terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem falou em queda de cabelo?

Esta é uma altura do ano em que imensa gente se queixa que lhe cai muitos fios de cabelo. Trata-se de um fenómeno mais ou menos natural que acompanha as próprias mudanças na mãe natureza, nomeadamente a queda da folha, no outono.

imagem retirada da internet

Nos casos tidos como normais (queda até mais ou menos 100 fios de cabelo por dia) a situação poderá resolver-se sem grandes segredos e de forma simples e bastante económica.

Como?

Com a ingestão de muita gelatina.

imagem retirada da internet

Embora atualmente se encontrem gelatinas de origem vegetal, a gelatina é uma proteína pura que se obtém de matérias primas animais que contêm colagéneo.  

Na sua composição a gelatina tem:

84-90% de proteína

1 a 2% de sais minerais

e o resto é água.

Uma alimentação pobre em proteínas pode desencadear enfraquecimento do cabelo, o que por sua vez leva à queda. Por isso uma boa solução poderá passar por reforçar a ingestão de gelatina nas fases mais críticas.

Deve-se comer todos os dias, como se de um medicamento se tratasse. Não é preciso uma grande quantidade, basta o equivalente a um copo médio/pequeno, em qualquer altura do dia.

No ano passado por esta altura eu já andava verdadeiramente preocupada com tanto cabelo a cair por tudo quanto era lado. Então de manhã quando acordava a minha almofada era uma lástima, assim como a parte dos ombros do pijma. Estava a ver que ficava careca. Sobretudo numa mulher esta situação é realmente constrangedora. Andei com champôs e loções anti-queda e a coisa felizmente estabilizou.

Este ano comecei a comer regularmente gelatina. Só isto! E tenho notado boas diferenças o que me deixa obviamente muito satisfeita :)

Claro que nesta altura é normal cair mais cabelo, mas é importante estar alerta, sobretudo se notarmos que a queda começa a ser muita.

Existem acontecimentos que podem despoletar uma queda mais acentuada e abrupta.

Por exemplo, não é raro lermos, ouvirmos falar ou sabermos por experiência própria ou de outrém que muitas mulheres no pós parto sofrem imenso com a queda e enfraquecimento do cabelo. Esta questão tem que ver com um certo descontrolo hormonal que acontece nesta fase. 

Os dermatologistas normalmente receitam ampolas ou cápsulas à base de proteínas e loções à base de progesterona e corticóides suaves.

Há pouco tempo li que uma conceituada dermatologista brasileira, Ligia Kogos, aconselha também nestes casos o uso de gelatina.

Ela indica que se deve tomar gelatina incolor em pó ou em folha (o equivalente a 6 folhas ou 10 g/ dia), dissolvida em água ou em sumos naturais e batidos, até que o problema se resolva.

Curiosa, procurei testemunhos e encontrei-os na primeira pessoa como aqui e aqui e os resultados não poderiam ser melhores.

Mas atenção que as causas para a queda do cabelo podem ser diversas por isso o ideal é sempre procurar um especialista para que ele investigue o que pode estar na origem da queda capilar e possa indicar o tratamento mais adequado.

No entanto, aqui fica mais esta dica que poderá surtir bons efeitos.

Comam muita gelatina :)

Ela não faz só bem ao cabelo, como fortalece as unhas, tonifica a pele, faz bem aos ossos e atua na reconstituição e regeneração de articulações, entre muitos outros benefícios...

11 comentários:

  1. Felizmente a minha queda, que além de hormonal apanhou também esta altura do ano, está quase controlada!! Mesmo assim vou experimentar esta dica... Pode ser que me ajude!
    Nham... Nham...

    ResponderEliminar
  2. Conheço um método ainda mais barato: a espironolactona. Além da queda de cabelo melhora a pele e diminui a quantidade de pêlos corporais. Com receita médica o genérico fica gratuito enquanto a gelatina tem que se pagar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro anónimo. Desconhecia esse medicamento e já fui pesquisar sobre o mesmo. Em termos de poupança é possível que fique mais barato, mas pessoalmente prefiro continuar a gastar dinheiro com a gelatina. Sempre tem menos contra-indicações ou efeitos secundários. De qualquer forma agradeço a sugestão que aqui deixa.
      Obrigada.

      Eliminar
  3. Eu estou com imensa queda de cabelo! Vou já comer gelatina :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Candy :)
      espero que consigas bons resultados.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Vou já começar a comer gelatina ... eu já tinha lido sobre o assunto ... mas por vezes esquecemos ... obrigada pela lembrança :)
    Kiss

    ResponderEliminar
  5. Olá, Paula :)
    Obrigada pelo teu comentário. Eu tenho sentido os resultados do consumo regulat da gelatina e por isso é que resolvi partilhar esta dica simples que poderá ajudar outras pessoas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Muita gente usa o finasterida para queda de cabelo, eu mesmo já usei por anos, mas tem efeitos na libido e talz, a gelatina tem algum efeito colateral?

    ResponderEliminar
  7. Ola. As gelatinas que se vendem em farmácias com sabor também dão o mesmo efeito no cabelo?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)