terça-feira, 14 de junho de 2011

Ainda acerca do Campismo...

Reunir todas as coisas de que precisamos para ir acampar não é tarefa simples.

Não é o mesmo que fazer uma mala de viagem e hospedarmo-nos num hotel.

Há imensas coisas em que pensar. Há imensas coisas que não podemos esquecer.

Por isso convém atempadamente fazer uma lista para que nada nos falte.

Como já não acampava há algum tempo, não tinha lista nenhuma. Então, comecei a fazer uma nova com uma semana de antecedência.

Conforme me ia lembrando de mais uma coisa, adicionava-a às anteriores.

Umas coisas tinha na arrecadação, outras na garagem, outras dentro de casa... o que implicou gastar ainda algum tempo a reuni-las todas.

Tudo seria mais fácil se estivessem no mesmo sítio, mas nada que não se resolva na fase de voltar a colocar tudo no lugar.

Há algumas coisas que sempre se vai precisando de quando em vez e que não são exclusivas do campismo, mas há outras que podem muito bem ficar sempre juntinhas. Assim poupamos-nos tempo e trabalho.

Já que tive de fazer novamente uma lista, resolvi fazer uma lista para ficar. Portanto, passei-a a computador.


Assim poupo também tempo para as próximas vezes. Já não há necessidade de andar a pensar nas mesmas coisas, de cada vez que decido ir acampar. Por que afinal de contas aquilo de que preciso resume-se quase sempre ao mesmo.

Organizei a minha lista em 5 secções.


1 - Equipamentos Gerais

2- Equipamentos Refeições


3- Produtos Refeições

4 - Produtos de Higiene Pessoal

5- Equipamentos Praia/Lazer

A secção dos Equipamentos Gerais está sobretudo ligada às instalações, dormidas, e outras coisinhas mais...

A secção dos Equipamentos Refeições indica-me tudo aquilo que preciso para confeccionar os alimentos, tomá-los e cuidar das refeições.

Na secção dos Produtos Refeições, menciono produtos secos e condimentos que posso já levar comigo sem que se estraguem. No supercado limito-me a comprar no dia produtos frescos. Já se sabe que dentro de um parque os preços são sempre inflaccionados. Por isso, naquilo que posso, faço questão de poupar.

Na secção dos Produtos de Higiene Pessoal, refiro sobretudo os artigos que não me posso esquecer, nomeadamente toalhas de banho, toalhas de rosto, rolos de papel higiénico... Num hotel não precisamos de nos preocupar com nada disto, mas um parque de campismo só oferece unicamente as instalações. O resto é por nossa conta. Nesta secção acabo por não descriminar todos os produtos de higiene porque para qualquer viagem que faça eu já iria precisar deles...

Na última secção, dos Equipamentos Praia/Lazer, está incluído tudo aquilo de que preciso para gozar os meus dias na praia e no parque.

Voltando de novo à 3ª secção (Produtos Refeição,) faço questão de seguir a sugestão que já aqui vos tinha deixado para os produtos de higiene pessoal. Reutilizo sempre frascos pequenos para guardar todo o género de produtos. Não há necessidade nenhuma de levar as embalagens originais.

Desta vez, por exemplo, aproveitei garrafas de iogurtes vazias para colocar azeite, azeite/vinagre/sal (tinha um frasco com os 3 temperos juntos só para as saladas), uma embalagem de M&M vazia onde coloquei sal e um frasco de óleo de amêndoas doces para o detergente da louça.

É da máxima importância ter os frascos devidamente identificados, não vão existir acidentes graves.

E agora a minha lista fica numa mica e arquivada para uma próxima consulta (que espero não vir a ser daqui a 3/4 anos, como da última vez :P)

Assim não há desculpas do género: "Ah e tal... por 2 ou 3 dias não vale a pena ir acampar porque dá muito trabalho..."

14 comentários:

  1. Nas férias vou sempre acampar e também tenho uma listinha destas, são muito uteis.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. És cá das minhas :) listas e listinhas para organizar tudo em condições e sem stresses.
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,não temos o hábito de acampar mas achei a sua ideia das listas muio boa,até mesmo para uma simples viagem...sempre levo mais coisas do que o realmente necessário.Ótimas as suas dicas,você é muito organizada.
    Bjssssss,Leninha

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Eu como disse no outro comentário tambem vou todos os anos acampar mas so faço listas uma semanita antes... tenho sempre medo de me esquecer de algo e parece que nao confio na lista se for dum ano para o outro =P

    Mas sim, para aquelas coisas que tem mesmo que se levar porque nao deixa-la logo feita?

    beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá! As férias deste ano vão ser campismo... gosto da natureza e fica mais em conta. Tinha poucas poucas coisas (nunca fiz mais do que 3 dias seguidos) e já estão estragadas, por isso o pior é ter que fazer o investimento inicial, tenda, sacos cama, colchões, mesa, cadeiras ... essas coisas todas... estava a fazer uma mini lista do essencial ... vou dar uma vista de olhos com mais atenção na tua lista e tirar umas idéias! Obrigada
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Houve uns anos que fazia campismo selvagem na barragem de Sta. Clara... era tão bom! Saudades...

    ResponderEliminar
  7. Os meus pais desde que eu e a minha irmã mais velha eramos pequenas sempre fizemos campismo, foi através do campismo que conhecemos os nossos maridos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Lisa: De facto dão imenso jeito :)

    Guidinha e Leninha: Eu não sou muito organizada, por isso é que preciso das listinhas. É uma estratégia para me dosmesticar :)

    eutambémtenhoumblog: Não é por se ter uma lista que não se deve fazer uma revisão. Até porque há alturas em que podemos querer levar umas coisas e outras não. De qualquer forma lá que dá muito jeito já ter uma lista pré-definida, lá isso dá!

    ocantinhodalucy: É verdade que no campismo há que fazer sempre um investimento inicial. mas se a ideia é poder usar o equipamento várias vezes, vale muito a pena fazê-lo (o tal investimento). Cusca a minha listinha à vontade :)

    Especialmente Gaspas: Também já fiz campismo selvagem em S. Jorge (Açores) e gostei muito.

    Sandra Tavares: Na tua e na vida da tua irmã o campismo ainda vos teouxe um bónus extra. Cerejinha no topo de bolo, hã?! :D

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  9. Bem pensado! Ando sempre às voltas com a cabeça, a pensar em tudo o que preciso levar de que cada vez que vou acampar. Que maravilha, acabaste de me resolver um problema! A listinha dá imenso jeito, pois tá claro. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. bela lista! td mt organizado! ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá vim através do blog 1001 ideias, já vi que és das minhas prática e simples!!! ai eu adoro acampar e também faço uma lista mas eu faço num papel qualquer e não tão elaborado como tu, depois vou riscando e quando chega ao fim deito fora eheheh por isso cada vez que vou a algum lado faço listas e mais listas! vou ver se consigo imprimir a tua lista dou-te os meus parabéns afinal és mais organizada que eu!!!!obrigada pela ideia.

    ResponderEliminar
  12. Margarida: Fico feliz por te ser útil :)

    Sarokas: Obrigada :)

    Estrela: Eu fazia como tu. Lista/Risca/Deita Fora/Volta a pensar em Nova Lista. Com esta nova estratégia penso poupar algum tempo.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga

    Eu acampei durante muitos anos , e realmente dá muito trabalho , esta lista dá uma boa ajuda , obrigada por partilhares. Muitas beijocas da xanó

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)