segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aproveitando os pêssegos até ao fim

No domingo, enquanto preparava o almoço, fui buscar os pêssegos e algumas laranjas que tinha no frigorífico e fiz um Sumo natural de Pêssego e Laranja.

Ingredientes:

- 5 pêssegos
- 3 laranjas
- 1/2 litro de água
- cubos de gelo q.b.


Preparação:

1) Retirar a casca aos pêssegos, cortá-los em pedaços e colocar na liquidificadora.

2) Espremer o sumo das laranjas e verter sobre os pêssegos. Triturar tudo.

3) Acrescentar a água, misturar bem e servir com alguns pedras de gelo.

Adoro sumos naturais porque além de estarem carregadinhos de vitaminas, não terem corantes, nem conservante, não necessitam da adição de açúcar.

Para quem como eu é um pouco esquivo a comer fruta no final das refeições, seja por preguiça ou mesmo falta de vontade (que inveja que eu tenho daquelas pessoas que adoram comer fruta todo o dia), esta é uma óptima solução para contornar o problema.

Para aproveitar as cascas dos pêssegos, pus-me ainda a fazer Licor de Pêssego.

Ingredientes:

- Cascas de pêssego q.b.
- 1/2 litro de aguardente
- 1/2 litro de água
- 1/2 kg de açúcar


Preparação:

1) Lavar bem as cascas e introduzi-las numa garrafa ou frasco de vidro.

2) Verter sobre as cascas a aguardente e fechar bem o nosso recipiente.

3) Deixar as cascas de pêssego a macerar na aguardente e todos os dias ter o cuidado de agitar a garrafa.


Ao fim das duas semanas...

4) Num tacho, colocar o açúcar com água e levar a ferver. Mexer sempre durante mais ou menos 5 minutos. Juntar esta calda ao preparado anterior e misturar bem. Deixar arrefecer.

5) Coar com um funil de pano e distribuir o licor por garrafas mais pequenas ou colocar numa grande e deixar passar mais uns dias para reforçar o sabor.

6) Servir fresco ou à temperatura ambiente.

Daqui por mais 3 a 4 semanas terei o meu licor feito e pronto a provar.

Um licor caseiro tanto pode ser feito para nosso próprio consumo doméstico, como pode ser oferecido numa data especial a alguém.

Uma excelente sugestão que não é nova, nem original, é fazer licores para compôr pequenos cabazes de Natal. Basta juntá-los a outros mimos caseiros feitos
por nós (ex. compotas, doces, bolachas, bombons, rebuçados, etc...). Será com toda a certeza uma prenda muito apreciada e que leva todo o carinho e dedicação de quem a fez.

E não se julgue que lá por termos entrado no Verão, o Natal está muito longe. Há presentes que podem começar a ser feitos a pouco e pouco e sem stresses, porque têm um prazo de validade bastante alargado. É o caso dos licores, compotas, doces, etc...

Ficam as sugestões.

Desejos de um óptimo início de semana :)

7 comentários:

  1. que bela ideia! adorei o sumo e o licor! tenho umas garrafas iguais lá em casa mas de tampa laranja! bem praticas e uteis!

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de toda a fruta que existe mas da que gosto como sempre muita. Enquanto houver eu estou sempre a comer. Adoro fruta.

    Mas por acaso também nunca como no fim da refeição, não sei porquê mas ai nunca me apetece. Vou comendo durante o dia, sabe-me melhor.

    Os sumos naturais são realmente uma boa ideia para introduzir a fruta na refeição, o meu irmão pequenino nunca come fruta e por acaso a minha mãe faz-lhe muitos sumos e ele adora.

    Quanto aos licores eu torço o nariz mas há muita gente que gosta e dependendo das pessoas podem realmente ser bons presentes.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Um sumo de fruta fresquinho sabe tão bem nestes dias mais quentes! Vou guardar aproveitar esta tua sugestão de pêssego e laranja.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu faço imenso licor de café e canela, mas acho que vou experimentar este! Faço doce de pêssego(para os cabazes de Natal) e aproveito e faço o licor :)

    ResponderEliminar
  5. Eu faço imenso licor de café e canela, mas acho que vou experimentar este! Faço doce de pêssego(para os cabazes de Natal) e aproveito e faço o licor :)

    ResponderEliminar
  6. Sarokas: Estas garrafas são mesmo muito úteis. Gosto imenso :)

    Te: Só não me deixas roída de inveja porque eu compenso com os sumos naturais :P Quanto as licores, depende porque eu também não aprecio todos :P

    Paula M. Os pêssegos sozinhos não são grande sumo, só se forem de uma estirpe muito sumarenta :D
    Mas combinados com outras frutas, como é o caso das laranjas, fica muito bom :) Experimenta.
    Os que utilizei também andavam já a rebolar lá por casa.

    Caminhante: Os sumos são sempre óptimos. Experimenta! :)

    Agridoce: Esse licor de café e canela é tudo junto ou são dois tipos de licor distintos? Tens de partilhar a receita :)

    Beijinhos para vocês

    ResponderEliminar
  7. São dois separados :) São os dois que costumo fazer. Acho que a receita do de canela já deixei no blogue. Tenho de ir comprar pêssegos :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)