segunda-feira, 9 de abril de 2012

Viagens e Memórias

Como de costume estou cheia de vontade de fazer um álbum de fotografias desta nossa última viagem.

Os álbuns que tenho feito têm sido digitais.

Mas desta vez, quem sabe inspirada por Paris, estou a pensar fazer algo diferente.

Aventurar-me a fazer um género de scrapbook travel com toques de journal travel. Num registo modesto  mas cheio de boas intenções :)

A ideia seria mandar imprimir as fotos em vários tamanhos e depois compor um álbum de histórias, a partir de panfletos, desenhos, recortes, bilhetes, mapas, guias, etc... que fomos juntando durante a nossa viagem.

Já vi alguns exemplos pela net fora que me deixaram verdadeiramente inspirada. Estas são algumas das imagens que me encheram o olho:
Ver mais no Making this Home




Imagens retiradas do La Petite Maison


Ver mais aqui

Bem mais trabalhoso do que fazer um álbum digital, eu sei. E eu própria receio não ter estofo e paciência e, sobretudo, imaginação e criatividade, para levar o projeto até ao fim mantendo um grau aceitável  de interesse e qualidade estética.

Um projeto destes implica grande planeamento e dedicação na criação dos detalhes e pormenores. Afinal são eles que farão toda a diferença no fim. Porém, sei que este será um projeto, que a fazer, implicará muitas horas, muito tempo despendido. E eu ainda tenho um problema  a resolver com projetos de longa duração. Os meus níveis de entusiasmo tendem a diminuir e, não raras vezes, abandono as coisas a meio.

Mas também sei que se não arrancar nos próximos dias, dificilmente este será um projeto com pernas para andar.  

Já algum(a) leitor(a) deste blog fez algum trabalho do género?

Aceitam-se sugestões que possam ser úteis a uma aspirante a aprendiz.

Muito obrigada :)

14 comentários:

  1. É uma ideia gira :))

    Tenho andado a pensar fazer, mas sobre a gravidez do meu Piki... falta-me é a coragem para começar!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter coragem para levar avante as coisas é que é uma coisa tramada. Sofro do mesmo mal :P
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou a pensar fazer um do meu casamento que foi muito recente! Mas também gostaria de fazer um digital, aonde costumas fazer?

    Biso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do meu casamento fiz dois álbuns: um digital (com pormenores dos noivos) e um analógico.
      Para o analógico comprei um álbum ao meu gosto, mandei imprimir as fotos e depois colei-as, segundo a disposição desejada (é simplesmente um álbum analógico que nada tem que ver com um scrapbook, que é um género totalmente diferente, apesar das fotos serem igualmente impressas).
      Em relação aos álbuns digitais, mando-os sempre fazer pela Hoffmann. Tenho vários e e já encomendei muitos para oferecer. Recomendo o serviço. Nós montamos tudo ao nosso gosto, escolhemos os templates, personalizamos como queremos, podemos escrever nas folhas, fazer comentários às fotos (fiz isso no álbum da nossa lua de mel). E tudo isto faz-se no conforto do lar, onde montamos tudo, encomendamos e pagamos. Depois é só esperar que chegue a nossa casa. Todos quantos tenho recebido, e já lá vão muitos, chegaram sempre impecáveis e muito rapidamente (cerca de 1 semana, o que é ótimo formidável tendo em conta que o seu fabrico é Espanha). Gosto muito da qualidade/preço.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Já estive a espreitar o site Hofmann e adorei a ideia! Eu vou casar-me em menos de 2 semanas e também gostava de ter um álbum personalizado da lua de mel!
      Obrigada pelas ideias, bj

      Eliminar
  3. Olá! Eu já fiz um scrapbook desses, de uma viagem que fiz aos EUA -- vim de lá mesmo inspirada para scrapbooking ;-) O meu ficou muito giro e não deu assim tanto trabalho. Usei um álbum de uma loja chinesa com argolas tipo dossier e com aquelas folhas p fotos que têm uma película plástica que "cola" por electroestática, assim deu para colocar os diversos recortes. Outros elementos pus em micas... Vais ver que é só seguir o "instinto"; bons recortes ;-) Mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar. :)
      Inicialmente tinha a ideia do caderno em mente, mas rapidamente passei para a ideia de utilizar um dossier. Sempre é mais fácil colocar folhas, cartolinas, etc... Não me tinha lembrado desses álbuns dos chineses. Bem pensado! Decoraste também a capa? Muito obrigada pela preciosa dica!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Oi, Luarte! Espero que vejas esta mensagem, pois só deu para responder agora, desculpa. Não, a capa não decorei, pois gostei do ar "clássico" e até um pouco "pesado" do álbum; achei que ficava melhor na estante do que se estivesse decorado. (mais discreto e de acordo com o resto dos livros) Por isso por fora é o típico álbum normalíssimo, tamanho A4, castanho, com letras douradas a dizer "photos" ou algo assim, e só por dentro fiz a decoração. Não foi fácil encontrar um álbum de argolas tipo dossier, mas é o melhor, pois dá para acrescentar o que quiseres, intercalar, etc; até há elementos que podes furar e colocar directamente, como sejam os mapas ou roteiros turísticos... A imaginação não tem limites ;-) Mar.

      Eliminar
    3. Obrigada pela tua resposta. Eu neste momento ando na saga de encontrar o álbum. Já fui a uns chinocas mas os álbuns que vi não eram de argolas e assim não quero porque fico muito condicionada. Vou continuar à procura. Já percebi que não vai ser tarefa fácil. Em último caso compro um dossier e forro. Vamos lá ver...
      Obrigada mais uma vez pelas tuas dicas.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tenho a certeza que vais fazer um lindo! Cheio de boas recordações! Adoro a ideia! Já fiz uma espécie de um, de despedida de solteira para dar à noiva no dia do casamento e ficou uma recordação mesmo gira! Paris então...é de sonho! E sempre que olhares para o álbum e recordares vais sorrir e vais querer ver o álbum muitas vezes, por ter ficado tão bonito! Dá trabalho sim e é preciso um empurrãozinho para começar e outros para acabar! Mas vela tanto a pena. Prazer de fazer, escolher as melhores fotografias, juntar "souvenirs" colar e voltar a recordar a viagem enquanto fazes. E depois mostrar o álbum ou mesmo estares no sofá, num dia de chuva a folheá-lo...e sorrir vezes sem conta! :)
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa ideia de reviver tudo na memória de um ábum que me motiva a querer ir para a frente com este projeto. Vamos lá ver se consigo.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  5. Olá Luarte.
    Álbuns deste género tão elaborados nunca fiz, mas estou a fazer quadros para o escritório com uma foto nossa em cada cidade e recordações da mesma, como bilhetes, acessórios trazidos, sempre com o mapa de cada cidade (metro por exemplo) riscado por nós como fundo! Falta apenas comprar as molduras tipo caixa no Ikea. Estou ansiosa por decorar a parede do escritório! Podes também fazer algo do género! Beijo enorme, boas inspirações, sei que vai sair daí álbuns lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veluarte, esses qadros de memórias são muito giros. Já vi algumas imagens na net verdadeiramente inspiradoras. Quando fizeres os teus gostava muito de poder espreitar :) Tenho a certeza que ficarão lindos!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ola Luarte.
    Já começaste o teu scrapbooking? A muito que quero fazer um, mas ainda não tive coragem para o começar. Quando começares a montar o teu vens aqui dar umas dicas. Aonde compraste o material e essas coisas.
    Boa sorte.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)