terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cabelo tratado e perfumado

Desde que aderi ao champô sem sulfatos e parabenos que o meu cabelo está muito mais bonito e saudável. 

Notei também grandes mudanças ao nível do couro cabeludo. Desapareceram quaisquer vestígios de descamação e comichão. 

Valeu muito a pena a mudança.

Apesar de ainda ter muito champô da minha primeira embalagem comprada sem sulfatos, num destes dias passei por uma das lojas do Celeiro e resolvi comprar este champô sem sulfatos e parabenos do Dr. Organic (eles têm vários tipos). 

Em termos de preço é brutalmente mais barato do que o champô que comprei anteriormente. Uma embalagem custou-me 7,80 euros. Já experimentei e fiquei igualmente satisfeita. Quando acabar o amaciador que estou a usar da Pantene vou comprar da mesma linha.

Desde que comecei a aplicar a técnica do não enxaguamento do amaciador, a textura do meu cabelo também mudou imenso (ver aqui). O que muito me satisfaz porque deixei definitivamente de usar espumas, máscaras e sprays modeladores de caracóis. Uma panóplia de produtos que foram totalmente dispensados. O que se traduz também em maior poupança em termos de dinheiro e de espaço cá em casa.

Neste momento os produtos que uso regularmente resumem-se apenas a quatro. A saber:

- champô sem sulfatos e parabenos

- amaciador

- sérum para as pontas

- água de rosas

Pois é. A minha última e mais recente grande descoberta é a  utilização de água de rosas no cabelo. 


Imagem retirada da internet

Feita a partir de óleo essencial de rosas e água destilada é fácil de comprar em qualquer supermercado, mercearia ou loja de produtos de saúde e beleza. Na altura da sua aquisição é sempre preferível optar por um produto de boa qualidade. Quem tiver a possibilidade de poder fazer a sua própria água de rosas, pode fazê-la em casa de forma muito fácil como nos mostra por exemplo aqui a Paula, autora do blog 2700 milhas.

Eu já a utilizava como tónico facial, de manhã e à noite. A água de rosas além de ser um produto muito mais barato do que os tónicos é muito mais natural e está isenta de componentes agressivos para a pele. Além disso é conhecida por ter propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e descongestionantes. Tem também vitaminas e antioxidantes que previnem o envelhecimento prematuro das células e ajuda ainda a reafirmar a pele flácida e a mantê-la suave.

Há pouco tempo comecei a usá-la também no cabelo e estou muito satisfeita.

E como é que a Luarte usa a água de rosas no cabelo, perguntam vocês?

Já que a água de rosas é além de muito nutritiva, tonificante, suavizante, fortificante e hidratante, a Luarte passou a utilizá-la como produto "leave in".


Aproveitando uma antiga embalagem com doseador em spray, coloco aí a água de rosas e nos dias em que não lavo o cabelo dou umas "sprayadas", passo os dedos e modelo o cabelo à minha maneira. Fica logo macio, leve, desembaraçado e com uma fragância subtil a rosas que dura todo o dia.

Simples, barato e sem efeitos secundários, temos um produto natural, que faz verdadeiros milagres.

41 comentários:

  1. Olá.
    Antes de mais parabens pelo seu blog. Conheço a gama Dr Organic e posso afirmar que fez uma boa escolha (trabalho numa casa de produtos naturais e comercializamos a marca :)). Também tenho por habito usar a agua de rosas como tónico e também como máscara (junto argila verde) e gosto muito dos resultados. Nunca me tinha lembrado de mandar umas "sprayadas" no cabelo no intervalo das lavagens... vou experimentar! já agora obrigada pela dica do não enxaguamento, realmente fez maravilhas no meu cabelo (indomável) e no da minha filha (também indomável e muito volumoso!).
    Obrigada,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Helena :)
      Fico satisfeita em saber que fiz uma boa aposta na compra do champô e fio ainda mais contente por saber que de alguma forma ajudei a domar essas jubas leoninas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não sabias que as gajas são todas iguais :P!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olha que boa ideia! Uso agua de rosas para o rosto mas nunca pensei em usar no cabelo, deste-me uma grande ideia...muito obrigada!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei de saber da dica da água de rosas no cabelo! Eu já uso como tónico facial, agora tenho de experimentar no cabelo :) Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês :)
      Espero que fiques igualmente satisfeita.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Essa é boa! Nunca me tinha passado pela cabeça, água de rosas e champõ sem parabenos :)

    Tenho que experimentar! Estamos sempre a aprender :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lúcia :)
      Eu também ando sempre a aprender coisas novas convosco. É assim, troca por troca :)
      Atenção o champô deve ser sem parabenos e sem sulfatos.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Quando terminar o meu champô, vou optar por um sem parabenos. Ando há quase três anos, seguramente, com um problema no couro cabeludo... Não é caspa, mas sinto-o sujo. Como se tivesse pequenos grãos de areia (é a explicação mais fiel que consigo dar). Já experimentei de tudo e nada faz desaparecer isto...
    Quanto à água de rosas, usei muito no rosto, mas agora deixei... Não sabia dessa utilização no cabelo. Não o deixa oleoso (tenho o cabelo fino...). Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cor de Chá :)
      Fazes muitíssimo bem fazer essa mudança. O teu cabelo vai agradecer passados uns dias.
      Se resolve ou não esse problema que estás a ter, não sei. Mas não há nada como experimentar. Se o problema persistir acho que deves consultar um dermatologista.
      Quanto à água de rosas, não há nada como experimentares e veres os resultados. Eu só tenho experiência no meu cabelo que é tendencialmente seco. Mas sinceramente não creio que deixe o cabelo oleoso.
      Beijinhos e boas experiências.

      Eliminar
  7. Paula, não tens de agradecer :) Eu é que agradeço a partilha, porque assim fiquei com uma excelente referência a poder indicar.
    Boas sprayadas então :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Já conhecia a águavde rosas como tónico. Ainda não usei pois primeiro quero acabar com o meu tónico.
    Agora usar no cabelo parece-me uma excelente ideia. É saudável por isso mal não fará.
    Eu sou dou umas borrifadelas no cabelo com a minha água termal e gosto muito, agora já sei : água de rosas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Célia :)
      Eu já ando a experimentar há vários dias e não tenho quaisqur razões de queixa. Muito pelo contrário :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Por recomendação da minha avó, uso desde sempre água de rosas na cara mas também não conhecia a aplicação no cabelo! Tenho de experimentar.
    Obrigada pelas sugestões.
    beijinho,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Shame on me, shame on me, que prometi um post sobre a minha experiência com este método de lavar e tratar do cabelo e nunca mais.
    Olha, ainda bem que gostaste da Dr. Organic. Tenho-te a dizer que aos poucos começo a comprar outros produtos da marca e estou pra lá de satisfeita. Comecei pelo shampô e amaciador, como já te tinha contado, agora vou no sabonete para o rosto (mete todos os produtos de limpeza de rosto e desmaquilhantes no bolso)e a seguir vão ser os cremes de rosto, que custam tanto como os da Nívea do supermercado e são bem melhores. Ao contrário do que vulgarmente achamos, não são caros, duram imenso tempo e têm ótimos resultados.
    A água de rosas também uso há imenso tempo como tónico, mas no cabelo ainda não experimentei ;)
    O que uso no cabelo (de vez em quando para hidratação profunda) é antes de lavar o cabelo aplico-lhe óleo de amêndoas doces, deixo estar 20 a 30 minutos e depois lavo normalmente. Fantástico para quem tem cabelos muito secos. Partilho a dica ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raio-de-Luar, pois assim que entrei no Celeiro e dei de caras com o champô do Dr. Orgnic lembrei-me do que falámos e resolvi comprar. Gosto de saber que estás bastante satisfeita com outros produtos do Doutor. Tenho o meu creme de dia a acabar, por isso não sei não... :P
      Obrigada pela sugestão do óleo de amêncoas doces. Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sempre a trocar ideias ;)
      Os meus cremes de rosto ainda vão a meio (uso Avon e como aproveito promoções é normal fazer stock), mas ando ansiosa por experimentar os da Dr. Organics. A variedade é enorme e o preço surpreendeu-me pela positiva. Já andei a cuscar e até já escolhi a gama que vou comprar primeiro para experimentar: coconut. O champô ainda estou a usar o manuka, mas entretanto saiu a gama de argão, que está tão na berra ultimamente. Portanto será uma próxima aquisição.
      E aproveito e deixo mais uma dica, que isto agora deu-me para as lojas naturais. Para a queda do cabelo tão normal na mudança de estação tomo umas cápsulas naturais da Solgar(http://julehealth.co.uk/images/Solgar_Skin_Nails_Hair_60.jpg). Compro o vidro a 14,95€ para 1 mês, convém fazer 3 meses se se tiver tendência para queda acentuada, mas para prevenção da queda basta um ou dois vidros. A minha opinião: resulta. Cabelo não cai, está forte, e olha que não vê tesoura de cabeleireira desde Maio. E tendo em conta que há 3 anos tive uma enorme queda de cabelo que o enfraqueceu muito, tenho vindo a recuperar o cabelão forte que tinha. E sem dúvida que se deve aos produtos naturais. Não os largo mais, disso podes ter a certeza :) ainda mais agora que quebrei o mito de que são muito mais caros.
      Não sei se notas, mas eu tenho reparado nisso. Com este champô sinto o cabelo limpo por mais tempo, ou seja, já não o lavo dia sim dia não porque ele aguenta bonito e limpo mais tempo. E isso também é bom para a saúde do cabelo.
      Foi uma descoberta e tanto esta ;)
      Bjinhos e continuação de bom fim-de-semana

      Eliminar
    3. Hoje fui ao Celeiro, porque precisava de comprar tinta para o cabelo e decidi experimentar dentro da gama que eles tinham na loja. Comprei da marca Herbatint (sem amoníaco, parabenos e resorcinol), com extratos vegetais e aloe vera. O preço foi 8 euros e tal o que me deixou muito satisfeita já que é dentro da média de preços das tintas do supermercado. O curioso é que a própria embalagem diz que dá para 1 ou 2 aplicações. Como eu já tenho o hábito de fazer render o peixe, cada aplicação vai-me ficar em 4 euros e picos de 2,5 em 2,5 meses :)
      Aproveitei e fui à gama dos cremes do Dr. Organic e trouxe comigo um creme de dia com óleo de rosa damascena. O cheiro é a água de rosas. Ainda fiquei dividida em relação a um outro coconaut (tinha um cheirinho estupendo), mas em termos de propriedades pareceu-me que o que trouxe era mais completo. Ainda não experimentei porque estou a acabar o meu da Oriflame.
      Obrigada pela sugestão em relação à queda do cabelo. Fica registado! :) Amanhã, se tiver tempo, falarei sobre esse assunto :)
      Beijinhos e mais uma vez muito obrigada pelas preciosas dicas*

      Eliminar
    4. Também vi essa tinta, mas foi-me dito na loja que se eu tinha cabelo muito seco não seria a mais indicada e aconselharam-me a Henna Plus. Não há nada como experimentar, e quem sabe ainda experimento essa Herbatint q realmente é mais em conta. Depois conta se achaste que o cabelo ficou mais seco (acho que também tens o cabelo seco como eu, o verdadeiro fardo de palha se não tratar dele).
      Já li o teu post sobre queda de cabelo. Gelatina, hein?! tenho de começar a fazer até para levar na marmita ;)
      Bjinhos e vamos trocando dicas ;)

      Eliminar
    5. Já pintei o cabelo e gostei muito :) A tinta não tem cheiro nenhum e a textura é diferente, é tipo um gel, mas adere muito bem ao cabelo. O meu cabelo também é seco e não notei que o cabelo ficasse mais seco do que o normal. Notei foi que me deixou o cabelo super brilhante e já lavei uma segunda vez o cabelo (nem precisava de ficar com tanto brilho assim :P).
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Adoro o cheirinho de água de rosas por isso vou experimentar a dica! Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá meninas reparei que falam do uso da água de rosas como tónico para a cara mas como o fazem? Diariamente, manhã ou noite? Passam com um algodão? Agradeço a dica. Estou viciada neste blog, beijinhos.
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andreia :)
      Para aplicares água de rosas na pele podes embeber em algodão e passar pelo rosto ou então podes borrifar a cara e deixar secar ao natural (faço isto imensas vezes e uso o mesmo borrifador que uso para o cabelo). À noite passo primeiro com o algodão embebido para tirar a sujidade do dia, ou até maquilhagem e depois do rosto bem limpo borrifo a cara com água de rosas. A pele absorve melhor as propriedades da água. Depois da pele seca sinto-a logo macia e tonificada. Normalmente aplico de seguida o meu creme.
      Espero ter ajudado.
      Já agora, agradeço as simpáticas últimas palavras que deixaste no comentário. Muito Obrigada :)
      Beijinhos e bom ano.

      Eliminar
  14. Olá Luarte,
    Aderi à técnica do não enxaguamento. Utilizei um amaciador da marca Pantene,o cabelo ficou bonito e macio. No entanto, tenho receio de que uma amaciador que foi concebido para enxaguar ao ficar algum tempo no cabelo possa vir a danificá-lo. O que achas? obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Olá, anónimo :)
    Desde agosto que utilizo a técnica do não enxaguamento do amaciador. Já lá vão 7 meses e não tenho quaisquer razões de queixa. O cabelo não dá mostras de estar danificado. Muito pelo contrário. Até posso acrescentar que não tenho cortado o cabelo e o mesmo não dá mostras de estar ressequido ou quebradiço. Vou cortá-lo na próxima semana mas só porque quero dar um up ao visual :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada. bjs

    ResponderEliminar
  17. A água de rosa é aquela mesma do comercial. Que se passa no rosto? Se nao for, tem qual marca que eu poderia encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bia :)
      A que compro é no supermercado e uso tanto no rosto como no cabelo.
      Não tenho nenhuma marca específica.
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Bom, bom, bom!!!Estou a adorar este blog!Nunca pensei em aprender tanto! Não costumo perder tempo com blogs, para já porque não tenho tempo: nem no trabalho nen em casa já que sou mãe de três crianças lindas com 28 meses, 6 e 7 anos!
    Mas digo-vos uma coisa, adorei este!Já aprendi umas coisas baratinhas para começar a aplicar no meu dia a dia!
    Continuem!
    RPM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, RPM :)
      Muito obrigada por este comentário. É muito motivador saber que quem está desse lado aprecia e se identifica com alguns dos conteúdos que são partilhados deste. Dá-me muito alento ler comentários como o seu porque faz-me acreditar que vale a pena continuar por cá.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Uau, eu estou muitissimo agradecida por estas dicas, todos os teus posts são mesmo bons, e nesta altura de crise não há como saber poupar mais e ficar sempre belas :) Muitissimo Obrigada por partilhares connosco, beijinho grande :D

    ResponderEliminar
  20. O meu cabelo reage muito mal a tintas, mesmo às mais suaves. Tenho usado Inoa da l'Oréal, no cabeleireiro, mas fica muito caro. Já usei produtos Henna Plus, no entanto, agora, não encontro estes produtos nas lojas habituais. Alguém saberá dizer-me onde fazê-lo? Em relação à pintura de longa duração, mesmo com esta tinta o cabelo fica bastante seco e estragado, não sei o que fazer... Por enquanto pinto no cabeleireiro com Inoa, mas o Henna Plus hair repair leave-in está a acabar e não sei onde comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      As lojas Celeiro continuam a vender produtos Henna Plus.
      Há cerca de 1 ano comecei a aplicar Henna Natural no cabelo e estou muitíssimo satisfeita. Cheguei a partilhar aqui:
      http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2014/09/henna-para-cabelos-1.html
      e aqui:
      http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2014/09/henna-no-cabelo-2.html
      Beijinhos

      Eliminar
  21. Ah! Em relação a condicionadores/disciplinadores uso um spray qualquer onde coloco água mineral que, por acaso apanho em casa da minha mãe porque tem água de nascente com características semelhantes às da água do Caramulo. Aplico um pouco sobre o cabelo seco e ajeito com as mãos para dar forma aos caracois.

    ResponderEliminar
  22. Olá Luarte!
    Acabo de conhecer o teu blog e já estou completamente entusiasmada, aprendi aqui dicas muitíssimo boas.
    Gostava de te pedir opinião acerca da tua sugestão de não enxaguar o cabelo após o amaciador. O meu cabelo é muitíssimo fino e um pouco ondulado, será que se seguir esse procedimento ele irá ficar pesado e sem volume?
    Desde já agradeço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)