quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O calendário da água

É importante beber água. E é importante beber no mínimo 1,5 litro de água por dia para benefício do equilíbrio, beleza e energia do nosso corpo.

Entre as inúmeras vantagens associadas à água, temos entre as mais importantes:

- Sacia a sede
- Facilita o transporte de nutrientes no nosso organismo
- Hidrata a pele e mantém os cabelos saudáveis
- Facilita a digestão
- Elimina resíduos metabólicos
- Melhora a circulação sanguínea
- Regula a temperatura do corpo
- Melhora o funcionamento dos rins
- Dilui líquidos corporais
- Entre outras...

E mesmo conhecendo as vantagens, e ter recomendações expressas dos médicos para beber bastante água por questões de saúde, ainda assim não tenho o hábito de beber água.

Claro que este meu desmazelo acaba por volta e meia me trazer dissabores. A conta a pagar pode tardar, mas chega sempre.

Só quando os sinais de falta de líquidos no organismo se fazem sentir, é que bebo em modo de remediação. Fora isso, é a total desgraça :(

Só bebo água quando tenho sede. De resto esqueço-me simplesmente. Não lhe sinto a falta. A ser este o critério para me fazer beber água, bem que podia passar alguns dias inteiros de inverno sem uma gota.

Quando me lembro lá me forço a beber.

Não tenho de beber obrigatoriamente água, posso ingerir outros líquidos, como chás, por exemplo. Mas também não tenho por hábito fazê-lo só para beber por beber.

Posto isto, sou uma grande preguiçosa e pouco tenho feito para alterar estes meus maus hábitos.

Mas nem tudo é mau...

Há hábitos que já comecei a adquirir como por exemplo beber 1 copo de água em jejum. Além de desintoxicar e hidratar o organismo, melhora o funcionamento intestinal -principalmente se for água morna (esta parte ainda não faço).

Nos últimos dias comecei a fazer chás para ir bebendo ao longo do dia e ir alternando com a água (vamos lá ver se consigo introduzir este novo hábito nas minhas rotinas).

E agora para que não existam desculpas, e para me ajudar a reforçar esta necessidade de adotar o hábito de ingerir a quantidade diária necessária de líquidos, criei o calendário da água.

E para que me serve um calendário da água e como funciona?

O meu calendário da água consiste, mais precisamente, numa tabela mensal, que podia ser muito bem semanal ou diária. Eu optei por mensal.

O calendário acaba por ser uma tabela que me acompanha para onde quer eu que vá ou esteja porque anda dobrado dentro da minha pequena agenda (dobrei em três partes iguais para encaixar na perfeição).

O calendário é uma tabela única que contempla apenas um mês, mas que na prática serve para todos os meses (a opção é evitar desperdiçar papel). Por isso, coloquei 31 dias (o maior número de dias que um mês pode ter).

Nele registo a lápis o mês em que me encontro e quando ingiro o equivalente a 1 copo de água (cerca de 200 ml), registo uma cruz no copo seguinte. E faço o registo copo a copo no dia do mês correspondente. A ideia é somar todos os dias no mínimo 8 copos de água ou de outro líquido saudável (estão excluídos desta tabela tudo quanto seja refrigerantes e outras bebidas açúcaradas).

Pretendo com isto chegar ao fim do mês e ficar com uma noção de como me comportei durante todo esse período de tempo. Como não vejo interesse em guardar essas informações, depois apago tudo com a borracha (razão pela qual faço o registo a lápis) e volto a registar o novo mês... (só quando a folha estiver em mau estado, voltarei a imprimir novo calendário mensal).

Para já, posso-vos dizer que estou muito entusiasmada com esta nova estratégia que arranjei. Só espero que ela contribua definitivamente para adotar hábitos mais saudáveis.

Estou mesmo disposta a mudar :)

17 comentários:

  1. bem secalhar vo ter k fazer o mesmo..é k é raro eu ter cede e depois eskecome de beber esforçome para nao m eskecer mas axo k assim é uma boa ideia e acabo por m lembrar..nem k tenha k o colar na testa..lool..
    :)

    ResponderEliminar
  2. Eu bebo 1,5 l de agua de segunda a sexta.Já não é mau,pois não?
    Como trabalho num gabinete sentada ao computador,tenho um jarro de vidro de 0,75l que encho duas vezes por dia.Para mim funciona!

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Excelente forma de controlares. Eu deveria obrigar-me a fazer o mesmo, principalmente agora nesta fase em que a água me faz ainda mais falta!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu também não tinha o hábito de beber água, a não ser quando estava com sede.
    O resultado disso foi uma pedra no rim esquerdo de 0,4mm.
    Agora bebo no mínimo 2 litros de água (ou chá) por dia e também controlo marcando a quantidade de copos na página diária da minha agenda.
    Só levando uma bronca daquelas do meu médico é que aprendi a lição...rsrsrs

    ResponderEliminar
  5. olá

    leio o blogue apesar de pouco ou nada comentar, parabens pelo blog.

    tb me esqueço de beber água por isso, numa altura li em qualquer sitio que existem uns software para lembrar de beber agua, mas sinceramente ja não sei bem qual era o software, e fiz uma pequena pesquisa e encontrei aqui:
    http://www.vivafit.pt/

    do lado direito basta apenas descarregar o software - instalar e programar o alerta.

    espero que ajude, pelo menos as pessoas que trabalham com pc, como escritorio.

    boa semana

    ResponderEliminar
  6. txi, que trabalheira mulher! o meu truque é: ando com 3 garrafas de 0,5 (total 1 litro e meio), e vou bebendo ao longo do dia. Psicologicamente ajuda mais do que andares com uma de 1,5 q parece que nunca mais acaba. Para além disso tb bebe o copo em jejum com 2 gotas de sumo de limão. Depois tb tens de contar com a água q os próprios alimentos contém... isso tb conta! é o suficiente. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Diana Tavares: Esta foi a última estratégia que arranjei depois de já ter tentado muitas outras.

    ce: A vida de quem trabalha a uma secretária é muito mais facilitada nesta questão de gerir a água que bebe. Infelizmente o meu trabalho não mo permite.

    Sara: Ai, ai. Andas a portar-te mal :P

    kakau: Muitas vezes é preciso apanharmos sustos valentes para mudarmos os nossos hábitos.

    Smsn-artes e ideias: Eu já tive essa aplicação do Vivafit instalada no meu computador. Não deu resultado porque não tenho trabalho de secretária e depois tornou-se irritante estar sempre a abrir de meia em meia hora uma pop up a lembrar-me que tinha de beber água. Resultado, fechava a pop up e ignorava. Acabei por desinstalar essa aplicação. Comigo não surtiu efeito.

    Baunilha: Eu não ando com uma garrafa de 1,5 de água atrás. Comigo isso não resulta além de que em termos práticos é totalmente inviável, pois não tenho trabalho de secretária. Por isso é que prefiro adotar a ideia dos copos de água. No meu post eu cheguei a falar da água dos alimentos. Mas depender só dela é insuficiente. Por enquanto está-me a dar imenso gozo o uso do calendário :)

    Beijinhos e obrigada pelos vossos comentários e a partilha das vossas experiências.

    ResponderEliminar
  8. :) temos mesmo que beber líquidos, que inclui água, chá, leite, sopa e até fruta. Eu tento, não sei se consigo, até porque se passar da dose é xixi sem para certamente!
    A minha avó nunca bebia água. Era meia de leite de manhã, sopa ao almoço, chá (e muito) ao lanche e leite ou sopa outra vez ao jantar. De vez em quando um cálice de vinho do porto. Nunca teve problema nenhum e viveu até aos 90!
    A ideia do calendário é boa mas é preciso alguma paciência. Há dias que opto pelas garrafas de meio litro, portáteis, mas queria uma sigg, são super giras e ecológicas!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da ideia e "sofro do mesmo mal" de não beber muitos líquidos ao longo do dia simplesmente porque não tenho sede e como tal nem me lembro de beber. É possível enviar a tabela por mail ou disponibilizar no blog para download? Obrigada

    ResponderEliminar
  10. eu sou bastante preguiçosa para beber água, bastante mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Paula F M: Xixi sem parar não é mau desde que não cheguemos ao ponto de mijar as cuecas :D
    Mas é importante urinar muitas vezes ao dia e a água nesse sentido é um excelente auxiliar. Eu às vezes, por falta de água, chego a ir só duas vezes à casa de banho (de manhã quando me levanto e antes de me deitar). O que é muito mau! :(
    Claro que depois há os casos como a tua avó...
    O certo é que quando me obrigo a beber mais água, sinto diferenças na forma como o meu organismo se comporta (para melhor claro!)
    A ideia do calendário não dá assim tanto trabalho quanto parece. Eu não vou logo a correr registar o copinho de água que bebi. Às vezes acumulo, mas tenho ideia depois de quantos copos devo registar.
    Eu também tenho um cantil de água há já 1 ano e meio que comporta 600 ml (sei que quando o bebo todo perfaço 3 copos de água :P).
    O meu é da Nicci com um coelhinho todo fofo :)

    Daniela: Deixa-me o teu contacto ou envia-me um e-mail. Que logo, logo faço chegar o calendário até ti :)

    Especialmente Gaspas: A menina também anda a portar-se mal :P

    Beijinhos e um dia feliz para todas ***

    ResponderEliminar
  12. Eu também era assim muito preguiçosa para beber água, mas por questões de saúde, já que tenho uns intestinos muito preguiçosos, decidi que teria que beber água todos os dias.

    Tenho uma garrafa junto a mim no trabalho que vou bebendo ao longo do dia. E muitas vezes consigo beber um 1,5l.

    :)

    ResponderEliminar
  13. Acho que estava aqui a comentar o teu blog ao mesmo tempo que comentavas o meu, eheheh.

    Olha eu também tenho um grande problema com a água, NUNCA me lembro de beber nem uma gota, só mesmo quando tenho já a garganta muito seca é que me lembro que talvez devesse beber um copo de água. Tal como tu sei que se deve beber água e conheço todos os beneficios mas não tenho vontade e por isso não me lembro. :-S

    Se esse calendário resultar contigo acho que te vou imitar, só para me sentir mais saudável. ehehe. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Eu sou igual. A altura em que me obrigava a beber mais água foi mesmo durante a gravidez. Até punha alarmes no telemóvel para me lembrar de beber, vê lá!!!!
    É também um aspecto que tento mudar na minha vida.
    A tua ideia é muito original e julgo ´que te trará óptimos resultados.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. An@: Eu também sofro bastante de obstipação, bem como de vez em quando de infecções urinárias.

    Te: Até agora ando muito satisfeita com o meu calendário. É engraçado perceber que em termos psicológicos os copos de água funcionam de forma muito diferente das garrafas. Copo a copo vou somando mililitros e até parece que não custa nada :)

    Guidinha: Também espero que sim, que torne o hábito tão rotineiro que já nem precise de usar o calendário. Esse é o meu objectivo.

    Beijinhos para vocês***

    ResponderEliminar
  16. Por acaso não tenho problemas em beber água, as pessoas acham estranho quando o digo, mas água é mesmo a minha bebida preferida! Achei engraçada a ideia do calendário (e reutilizável!), mas eu já nem sei quantificar a bebida em copos, só à refeição é que bebo em copos, de resto ando sempre com uma garrafa atrás e é mais fácil medir em litros. (8 copos será o equivalente a 1,5l, mais ou menos?) Boa sorte e muita água! :)

    ResponderEliminar
  17. olá

    depende dos telemoveis, mas no meu tem uma aplicação que se chama beber agua que avisa de forma subtil de beber agua :)))

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)