foram compradas na loja VIVA.
ResponderEliminarGostei da ideia da coca-cola e da gelatina. Vou ver se experimento também :)
Aninha, bem vinda a este modesto cantinho :)
Casa Encantada: andas a cuscar os meus comentários, sua marota! :P
Olha, fui ao teu blog mas como não tem aquela aplicação de procura, acabei por desistir da minha procura manual e não encontrei a mesinha que restauraste para a tua filhota. Tens de me dar o link :)
Beijocas para todas***