terça-feira, 24 de maio de 2011

Um Minifúndio na varanda

Se é verdade que não posso ter um latifúndio num apartamento, por razões óbvias, há alguma coisa que me impeça de ter um minifúnfio nas varandas cá de casa?

Assim, uma propriedade agrária de dimensões mínimas, repartida por vasinhos, à laia de micro-horta?

Não, pois não? É que agora já não vou a tempo...

Apresento-vos algumas das plantinhas do projecto minifundiário cá de casa.

Já que estão na sala, façam o favor de entrar para a varanda.


Ao longo da parede exterior da varanda, desfilam alguns vasos. Várias plantas suculentas. A lavanda ou alfazema. E, aqui mais à frente, a espreitar, os morangueiros.

Pormenor da flor de lavanda/alfazema. Conseguem cheirar? Não me canso deste aroma :D

Aqui os dois vasos com 3 morangueiros cada. Os outros que tinhamos morreram por excesso de calor (ver aqui). Comprámos novos e mudámo-los de sítio. Parece que estão a gostar porque continuam a crescer.

O vasinho mais pequeno, o do meio, está aqui para ajudar a enraizar os novos rebentos das guias (hastes compridas). Para quem não sabe, quando um morangueiro dá guias (neste caso foi o da esquerda que resolveu presentear-nos com duas), não dá morangos ou dá muito poucos. A solução passa por lhe cortar as guias. Mas como ficámos entusiasmados com a possibilidade de ter ainda mais morangueiros, decidimos por agora não cortar. Mais tarde, quando os morangueiros-filhos já forem autónomos, cortamos o cordão umbilical que os ligam ao morangueiro-mãe.

Ao lado dos morangueiros, a jovem hortênsia que ainda não floriu.

Mas a avaliar por estes pequenos botõezinhos, deve estar para breve a promessa de flores :)

Encostada à parede interior da varada, temos esta amostra de Fisalis. O espaço vago à direita denuncia a morte de um rebento. Ainda muito vamos ter de esperar até que estas plantinhas dêem o tão desejado fruto.

Ao fundo da varanda colocámos um pequeno armário só para guardar os apetrechos deste novo hobbie: alguns vasos, sacos de terra, pá, regador, borrifador, tesoura de poda, adubos, etc...

Virando costas, no sentido oposto surgem mais umas quantas plantinhas.

Das várias ervas aromáticas que já tive, neste momento mantenho aqui apenas o cebolinho (no topo da estante), a hortelã-pimenta (no meio da estante), ao lado de uns cravos que plantei recentemente, e que já têm dois novos botões. E o manjericão (no cantinho inferior direito da foto).

Entretanto, nesta caixinha de ovos, estamos à espera que germinem as courgettes. O P. aposta que as dele vão germinar primeiro que as minhas (3 couvettes para cada um). As plantações de cada estão assinaladas, para que não existam confusões. Quando os rebentos estiverem capazes, serão mudados para os respectivos vasinhos.

Já na varanda dos quartos e por ordem: dois tomateiros, 2 piri-piri, o arbusto de framboesas (já mostrado aqui), um vaso que tem sementes de 3 dias de coentros, um outro com uma pequena árvore abacateira e um vaso de salsa.

Cá estão os meus dois tomateiros. Vieram pequenininhos há coisa de 1 mês. Já estão o triplo. Será que ainda virei a fazer uma salada com tomates da minha varanda? A ver vamos...

Pela mesma altura dos tomateiros, vieram os dois pés de piri-piri. Não sei como nem porquê chegaram os dois do mesmo tamanho, mas um deles cresceu bem mais que o outro. Além disso, o mais pequeno foi atacado por um ser não identificado que decidiu abrir umas crateras nas folhas. Porém, parece-me que o bicharoco invisível já se deve ter ido embora porque as suas operações cirúrgicas cessaram. Esperemos que o piri-piri não volte a ser atacado. Desejo que os dois manos daqui a uns tempos venham a dar lindas malaguetas.

Aqui ao cantinho está a salsa toda espigada. As pontas das ramas mais parecem bróculos :P

Estou à espera que fique toda seca para lhe poder retirar as sementes e usá-las em próximas plantações. Logo que volte a ter salsa e coentros, mudo as novas ervas para o pé das outras, para que possam ficar todas juntinhas.

Aqui está uma árvore abacateira já crescidota, por comparação com uma outra que temos bem pequenota. Será que um dia vou ter pêras-abacates?

Nesta varanda tenho mais umas tantas plantinhas, mas ornamentais.

Espero que tenham gostado de conhecer a última versão da nossa pequena propriedade agrária.

Qualquer dia apanham-me aí à beira de uma nacional a vender os meus produtos agrícolas. Prometo-vos que é tudo à confiança :P

22 comentários:

  1. gostei! eu ando a "renovar" a minha varanda da sala! quando estiver tudo prontinho mostro! espero ter sorte com as minhas plantinhas!

    ResponderEliminar
  2. Beeeeem isso é que é aproveitar bem as varandas... tantas plantas :)

    ResponderEliminar
  3. Luarte,

    A tua varanda está um mimo, muito organizada, muito bem aproveitada e sobretudo muito acolhedora!!

    Não sei se te lembras mas aqui há uns tempos até te pedi opinão sobre como tornar uma varanda bonita, mas não fui bem sucedida. Quer por falta de tempo quer por falta de jeito (e por azar com as estantes que comprei...de onde é a tua? As minha enferrujaram...).

    Agora ando a tentar voltar à carga, mantive sempre as ervas aromaticas e abdiquei das flores. Não tenho o tempo que elas precisam e tenho um gato que as come.

    Parabéns pela tua varanda e por partilhares sempre tão boas ideias!!
    Beijinhos,

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por mostrares as tuas varandas, estão muito giras e cheias de vida.

    Gostei do caracol que está na estante. Tem um ar brincalhão.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Ana: Recordo-me muito bem desse teu e-mail e depois do post que decidi criar a partir dele :)

    Apesar de não teres sido bem sucedida não desistas das tuas plantinhas. Aqui no início também existiram alguns retrocessos.

    Devido à posição solar da minha casa, já me apercebi que as plantas dão-se todas muito bem na varanda dos quartos durante o inverno(apanha sol todo o dia). Pelo contrário, na varanda da sala já não se dão tão bem, porque está virada a nordeste e faz mais sombra durante esse período do ano. Pelo Inverno só se dão algumas plantas, nomeadamente as suculentas. Chega o tempo quente e na varanda dos quartos as plantas começam a sofrer o efeito de estufa (fica muito quente) e vejo-me obrigada a mudá-las quase todas para a varanda da sala. Antes de chegar a estas conclusões, deixei morrer algumas.

    Se todos os dias lhes dedicarmos uns segundos ou minutinhos, começamos a perceber o seu temperamento e a conseguir mais facilmente dar resposta atempada às suas necessidades. Ora porque pedem para mudar de sítio. Ora porque pedem mais ou menos água...

    É assim que tenho feito.

    Quanto à estante, comprei-a à cerca de 1 ano e meio na loja "Casa". Pouco tempo depois vi estantes do mesmo género a metade e menos de metade do preço, por exemplo na Conforama e no IKEA.

    Ela é em ferro forjado, mas não é à prova de ferrugem. Tem alguns pontos. Julgo que daqui a mais um tempo terei de a pintar. Mas como é escura não se nota, só mesmo muito pertinho. Existem tintas próprias para ferro e que impermeabilizam. Achas que já não dá para aproveitares as tuas estantes? É certo que dá um certo trabalho porque as terás de lixar, mas se valer a pena, talvez nem tudo esteja perdido...

    Vai dando notícias das tuas plantinhas e de como as coisas andam a correr. Agora que lhe ganhei o gosto estou uma aficcionada por plantinhas e histórias em varandas :)

    Beijocas e muito obrigada pelos vossos comentários****

    ResponderEliminar
  6. Uau!
    Produtos de qualidade e ecológicos:)
    Gostei de ver a tua varanda, prepara-te o tomateiro vai crescer, eu o ano passado também semeei e cresceu que nem um doido.É tão engraçado podermos comer legumes criados por nós, até sabem melhor.
    Reparei que tens o mangericão na varanda o meu não gosta é fino tem de estar dentro de casa.

    Obrigada por partilhares connosco!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Luarte,

    As minhas são do IKEA e enferrujaram completamente. Mas o grande problema foi terem manchado o chão da varanda...

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  8. Luarte, o comentario em cima é meu. Submeti sem querer com a conta da associação.

    Sorry...

    ResponderEliminar
  9. Querida Luarte, não me levas a mal mas... QUE INVEJA (boa)... Que varanda tão mimosa!
    E o meu olho bateu naquela casinha de passarinho e de lá não mais saiu. Ando há que tempos para comprar uma em madeira e pinta-la. A tua é linda, linda, linda!
    Traz pf algo para limpar a minha baba que ficou na tua varanda :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Luarte,

    Sua horta está linda.
    Uma dica... Você tem que colocar paus e amarrar os tomateiros para que não partam quando der fruto.
    Beijo

    milhodepipoca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Que lindas varandinhas com tudo tão bonito! Adorei! Então quando houver flores vai ser o paraíso numa varanda! :)

    ResponderEliminar
  12. Mas que bela minifundiária tu andas hehehe, que gosto ver essas varandas assim tão lindas e bem tratadas com plantas variadas e perfumadas, parabéns e obrigado por partilhares,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  13. ameiiiiiiiiii
    então aquel estante de metal ..onde compraste ?

    ResponderEliminar
  14. ja vi aqui a resposta á minha pergunta ..obrigada :-)

    ResponderEliminar
  15. Renata Brigeiro:
    Em relação à dica dos paus, já tenho umas canas guardadas na garagem para quando forem precisas :)
    Mas por enquanto como ainda estão pequenos não precisam. Depois, deve ser quase certo que os terei de mudar de vaso e amarrá-los às canas. Vai ser giro :)

    Beijocas para todas vocês***

    ResponderEliminar
  16. Aproveitaste muito bem os espaços das tuas varandas. Tens aí um mini-quintal ambulante fantástico.

    Se eu tivesse pelo menos uma varanda era isso que faria, infelizmente só tenho uma lavandaria e tenho lá um vasinho com alecrim mas vou comprar vasinhos de ervas aromáticas a ver se dá.

    Gostei muito da estante, está muito bem decorada.

    Boas culturas!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  17. Adorei visitar as varandas!
    Também tenho plantinhas nas duas cá de casa. Na da cozinha, além das plantas ornamentais tenho também 3 tomateiros (já têm 7 tomatinhos), morangueiros e 1 piri-piri.
    Espero em breve ver aqui os frutos do teu trabalho!
    :)

    ResponderEliminar
  18. Está linda!
    Tenho pena de não conseguir manter plantas na minha varanda. Apanham sempre pragas e acabam por morrer :(

    Adorei!!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  19. Olá linda!

    Gostei muito!!! A minha hortelã e o manjericão estão enormes. Mas a tua varanda é o máximo ...
    Sempre a inspirar!!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  20. Adorei a tua varanda, a estante...bom a estante é coisa para se dizer que foi amor á primeira vista;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Se todas as varandas de Portugal fossem assim os predios e Portugal era bem mais bonito

    ResponderEliminar
  22. Oh... que varanda maravilhosa! Ando aqui a passear pelo teu blog e percebo que, apesar de já ter vindo cá várias vezes, nunca lhe prestei a devida atenção... tenho descoberto coisas lindas e ideias fantásticas :) já disse que tens muito bom gosto?

    Já tinha visto esta estante noutros posts e até pensei que a tua varanda fosse mais tipo um terraço, mas afinal é parecida com as minhas! Talvez ainda haja esperança... :) Fiquei apaixonada, tenho que ver se encontro uma do género, porque tenho as plantas todas espalhadas no chão e não dá jeito nenhum...

    O meu problema é a orientação da casa, porque na que está mais abrigada nunca lhe dá o sol directamente pois temos um prédio alto mesmo em frente e na outra... dá-lhe o sol toda a tarde. Tive-as lá algum tempo mas acabei por ter que as mudar para a outra (e elas gostaram) porque morriam à sede durante o dia.
    Tenho que pensar a sério em soluções. A tua varanda é de facto muito acolhedora. Um mimo, parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)