terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como sabe bem começar o ano com a Troika!

Não se crispem, não vale a pena afiar a má língua, nem atirar tomates... mantenham a calma.

O título deste post serve apenas para abrir o apetite para um jogo que muito nos tem divertido nos serões cá em casa. Trata-se de um jogo de tabuleiro que algu(mas)ns já devem conhecer.

No dia 31 de dezembro o P. fez anos e um dos presentes que recebeu foi o original "Vem aí a Troika",  criado por dois conhecidos professores do Instituto Superior Técnico, Carlos Mesquita e Pedro A. Santos.

No dia 1, depois do almoço de Ano Novo, ocupámos a tarde na estreia deste jogo de cartas que se passa num país chamado Portugalândia. 

Mas como o próprio jogo refere "qualquer semelhança com factos, entidades ou pessoas reais é mera coincidência" :P


As ilustrações das cartas estão muito bem conseguidas e roubam-nos sorrisos pelas caricaturas de situações, pessoas, pelo humor e pela sátira.


Este é um jogo que nos tem ocupado algumas horas e feito muita companhia a dois, a três e a quatro (4 é o número máximo de jogadores que o jogo poderá ter). O que posso dizer é que nos temos divertido imenso a "entroikar" :)

A estratégia de jogo é a seguinte: cada jogador irá assumir-se como um líder e através de manipulação política, social e económica irá procurar ganhar poder, votos e dinheiro. O objetivo é ganhar o máximo de dinheiro possível e colocá-lo em paraísos fiscais (offshores), ganhar as eleições e controlar o maior número possível de grupos de influência na Portugalândia, antes da vinda da Troika.

No fundo, o "Vem aí a Troika" convida cada jogador a revelar o canalha que há em si e a sua habilidade  para líder corrupto e incompetente, capaz de levar sem quaisquer escrúpulos e remorsos o país à falência.

Vídeo de apresentação do "Vem aí a Troika"

Aqui, e a partir de exemplos práticos em vídeo, encontramos explicações de como se joga e estratégias de jogo criadas pelos próprios autores do "Vem aí a Troika". 

Como fã de jogos de tabuleiro que sou não poderia deixar de partilhar convosco este em questão, porque apesar dos tempos de austeridade e crise, não podemos deixar de sorrir, rir e se possível enfrentar as adversidades a brincar e com boa disposição :) 

3 comentários:

  1. ouvi falar deste jogo na rádio, mas tinha ficado com a ideia que o jogo seria algo on-line.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma ideia genial a dos criadores do jogo!
    Infelizmente tiveram imenso onde se inspirar!!! :/

    ResponderEliminar
  3. A maior adepta de jogos de tabuleiro: eu!!! Adoro. Fico viciada. Monopólio deal (que é com cartas), pictionarys, partys & co, trivial, uno, monopólio, cluedo, o lobo, e guilhotine (que foi o último que compramos!) esse da troica...o nome não me puxou para comprar! :p
    Jogo tanto... :) com o meu marido dá para jogar o lobo, monopólio deal e guilhotine, mas é sempre mais engraçado com mais gente. E quando tenho irmãs e pai que também gostam de jogar é o máximo! :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)