terça-feira, 7 de junho de 2011

Do que eu não sabia sobre...

...Hortênsias!

Afinal as flores das hortênsias não são o que parecem.

Lá está o velho ditado que quem vê caras não vê corações, ou que a vida é muitas vezes feita de enganos.

Eu cá andei enganada este tempo todo!

Imagem retirada da net

É que as flores nesta planta são apenas e unicamente as bolinhas que se encontram no centro. Aquelas que julgamos por pétalas, por apresentarem uma textura e coloração diferentes não passam de flores impostoras.

Ai as malandras!

As tais "pétalas" coloridas são na verdade folhas modificadas. Daí que, quando o bouquet começa a formar-se, as tais supostas flores são verdes e só lentamente vão amadurecendo até atingirem a sua cor final.

Depois ainda descobri mais uma coisinha interessante.

Afinal podemos produzir hortênsias de diferentes cores.

Podemos ter hortênsias completamente ao gosto do freguês!

Uma hortênsia que dá flores azuis, noutro solo pode dar flores rosas. E uma mesma planta pode ter flores de diferentes cores. E esta hein?

Como?

Simples!

A cor das flores é determinada pelo PH do solo. E nós podemos alterar o PH da terra do nosso quintal ou dos nossos vasos, conforme a cor que queremos obter.

Vocês sabiam disto?

Cusquem tudo aqui.

Beijinhos e boas jardinagens!

19 comentários:

  1. É das minhas plantas favoritas!
    Essa parte de mudarem de cor, de acordo com o solo, já sabia! Se bem que custa a acreditar!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Isso é muito interessante! Não sabia essa da flor, mas a da cor já, pq uma vez comprei uma azul, daquele azulão mesmo lindo que me deixou de boca aberta e quando cheguei a casa e a mudei de vaso em poucos semanas estava rosa.... andei a investigar e descobri isso mesmo!
    Realmente é uma planta muito interessante!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estamos sempre a aprender. ;-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Eu sabia disto porque tenho hortênsias. De um lado são mais rosa e do outro lado são mais azuis. E já ouvi dizer que não é preciso comprar produtos para tornar uma hortênsia azul. Basta cravar uns pregos na terra.

    As bonitas buganvílias também parecem ter aquelas bonitas flores que vão do rosa ao púrpura (mas também há amarelas), e afinal, as flores são apenas os pequenos estames sem interesse estético nenhum :)

    ResponderEliminar
  5. Não sabia disso, não, acabei de ganhar uma.
    bjao
    vi

    ResponderEliminar
  6. O que a Carla sugeriu para alterar a cor (de rosa para azul)resulta mesmo, basta enterrar uns pregos na terra e deixá-los naturalmente enferrujar; é tudo o que é preciso para alterar o PH do solo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. No Norte também se chama Granjas:)

    ResponderEliminar
  8. Não sabia de nada disso, mas sendo assim a minha não me têm enganado muito, pois dá mais bolinhas que flores(folhas)...
    Amanhã vou tirar uma foto para veres que a minha não engana muito...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que giro!! Adoro hortênsias, é a favorita a seguir ao jarro!!!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Informações que não conhecia! Tenho ali um vaso na varanda com 7 lindas hortenses e desconhecia todas essas coisas, apesar de já ter percebido que o mesmo pé deu 2 tipos de cor de rosa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu por acaso sabia pq até à minha vinda para o Porto sempre disfrutei de um quintal em casa dos meus pais... e adoro hortênsias!
    Há uns anos quando passei uns dias em Ponte Lima, deliciei-me com a quantidade enorme de Hortênsias que eles têm da parte contrária ao rio.
    Beijinhos e boas jardinagens no teu minifúndio giraço ;)

    ResponderEliminar
  12. Que podíamos alterar a cor, sabia, agora que as flores eram só as bolinhas pequeninas não... então são do género da flor do natal, em que as folhas vermelhas parecem a flor e não passam de folhas :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olha que giro não fazia ideia, e eu que ando para comprar umas dessas que acho absolutamente lindissimas, assim já aprendi mais qualquer coisa sobre elas =)

    Obrigado por partilhares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Dessa não sabia eu!

    Mas continuo a gostar delas, falsas ou não são tão lindas. E duram, duram, duram...

    Estamos sempre a aprender.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  15. Carla e Paula M.: Obrigada pelas dicas e pelas informações. Uma pessoa está sempre a aprender :)
    Hei-de experimentar enterrar um prego.

    Little Fairy: Desconhecia que no sorte tivessem essa designação :P

    Ideias no sotão: venha daí essa foto :)

    Obrigada a todas vocês pelos vossos comentários.

    Um beijinho cheio de cor e alegria, como a natureza :)

    ResponderEliminar
  16. Olá! Comprei duas hortências(rosa e azul) à duas semanas para colocar na varanda que apanha sol só da parte da manhã. Mas não as posso colocar na varanda... logo no primeiro dia antes das 11 da manhã já tinham a flores murchas. Coloquei dentro de casa com muita claridade e passadas umas horas ficaram novamente bonitas. A rosa continua bonita mas não sei o que se passa com a azul. Está a perder as flores... murcham e secam. Tinha 5 "cabeças" e já só tem 2 ... Alguém me pode ajudar?
    Obrigada e bjs

    ResponderEliminar
  17. ocantinhodalucy: Eu também já dei conta que as hortênsias são flores muito sensíveis. Quando estão com falta de água ou com calor excessivo ficam todas caídas. O que faço é rega-las e deixar-lhes o prato cheio de água. Passado pouco tempo parece que não foi nada com elas. Experimenta e vê se resulta. Senão, podem estar a apanhar demasiado sol (mesmo sendo o da manhã por esta altura do ano é forte). Eu tenho as minhas a meia sombra.
    Boa Sorte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. a minha mae tinha um jardim pleno de hortenses azuis, mas essa de não serem flores e serem folhas!!!!! realmente!!!! malandras!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)