quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tingir roupa na Máquina

Tenho um casaco que gosto muito, tamanho 3/4 na cor azul escura.

É excelente para a primavera e para os dias de chuva, já que o tecido é impermeável. 

Porém, a cor está assim para o roçada e, por isso, já não me sinto muito confortável a usá-lo.

Tenho pena de o dar porque o casaco está impecável, exceto na cor.



E lembrei-me então de o tingir.

Quando adolescente, lembro-me de ter tingido pelo menos uma camisola, mas fi-lo à mão, ou melhor numa panela velha e com uma colher de pau. Parecia uma bruxa a mexer a sua poção mágica no caldeirão :P

Neste momento não tenho panelas velhas, a peça de roupa é muito volumosa (iria precisar de um grande caldeirão) e não tenho vontade de tingir colheres de pau, nem de ter toda aquela trabalheira.

Sei que as lavandarias costumam fazer este género de trabalho, mas palpita-me que não seja um serviço barato. Ainda não me senti tentada a pedir um orçamento.

Posto isto, andei a pesquisar na net alternativas e estou com vontade de experimentar tingir o meu querido casaco na máquina de lavar roupa. Ver aqui.

Pretendo continuar com a mesma cor azul escuro.

Mas tenho dúvidas se a tinta agarrará no tecido, já que, como disse mais acima, o tecido é impermeável.

Recomendam-me algum tipo de tinta para este trabalho?

Alguém já tingiu peças na máquina de lavar? E que tal?

A coisa resulta bem? Que conselhos me dão?

E o mais importante de tudo..., a máquina fica benzinho de saúde?

Obrigada pelos vossos testemunhos.

28 comentários:

  1. Nas drogarias existem umas saquetas de tintas para tingir (têm imensas cores) e podem-se usar na máquina da roupa, já não precisas do caldeirão :) é só seguir as instruções.
    Beijinho
    @Anna

    ResponderEliminar
  2. Olá Luarte, não te posso ajudar muito porque nunca o fiz mas gostava de experimentar também. Não na roupa mas num tapete. Depois diz como correu porque aprendo sempre muito por aqui.

    Beijocas,
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. A máquina fica bem de saúde, já experimentei.
    Quanto ao tecido não sei .... vê se nas saquetas de tingir tem instruções sobre o tipo de tecido.....

    ResponderEliminar
  4. Olá eu já tingi várias vezes gangas pretas e gangas normais que vão ficando rossadas e também já tingi camisas. No ano passado a minha filhota estragou umas calças de bombazine beje claras e eu tingi-las de verde escuro com essa mesma marca. Vê só se o tecido do casaco está na lista dos tecidos da embalagem. Em relação a máquima fica óptima porque fazes uma lavagem no fim do tingimento.
    Engrassado que esta semana tenho pensado comprar pó para tingir umas calças de ganga que têm aquela tonalidade de gasta que eu agora não aprecio e estou a pensar pinta-las umas de ganga escura e outra de csatanho.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  5. Olá:
    Em tecidos de algodão funciona lindamente e não estraga a máquina, nos outros não sei. Suponho que as tintas trazem instruções. Mas na drogaria tiram as dúvidas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Luarte,

    Estou de volta!!!com saudades de ti!

    Olha,amiga,já tingi um belo conjunto de linho em uma lavanderia e não o aconselho a ninguém...encolheu e serviria para uma criança.Triste experiência.
    Mas pedes sugestões para a máquina e nunca soube que se pudesse fazê-lo.Vou pesquisar e te falarei.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderEliminar
  7. Daqui fala a designer têxtil :). Se for algodão sem acabamentos tinge bem. Podes até acrescentar sal para a cor agarrar melhor. Se for algodão e, por exemplo, as linhas de costura forem poliéster (como é muitas vezes habitual) não há problema se for da mesma cor ou se gostares de um contraste! :) Calculo que sendo impermeável terá um acabamento e por isso, tingir não seja grande sucesso.
    E sim, existem tintas que resultam muito bem na máquina, mas sempre com os tecidos apropriados! :) *

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelas vossas sugestões. Comprei hoje no Jumbo o produto para tingir o meu casaco. Comprei da marca Ideal que tem várias cores e é exatamente o mesmo produto que coloquei aqui o link. Como o meu casaco é 100% algodão acho que dá perfeitamente.
    Quando houver novidades eu depois conto como correu.
    Beijinhos para todas*****

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,
    ia mesmo dizer-te que já experimentei dessa marca em dois casacos e saiu impecável e a máquina tb!! Fiz exatamente cm diz nas instruções e o resultado foram doisa casacoas impecáveis! loool

    vandartesanato.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Já que tens experiência de tingir com a marca Ideal, gostaria que me esclarecesses a seguinte dúvida. O sal de cozinha a utilizar tem mesmo de ser fino? Não pode ser grosso. Do fino só estou a ver daquelas embalagens pequenas de ir à mesa. Os sacos de 1 kg de sal grosso de cozinha são mais fáceis de encontrar. Obrigada pelo esclarecimento.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Já agora aproveito para colocar a questãoàs meninas que já o fizeram se dá para tingir mais do que uma peça ao mesmo tempo? Tenho umas calças minhas eda minha filha pretas para tingir,acham que dá para o fazer ao mesmo tempo na máquina e se der se chega uma saqueta ou seserão necessárias duas?

    Nessa

    ResponderEliminar
  11. Querida Luarte, acho que já vim tarde, mas deixa-me lá dar o meu contributo. Eu tingi á pouco tempo uns naperons em preto e ficaram fantásticos. Também tingi tipo bruxa, não com uma panela mas num alguidar com uma colher de pau velha que logo a seguir foi parar ao lixo, obviamente. Não me lembro da marca do produto mas também comprei num hipermercado. Para um casaco é mesmo melhor fazer esta operação na máquina de lavar, apesar de te aconselhar a ler cuidadosamente as instruções e segui-las à risca.
    Espero que fiques tão satisfeita como eu fiquei e depois conta como correu.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde:

    Gostaria de saber se um casaco tingido de preto não transfere a cor para a roupa que se vestir por baixo, por exemplo uma camisa branca.
    Acabei de "sarapintar" um casaco preto de malha com lixivia e gostaria de uma solução, já que ele não foi propriamente barato.

    Obrigada.

    MM

    ResponderEliminar
  13. Olá, MM
    Se o casaco for 100% de linho, viscose ou algodão dá para tingir. Agora se tiver outras misturas há o risco de ficar todo malhado.
    No momento em que se tingem as peças é utilizada uma grande quantidade de sal que tem por objetivo fixar a cor. Julgo que não irá correr o risco de tingir outras peças, quando o tiver vestido.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, gostaria de dizer que já tingi um blaser branco que já estava amarelado com um produto do jumbo. Escolhi castanho e usei sal fino como dizia a embalagem. Aquilo tem de se pesar a peça para saber a quantidade de produto que se usa e como usei pouco ficou entre castanho e verde. Os botões brancos e as linhas brancas (não agarrou claro) ficou super giro. Ficou melhor do que o que eu imaginava.

    ResponderEliminar
  15. Aonde compro esta tinta a frio, em farmacias?

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas dicas! Vou ver se consigo tingir de azul ganga a capa de um sofá do Ikea que é em algodão! Depois coloco o resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pandora, já tingiste a capa do sofá? Como ficou? É que quero fazer exactamente o mesmo e gostava de saber dicas.

      Eliminar
    2. Já tingi várias peças e a unica preocupação é que a capa não fique apertada na máquina, de forma a abrir em condições e ficar com a cor uniforme. A ultima experiencia foi com 2 conjuntos de lençois, ficou um pouco apertado e a cor não uniforme. Vou voltar a tingir um conjunto de cada vez, mas tb a minha máquina só leva 5kg de carga... ;-)

      Eliminar
  17. Tenho um casaco de pêlo c padrao tigrado e queria pinta-lo de preto. Neste casaco, por ser de pelo, sabem dizer-me se resultará? Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Como se juntaos dois perdutos na máquina de Lavar?

    ResponderEliminar
  19. Tenho um casaco de bombazine que quero tingir, a quantos graus, deve de vficar a maquina de lavar roupa?
    obrigado

    ResponderEliminar
  20. Olá....
    Tenho uma manta de algodão que ficou com algumas nódoas que, apesar de ter tentado tirar com lixivia, não saíram, então pensei em tingi-la de ums cor mais escura, mas tenho dúvidas se irá ficar bem e se a cor escura irá cobrir as nódoas. Por favor digam-me se alguém teve experiencia idêntica para eu me meter nessa aventura

    ResponderEliminar
  21. Olá...
    Eu já tingi um pano grande de croché era beje e eu queria vermelho, então tingi numa panela no fogão .Ficou lindo.
    Depois passado um ano fiz o mesmo com outros naperons brancos , só que fiz asneira não os pesei e no final do tingimento fiquei com paninhos cor de laranja .Neste preciso momento estou novamente a tingidos só que já os pesei e desta vez estou a usar a máquina de lavar roupa em vez da panela e da colher de pau.Estou livre para fazer outras coisas e já fui cuscar e estão lindos todos vermelhinho. Desculpem tanta conversa mas estou muito contente, ah. Outra coisa na panela fiz com tinta liquida e na maquina estou a usar a mesma marca mas em pó é só ler as instruções não custa nada .Bjnhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)