quarta-feira, 11 de julho de 2012

Combate à Barriga

Hoje o abdominal está dorido. Mas é bom que esteja!

Significa que os exercícios de ontem e antes de ontem não foram festinhas.

Estou numa de combate à barriguinha, ao pneuzinho.

A minha intenção não é ficar com um ventre liso, porque sei que não fico, nem vou ficar deprimida por isso. 

O meu objetivo é apenas diminuir esta bolinha redondinha e rechonchuda que faz preguinha quando me sento. 

É que pelo andar da carruagem, não tarda e já tenho bem definido um corpinho de pêra ou de maçã.

Certo é que ao longo dos anos o nosso corpo muda e na maior parte das mulheres as grandes mudanças acontecem a partir dos 30 (aqui já cá cantam 35 e eu não sou exceção). Claro que quem pratica exercício físico de forma regular consegue retardar este processo. E depois também existem os fatores genéticos. Se não tivermos uma genética a nossa favor, pior ainda.

A última vez que frequentei o ginásio foi em 2007. Mesmo no aninho de transição para os 30. Depois disso, e de forma irregular, vão acontecendo umas caminhadas e algumas poucas corridinhas. E isso está longe de chegar. 

Depois, e para ajudar à festa, não tenho uma genética a meu favor. Sei-o bem. Sou demasiado parecida com a minha mãe (para o bem e para o mal). Daí que não chegue ter apenas cuidado com a alimentação. É preciso tentar contrariar as leis da natureza.

Já pensei várias vezes voltar ao ginásio. Mas do pensar ao ir  vai uma distância daqui até à lua. Há sempre desculpas. Falta de tempo, falta de companhia, andar a pagar e depois não ir, isto, aquilo e aqueloutro... e com isto tudo não há ginásio para ninguém.

Há dois dias atrás, lembrei-me de procurar na net exercícios de abdominais. E lá estavam eles à minha espera: Abdominal em 8 minutos (exercícios por níveis).



Enchi o peito de fôlego e fui buscar a esteira.  Estendi-a bem no meio da minha sala, em cima da carpete. Mudei de roupa e pus o computador a bombar ao meu lado com os exercícios específicos, que acompanhei a par e passo.

Nestes últimos dois dias ainda só fiz o nível 1 do treino de abdominais.

Sei é que ontem quando iniciei o segundo treino me doía toda a "zona de combate".

Não sei quanto tempo esta motivação me vai acompanhar, mas pronto...

Ao fim dos 8 minutos de treino abdominal nestes dois dias já não consegui fazer mais. Pois, pois... quem apenas vê o vídeo acha muito fácil e pouco cansativo (eu também achei). Mas quando se passa a fazer, a conversa é outra (pelo menos para quem anda ferrugento como eu).

Há por aí quem faça exercício em casa?

Como mantêm a motivação diária?

Existe alguma leitora interessada em fazer-me companhia nestes ou noutros exercícios?

Quem sabe não poderiamos trocar experiências e motivarmo-nos mutuamente? Quando não estamos sozinhos parece que se ganha logo outra energia anímica.

Bem, entretanto, lembrei-me agora que me esqueci de medir a zona de combate com uma fita métrica (a da costura mesmo) para começar a fazer os meus registos semanais em termos de centímetros perdidos ou mantidos. Assim que possa será a primeira coisa a fazer.

Como vêem, motivação inicial não me falta!

Beijinhos

27 comentários:

  1. Olá Luarte! Eu também comecei a fazer exercício em casa. Bem, dentro e fora. Faço uma caminhada de 1 hora três vezes por semana, levanto-me às 5h45 da manhã para isso! É a única altura que tenho disponivel, pois tenho 2 filhos pequenos e à noite é impossivel, assim estão todos a dormir e eu aproveito. Nos outros dias, arranjei um dvd de pilates e faço 20minutos. A 1ª vez ia morrendo, parecia tão fácil, sem esforço, mas como não fazia nada há muito tempo...custou horrores. E a minha filha tem um jogo de dança da Wii e danço com ela. É 2 em 1, passo um bom bocado com a minha filha e derreto umas calorias. Vou ver se experimento estes abdominais. Só comecei há mês e meio e já lá foram 3 quilitos. É o que me motiva...é ver os resultados na balança e a melhoria do meu humor! Beijinhos e força, Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raquelita :)
      Muito obrigada pelo teu testemunho. Isso é que é força de vontade, levantares-te às 5.45 para fazer exercício. A minha motivação não chega a tanto! Só por isso já ganhaste a minha admiração. Fazer exercício com a filhota dá sempre outro ânimo!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Raquel,
      Já agora não me podes arranjar uma cópia do teu DVD?
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu sempre fui assídua do ginásio desde os meus 15, mas quando cheguei aos 32 anos fiquei preguiçosa e isso começou a notar-se no meu corpo. Passados alguns aninhos sim porque já estou nos 36, decidi começar a fazer em casa. Faço sessões de abdominais e faço exercício com playstation move. Não é a mesma coisa, mas sempre ajuda a manter, para perder é que acho mais difícil. Continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beauty Fashion Lounge :)
      Pois em casa as coisas funcionam de forma diferente. Não está ali ninguém a puxar por nós. Mas sempre é melhor fazer alguma coisa do que nada.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu faço meia dúzia de exercícios em casa, muito de vez em quando... Mas faço a lida toda da casa e procuro andar regularmente a pé. Consegui perder 4 kg no mês passado e tenho mantido, moderando-me à mesa ;)
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Madalena :)
      A lida da casa só faço metade porque cá em casa moram duas pessoas. Também tento andar a pé, mas acabo por não o fazer regularmente. Perder 4 kg num mês é excelente! Em relação à alimentação até acho que sou uma rapariguinha bastante regrada. Não cometo grandes desvarios à mesa.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Ui! Odeio fazer exercícios para os abdominais. Admiro essa tua motivação. Espero que continues e que vás relatando os progressos.
    Quando a exercício físico, para além do ballet que agora está parado por motivos de força maior, por minha conta e risco, faço caminhadas de 1 hora. Isto quando a preguiça não fala mais alto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Filipa :)
      Eu também não posso dizer que goste deste género de exercícios, mas também não gosto da barriguita. Portanto, vejo-me obrigada a optar :P
      Pois, a preguiça é muito tramada. Caminhadas não me dá para fazer sozinha. Portanto, quando a companhia falha, eu também não tomo iniciativa. É que para ajudar à festa, infelizmente tenho um trabalho que me obrigada a ir e vir de carro.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olha, para fazer em casa, cheguei a sacar os videos de exercícios da Cindy Crawford (http://www.youtube.com/watch?v=pYGMUyqGReA - este é um deles). Fiz imenso com o meu marido e olha que são bem puxados. Mas no final sentes-te muito bem.
    Tenho também um elíptica, pesos, bola de pilates...mas guess what? Em casa, não há grande motivação, para mim não resulta.
    Faz 1 ano agora em Agosto, que estou no ginásio a fazer Body Combat e Pump e dá muito mais resultado. Porque eu preciso ver mais "gente a sofrer" (lol), para não me sentir sozinha! Assim tenho mais motivação...e pode ser que calhes com um "bom" instrutor e a motivação seja a dobrar :PP
    Beijinho e força de vontade. Vai contando novidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kyla :)
      Tenho de ver esses vídeos. Com o meu marido não posso contar porque ele gosta é de desporto exterior. Andar de bicicleta, fazer BTT, jogar basket...
      Não me sinto motivada a comprar material para usar em casa, porque sei que será investimento para num curto espaço de tempo ir para canto. Além disso ocupa espaço.
      Também já fiz body combat durante um ano e gostei muito. Saía de lá e metia-me nas aulas de Body Balance. Mas apesar de achar as aulas espetaculares não me sinto motivada o suficiente para voltar ao ginásio e gastar dinheiro mensalmente.
      Mas não ponho de parte voltar.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. O meu marido também é adepto de BTT e estrada, é aliás o seu desporto preferido, mas gosta também destes exercícios para complementar.
      Assim sendo, tens de ir com ele fazer btt, também queima barriguinha.
      Volto a dizer, que se tivesses um "bom" instrutor, sentir-te-ias motivada a ir para o ginásio :P
      Acho muito mais bem gasto o dinheiro do ginásio do que em maquilhagem e afins (que aliás, raramente uso).

      Eliminar
    3. Olá, Kyla
      Pois eu sei que a bicicleta queima barriguinha, mas primeiro tenho de aprender a andar :P
      Eu conheço-me e ter um bom instrutor não chega para me sentir motivadas. As minhas motivações têm de ser outras.
      Atenção que eu não disse que gastar dinheiro no ginásio é dinheiro mal gasto. O que é mal gasto é gastar dinheiro e não lá pôr os pés. Quanto à comparação com o gastar dinheiro em maquilhagem, também não me serve porque raramente o faço, ainda que goste de ter os cuidados básicos comigo e goste de andar bonita (por isso sim, gosto de usar maquilhagem q.b. e não dispenso). Cada um é como cada qual.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia! Estou completamente "tuned in" com a tua motivação! Eu também faço exercício em casa. Estive parada um tempo pq tive obras em casa, mas agora recomecei. Para mim fazer em casa é o melhor, pq não há desculpas: já lá estamos; não temos que ir a lado nenhum!! Os exercícios que eu faço são da aplicação que colo em baixo. Eu tenho no blackberry mas agora tb já há para computador. É espectacular. É paga, mas só se paga uma vez e dá para sempre (e é barato; cerca de 11 €, acho). É personalizada, ao ponto de só nos mandar fazer exercícios com o material que temos em casa. (Nós dizemos ao programa o que temos em casa). E além disso vão mudando, p isso não se torna monótono. Eu estou mesmo muito satisfeita; já a uso há cerca de um ano e não quero outra coisa. E sim, posso fazer-te companhia nesta onda de motivação, pois estou exactamente nessa mesma onda!! (dp se quiseres comunicar diz-me se queres que te envie email). Esta é a aplicação: http://pockettrainer.com/

    Bjs, Mar.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Mar. :)
    Fiquei super interessada nos exercícios dessa tal aplicação. Como é que tiveste conhecimento dos mesmos? Foi por recomendação de alguém que já fazia? Tenho de ver isso para o pc.
    Já que estamos na mesma onda de frequência, é claro que gostaria de ir partilhando as aventuras e desventuras do treino caseiro.
    Sim, manda-me e-mail :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ola Luarte. Sou uma leitora assidua do teu blog apesar de nunca ter comentado. Olha eu tb ando numa de fazer exercicios em casa. Andei a pesquisar na net e "arranjei" um treino de 60 dias para fazer em casa é o Insanity workout do Shaun T. traz um calendario com o dvd que deves fazer em cada dia. não precisas de pesos nem nada do genero. é um bocado puxado mas com o tempo vais conseguindo, traz tb uns testes que fazes de 15 em 15 dias para veres a tua evolução e olha que em 15 dias notei grandes diferenças a nivel de resistencia e nas pernocas a ficarem mais durinhas. se quiseres dp o link pra download diz que eu mando-te.
    Dp tambem tenho outro treino dele que é o hip hop abs que treina principalmente a parte abdominal tb tras um calendario com os videos para cada dia.
    O importante é mexer-nos pois alem de fazer bem fisicamente tb ajuda a aliviar o stress.
    Bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carina :)
      Obrigada pelo teu primeiro comentário.
      Esse treino que arranjaste é gratuito? Não percebi bem se compraste o treino numa loja ou pela net, visto teres um dvd. Já agora, e para o caso de ser comprado, quanto pagaste por ele?
      Se me puderes dar mais informações, seja aqui ou para o e-mail, agradecia-te imenso :)
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  9. Ola luarte. O treino eu "saquei" da net. existe os torrents com o link mas tens de ter um programa instalado no pc pra poderes fazer download deste torrent. aquilo são 14 dvds (acho eu) traz o calendário e um guia com receitas se quiseres fazer. olha não sei se conheces o site "A nossa vida" ou "O nosso casamento" foi la que descobri isto, vou mandar o link pra o post onde falam deste treino:
    http://anossavida.pt/forum/insanity-workout?page=3
    podes aqui ver os comentários de quem esta a fazer este treino e tb como fazer para sacares da net.
    O link pra sacares da net é:
    http://www.torrentcrazy.com/torrent/965140/beachbody.com-shaun-t-insanity-deluxe
    Mais alguma duvida é so dizer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carina :)
      Olha eu ontem falei dele ao meu marido e como ele já está a tratar do "assunto" a partir dos torrent :)
      Também já fui cuscar as opiniões do link que me deixaste o que me deixou mais motivada ainda a experimentar.
      Obrigada pela ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu vou já experimentar esses exercícios hoje! Eu tento fazer algumas coisas em casa, mas nem sempre há tempo...afinal já fazemos tantos exercícios: engomar, estender e apanher roupa, cozinhar, limpar...!!! O marido comprou-me um step e tento fazer 30-40 minutos por dia, embora esta semana ainda não lhe tenha tocado! Depois tento fazer cerca de 50 abdominais de manhã e de noite...que nem sempre faço. E claro cuidado com a alimentação. Mas há aquelas semanas do mês que dão cabo de tudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pipita :)
      Mesmo assim, esforças-te e obrigas-te a fazer exercícios em casa. Eu estou a iniciar-me agora e espero não desistir.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Luarte:)

    Apesar de ser magra a barriga é o meu ponto fraco. Faço hidroginástica uma vez por semana, sei que é pouco mas esforço-me bastante para fazer todos os exercícios e sair de lá com o dever cumprido. Já disse ao meu marido para fazermos caminhadas ao domingo de manhã porque durante a semana é impossível com os nossos horários e trabalho mas ele gosta mais de fazer "caminhadas" no sofá:)
    Gostava de poder fazer exercícios em casa mas os "exercícios" domésticos ocupam todo o meu tempo.
    Felicito-te pela força de vontade e fico à aguardar resultados, talvez aí eu fique mais motivada:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Formiguinha.
      A mim não são os exercícios domésticos que me roubam tempo, é mesmo o trabalho, porque não tenho horas em determinadas alturas.
      Assim que tiver novidades eu partilho. Pode ser que te motive mais um bocadinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Ola Luarte.
    Ainda bem que gostas-te.. Eu ja fiz ate á 3 semana e olha no inicio custa mt fica-te a doer td mas ao fim de uma semana ja começas a fazer na boa.. eu faço com o meu companheiro ele nao ta gordo mas passa o dia sentado e tb sente falta de exercicio. se for acompanhada da sp outro animo... eu tb tenho as coisas de casa pra fazer mas chego a casa meto o jantar a fazer e vou fazer os exercicios. é so ate criar rotina dp se nao fizeres ate sentes falta..
    Bons treinos
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carina
      Eu ainda não inicie, mas espero fazê-lo muito em breve. Depois eu dou notícias.
      Obrigada mais uma vez.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. E bem que eu precisava de te acompanhar!! Estes kg nunca mais desaparecem... E a barriga então é um problema. Ahh e a celulite, bolas nunca tive (pelo menos nada que se visse ao longe) e agora tenho como um verdadeiro pomar de laranjas ;p)

    Tenho que medir a "dita" e depois vamos ver quem é que queima mais pneu :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. POis... barriguita é o calcanhar de aquiles da mulherada. Como dizes, a idade não perdoa, mas nós, se quisermos conseguimos enganá-la.
    Eu, quanto a desporto, faço de tudo e não consigo ter a barriga lisa, penso que é genético, além disso, tenho 45 anos e como dizes o corpo vai-se transformando. Mas vale o esforço porque ninguém me dá a minha idade, no máximo dão-me 37/38 e só isso é uma motivação todos os dias. Por isso força, quanto mais não seja, vais sentir-te melhor contigo própria. Bjinhos :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)