sábado, 21 de abril de 2012

E pronto... já fiz asneira

E o que fiz de notável ontem à noite?

Acho que estraguei irremediavelmente um soutien novinho e branquinho com lixívia.

Pois que o dito estava com uma pequena manchinha e aqui a dona Luarte, como viu o soutien tão cândido e alvo, ignorou as indicações de lavagem, afinal ele era branquinho, e zumba toca de lhe meter lixívia com detergente para cima.

Minutos depois... O soutien já não tinha a dita manchinha, ganhou uma doença chamada icterícia. Sim, tenho o meu soutien cheio de manchas amarelas que não saem.

Tenho só cá para mim o palpite que o queimei com lixívia.

Vocês que são experientes e boas donas de casa o que me têm a dizer, está mesmo estragado? Há alguma réstea de esperança que o possa recuperar com uma solução milagrosa?

Ontem também passei pelo Jumbo e já comprei o produto da Ideal para tingir o meu casaco (eles têm muitas cores disponíveis, não fazia ideia). Mas com a azelhice que se apoderou de mim esta semana, acho melhor esperar pela próxima e só depois aventurar-me nas pinturas.

Não vá isto ser contagioso! :P

Obrigada

11 comentários:

  1. se calhar podes aproveitar e tingir o soutien de outra cor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero mesmo tingi-lo de outra cor. Quero é recuperá-lo branquinho, se possível.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  2. Puseste líxivia e deixaste actuar ao ar, foi isso? Bom, eu faria assim: já que ele está manchado e não pode piorar, eu punha-o novamente com lixívia mas de molho, assim um bom bocado. E depois ia espreitando de vez em quando para ver se estava a resultar. Piorar não piora!

    Se por azar as manchas não saírem, repetia a operação usando um daqueles activadores habituais (vipo Vanish)e lixívia para roupas de cor e delicadas (não me ocorre o nome, uma que tem uma garrafa verde costuma ser boa)

    No entanto, acho que a opção de pôr de molho é capaz de resultar. Não tinjas, se o soutien tem algum nylon na composição não vai agarrar as tintas, pelo que sei das minhas destemidas experiências caseiras.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Paula :)
      Sim, pus lixívia directamente na mancha e deixei actuar. Passado uns minutos fui ver como estava e estava com uma grande mancha amarela nessa zona. Então o que fiz foi colocá-lo novamente em lixívia, mas desta vez diluída em água. Passada meia hora as manchas já se tinham alastrado :(
      A lívia a que te deves estar a referir é a Neoblanc Gentil, será? Tenho cá em casa, por sinal.
      O soutien não dá mesmo para tingir (tem poliamida e elastano na composição).
      Vou tentar fazer essa experiência a ver se resulta.
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Sim, era essa a lixívia a que me referia! Aqui tb há mas é comercializada com outro nome e eu já me tinha esquecido do nome em Portugal.

    Luarte, se alastrou quando puseste de molho então é que não percebo mais nada. Nunca me aconteceu uma dessas nem percebo como é possível. Só pode ter a ver com o tipo de material. Sendo assim, também já não me parece que com a Neoblanc Gentil resulte, mas não há nada a perder em tentar. Caramba, logo um soutien novo. Bem, para essas manchas só me ocorre essa lixívia e o tal activador, o Vanish. Não me lembro de mais nada, mas se se fizer luz volto aqui.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Xiii...provavelmente não consegues salvar a peça, a fibra do tecido ficou queimada com a lixívia, por vezes consegue-se atenuar o amarelo fervendo a peça em um tacho com um bocado de omo ou similar.
    Já salvei uma t-shirt assim.

    ResponderEliminar
  5. É por isso que eu nunca uso lixívia!! :P

    ResponderEliminar
  6. Olá! Moro no Brasil. O que é lixívia? Será água sanitária , que é usada para tirar manchas? Realmente é um perigo usar este produto. Já manchei muita roupa mesmo sem jogar diretamente na roupa. Às vezes um pingo já causa o desastre. O jeito é vc se conformar e usar o soutien como está ou comprar outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lixívia é água sanitária aí.
      Beijinhos e obrigada pelos conselhos de todas vocês.

      Eliminar
  7. Agua ao lume numa panela e qd ferver apagar, colocar um pouco de detergente e lixivia meter a peça e ir dando umas voltas (p ex. c uma colher de pau) durante mais ou menos 15/20 min. ainda há pouco pus um branquinho assim
    Boa sorte
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica porque foi a única que resultou com um vestido branco da minha filha... Obrigada mais uma vez

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)