sábado, 14 de janeiro de 2012

As compras dos Saldos

No post anterior a este, a Paula F M pediu para cuscar as compras que eu tinha feito nos saldos.

(Agora é que me tramaste, Paula) :P

Com o último post, fui descoberta pelo P.

Assim que me apanhou a jeito... "ah e tal, então andas nos saldos!".

Nunca fui criticada por andar a gastar isto ou aquilo, mas também é certo que o P. também nunca me incentivou a ir às compras :P

Não é que tenha necessidade de esconder nada, mas quando faço compras desta natureza, chego a casa com os saquinhos e trato de arrumar tudo. Nada de vestígios! :P

Não sei se é psicológico ou não, mas sinto-me melhor comigo própria passando a ideia de esposa poupada, controlada e atinadinha, ao invés da esposa compradora compulsiva (que estou muito longe de ser).

Então mas o homem não acaba por descobrir, mesmo que não lhe mostres logo as compras? Perguntam vocês.

Acho que não!

Primeiro porque não faço compras de valor muito avultado (até sou muito controladinha!). E mesmo em saldos, não compro tudo num dia. Vou comprando...

Como ele normalmente não comenta, eu convenço-me que ele olha para o extracto da conta e acha que os valores correspondem a compras do supermercado :)

E se as peças aparecerem só quando forem vestidas, eu tenho a impressão que ele nem dá quase por ela. Num rasgo de atenção no meio da sua distracção, até pode reparar numa ou noutra. Mas o que significa uma de quando em vez? Só pode ser sinal de que sou poupadinha :)

Eu que não me faço de rogada, alinho na conversa e remato: "Ah isto? Isto já é antigo!"

Como o meu armário da roupa é inesgotável (é o que o P. diz, não é o que eu penso), aos seus olhos haverá sempre roupa nova, mesmo que eu já lhe tenha aparecido à frente com aquilo vestido umas 1000 vezes (sim, o contrário também se aplica).

Agora, e para saciar a vontade à Paula, vou arriscar mostrar as pecinhas que comprei nestes saldos. Tudo de uma só vez e rezar para que no fim ele não venha com a conversa: "Querida Luarte, vamos lá separar contas".

As peças de Outono-Inverno

1. Até ao ano passado, usava em dias de chuva forte uma gabardine preta que comprei em 1996. Chegou ao fim da vida com 15 anos de uso. Nada mal, hã? No início deste Inverno ainda andei a ver gabardines, mas pensei melhor e preferi aguardar pelos saldos. E com sorte lá consegui encontrar uma preta mesmo como eu queria: com tamanho a 3/4 comprida (a bater na dobra do joelho) e em tecido impermeável, mas leve.

Preço inicial: 49 euros/Preço de saldo: 23,95

2. Já não me lembro da última vez que comprei um sobretudo. O que significa que foi há muitos anos.

Tal não invalida que não tenha outros casacos de Inverno mais curtos.

Mas em termos de sobretudos, tenho 2 que uso com muita regularidade: o bege e o preto. São ambos de corte direito, lisos, tamanho a 3/4. Duas peças intemporais. E depois tenho 1 terceiro comprido (assim a dar pela barriga da perna em cinza escuro) . Este último como uso muito menos, e está-me assim no limite do justo, estou vai não vai para me desfazer dele).

Esta lenga-lenga toda para dizer e justificar a compra de um novo sobretudo de fazenda. Mas desta vez desenhou-se na minha mente a ideia de um casaco com uma cor forte.

Procurei e lá encontrei o meu piqueno em azul petróleo, uma cor que adoro. O desconto que consegui aqui não foi por aí além, mas como o preço inicial também não era já de si muito elevado para este tipo de casacos... Além disso, é daquelas peças que raramente compro. Posto isto, achei que a compra valeu a pena (coincidia com o preço médio das lojas que tinham estes casacos a 50% de desconto).

O casaco não tem gola. Não há problema porque me permite tirar ainda melhor partido quer de lenços e cachecóis, como das camisolas de gola alta.

É estreito nos ombros e na manga e estreito até por baixo do peito. Depois abre. E pronto, para rematar as peças de inverno só me faltam as botas pretas, a peça que está a ser mais difícil de encontrar, porque sou muito esquisitinha nesta matéria de calçado.

Preço inicial: 69,95 euros/preço de saldo:49,99

As peças de Primavera-Verão

1. No meu armário moram vários vestidos de Inverno, mas depois de passar os olhos pela roupa de Primavera-Verão dei conta que a maior parte dos vestidinhos que tenho são de praia. Contas feitas, sobravam uns 3 vestidos para vestir em situações menos informais. Aqui estava uma razão mais do que suficiente para pensar em adquirir mais uns modelos. Comprei 2.

O primeiro é de um tecido muito fluído, com saiote interior e com manga a 3/4. Antes de o vestir fiquei na dúvida se não iria parecer um saco-de batatas, mas não. Talvez por ser cintado, assentou que nem uma luva.

Preço Inicial: 39,95 euros/Preço de Saldo: 15,98 euros

O segundo vestido é de um género completamente diferente do primeiro, mas que me agrada imenso por ser tipo camiseiro (há algum tempo que procurava um assim). É em azul escuro.

Preço Inicial: 25,95/ Preço de Saldo: 12,95 euros

2. E passamos para as blusas/tops. Confesso que não tenho nada disso em falta, mas enfim não resisti. Este foi o momento da tentação. No entanto, no verão estas peças nunca são demais.

Este primeiro top em cor tijolo, convenceu-me pelo pormenor das contas de madeira a fazer lembrar um colar e claro o preço.

Preço Inicial: 14,95 euros/Preço de Saldo: 4,95 euros

Esta blusa deu-me também a volta. Na foto não dá bem para ver, mas ela é às bolinhas brancas em fundo azul escuro e com viés a terminar em laço, em vermelho vivo. O tecido é em cetim.

Preço Inicial: 29,95 euros/Preço de Saldo: 10 euros

3. Fora os casaquinhos justos de malha, a dar pela cintura, só tinha mais um a 3/4 para as meias-estações. Por isso, não resisti a levar este cardigan bege de manga curta.

Preço Inicial: 24,95 euros/ Preço de Saldos: 11,95 euros

4. E no que toca a roupa, chegamos ao fim com um camiseiro comprido. Não tenho muitos e até preciso de mais. Por isso este tinha mesmo, mesmo que vir comigo. Simplesmente adoro o tom dos quadrados em azul, bege e vermelho, em género de padrão escocês.

Preço Inicial: 36,95 euros/Preço de Saldos: 14, 78 euros

5. E para rematar, eu que sou mais amiga de brincos do que de colares e fios, trouxe um fio comprido, simples, em dourado velho com o detalhe de folhas rendilhadas.

Preço Inicial: 12,95 euros/Preço Final: 3 euros

Contas feitas, consegui poupar mais de metade da soma do valor inicial.

Também é verdade que estes foram os saldos onde gastei mais dinheiro. Mas quem fala a verdade não merece castigo. Não é? :)

19 comentários:

  1. Somos todas iguais ihihi
    "Tens uma camisola nova?"
    " o quê esta?? já tenho há tanto tempo,vê-se logo que não reparas em mim..."

    ehehehe

    Boas compras sim sra :)
    Bj

    ResponderEliminar
  2. E fiz tão bem em ser cusca! :) As fotografias ficaram muito bem e as peças são O máximo!! Óptimas compras: peças muito giras e intemporais (quer dizer até se estragarem com o uso). Adorei, o P. também vai adorar ver-te giríssima-mesmo que pareça que nem repara!
    Minhas peças preferidas (apetece-me escolher ;) ) gabardine-é linda! o casaco azul petróleo-adoro a cor e sem gola, é como explicas, fica mesmo bem com acessórios! o vestido camiseiro, a blusa que é mesmo a minha cara!! e o colar, com uns tons lindos e tão delicado, e eu também sou mais virada para os brincos!
    Botas giras há na Bata, passa por lá. E nada caras e de pele!

    ResponderEliminar
  3. Gostei de tudo! O sobretudo azul petróleo então :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, isso é que foi aproveitar os saldos!!!!

    Beijinho
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. ce.: è verdade, somos todas farinha do mesmo saco no que toca ao assunto compras :P
    Infelizmente não consegui encontrar coisas dadas, como o kispo que compraste por 2 euros para a tua filhota :P

    Paula: Fico feliz por teres gostado :P E gostei da escolha que fizeste das peças. Quanto às botas, já as encontrei esta tarde, ehehe :)
    E acabaram-se os saldos para mim.

    Ana P.: O sobretudo ainda vai ter de ir à costureira porque quero cintá-lo ainda mais um bocadinho. Mas de todas as peças que aqui mostrei é a minha paixão destes meus saldos. Não vejo a hora de o usar :)

    Romy: Estava inspirada, foi o que foi. Há alturas de saldos em que também não estou para aí virada.

    Guidinha: São coisas que gosto e que revelam um pouco daquilo do meu estilo de vestir.

    Obrigada e beijinhos para todas :)***

    ResponderEliminar
  6. Olá! Moro em Belo Horizonte- Minas Gerais- Brasil. Descobri hoje o seu post e gostei muito. Tanto aqui como aí e em todo o mundo somos iguais: adoramos uma liquidação. Saldos de tudo nos atraem. Parabéns pelos textos. Revi alguns e gostei DEMAIS daqueles em que você relata suas viagens por seu país. Tenho muita vontade de conhecer Portugal. Só conheço Lisboa. Espero muito em breve conhecer estas paisagens tão lindas. Bjs. Maria Inês

    ResponderEliminar
  7. Não consigo colocar a resposta à pergunta que me fizeste no meu blog :(((

    ResponderEliminar
  8. Belas compras.
    Adorei o primeiro vestido para a Primavera. É lindo!! De que loja é?

    ResponderEliminar
  9. Sarokas:Obrigada :)

    Romy: Já está resolvida a situação!

    Lia:O vestido é da Promod.

    Beijinhos para vocês :)***

    ResponderEliminar
  10. Que coisas lindas! Eu não resisto a casacos de Inverno. Para mim nunca são demais e devo dizer que nestes saldos já comprei um azul petróleo como o teu, mas não foi para mim, foi para a filhota :P
    Vai ficar linda nele para o próximo ano... eheheheh

    ResponderEliminar
  11. Maria-Inês: Muito obrigada pelo elogio. Fiquei muito feliz com o seu comentário e por apreciar os posts das viagens pelo meu país. Vale a pena conhecer os cantinhos deste País pequenino em tamanho, mas enorme naquilo que tem para oferecer ao visitante.

    Sara: Somando sobretudos e outros casacos que tenho acho que estou bem servida :) Não faço questão de ter muitos. Então a tua piquena tem um casaco igual ao meu. Ainda não nasceu e já anda na moda :D

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  12. Ora muito bem, ficao muito feliz por ver umas comprinhas tuas:) Acho muito bem que a Paula te tenha desafiado é que assim mostras que para além de muito prendada tens muito bom!
    Quando queremos comprar boas peças de roupa nada melhor do que esperar pelos saldos. Eu acho que um bom casaco e uma boa bot é essencial para o Inverno porque é o que no final dá a cara. é verdade que levo isso à letra, porque s que tenho mesmo em saldos foram caros, mas sei que irei gostar sempre deles e que vão durar anos por isso foram um bom investimento.
    As tuas escolhas estão mais do que aprovadas! Gostei de tudo.
    Agora a minha peça preferida é a blusa azul escura com bolas brancas e o debroado a vermelho, que mimo!!! ADOREI! Já a vejo em diferentes looks.
    Um beijo
    Célia

    ResponderEliminar
  13. E quando acontece o contrário: Uma camisola à séculos arrumada no roupeiro e quando a vestimos [depois de a termos vestido umas 357 vezes antes], levamos logo: ''Ena, ena, camisolinha nova?''LOL

    Adorei o top laranja e o das bolinhas [o meu preferido, é de onde? :D] e o casaquinho bege :)

    ResponderEliminar
  14. Célia: Eu não levo tão à letra quanto tu esse princípio, apesar de não deixar de concordar com ele. Mas os sobretudos que tenho há anos estão em óptimas condições. Acho que ainda vão durar muito tempo e além disso uma das coisas que me condiciona, é também o espaço que ocupam no roupeiro. São peças volumosas. E depois eu acabo por andar quase sempre com os mesmos, daí que não valha a pena ter muitos só para fazer número (mas atenção é a minha experiência a falar e a retratar a pessoa que sou).
    Fico feliz que tenhas gostado das comprinhas :) As amigas puxam por mim e depois não há como dizer que não :P
    Quanto à peça que escolhes como preferida, ainda não a vi em lado nenhum a não ser na respectiva loja e no meu roupeiro, ehehe. Mas pronto, não sou rapariga tão atenta quanto tu no que diz respeito à moda :)

    angelasoeiro: eu neste post também falei dessa situação :)
    O top às bolinhas é da Promod.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  15. Olá Luarte, tenho andado um bocadinho ausente mas venho sempre aqui espreitar as tuas novidades, adoro ler os teus textos e adorava escrever como tu.

    Até nos posts mais simples parece que estás a falar directamente para nós e sem esforço nenhum.

    Quanto aos saldos, toda a gente tem direito a estes mimos de vez enquando e quando podemos aproveitar serem mais baratinhos, optimo.

    Gostei muito das tuas comprinhas mas a blusa azul com as bolinhas brancas e o laço em vermelho é linda.

    Tens muito bom gosto, mas isso já toda a gente sabia. :-P

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Olha Luarte gostei de todas as peças mas aquela blusinha às pintinhas com laço vermelho cortou-me o coração...É lindaaaa;)

    ResponderEliminar
  17. Te: Não te preocupes que eu também tenho andado bastante ausente do mundo da blogosfera. Infelizmente o tempo não esitica para tudo :P
    Obrigada pelos rasgados elogios. És sempre uma querida!
    Essa blusa azul não vê a hora de ser estreada, lol!

    aprendereorganizar: Obrigada, Catarina :)
    Parece que a blusa das pintinhas está a ganhar muitos pontos, ehehe :D

    Beijinhos****

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)