segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Finalmente aprendi a tratar do meu cabelo!

O meu cabelo é naturalmente ondulado e tendencialmente seco.

Mas muitas vezes não é carne nem é peixe. Nem liso, nem ondulado. É aquela coisa arrepiada, indecifrável, com um volume estúpido. Que pouca sorte a minha ter-me calhado um cabelo teimoso como uma mula!

Sei que muitas mulheres se queixam deste problema.

Muitas de nós tentamos domá-lo à custa do secador, de alisamentos, de babylisses, de espumas, sprays, máscaras capilares...experimenta-se de tudo! Tudo para conseguir o milagre de um cabelo bonito e saudável, numa busca interminável pelo santo graal.

Por isso, ou uma mulher nasce com uma sorte dos diabos ou encontrar aquela mulher que diz de boca cheia que adora o seu cabelo encaracolado, que o acha lindo e que não o trocaria por mais nenhum, é como achar uma agulha num palheiro. 

Há pouquíssimos dias encontrei sem procurar neste post da Poupadinha, do blog Cala-te e Poupa!, a solução para ter um cabelo cheio de lindos e definidos caracóis, mantendo um aspecto natural, leve e saudável e sem recorrer a tratamentos agressivos.

Foi mesmo numa altura em que estava com o cabelo muito seco, muito feio... uma miséria. 

Nesse dia à noite segui as dicas dos vídeos e nem queria acreditar. Num espaço de horas o meu cabelo parecia outro. Completamente revitalizado e cheio de lindos caracóis!

A minha auto-estima parecia querer rebentar :P

Já voltei a lavar o cabelo depois disso e continuo hiper satisfeita! :D

E o segredo é tão simples, mas tão simples. Resume-se a 3 simples passinhos:

1) Passei a usar champô sem sulfatos e preferencialmente orgânico (é mais caro que os outros, mas vale a pena).
2)  Não enxaguo o cabelo após a aplicação do amaciador em creme.
3) Retiro o amaciador que o cabelo não precisa com papel absorvente de cozinha e depois é que passo a toalha (adenda: entretanto desde hoje [14 de Agosto] que substituí o papel de cozinha por uma t-shirt velha do meu P. Sempre é uma opção mais sustentável).

Dá para acreditar que só basta isto?

Antes de ver os ditos vídeos, eu  já estava a pensar comprar champô sem sulfatos por ser mais saudável. Só estava à espera de acabar o champô que estava a usar. Depois de ver os vídeos não consegui esperar mais tempo. 

E dá para acreditar que o cabelo não fica seboso, colado, e tudo o que vos possa passar pela cabeça de negativo, fazendo uso do amaciador em creme sem enxaguar com água?

Depois disto, só dá para dizer adeus volume estúpido e olá caracóis lindos, suaves e nutridos.

Tudo isto sem usar mais nadinha! 

E no dia seguinte como é que está o cabelo?

Lindo e fantástico! Com caracóis ainda mais bonitos e super naturais!

Nunca com o uso de máscaras capilares, espumas e sprays definidores eu consegui um ondulado como agora.

Ao fim de 35 anos finalmente posso dizer que gosto muito do meu cabelo! Isto sim é milagre!

Cada uma obterá resultados diferentes consoante o cabelo é mais ou menos ondulado, mais ou menos seco, etc... mas eu estou felicíssima com os resultados alcançados no meu.



O meu cabelo no dia a seguir à lavagem

Deixo-vos com os vídeos que a Poupadinha partilhou e que simplesmente revolucionaram o meu cabelo, a minha vida!







Vivam os cabelos crespos, ondulados, encaracolados.

Vivam os cabelos naturais e assumidos!

Beijinhos

165 comentários:

  1. Está bonito e parece leve! Que shampô escolheste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla :) O champô que escolhi é orgânico da marca Rusk sensories wellness bedew. Não tem sufatos, parabenos, glúten e MEA/TEA/DEA.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Onde se compra esse champo?

      Eliminar
    3. Olá, caro(a) anónimo(a)
      Este champô que referi comprei nas lojas RR Center. Existem em muitos centros comerciais. Entretanto já comprei mais champô e optei pelas lojas Celeiro. O champôr é da marca Dr. Organics e tem excelente propriedades e é igualmente sem sulfatos e parabenos. O melhor é que o preço é pouco mais caro que os champôs de supermercado.

      Eliminar
    4. Olá Luarte,

      Vi há pouco tempo este post e achei muito interessante, pois como tu tenho um cabelo crespo e encaracolado. Gostaria de saber se gostas mais do champô Rusk sensories wellness bedew ou o Dr. Organics. Já agora o amaciador que utilizas é daqueles que é suposto enxaguar ou dos que não necessita. Obrigado pela tua ajuda. Florbela

      Eliminar
    5. Olá, Florbela :)
      Gosto de ambos, mas sendo o champô do Dr. Organics muito, mas muito mais barato do que o Rusk, sem sombra de dúvida que prefiro o do Dr. Organics.
      O amaciador que estou a usar atualmente também é do Dr. Organics, mas o anterior era da Pantene. Qualquer um dos amaciadores diz no rótulo que é preciso enxaguar, mas eu não o faço. O truque reside mesmo aí, em não enxaguar o amaciador quando seria suposto fazê-lo.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar
    6. Olá Luarte,

      Obrigada pela tua rápida resposta. Como tenho o cabelo pintado, gostaria de saber se o champô DR. Organics é indicado para esse fim. beijinhos

      Eliminar
    7. O meu cabelo também é pintado, mas não costumo ter nenhuma preocupação em especial com isso, ou seja, não escolho o champô em função do cabelo ser ou não pintado. Tenho em conta outros componentes que acho serem mais importantes.
      Por acaso também compro a tinta no mesmo lugar onde compro o champô e muitos outros produtos naturais que agora uso. Estou muito contente com a mudança.
      Beijinhos

      Eliminar
    8. Olá a todas... Obrigado pelas tuas dicas, acho o cabelo muito melhor com esta técnica. No entanto, quando acordo, o cabelo não está tão bonito como o dia em que o lavo... Sabem-me dizer porque?

      Eliminar
    9. Olá, anónimo
      É difícil saber porque isso está a acontecer. Poderá ter que ver com o champô, com a marca do amaciador, com o próprio tipo de cabelo...
      Atrevo-me a deixar uma sugestão. Procure usar champô sem sulfatos e em vez de amaciador normal use máscara para o cabelo e não retire (faça o uso que faz com o amaciador). Como a máscara tem efeitos mais profundos, poderá resultar melhor que o amaciador. Não custa tentar.

      Eliminar
    10. Ola aqui em capinas/SP tem esta loja? Q se incontra este champoo..

      Eliminar
  2. Olá Luarte eu também tenho o cabelo super encaracolado e com alguns cachos. De alguns anos para cá passei a adorar o meu cabelo porque não só aprendi a tratar dele mas como também descobri uma cabeleireira que sabe cortar cabelos encaracolados sem que eles fiquem demasiado volumosos e até estou tentada no fim do Verão corta-lo mais curto. Também vi esse video e já experimentei mesmo com o champo normal e já notei resultados por isso queria também experimentar com champô sem sulfatos. Que marca compras-te? Tives-te de comprar numa farmácia? Obrigada também pela tua partilha.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Betty :)
      Que engraçado, porque na foto pareces estar com o cabelo lisinho. Esticado, certo?
      Pois olha, eu às vezes gosto do meu cabelo, outras detesto. Mas desde sexta que gosto muito :)
      Até estava a pensar curtá-lo no fim de semana e agora mudei de ideias. Apetece-me deixá-lo crescer mais um pouco.
      É verdade que o corte certo ajuda muito a diminuir o volume do cabelo (um mal dos cabelos crespos). Mas o champô que se escolhe também. Eu comprei o que indiquei à Carla. Não é nada barato (custou-me 24 euros e pouco) e comprei-o numa casa de produtos de cabeleireiro (por acaso foi na RR Center que existe em muitos centros comerciais). Há mais baratos. Pelo que sei no Celeiro também há e na farmácia também deve haver. É uma questão de procurares.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Luarte,
      É verdade na foto tenho o cabelo esticado porque foi tirada num batizado o meu cabelo está um pouco maio que o teu dá-me pela linha do sotien e está escalado. Por ano conta-se pelos dedos as vezes que estico o cabelo, só quando o corto ou quando tenho algum evento especial. Já andei a pesquisar sobre os champos e já vi que à um da l'oreal. Mais umas vez obrigada pela partilha.
      bjs
      Betty

      Eliminar
    3. Olá Betty, onde cortaste o cabelo? Ando à procura de cabeleireiro que saiba tratar cabelos encaracolados, mas em Lisboa...

      Eliminar
  3. No meu imaginário eu diria que a Dª Luarte tinha cabelos lisos, é giro como nós construímos na nossa cabeça a imagem de alguém que não conhecemos e que depois nada tem nada a ver com a realidade :)

    Sabes que há uns meses houve uma cabeleireira que me disse para usar a máscara no cabelo (porque está muito seco) e para não passar por água, e eu fiquei a pensar: "será que ouvi bem? não passar por água?" e agora depois de ver o video percebi que deve resultar mesmo ;)

    Também gostava de saber qual a marca do shampô
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bricolar e Poupar :)
      O nosso imaginário é muito engraçado. Construímos sempre a imagem das pessoas que não conhecemos pessoalmente por aquilo que elas escrevem, por ouvirmos falar delas. Imaginamos tantos pormenores, desde o peso à altura. Nada escapa.
      Espero não ter desiludido muito, lol! :D
      Já referi mais acima a marca do champô.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Será que aos 40 anos encontrei a formula magica? O meu para alem de caracois frizza muito e FICA horrivel. Descobri um creme leave in que adoro, mas esta técnica parece ser muito melhor. Vou já tratar de comprar o shampoo.

    É facil lavar o cabelo com shampoo sem espuma? Eu usei um uma vez e fiquei coma sensação que não estava a ser levado bem. Há alguma técnica?

    Fátima

    ResponderEliminar
  5. Xiii. As coisas que se aprendem. Obrigada pela partilha. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gaja Maria :)
      E é tão bom aprender. Eu cá adoro!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, Fátima :)
    Espero que sim, que tenhas encontrado como eu :)
    Olha, quando comprei o champô também pensei que não fizesse espuma nenhuma, mas faz. Deve ter outro componente qualquer, apesar de dizer que é orgânico e livre de produtos químicos. Talvez por isso sinta que fico com o cabelinho muito bem lavadinho, lol!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que lindos caracolinhos!

    Devo confessar que fiz batota quanto ao champô. usei sabão Marselha de azeite.

    Para secar uso uma t-shirt velha do Hominho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Poupadinha :)
      Com batota ou não o que interessa é que estás satisfeita, certo? É tudo quanto interessa! :D
      Não fazia ideia que esse sabão produzia bons resultados no cabelo. E quanto ao uso da t-shirt velha, essa dica é ótima e igualmente aconselhada num dos vídeos. Aliás, vou procurar uma do meu P. e fazer o mesmo. Apesar do papel de cozinha ser reciclável, torna-se mais prático e mais sustentável o uso da t-shirt velha. Beijinhos e mais uma vez muito obrigada :)

      Eliminar
  8. Olá Luarte,
    Já estive a ver o vídeo e fiquei para lá de animada, atrevi-me a pensar que desta é que é :)

    Segundo me parece a escolha do condicionador também é importante, já que o vamos deixar ficar no cabelo, embora não acredite que seja mais nocivo do que os químicos que contêm a espuma, gel, sprays, lacas e tinta que usamos, não é?
    Quase que lavamos o cabelo para o sujar em seguida!

    Vou experimentar, claro, depois digo como correu.

    Bjinho e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula M :)
      Eu quando vi os vídeos também fiquei assim como tu. "Não me digam que é agora!" Muito entusiasmada mesmo. Aliás, já passaram 5 dias e ando com o mesmo entusiasmado estampado no rosto :)
      Quanto à escolha do amaciador, eu continuo a usar o mesmo. Não tive procupações de maior. O cabelo sabe a quantidade de amaciador que precisa. Tudo o resto ele rejeita (é do mais fantástico esta parte!)Beijinhos e depois conta como correu :)

      Eliminar
    2. Ora bem, cá estou como prometido, de caracóis ao vento e toda satisfeita da vida.

      Experimentei e posso dizer que RESULTA MESMO.

      Ando eu, pobre criatura, uma vida inteira a tentar fazer alguma coisa desta cabeleira do inferno, e tenho de dizer que ADOREI. Fiz exactamente como tu, à excepção de que sequei o cabelo com uma toalha turca, como sempre, mas SEM ESFREGAR; só retirei o excesso de água. Usei o champoo e amaciadores habituais e no fim, ao contrário do que acontece desde sempre, não usei espuma nem nada. Sequei com o secador/ difusor e ficou óptimo. E eu que nunca consegui deixar de usar espuma, o cabelo ficava horrível!

      Com este método os caracóis ficam muito, mas muito mais definidos, o cabelo não fica empastado nem baço.

      Sim senhor. Temos revolução.

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
    3. Fico mesmo feliz que tenhas atingido resultados tão bons! :)
      Hoje sequei o cabelo com uma t-shirt velha do P. e assim evita-se andar a gastar papel de cozinha. Depois passo a toalha mas sem esfregar.
      E depois deixo secar ao natural. Nada de secadores, nada de difusores.
      E quanto à espuma não volto a usar mais. Aquilo é mesmo maionese no cabelo! :P
      Esta nova técnica veio revolucionar a minha vida. E fico tão satisfeita por ver tanta gente satisfeita como eu! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  9. O A'kin tb tem uma boa composição ;)

    ResponderEliminar
  10. ó Meu Deus, a internet é fantástica e a Luarte é mestre em encontrar preciosas dicas para nos facilitar a vida e tornar mais felizes! :)

    Bem hajas por isso!

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anamar :)
      Que exagerada! Eu adoro experimentar coisas novas que me possam facilitar a vida e fazer-me mais feliz. Depois a única coisa que faço é partilhar um pouco dessa minha felicidade :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Posso confessar uma coisinha? Eu amei esta dica da Poupadinha e experimentei logo no dia a seguir mesmo com o shampoo que estou habituadissima a usar (Pantene) por sinal :)
    E digo-vos, funcionou na perfeição :D E eu tenho cabelo mesmo encaracolado, mas que frizava num instante e perdia o caracol bem definido.
    Obrigada a todas pela partilha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana :)
      Eu também tenho essa ideia que o grande segredo reside na forma como se passa a usar o amaciador, ainda que depois o champô contribua para um cabelo mais saudável e nutrido, já que está liberto de produtos muito agressivos para o cabelo.
      Até na praia eu noto uma diferença abissal. Antes andava sempre com o cabelo preso porque depois de ir à agua ficava um susto. Todo seco, embaraçado, enfim... Para evitar prendi-o. Hoje de manhã tomei umas belas banhocas de mar e o cabelo estava solto, macio, com caracóis mesmo bonitos ainda que sob o efeito da água salgada.
      Continuação de bons resultados :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Na praia ainda hei-de reparar como fica que não tive oportunidade de experimentar. Mas faço sempre como tu, elástico sempre eheheheh que aquilo fica com um aspecto de ninho de ratos que só visto :p

      Eu estou sempre por aqui, mesmo que mais calada :p eheheh

      Beijinho

      Eliminar
  12. É frustante só descobrir como cuidar do cabelo ao fim de tantos anos!!!! Mas mais vale tarde do que nunca!
    No workshop que fui "Glam & Beauty" o cabeleireiro, Sandro, (brasileiro também), falou nesta técnica, mas foi para cabelos crespos, de raça negra. Não pensei em usar no meu, sinceramente. Agora, depois disto tudo é óbvio que vou experimentar!
    Quero só dar mais umas dicas. Primeiro é tirar o excesso de água depois do shampoo com uma toalha, eu já faço isoo há anos, antes de colocar o amaciador, ajuda o cabelo absorver melhor o cabelo. A Segunda é que segundo o Sandor não devemos cocloar o amaciador/máscara na raiz, apenas no comprimento do cabelo, pois isso irá criar resíduos no couro cebludo. O fio de cabelo, que tem escamas é que precisa do amaciador, que irá fechar as escamas daí o cabelo ficar mais brilhante e bonito.
    Terceira dica é o rudot a usar, para além de não ter sulfatos, (por acaso não sabia isso da espuma :))não de ve ter cloreto de sódio (sal) que é o que o comum shampô tem e em grandes quantidades. De prefer^ncia deverá ser de pH neutro, que se encontra em farmácias e que pelos vistos não são assim tão caros.
    Confesso ue ainda não comprei porque tal como tu queria usar tudo o que tenho em casa, mas acho que é desta que vou pesquisar o que devo comprar.
    O corte de cabelo mais adequado para cabelos encaracolados é escadeado mas não o usual que deixa o cabelo em camadas diferentes, deve ser em zig-zag, para ficar solto e leve sem se notar as "escadas".
    Depois de experimentar conto-te o resultado!
    Por este andar tornamo-nos umas peritas em cabelo lol
    Um beijo enorme
    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Dicas muito importantes... Obrigada

      Ia mesmo colocar a questão se era só nos fios do cabelo ou na raiz também...

      Eliminar
  13. Olá, Célia :)
    Eu levei 35 anos a descobrir, mas mais vale tarde que nunca :)
    Obrigada pelas dicas que aqui deixas. Por acaso a seguir a lavar o cabelo com champô também tenho o cuidado de passar muito bem por água, depois espremo bem o cabelo e a seguir é que coloco o amaciador que também tenho o cuidado de não aplicar no couro cabeludo, mas um pouco abaixo deste.
    E outra coisa que já fazia era tentar reduzir ao máximo as lavagens do cabelo, o que nem sempre era possível. Não que ele chegasse muito rapidamente ao ponto de ter de ser lavado por estar sujo, mas via-me obrigada a lavá-lo porque estava feio e eu já não fazia nada dele. Agora tudo me parece mais fácil porque o cabelo mantém-se lindo durante muitos mais dias. Só ainda não deu para testar a 100% o número de dias, porque estamos em época de verão e praia.
    Quando andava à procura do champô certo, reparei que até nos supermercados existe já bastante oferta em relação à escolha de champôs sem sal. Não cheguei a comprar porque não mencionava sem sulfatos.Depois encontrei o que estou a usar e achei-o perfeito, exceto o preço. Mas como sei que 400 ml me vai durar uma carrada de meses, acho que até ficará a um ótimo preço a médio prazo. Além disso, não conto gastar mais dinheiro com produtos complementares como espumas, sprays e afins para a definição de caracóis. Feitas as contas, estas dicas não só me trazem o cabelo que sempre desejei, como me fazem poupar. Há lá coisa mais fantástica!
    Um beijo muito grande minha querida :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Luarte!!!!
    Já tinha espreitado o post da Poupadinha no Reader, mas como no pc do trabalho tenho o acesso a vídeos bloqueado, deixei para ver mais tarde. Ontem à noite foi o dia. Como sabes temos cabelos semelhantes e quando vi os teus comentários no blog da Poupadinha pensei logo em enviar-te maila perguntar o shampô e o amaciador que estás a usar. Mas já vi o post. Também vou experimentar. Cansada dos muitos produtos qu vou acumulando porque depressa deixam de fazer efeito, cansada dos muitos shampôs para isto e para aquilo, das máscaras, dos cremes hidratantes, seruns, bla bla bla... afinal é só lavar com produto natural, passar amaciador e tá feito? não precisas de aplicar depois sérum nem creme de definição nem nada?
    Tenho mesmo de experimentar. Mas vou começar pelo sabão de marselha que a Poupadinha recomenda ;)
    O amaciador (que n uso, eu só uso máscara) pode ser um normal do supermercado?
    Bjinhos e obrigada pela partilha

    P.S. Experimentei uma tinta de cabelo natural. Custou-me 14,95€, já pintei há um mês e meio e apesar de já ter aberto a cor, ainda nada de brancos e a cor ainda está bem apresentável. E para quem tem cabelo seco, ela hidrata bastante. http://www.beautynaturals.com/product.aspx?ref=HS-9146

    Bjinhos e depois de experimentar esta dica eu digo como correu!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, raio-de-luar :)
      É isso mesmo é só aplicar champô, amaciador e o cabelo fica lindo. Nada de espumas, nada de sprays, nada de seruns. Só me apetece neste momento pegar em toda a tralha que tenho na casa de banho para o cabelo, enfiá-la num saco de plástico e lixo. É muito espaço que vou ganhar, podes ter a certeza e além disso já nem sequer me apetece tocar neles (será que algum dia me vai apetecer) depois desta descoberta.
      Quanto ao sérum não deito fora porque de quando em vez gosto de aplicar nas pontas para evitar secar e espigar.
      Eu ultimamente também não estava a usar amaciador mas máscara. A experiência tem sido com máscara após a lavagem do cabelo com o champô. Esta até é do supermercado. É a da L'Oreal Elvive (máscara com sérum fortificante).
      Quanto ao champô, esse comprei na RR Center (esta loja de produtos de cabeleireiro existe em muitos centros comerciais, mas deve haver noutras lojas. O champô é este: http://www.fragrancesandcosmetics.com.au/Product.aspx?ProdId=129922
      Ele é orgânico, hidratante e contém óleo de Monoi. É 100%/ livre de químicos agressivos. Não contém parabenos, sulfatos, glúten e MEA/TEA/DEA.

      Obrigada pela sugestão da tinta para o cabelo. Já agora onde posso encontrar essa tinta? Sabes se nas lojas Celeiro vendem? Que cor escolheste para ti?

      Beijinhos e depois conta como correu a tua experiência.

      Eliminar
    2. LOL
      Nem te digo a quantidade de produtos que tenho ali só para o cabelo. Só cremes de definição de caracóis são 4. Séruns tenho 2. Shampôs também 2, máscaras de cabelo 2. Tudo para alternar para o desgraçado não se habituar e mesmo assim... GRRRRRR
      Tenho em Aveiro a RR Center. Mas estava a pensar ver os shampôs das lojas de produtos naturais. Em Aveiro tenho a Sonatura, que é onde vou às consultas de nutrição. Foi onde comprei a tinta de cabelo, mas os produtos da Sonatura são os mesmos do Celeiro, e já vi essa tinta no Celeiro. Eu usei a 5.64 henna red (é a cor que tenho naquelas fotos que publiquei da Feira Medieval, e já com um mês de aplicada). Linda. Fica mais cara que as outras. Mas é mais saudável para o cabelo e em termos de duração está a superar as outras, logo acaba por compensar o custo. Confesso que já comprei a Excellence da L'Oreal para experimentar, mas tenho a sensação que vou voltar à natural.
      Ainda bem que me disseste que usas a máscara em vez do condicionador, mesmo nesta experiência. É que eu já estava numa de ir comprar um condicionador qualquer :)
      Tenho-me surpreendido pela positiva com produtos das lojas naturistas. Ao contrário do que podemos pensar, não são assim tão mais caros, em alguns casos não são caros de todo, e são muito muito muito bons. Eu usava óleo de amêndoas doces comprado no supermercado na pele seca das pernas. Detestava, ficava toda gordurosa. Experimentei comprar na Sonatura. Uma embalagem de 500ml custa 4,95€, tem doseador, e basta uma dose para massajar a pele. Fica super hidratada, adeus pele seca e escamada, e absorve que é um instante. E como esse há outros produtos. Começo a experimentar alguns e vejo o quanto compensa. Um dia, em breve, espero, escrevo sobre isso.
      Bjinhos e hoje já vou lavar assim o cabelo e depois venho cá contar como ficou.

      Eliminar
    3. Obrigada pela tua resposta. Da próxima vez vou procurar essa marca de tinta para o cabelo. Se dura mais tempo e é mais saudável, compensa o preço.
      Outra coisinha mais em relação à experiência, o cabelo leva mais tempo a secar. Pelo menos eu notei isso. Mas depois compensa o resultado :)
      Ah, e espero em breve um post teu sobre esses produtos naturais descobertos :)
      Adoro saber essas coisas todas :)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Ora bem... como ontem era feriado, a loja de produtos naturais estava fechada, e antes de ver um champô como o que compraste, queria ver os orgânicos das lojas naturais. Ainda assim, e como por aqui li, usei a técnica com o champô que tenho andado a usar (o Elvive para cabelos pintados) e a máscara (ontem experimentei com a da Skala, uma marca brasileira sem sal). Usei a técnica da t-shirt... e ficou demais. Secou, todo aos canudinhos, lindo. Hoje de manhã mantinha-se impecável, e só passei nas pontas o sérum (estou a usar um da Gliss, Schwarzkopf) porque ando com as pontas mais secas no Verão.
      Portanto a técnica resultou, mesmo com o champô comum. Ainda bem que tenho dois para gastar. Ainda assim, hei-de experimentar com o orgânico e comparar resultados.
      Agora coloca-se a questão: que fazer aos cremes de definição de caracóis que me enchem o armário?????
      ;)
      Obrigada à Poupadinha pela partilha, obrigada Luarte pela divulgação... se me permitem, falarei disto também lá no meu cantinho, assim que o tempo mo permita.

      Bjinhos

      (estou radiante com os caracóis... e eu que tenho um casamento daqui a um mês, não me parece que vá gastar dinheiro e tempo à cabeleireira para esticar, vou é de caracóis e bem orgulhosa deles)

      Eliminar
    5. Olá, Raiozinho
      Estive durante uma semana de férias e só agora pude ler o teu comentário.
      Que bom que também ficaste feliz com os resultados. Aliás, temos jubas muito parecidas em termos de qualidade de "artigo":P
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Esqueci-me de perguntar: onde compraste o teu shampô? Loja de produtos naturais, farmácia...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu champô foi numa loja de produtos de cabeleireiro normal (RR Center). Jitos

      Eliminar
  16. Olá Luarte! Antes de mais parabéns pelo teu blog e Obrigada por este post. O meu cabelo também é assim como o teu e já tentei de tudo e nada...
    O amaciador que usas é dos que não precisa de enxaguar ou é um amaciador normal, só que no fim não passas por água?
    Beijinhos e obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      O amaciador é daqueles normal, cujo modo de emprego diz para enxaguar com água. É em creme. No meu caso até estou a usar uma máscara que já tinha comprado no supermercado. É da L'Oreal Elvive. Utilizo-a como um amaciador. Entretanto, está a chegar ao fim e comprei amaciador da mesma marca, mas ainda não utilizei (mas creio que o efeito será o mesmo). O segredo está no champô e em não enxaguar com água o cabelo após a aplicação do amaciador. Aconselho a ler os comentários que outras leitoras aqui deixaram e as minhas respostas aos mesmos, pois poderão ser úteis para dúvidas que possam ainda existir.
      Beijinhos e boa sorte :)

      Eliminar
    2. Obrigada Luarte! Nunca tinha pensado como é tão importante o champô... já comprei um e a verdade é que não faz espuma.
      Hoje já experimentei por o amaciador sem enxaguar e estou de facto satisfeita.
      Obrigada!!
      Sofia

      Eliminar
    3. Que bom que estás satisfeita, Sofia!:) Beijinhos

      Eliminar
  17. Tenho que experimentar esta técnica! :) Mas tenho que dizer que há gente abençoadíssima com o cabelo, está sempre impecável façam o que fizerem. Outros nem tanto mas nessa maioria com menos sorte (messy hair) um bom corte ajuda muito. O meu cabelo, habitualmente despenteado, fica mil vezes melhor quando o corto no melhor cabeleireiro do Porto! :) Há cortes que nem os melhores séruns do mundo resultam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula F M :)
      Sim é verdade que um bom corte ajuda muito, mas a parte de como tratar o cabelo não é menos importante que a primeira.
      E depois depende muito do tipo de cabelo e das suas teimosias :P
      Beijinhos

      Eliminar
  18. E... :D ...bem-vinda ao sítio onde "está" toda a gente (ou quase)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a ser uma antiquada e a gostar muito mais do ambiente que se respira na blogosfera :P

      Eliminar
  19. olá!

    Tenho usado nos últimos tempos marcas brasileiras, compensa na quantidade e no valor... E o shampoo tem sido sem sal, mas não falta em orgânico, tenho de rranjar outro...

    Quanto a esta informação, obrigada pela partilha, foi sem duvida uma boa informação...

    Ainda não experimentei, mas hoje mesmo vou começar a fazê-lo, mas tenho um contra, por causa do ginásio lavo o cabelo todos os dias, por vezes descanso apenas uma vez por semana sem o lavar... Mesmo assim vou experimentar, não é pior do que o uso de cremes sem enxague e espumas, afinal seca imenso o cabelo...

    Gasto imenso dinheiro em cremes, espumas, etc etc e acertar é muito difícil...

    Obrigada mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ninica
      Espero que a experiência tenha corrido bem :)
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Olá Luarte:) Deixei um selinho para si no meu Blog

    Beijinho
    Lise*
    Objectivo Perfeição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lise :)
      Obrigada pela simpatia e carinho.
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Olá!

    Tem ideia em quantas lavagens vimos resultados?!

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninica, eu obtive resultados logo na primeira vez.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Luarte,

      De facto tem sido uma boa experiência, além de pus de parte o spray para desembaraçar, pois faço-o com os dedos, pus de lado o creme sem enxague e a espuma... Só nestes 3 produtos são cerca de 15€...

      Agora falta-me acertar no shampoo, comprei no celeiro do Dr. Organics, por ser mesmo orgânico e custou cerca de 6€ por estar em promoção, mas acho o cabelo áspero quando o tiro com água, o seu também é assim?!

      Obrigada :)

      Eliminar
    3. Ninica, Com o meu champô também é assim. Os champôs orgânicos e sem sulfatos estão isentos ou pelo menos mais limitados na espuma que fazem. Quanto mais espuma, mais detergente. E é este componente que deixa o cabelo escorregadio, dando a falsa sensação de estar macio.
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Obrigada Luarte!

      Estava a ficar preocupada com o shampoo, pois acho mesmo muito áspero, acho que se passa-se lá um pente ou partia o pente ou arrancava cabelo, mas a verdade é que depois de por a máscara ele fica macio...

      Brijinhos

      Eliminar
  22. Amei a dica! hoje já comprei um champo, comprei o delicate color sulfate free (já pinto o cabelo graças aos cabelos brancos que se multiplicam com 28 anos)da loreal professionnel (8euros 250ml). Agora é só fazer o teste. Estou muito animada face aos testemunhos que fui lendo!

    Obrigada, beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tixa :)
      Boa sorte nas novas experiências. Depois conta como correu.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. olá Tixa!

      Que tal se está a dar com esse shampoo da loreal?!

      Obrigada

      Eliminar
  23. Ai está a resposta ás minhas preces! Vou experimentar, porque o meu cabelo é como o teu, nem sim nem sopas ;) Quer dizer, não sei como era o teu, mas agora está lindo:) Obrigada pela dica!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ArtiKoisas
      O meu estava uma bela porcaria, nem liso, nem ondulado. É verdade que a praia, o sol não ajuda, então ele estava feioso. Mas sem corte e logo da primeira vez, ficou assim. Claro que fiquei encantada da vida!
      Espero que a experiência esteja a correr bem. Beijinhos

      Eliminar
  24. Talvez ajude este video...

    Beijinhos

    http://www.youtube.com/watch?v=AskBVyswNNs&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ninica :)
      Obrigada pela partilha do vídeo. Já vi e achei muito interessante ainda que pessoalmente não tenha intenção de seguir a sugestão. Dá trabalho, não fica assim muito económico e não sei que duração terá (a menina do vídeo fala que se aguenta bem uma semana no frigorífico). Mas eu não lavo tantas vezes o cabelo que consiga justificar a quantidade de produto (acabaria por ir parar ao lixo).
      Beijinhos e obrigada mais uma vez por te teres lembrado. Todas as sugestões são bem-vindas :)

      Eliminar
  25. olá ando desejosa por experimentar esta dica no cabelo minha filha mas estou receosa com o dia seguinte e o seguinte .... qual tua opinião passado estes dias todos ? e o uso continuado do amaciador no cabelo ...não estragará ? outra pergunta em vez do amaciador se colocar-mos aquele creme pentear sem enxague não fará mesmo efeito ? por ultimo, lol , so consegui encontrar champoo sem sal mas sem o outro ingrediente não ... dará ?
    bjinho
    PAULA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula :)
      Não tenhas receio em experimentar porque nada acontecerá de mal ao cabelo. No dia a seguir à lavagem o cabelo continua bonito. Se leste os comentários anteriores verás que quem experimentou ficou com ótima impressão. Eu continuo a usar a técnica e recomendo é o amaciador em creme. Quanto ao champô, experimenta com o que usas neste momento e depois o amaciador sem enxaguar. Eu acho que o segredo não reside no champô, mas na forma como se aplica o amaciador e como se retira o excesso. Se gostares então pensa a posteriori investir num champô mais saudável para o cabelo (ele agradece).
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Vou dar a minha opinião:

      Assino por baixo em tudo que a Luarte disse.

      Mas sim devia de apostar num bom shampoo, por fim de algum tempo vai ver diferença sim...

      Também usava sem sal mas não é mesmo a mesma coisa.

      Boa sorte!

      Eliminar
  26. JA VOU VER HOJE :-))))

    TENS FAZER OUTRO POST QUE ESTE JA ESTA MUITO LONGOOO
    EHEHEHE
    BJINMHO

    ResponderEliminar
  27. Eu já andava a experimentar tirar "mal" o amaciador do cabelo. Isto é passar água, muito rapidamente para tirar o excesso e deixar o resto. O meu cabelo crespo passou o verão super macio e hidratado!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Ola...o meu cabelo é mais liso do que ondulado ,quando o lavo fica quebrado,o pior é no outro dia nem esta liso nem quebrado e fica com as pontas muito secas e feias...!A minha pergunta é será que posso usar a mesma técnica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como experimentar. Mal não fará certamente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Bem, vou experimentar hoje mesmo... foi numa das minhas milhentas buscas que só hoje descobri este blog, tenho o mesmo problema e só pesquisava por máscaras nunca amaciadores, por achar que não era suficiente, mesmo assim nada resulta...
    Depois venho dar o meu relato.
    Susana

    ResponderEliminar
  30. Bem, venho dar o meu testemunho...
    Estou realmente admirada com o resultado; já gastei tanto €€€ em produtos de hidratação, máscaras, sei lá e nada fazia com que o meu cabelo ficasse hidratado e com os caracóis defenidos.
    Por acaso, às vezes pensava qd aplicava uma máscara nova - hum, é desta que o cabelo vai ficar macio macio mas depois passava por água e voltava a ficar todo seco, dificil de pentear, e pior sem os caracois, mas nunca me ocorreu deixar ficar o amaciador;
    Pois, a parte do demorar mais tempo a secar é verdade, mas o resultado vale cada minuto que demora.
    Agora, nem sei o que faça a tanta coisa que tenho lá em casa, porque não vou utilizar mais.
    Obrigada pela dica!!!
    Susana

    ResponderEliminar
  31. Olá, Susana :)
    Muito obrigada por aqui vires trazer o teu testemunho. Fico muito contente em saber que os resultados estão aprovados e sobretudo que estás bastante contente com os mesmos.
    Quanto aos produtos para o cabelo, uns dei outros deitei fora, mas despachei tudo, porque sei que já não vou usar e só me estava a ocupar espaço útil na casa de banho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. olá!
    o meu cabelo nem era liso, nem encaracolado...decidi ir à minha cabeleireira e pedir-lhe uma opinião sobre permanente...ela estava muito reticente porque tenho um cabelo muito muito forte, muito muito cabelo, e para além disso é um cabelo em que custa imenso "amarrar" os químicos. eu disse para ir em frente, para arriscar, caso não gostasse, continuava como sempre até aqui: cabelo preso.
    Bem,lá fiz, (ontem) e adorei o que vi :D como o meu cabelo lhe custa a pegar as coisas, decidi procurar formas de tentar manter o cabelo com caracol mas sem usar espumas que me põe o cabelo todo "teso". adorei o que li aqui!!!vou experimentar e darei a minha opinião :)
    a minha questão é: eu uso champô corine de farme, há muito tempo já, que diz no seu rótulo: 95% de origem natural. 750ml custam à volte de 6€.costumo alternar entre champô normal e champô anti-caspa. alguém usa esta marca?o amaciador que uso é pantene total repair. para esta técnica, não é preciso comprar champôs e amaciadores específicos para caracóis? ainda estou muito leiga neste assunto. :P Desculpem lá o testamento...
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula :)
      Eu conheço a marca de champôs, mas não posso dar nenhuma opinião porque nunca usei.
      Segundo percebi, o que a Paula pretende é manter os caracóis que agora tem sem usar produtos químicos. Se está satisfeita com o champô e o amaciador que usa, aconselho-a a manter pelo menos até acabarem e depois logo pensa se quer mudar para champô sem sulfatos, que a meu ver dá muito mais saúde ao cabelo. Pelo menos em mim noto que o couro cabelo já não tem qualquer descamação, o cabelo mantém-se durante muito mais tempo limpo e está mais saudável. A única coisa que terá de alterar é o enxaguamento do amaciador. Aplique uma quantidade generosa de amaciador nas pontas do cabelo e vá espalhando sem chegar ao couro cabeludo. Deixei repousar alguns minutos (pode ser o tempo que leva a lavar o corpo). Esprema o cabelo e retire o excesso de humidade. Como o seu cabelo é grosso vai levar algum tempo a secar, mas também pode acelerar o processo com secador morno ou frio.
      Depois conte como correu a sua experiência. Gostaria muito de saber o que achou dos resultados.
      Beijinhos e boas experiências.

      Eliminar
    2. Olá!!
      Vim para dizer que já utilizei esta técnica e o cabelo fica realmente macio e sem volume!!!!o meu cabelo ficou com o caracol definido e bonito!!
      como não é natural e o meu cabelo é "osso duro de roer". não sei por quanto tempo terei caracóis...mas enquanto os tenho trato deles com muito amor e carinho :P
      Obrigada pelas dicas!!

      Eliminar
    3. Olá, Paula :)
      Obrigada pelo testemunho. Mais alguém satisfeito, que bom! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  33. tás muita bonita na segunda foto!:)

    ResponderEliminar
  34. Olá!
    Tenho apenas umas dúvidas,depois da mascara não se penteia o cabelo?que mascara é a mais aconselhada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sónia :)
      Eu não penteio o cabelo. Passo simplesmente os dedos. Use a máscara ou amaciador que mais gostar. Não há nenhum de referência. E preferencialmente escolha um champô sem sulfatos, a longo prazo notará a diferença na saúde do seu cabelo e do couro cabeludo.
      Beijinhos

      Eliminar
  35. Gostei das ideias mas vou tentar manter o champo que já uso. Tenho muito cabelo e com muitos caracóis e já usei espuma, agora meto um creme, mas tenho sempre que por muito o que não deixa o cabelo nada natural. Sempre estiquei a franja e às uns meses comecei a deixar encaracolada, mas não consigo deixar o creme. Para além do dinheiro que gasto não deixa o cabelo nada natural. Vou tentar fazer isto, espero que finalmente resulte alguma coisa neste cabelo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Mas já agora tenho umas dúvidas. Eu uso um sérum da herbal. Devo continuar a usar ou não vale a pena? E o amaciador aplico apenas nas pontas ou desde a raiz?

      Eliminar
    3. Olá, Teresa
      Eu também uso um sérum nas pontas para hidratar.
      Quanto à aplicação do amaciador eu faço assim: depois de lavar o cabelo com o champô, enxaguo-o bem e espremo-o com as mãos para retirar o excesso de água. A seguir posiciono a cabeça para baixo e ponho o amaciador primeiro nas pontas e depois vou espalhando com os dedos um pouco mais acima até chegar perto da raiz e penteio o cabelo com os dedos para o amaciador ficar uniformemente espalhado. No entanto, evito chegar muito ao couro cabeludo. Depois deixo repousar, enquanto trato da higiene do corpo. Por fim, espremo o cabelo para retirar o excesso de amaciador e enrolo uma toalha fina, mas macia, à volta da cabeça. Não esfrego. Quando retiro a toalha apenas finalizo com ligeiros toques para retirar o excesso de humidade, mas nada de esfregar o cabelo ou o couro cabeludo, e deixo secar ao natural.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  36. Olá!!
    Esta dica é só para cabelos volumosos ou dá para qualquer tipo de cabelo? É que o meu cabelo é encaracolado, muito fino e com muito pouco volume..
    Queria uns caracois definidos mas com volume, mas pelo que me apercebi esta dica serve exatamente para tirar o excesso de volume...
    bjinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, cara anónima.
      De facto não lhe sei responder à questão porque o meu cabelo é volumoso, ainda que fino.
      Mas eu no seu lugar experimentava. Caso não resultasse ou não gostasse, seria muito fácil de resolver a situação. Voltava a lavar o cabelo da forma como sempre o fiz :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim vou experimentar, mal concerteza nao deve fazer.
      Já agora o cabelo fica com brilho ou com aquele aspeto baço?
      Obrigada pela publicação :)
      Ahhh e esquecime de me identificar sou a Ana :D
      bjinho

      Eliminar
    3. Olá, Ana :)
      Eu não tenho razões de queixa em relação ao brilho do cabelo.
      Gostava depois de saber os resultados dessa experiência.
      Beijinhos

      Eliminar
  37. Olá Luarte!
    Já experimentei a dica e rialmente os caracóis ficam bem defenidos, em relação ao volume consegui secando o cabelo com um difusor.
    No que diz respeito ao brilho não ficou como desejava, achei que tinha pouco brilho...
    Mas gostei a mesma do resultado final, sem duvida uma dica para adotar... :)
    bjinho :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha da experiência :)
      Em relação ao brilho no cabelo não tenho razões de queixa porque o meu cabelo é pintado. Pinto com Herbatint que compro no Celeiro e que além de natural me deixa o cabelo muito brilhante. Além disso, o amaciador que uso também é natural e é da gama do Dr. Organic. Não sei se tem a ver ou não, mas não tenho problemas de falta de brilho no cabelo utilizando esta técnica e estes produtos. Fica aqui também este meu testemunho que eventualmente poderá ajudar....
      Beijinhos

      Eliminar
  38. BOA TARDE.
    Este fim de semana vou experimentar.
    Obrigado pela dica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro(a) anónimo(a)
      Espero que tenha uma boa experiência :)
      Se quiser depois vir cá partilhar o resultado, sinta-se à vontade para o fazer.
      Beijinhos

      Eliminar
  39. Tenho o cabelo cacheado mais ele não é totalmente cacheado nas raízes, gostaria que ele ficasse cheio, e cim cachos definidos , já tentei algumas dicas ... mas nada! Ajuuudaaa? ??? ;/ desde já agradeço !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu cabelo também não é cacheado na raíz. Já experimentaste as dicas deste post? Comigo e com muitas pessoas têm resultado.
      Beijinhos

      Eliminar
  40. Olá a todas :)
    Mais uma com o cabelo com caracóis indefinidos e com cabelo volumoso, já ando a usar champoo sem sal ha uns meses mas essa tecnica vou experimentar hoje, estou ansiosa...gasto tanto dinheiro em espumas, cremes e gel e nunca fica como quero.
    Só uma duvida podemos chegar com o secador ou em mesmo de ser ao ar livre é que com este frio :)
    Obrigada pela partilha, depois dou noticias
    Bjs
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sónia :)
      Sim pode passar o secador, ainda que na minha opinião não fique bem igual. Nestes dias de inverno tento lavar a cabeça no final do dia para evitar sair à rua com ele molhado.
      Espero que a experiência tenha corrido bem.
      Beijinhos

      Eliminar
  41. A marca Yves Rocher tem champôs com preços bastante acessíveis.
    Mais informações contactar : 961497920

    ResponderEliminar
  42. Olá :) Estive a ver o vídeo e quando o vi fiquei com certas dúvidas em relação ao resultado, mas ao ler os post já estou mesmo a ver que tenho de experimentar! Só tenho é uma dúvida...penteiam o cabelo no final? E se sim com que pente? E o resultado é o mesmo? :) Desculpem tanta pergunta mas eu tenho o cabelo encaracolado, e odeio-o xD Tanto que fiz ha dois anos um alisamento...mas o cabelo já voltou ao normal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Madalena :)
      Não percebi bem uma questão. Tu tens o cabelo encaracolado e odeia-lo. Mas odeias ter caracóis ou odeias a forma como o teu cabelo fica?
      Se quiseres manter os caracóis, as dicas que são partilhadas nos vídeos e neste post ajudarão a definir os caracóis e a manter o cabelo mais bonito. Se a tua intenção é ter o cabelo liso, então não te aconselho a experimentares porque se o teu cabelo é encaracolado, ele não vai ficar liso, muito pelo contrário.
      No final e depois de retirar a toalha da cabeça não penteio o cabelo. Dou apenas um jeito com os dedos.
      Espero ter esclarecido as tuas dúvidas.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu prefiro liso, e sei que este post é para encaracolar o cabelo, mas como é muito caro fazer alisamento gostava de ter uns caracois bonitos! O meu cabelo é encaracolado mas é muito muito seco e tem muito volume nas pontas e nenhum na raiz (a raiz é praticamente lisa)Quando saio do banho o meu cabelo tem de ser penteado porque senão fica "ninho de ratos" xD

      Eliminar
    3. Olá, Madalena :)
      Já experimentaste a técnica que fala este post?
      E que tal? Gostas do resultado ou nem por isso?

      Eliminar
  43. Vou ter de experimentar. O meu cabelo era cheio de caracóis super definidos e bem brilhantes. Há cerca de meio ano começou a perder o brilho, a ficar seco e sem caracóis. O meu cabeleireiro disse-me que poderia estar relacionado com a toma da pílula. Mas vou experimentar a "receita" e ver no que dá :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ana :)
      Já pensaste consultar um dermatologista? Se é algo que te está a preocupar e constatas mudanças muito grandes no teu cabelo, se calhar fazias bem marcar consulta. Em muitas mulheres a pílula traz efeitos secundários chatos.
      Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
    2. Ainda ando a usar champô "champô" normal para acabar com o que tinha aqui em casa, mas depois vou comprar sem sulfatos. Ainda assim já noto uma grande diferença :D
      Hmm.. Ainda não me tinha lembrado disso. Obrigada pela dica ;)

      Eliminar
  44. Oi.. E quantas vezes por semana lavam o cabelo?
    Como fica com o amaciador é necessario lavar todos os dias?

    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei a experimentar à pouco tempo, mas acho que a ideia de deixar o amaciador é mesmo para que os caracóis se aguentem nos dias seguintes a lavar o cabelo.
      Eu lavo cerca de 4 vezes por semana, porque pratico desporto e estou a ficar muito satisfeita :)

      Eliminar
    2. Eu lavo 2 a 3 vezes por semana no máximo. O cabelo não se suja mais rapidamente por ter o amaciador sem enxaguamento. O amaciador serve apenas para definir melhor os caracóis e hidratar melhor o cabelo.

      Eliminar
  45. Olá luarte:

    Já experimentei sim, e gosto! No entanto não consigo deixar de pentear o cabelo (penteio antes de tirar o excesso de amaciador) Agora, curiosamente, quando fui a uma loja de produtos de cabeleireiro disseram que há um ativador de caracois chamado sofn'free, adoro! Deixa os caracois defenidos, soltos e macios! :D Aconselho a experimentarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Madalena :)
      Obrigada pela partilha da tua experiência.
      Eu também penteio o cabelo no banho, na altura da aplicação do amaciador. Faço-o com os dedos para desembaraçar, mas podia fazê-lo com um pente de dentes largos. Enquanto lavo o corpo, deixo a atuar e na hora de sair espremo o excesso de amaciador e enrolo uma toalha fofinha à volta da cabeça.
      Agradeço também a partilha do produto de que te falaram. mas neste momento não sinto mesmo falta porque o amaciador deixa-me os caracóis como eu quero e o melhor de tudo é que reduzi drasticamente o nº de produtos que utilizava e que nem por isso me deixavam o cabelo mais bonito do que o tenho agora.
      Beijinhos

      Eliminar
  46. Olá gente, gostaria de saber se amaciador em creme é mesma coisa que condicionador? E qual marca eu compro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ju :)
      Sim é a mesma coisa. A marca fica ao critério do seu gosto pessoal e ao seu tipo de cabelo.
      Beijinhos

      Eliminar
  47. O chanpô só tem da marca dr organics ou vc tem outro
    pra sugerir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar a marca que entender de champô, desde que não tenha sulfatos, nem parabenos e seja essencialmente orgânico.

      Eliminar
  48. Gostei do seu cabelo.
    mais sera que deixar condicionador no cabelo estraga nao? Vc que usa aconteceu alguma coisa com seu cabelo?
    Ah e vc sabe mais desse cabeleleiro, é que gostaria de saber mais sobre ele!
    Obg desde já . ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ju
      Eu deixo o amaciador no cabelo há mais de 1 ano e nada de mal aconteceu até agora.
      Qunato ao cabeleireiro, não tenho mais informações.
      Beijinhos

      Eliminar
  49. Ju, não enxaguar o condicionador não estraga o cabelo. Há aqui muitos testemunhos que provam isso mesmo. Eu por exemplo aplico esta técnica desde agosto do ano passado e o meu cabelo nunca esteve tão bonito e tão bem tratado como desde a altura que alterei a forma de tratamento. Deixou de ter pontas ressequidas, espigadas, etc... além de ter caracóis mais bonitos e definidos.
    Em relação a esse cabeleireiro não sei mais nada acerca dele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. temos tantos problemas para encontrar champôs sem sulfatos, e há sites para todos os gostos, com champôs com e sem sulfatos, bem mais baratos, de marcas internacionais e envios grátis, são eles a feelunique(já comprei o yes too carrots, em Portugal só vendem na sephora),outros sites mas ainda não comprei nada lá são cheapsmells e beautybay, espero que ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de procurar e obrigada pelas referências que aqui deixa.
      É sempre uma ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar
  51. Oi eu gostaria de saber em q cidade. consigo comprar o RUSK ouDR. ORGANIOS e se encontro para comprar na net obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, kamily
      É uma questão de procurar os sites das respetivas marcas e tentar saber se fazem venda online. De qualquer forma mesmo que não encontre esta marca poderá encontrar outras. O único conselho que deixo é que independentemente da marca do champô, se possível é comprar sem sulfatos.
      Beijinhos

      Eliminar
  52. vou a correr experimentar o meu cabelo nem é encaracolado nem liso vamos ver...........

    ResponderEliminar
  53. Olá. Eu não percebi muito bem a parte de limpar o cabelo com papel de cozinha... Eu ponho o condicionador e logo de seguida tiro o excesso com o papel de cozinha ou tiro um pouco da água a mais com a toalha e depois o excesso de condicionador com o papel de cozinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu só usei o papel de cozinha por pouco tempo. Usei por ser absorvente e retirar o excesso de humidade (tal como é sugerido no vídeo) depois do condicionador colocado. Substituí rapidamente por uma t-shirt e depois disso, e para tornar a tarefa o mais simples e rápida possível, passei a optar por uma toalha fofinha que enrolo à volta da cabeça. Não esfrego a cabeça com a toalha. Espero ter esclarecido a dúvida.

      P.S. Antes de colocar o amaciador eu espremo bem o cabelo da água que tiver. Aplico o amaciador, deixo atuar enquanto lavo o corpo e depois volto a espremer para retirar o excesso de amaciador. Só depois enrolo a toalha.

      Eliminar
    2. Só mais uma coisa! O que faz ao cabelo para dormir? Amarra-o?

      Eliminar
    3. Quando me deito, deito-me com o cabelo seco e solto. Não durmo com o cabelo preso nunca.

      Eliminar
    4. Amanhã de manhã provavelmente vou experimentar esta dica, mas com o meu champô habitual que é da Pantene especificamente para caracóis. Por acaso, costumo amarrá-lo durante a noite, mas vou também experimentar dormir com ele solto. Estou com um bom pressentimento. Cortei o meu cabelo ontem e, por muito pouco que tenha sido, nota-se bastante por ter exatamente o cabelo encaracolado. Ele também está muito seco, espero que isso também melhore. Obrigada pelo esclarecimento!

      Eliminar
    5. Desejo-lhe boa sorte na experiência. Se não for pedir demais, depois conte o que achou do resultado. Se reparou este post já tem 1 ano. Há 1 ano que passei a tratar o cabelo desta maneira e não quero outra.
      Já que fala do cabelo seco, sugiro-lhe que leia este post que escrevi há cerca de 2 meses: http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.pt/2013/07/a-maravilhosa-mascara-de-azeite.html

      E deixo-lhe também mais um post sobre cabelo, caso interesse: http://ideiasdebaixodotelhado.blogspot.pt/2013/07/tratar-e-cortar-o-cabelo-em-casa.html

      Boas experiências capilares :)

      Eliminar
    6. Obrigada e com certeza lhe darei o feedback desta experiência e talvez para o próximo fim de semana já experimento a máscara de azeite!

      Eliminar
    7. Olá.Passados quase dois meses aqui estou eu para deixar um feedback completamente positivo! O meu cabelo está muito menos seco e muito mais encaracolado e não volumoso... Não tenciono deixar de utilizar este "truque".
      Beijinhos e obrigada pelo post.

      Eliminar
  54. Olá Luarte,

    Encontrei o teu blog por acaso, e gostei bastante. Também tenho o cabelo ondulado, encaracolado é uma mistura, mas irrita me porque nunca consigo uma boa definição de caracóis. Já experimentei de tudo, inclusive ainda ontem comprei champô da real natura para cabelos cacheados e mascara de bambu da novex, mais uma experiência. Estou super tentada a experimentar esta dica de deixar a mascara no cabelo. Mas não sei bem como faça. Lavo o cabelo, aplico a mascara, expremo, e retiro o excesso com uma toalha? Não seco? É que lavo o cabelo à noite, deito me com ele molhado?
    Obrigada, Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cláudia :)
      É isso mesmo, lava o cabelo, aplica a máscara amaciadora uniformemente, sem incidir muito nas raizes, depois espreme e retira o excesso de humidade com uma toalha fofinha sem esfregar. Pode secar o cabelo com o secador no frio.
      Espero ter esclarecido as dúvidas.
      Beijinhos

      Eliminar
  55. Experimentei a tua dica, deixei a máscara no cabelo sem passar por àgua (deve ser praticamente o mesmo que amaciador não?)
    Primeiro ainda pensei que fosse ficar peganhento, porque estava a levar imenso tempo a secar, mas até não, olha que até gostei do resultado! :)
    Eu tenho um cabelo meio encaracolado e meio liso (é liso na parte de baixo, é estranho sim senhora :P) e é fino e acredita que sou esquisitinha com os produtos para o cabelo, tem que ser um leave in que tenha pouquíssima fixação mas que hidrate ao mesmo tempo, senão o meu cabelo fica uma m****!

    Com essa dica que deste, o meu cabelo até ficou com um aspecto mais hidratado, cachos definidos e sem aqueles resíduos que ficam-me sempre no cabelo por causa do leave in.

    Vi o primeiro vídeo e fiquei woooow! Fez-me lembrar que há uns anos atrás, eu nunca retirava completamente o amaciador ou a máscara do cabelo, só dava mesmo uma pequena passadela com o chuveiro para tirar o excesso. O meu cabelo nessa altura ia ficando cada vez mais bonito com o passar dos dias, mais encaracolado e definido - até dava pena ter que o lavar quando a raíz ficava suja, porque já sabia que não ia ficar tão bonito como no dia anterior xD

    Depois lá me deu para começar a enxaguar o cabelo muito bem e se calhar foi por isso que ele ficou como é agora. No primeiro dia, está aceitável. No dia a seguir, é para esquecer, cheio de frizz, já não tenho caracóis e faço um rabo de cavalo para não parecer uma mulher das cavernas!

    Tenho que voltar a experimentar a tua técnica, sem lavar o cabelo todos os dias. Isto porque à custa de o querer manter com um aspecto decente, lavo-o todas as manhãs.

    Mas olha, a dica de usar uma t-shirt é mesmo necessária? Eu uso uma toalha para absorver, sem fazer fricção, deve dar ao mesmo não?

    Ainda não experimentei com um champô sem sulfatos, quero primeiro acabar o que estou a usar.

    Mas ultimamente tenho andado de olho nesses shampos porque tenho o cabelo ruivo e preciso mesmo de um champo sem sulfatos para manter a cor por mais tempo. Deixo aqui uma lista dos que encontrei:


    - L'Oreal Delicate Color Shampoo (gosto imenso deste, mas acaba rápido... não rende e por isso acho caro) - RR Center, Carlos Santos e afins
    - Yes to Carrots (para cabelos secos) - gostei muito deste champô e em termos de preço compensa imenso! (cerca de 10 euros por 500 ml) - Sephora
    - Yes to Tomatoes (para cabelos oleosos) - Sephora
    - Yes to Cucumbers (para cabelos pintados) - Sephora
    - Penso que toda a gama de Champôs da Dr. Organic
    não têm sulfatos, mas é questão de confirmarem os ingredientes quando forem a uma loja do Celeiro.
    - Ontem descobri que a Tresemée tem um champô para cabelos coloridos e não encontrei qualquer tipo de sulfatos nos ingredientes!! (é uma opção mais barata, nunca experimentei)
    - A schwarzkopf Bonacure color freeze (RR Center, Carlos Santos e por aí)
    - Tigi Bed Head Superstar Shampo (RR Center)
    - Tigi Bed Head Foxy Curls

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Satomi :)
      Obrigada pelo teu testemunho.
      Sim, podes substituir a t-shirt por uma toalha, só não vale esfregar o cabelo. Amaciador ou máscara vai dar tudo ao mesmo.
      Beijinhos e bons tratamentos capilares :)

      Eliminar
    2. Obrigada!
      Só tenho muita pena de uma coisa.... O meu cabelo andou lindo durante um mês, mas aos poucos deixou de dar resultado :-( parece que agr absorve o amaciador todo, por mais que aplique :-\ o meu cabelo voltou a ser quase tão seco e com ondulação desajeitada como antes, não percebo pq! Tava tão bonito no início...não te aconteceu?

      Eliminar
    3. Olá, Satomi :)
      Também me aconteceu, por andar mais cansada e stressada o cabelo ficou mais mole e o efeito perdeu-se um pouco. Andei a tratar do cabelo com ampolas e passei a trocar o amaciador (os cabelos habituam-se muito rapidamente aos produtos). O ideal é intercalar amaciadoes diferentes entre lavagens.
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Ah, faz sentido, vou intercalar ;-) obrigada!

      Eliminar
  56. Luarte que incrivel!!! Seu cabelo ficou maravilhoso! Amei, vou adotar o metodo no cabelinho da minha filha. Diz como esta seu cabelo, ate hoje voce continua usando esse metodo? Beijos e tudo de bom pra voce!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fernanda :)
      Continuo a usar até hoje o método do não enxaguamento do amaciador e continuo muito satisfeita. Não uso mais produtos no cabelo do que o champô e amaciador.
      Beijinhos

      Eliminar
  57. Olá Luarte!
    Será que me podias dizer qual o shampo e amaciador que escolheste do dr. organic?
    beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  58. Olá meninas, se me permitem uma opinião. Já a muito tempo que nao uso shampoo com sulfato e que deixo amaciador no cabelo. Falta aqui referir algo importante:

    O amaciador que se deixa no cabelo nao deve conter silicones, pois com o tempo e não usando shampoo com sulfatos o silicone acumula no cabelo e fica pior ainda.

    Em portugal há varios amaciadores sem silicone, tais como : Os ultra suave garnier quase todos... Flor de lotus o de argan do frasco antigo vermelho, o de cacau, o petit marselleis 1 minuto de mel(so esse), A mascara do petit marselleis 1 minuto de mel. O siosss volume , frasco verde, os dr. organics todos, e outros mais q de momento nao me ocorre. As mascaras tambem devem ser sem silicone, visto nao estarmos a usar sulfatos e portanto nao conseguirmos retirar os silicones que acumulam.

    Os shampoos Dr. organics, os elisa camera, os logona, alguns jason todos no celeiro, nao têm sulfatos.

    DE qualquer modo sugiro que visitem este site
    http://encaracoladas.5forum.info/, que se inscrevam e tentem perceber como se passa de um cabelo horrivel a um cabelo fantastico. Falo por experiencia.

    A dois ano que sou No Pow, ou seja nao uso sulfatos nem silicones.
    Posso adiantar que todos os que tenham amodeticone, meticone, trimeticone, sao silicones.. Espero ter ajudado e desculpem a minha intromissao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não foi intromissão nenhuma, muito pelo contrário. Obrigada pela partilha de tanta informação útil.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ainda bem que falas nisso :) Eu ainda não optei por champôs sem sulfatos porque parece-me que a maioria das minhas máscaras e séruns e finalizadores de cabelo têm silicones que não sei se são solúveis ou não (e tenho que acabá-los que não os quero deitar fora para já :P)
      De qualquer maneira, se optar pelo metódo "low poo", acho que vou continuar a usar um champô anti-resíduos a cada 15 dias para fazer fazer uma limpeza profunda no cabelo...

      Eliminar
  59. Gente, esse cabeleireiro não gostei. O cabelo da primeira menina tinha um aspecto sujo. Quando a gente passa condicionador deve lavar o cabelo, se não vai fazer mal para o cabelo. Quanto ao shampoo sem espuma , sim ele tem razão. Mas, por exemplo, shampoos da linha ultrasualve da garnier como são feitos com produtos naturais. Gente depois de exaguar com o condicionador, eu seco ele com a toalha ou uma t-shirt de algodão, apertando de baixo para cima e isso vai criando o cacho. Depois deixo secar ao natural, ou se estiver com pressa seco com secador com difusor, sempre colocando protector térmico. No fim passa um leave-in da skala que fica lindo. Gente é um erro não passar um pente de dentes largos, pois seu cabelo vai ficar cheio de nós, e se for desembaraçar com os dedos quebra. Usa o pente de dentes largos enquanto o cabelo ainda está húmido. O que faz num dos penteados dar nós nos cabelos da menina é horrível isso é pior do que colocar elástico no cabelo.

    ResponderEliminar
  60. Gente, esse cabeleireiro não gostei. O cabelo da primeira menina tinha um aspecto sujo. Quando a gente passa condicionador deve lavar o cabelo, se não vai fazer mal para o cabelo. Quanto ao shampoo sem espuma , sim ele tem razão. Mas, por exemplo, shampoos da linha ultrasualve da garnier como são feitos com produtos naturais. Gente depois de exaguar com o condicionador, eu seco ele com a toalha ou uma t-shirt de algodão, apertando de baixo para cima e isso vai criando o cacho. Depois deixo secar ao natural, ou se estiver com pressa seco com secador com difusor, sempre colocando protector térmico. No fim passa um leave-in da skala que fica lindo. Gente é um erro não passar um pente de dentes largos, pois seu cabelo vai ficar cheio de nós, e se for desembaraçar com os dedos quebra. Usa o pente de dentes largos enquanto o cabelo ainda está húmido. O que faz num dos penteados dar nós nos cabelos da menina é horrível isso é pior do que colocar elástico no cabelo.

    ResponderEliminar
  61. Olá, o meu cabelo encaracolado sempre foi muito seco, no entanto no presente anda oleoso em algumas partes por baixo e perto das orelhas, mas por cima continua seco!! Não sei o que fazer, vou experimentar esta técnica embora tenha medo da oleosidade.

    ResponderEliminar
  62. Hey , eu tenho o cabelo muito seco , pouco hidratado e os caracois depende dos dias a maneira como ficam , costumo usar diariamente um condicionador que uso mesmo qd nao tomo banho , antes de sair de casa molho um pouco o cabelo e meto o condicionador , nao sei se faço bem , mas realmente se nao puser o cabelo fica feio com isso sempre fica mais bonito . Estou entusiasmada com estes posts todos que vi , irei experimentar, Só tenho medo que me estrague mais o cabelo ,porque o cabelo anda seco e a cair :S O meu cabelo anda muito estragado e a cair sera que pode ser por estar pouco hidratado e isto ira ajudar ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Há 2 anos que uso esta técnica de não enxaguamento do amaciador no cabelo (se reparou este post é de agosto de 2012) e gosto muito. Tem alturas do ano em que o cabelo cai mais, mas mesmo aí eu continuo com o mesmo género de tratamento. Esta técnica não estraga o cabelo, não o danifica, apenas hidrata profundamente o cabelo tendencialmente seco.
      Recomendo que experimente para ver se gosta do resultado.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta :) , irei experimentar hoje mesmo e ver se resulta comigo tão bem como resultou com todas vocês :) E se calhar como tenho o cabelo mesmo fraco e seco vou tbm exprimentar a tecnica do azeite para fazer uma hidratação mesmo funda .

      Eliminar
  63. Olá, tenho o cabelo com jeitos liso/ondulados mas não é definido, será que essa técnica se aplica para ficar apenas definido? Dará com champô e amaciador com sulfatos para não haver problemas com a silicone ou trás outros problemas? e pode-se pentear o cabelo depois de tirar a toalha? obrigada a quem poder responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode experimentar com champô com sulfatos. Não há problemas adicionais. Aqui a questão é tentar usar produtos menos agressivos para a saúde do nosso cabelo e da nossa saúde em geral. Depois de tirar a toalha não aconselho a pentear o cabelo, pois a ideia aqui é definir a ondulação. Um pente ou escova vão alisar o cabelo.

      Eliminar
    2. Boas Luarte, estou à mais de duas horas a ler o vosso blogge, e estou estupefacta, ainda não experimentei, mas estou animada, pois tenho um cabelo com ondulação, mas tem dias, que fica com ondulação definida, e dias, que fica, com volume, que não sei definir o que é... por coincidência, fui hoje a minha cabelereira, e perguntei-lhe o que deveria usar para definir a ondulação, e ela falou-me em espuma,... e afins... Estava eu a pesquisar espumas para cabelo, quando me deparo com o vosso blogue. Então de momento, tenho em casa, shampô para cabelos secos e estragados, e amaciador normal, vou experimentar, e logo que possível, virei cá, dizer algo... Vou também procurar shampô organico, e livre se sulfatos... Não fazia ideia, que a espuma do shampô, danificava o cabelo, muito obrigada à todos vocês
      Beij

      Eliminar
  64. Estou contigo! ;) tenho o cabelo liso MAS, desde que deixem de usar aqueles champoos imundos do supermercado (que as pessoas dizem que gostam muito e são baratos) e passei a usar 1º sem sulfatos; depois totalmente orgânicos (tipo da phyto.. sem parabenos, sem silicones, com resíduos de borracha e petróleo - 100% natural) finalmente o meu cabelo não cola à raiz.. antes estava sempre oleoso e assapado e hoje (ao fim de 1 ano de luta e adaptação aos produtos naturais (não é fácil não inicialmente!) VENCI! A queda é muito pouca e o cabelo parece mais natural, pesado, mais fofo e "sedoso"... Eu diria: NATURAL! Claro que não fica direitinho como antigamente (mas o direitinho paga-se no futuro...) Essas drogas do supermercado é que são responsáveis pelas mulheres carecas aos 40 anos ou então por aquelas mulheres cujos cabelos estão sem vida, baços, todos artificiais... viciados naqueles produtos que quando acabamos de colocar é tudo bonito mas umas horas depois é uma mer**!

    ResponderEliminar
  65. Boas Luarte, estou à mais de duas horas a ler o vosso blogge, e estou estupefacta, ainda não experimentei, mas estou animada, pois tenho um cabelo com ondulação, mas tem dias, que fica com ondulação definida, e dias, que fica, com volume, que não sei definir o que é... por coincidência, fui hoje a minha cabelereira, e perguntei-lhe o que deveria usar para definir a ondulação, e ela falou-me em espuma,... e afins... Estava eu a pesquisar espumas para cabelo, quando me deparo com o vosso blogue. Então de momento, tenho em casa, shampô para cabelos secos e estragados, e amaciador normal, vou experimentar, e logo que possível, virei cá, dizer algo... Vou também procurar shampô organico, e livre se sulfatos... Não fazia ideia, que a espuma do shampô, danificava o cabelo, muito obrigada à todos vocês
    Beij

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde Luarte, e a toda a esta comunidade, demorei, a vir cá, deixar o meu depoimento, porque ainda estou em fase de experimentação, e ainda estou aprendendo a aperfeiçoar, a técnica. A minha primeira experiência, não correu muito bem... pois foi, champô tradicional e condicionador, também... achei que o meu cabelo ficou pesado e sem brilho... ficou imensamente ondulado... no próprio dia... no dia seguinte, o cabelo ficou muito melhor, perdeu aquela sensação de peso e ficou mais volumoso, e caracóis mais definidos... Desde esta experiência... tenho feito variações, isto é: já reparei que para o meu tipo de cabelo que é, fino, está técnica, funciona melhor, com 3 partes de amaciador e uma de agua. Pego num recipiente, faço esta mistura, e depois aplico no cabelo, aí sim, fica espectácular..., o cabelo fica mais leve e brilhante, e o volume esplêndido...
    Ainda não mudei para os produtos orgânicos, pois ainda estou em fase de estudo, seja para champôs e amaciadores dessa gama, provavelmente, o resuldado será bem melhor... visto ser produtos que não danificam o cabelo... Já reparei que podemos adquirir no Ebay, champôs e condicionadores, de 1000ml livres de sulfatos e derivados do petróleo... a preços mais em conta. Muito obrigada a todos vocês... Quando começar a usar os produtos orgânicos, voltarei cá, para deixar, novo depoimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gilberta! :) Este blog é um pequeno e humilde cantinho onde vou partilhando algumas dicas que vou aplicando no mei dia a dia e outros pensamentos. Agradeço muito o seu testemunho e a experiência que já conseguiu adquirir. Cada uma de nós tem de encontrar a solução ideal para o seu cabelo, pois nenhuma de nós tem cabelos iguais, ainda que possam ser ondulados ou encaracolados. No entanto, a escolha de produtos mais amigos dos nossos cabelos ajudam muito na saúde capilar. Beijinho

      Eliminar
    2. Luarte, muito obrigada pela sua ajuda e conselhos, para mim, têm sido de grande valia... ainda não usei os produtos naturais, mais amigos do ambiente... mas breve vou usar, estou acabando de consumir os produtos que cá tenho. Para além disso, ganha o ambiente, e ganho um cabelo mais saudável. ... mais uma vez, muito obrigada, fique bem... beij

      Eliminar
  67. Pq todos escrevem "champô" ao invés de "shampoo" ? Eu li isso na postagem e em todos os comentários que pude ler. É uma marca ou referencia a algo? Ou apenas estao escrendo errado mesmo? Realmente nao estou entendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shampoo é o termo inglês e champô é a forma portuguesa para o respetivo estrangeirismo, e que já faz parte do dicionário de Língua Portuguesa há bastante tempo. Deriva do termo inglês "shampoo" (derivado do hindustani "chhámpná", «massajar»).
      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Eliminar
  68. Mas no vídeo não explica que se a pessoa usar shampoo sem sulfatos, não pode usar cremes nem condicionadores com petrolatos tipo parafina líquida, óleo mineral; Só sulfatos tiram os derivados do petróleo então não podiam deixar de fazer este alerta pois esses componentes irão se acumular nos fios, prejudicando muito a longo prazo. Eu só uso shampoos sem sulfatos e cremes livres de petrolatos. Sigo a técncica low poo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)