quinta-feira, 23 de junho de 2011

De um dia para o outro...



Não há nada como pesquisar. Pesquisar muito. Ler muitos fóruns de discussão. Páginas e páginas e, claro... ler os vossos comentários :)

Comparam-se testemunhos. Clarificam-se ideias ainda turvas. Fundamentam-se opiniões. Encontra-se informação que vai muito além do que procuramos.

Este foi o trabalho de casa que decidi fazer ontem, depois do jantar.

Caso me decidisse pela compra da máquina e optasse mesmo pela do LIDL, que a partir de hoje está à venda nas lojas, se calhar era bom que tentasse comprá-la mesmo hoje, sob pena de a encontrar mais tarde esgotada.

Já não tinha muito tempo...

Por essa razão, e de forma quase compulsiva, devorei praticamente tudo aquilo que havia para saber sobre máquinas de gelados.

Como já disse anteriormente, não sou de me atirar para a compra de electrodomésticos e máquinas assim de qualquer maneira e feitio.

E toda a informação que acabei por recolher foi suficientemente esclarecedora para, de um dia para o outro, tomar a decisão de não comprar a máquina dos gelados.

As conclusões mais importantes que retirei das minhas pesquisas foram:

1) Desengane-se quem pensa que a máquina faz gelados. Ela não faz gelados! Quem faz o gelado somos sempre nós. Todo o trabalho que se tem para a preparação de um gelado feito manualmente é exactamente igual ao que se tem utilizando uma máquina de gelados.

2) A máquina dos gelados só entra em acção numa segunda fase. Depois de estar tudo prontinho metemos dentro da máquina durante umas dezenas de minutos. Ao mesmo tempo que faz a refrigeração do preparado, graças ao seu sistema de pás rotativo, evita a criação de cristais de gelo. No fim, e na maior parte das vezes, o gelado não fica pronto a comer. Ainda vai ao congelador durante algum tempo para ganhar aquela consistência de gelado que tanto apreciamos. Atenção que estou a falar das usuais máquinas de gelado caseiras a custarem poucos euros. Quando estamos a falar de máquinas com sistemas de refrigeração, compressor, ventilação, etc... aí o gelado sai prontinho na hora, porque o sistema assemelha-se às máquinas industriais.

3) A máquina tem uma cuba onde é depositado o preparado, e a maior parte dos fabricantes recomenda que a cuba vá ao congelador, durante as 24 horas que antecedem o fabrico do gelado. Só assim estão garantidas as condições ideais para que o resultado saia como o esperado.

Ora estes três pontos foram decisivos para eu desistir por agora pela compra de uma máquina destas.

1) A máquina afinal não me poupa trabalho nenhum na preparação e na mistura dos ingredientes de que vai ser composto o meu gelado.

2) Para quem não tem máquina de gelados, consegue contornar muito facilmente a questão da criação dos cristais de gelo. Leva o preparado ao congelador e ao fim de duas horas retira e bate o gelado. Caso seja necessário deve repetir este procedimento até o gelado ter a textura e consistência desejadas.

Eu já aqui partilhei esta receita de fabrico manual de gelado de morango que ficou óptima. O gelado ficou macio e muito cremoso. E atenção que me limitei a bater o gelado uma única vez, ao fim de 2 horas de congelação. Ele foi comido ao almoço e ao jantar e neste interregno de tempo que medeia as duas refeições, não houve quaisquer alterações na sua cremosidade, nem notei a criação de cristais de gelo. O trabalho nessa parte de bater foi praticamente nenhum.

Um apontamento à parte, não é a máquina que que torna a textura do gelado mais cremosa, mas os ingredientes que se usam. Ingredientes com mais gordura tornam o gelado mais cremoso. Por isso é que os mais cremosos acabam por ser aqueles que têm na sua composição natas. Por outro lado, a temperatura de congelação influencia em parte a textura do gelado.

3) Não me agrada muito ter de pensar num gelado com 24 horas de antecedência. Acho esta história da cuba ter de ir ao congelador uma grande limitação. A forma de contornar esta situação é após usar a cuba, lavá-la, limpá-la e tê-la sempre dentro do congelador para quando apetecer. Até não seria mal pensado se tivesse uma arca congeladora com muito espaço. Mas o sistema de congelação que tenho é de gavetas e tenho sempre o congelador cheio. Ter que arranjar espaço para ter um recipiente grande e vazio lá dentro é coisa que não me convence.

Por outro lado, cá fora teria o resto da máquina à espera de um espaço para ser armazenada.

Com boa vontade arranja-se sempre um cantinho onde a enfiar. Mas bem vistas as coisas, a máquina já me estaria a ocupar dois cantinhos cá em casa.

E mais... Usá-la-ia assim tantas vezes ou far-me-ia assim tanta falta que justificasse todo o espaço que acabaria por me ocupar de forma permanente? Pensando bem, talvez não...

Resumindo e concluindo, pesando os prós e os contras, acabei por achar que não se justificava a compra da máquina, sendo que achei que não eram assim tantas as vantagens que ela tinha para me oferecer.

De qualquer forma, e sabendo que muitas de vocês tem ou tencionam ter uma máquina de gelados, que venham daí muitos gelados bons e frescos, feitos com ou sem máquina :D

Beijinhos e bom feriado!

14 comentários:

  1. Foi também tudo isso que me desmotivou e não comprei, faço eu mesma e resultam optimamente, obrigado por partilhares estas pesquisas e opinião pois sempre pode ajudar quem também está indecisa em comprar,


    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Olha que realmente só depois de ler este teu post se fez luz na minha cabeça! É que apesar de saber que a máquina só mexe o gelado na hora de refrigeração, nunca me tinha ocorrido que era apenas e só isso. Não sei pq, mas nunca somei um mais um! Mas tb pensei que tinha de o mexer mais vezes! Mas se for somente uma ou duas vezes, realmente poupamos imenso tempo e trabalho fazê-lo á mão!
    Muito obrigada por isto, assim já poupo uns bons euros! Vou já riscar a de waffles!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que eu queria dizer no fim do meu comentário era: vou já riscar a de gelados e manter a de waffles eheheheheh.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada !
    Estava tão indecisa como a Luarte, com a sua ajuda decidi... não vou comprar !
    Parabéns pelo blog não me canso de a acompanhar.

    ResponderEliminar
  5. É por isso que gosto tanto do teu blog: tu pensas alto. E assim ajudas-nos também a pensar. Nunca "mexeu" comigo a máquina de gelados, porque os faço manualmente e ficam bons, mas creio que tens toda a razão nas conclusões que tiraste. Sempre tão esclarecedora. Fantástico.

    ResponderEliminar
  6. Acho que tomas-te a melhor opção;).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu pensava comprar um dia uma adaptação de máquina de gelado para a minha batedeira... Como ainda não axei que é a altura certa para gastar esse dinheiro, ainda não debrucei sobre o assunto.
    Este teu post vai dar-me uma grande ajuda na hora em que pensar nisso mais a sério!
    A imagem do post é linda!
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Acho que fizeste a opção correcta.Eu tenho uma destas máquinas que me ofereceram como prenda de casamento e foi usada duas vezes em três anos.Para mim o mais chato mesmo é ter de estar no congelador 24h antes...a dita cuba ocupa IMENSO espaço!Nunca cabe!Acabo por meter a mistura de gelado numa tacinha,que essa sim, cabe sempre.

    ResponderEliminar
  9. ops. comprei a máquina ontem, por 17 euros no pingo doce e está neste momento cheia de leite e polpa de goiaba para experimentar. sou muito preguiçosa para fazer à mão, parece-me dar mais trabalho. daqui a uns 10 minutos digo como correu :)

    ps. acho é que se calhar é melhor para quem estiver indecisa pedir emprestada uma, experimentar e depois decidir. fiz isso com a máquina do pão e poupei uns trocos e espaço.

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Para as leitoras anónimas: Não se esqueçam de assinar os vossos comentários, senão é uma grande confusão para mim. Agora, por exemplo, não sei se tenho 3 comentários de 3 pessoas diferentes ou se há algum que volta a ser de alguém que comentou anteriormente, mas de forma anónima. Vá lá, não custa nada :)

    Em relação à última comentadora anónima: Concordo completamente com essa teoria do pedir emprestado ou até mesmo experimentar fazer na casa de alguém que tenha uma máquina que nos está a deixar em dúvida.

    Bom gelado de goiaba.

    Beijocas para todas vocês e obrigada pelo vosso carinho***

    ResponderEliminar
  11. gelado de goiaba25 junho, 2011 19:31

    :) acho que não correu muito bem porque usei leite em vez de natas. ops. mas se for para comer à colher fica óptimo. Parece-me que com natas teria ficado logo bem, deixei no congelador a ver se fica bom. para a próxima tento com natas, porque pelo menos de sabor está...mnham.

    ResponderEliminar
  12. Olá! Eu também andei a ponderar comprar uma máquina de gelados... e até estava bastante inclinada a comprar, depois de ler o teu post decidi não comprar. Ainda ontem experimentei fazer gelado de banana, estava muito bom e nem deu muito trabalho!
    Obrigada!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. tb tive para comprar essa maquina e conclui o mesmo q tu!n valia o investimento..mais 1 tareco pa encher a cozinha, com tanta especificidade..mais vale retirar o gelado ao final de 2 h e bater novamente... estou ctg! bjs

    ResponderEliminar
  14. olá.... obrigada pela partilha... ia esta 5º f á dita mákina em promo no Lidl...e assim já n vou!! eheheheh
    de facto até já tenho umas rodelas de banana congeladas p fazer gelado... entretanto tb compreo keijo fresco batido 0% do lidl p fazer gelado....
    beijinhos do Porto. Manuela

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)