quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O meu kit de higiene oral

Num destes dias, um dentista falava na rádio sobre a higiene oral e os cuidados básicos para uma dentição perfeita e saudável. E uma das coisas que referiu  foi que infelizmente as pessoas não têm o hábito de lavar muitas vezes os dentes. Se o fizessem com mais regularidade a maioria dos problemas dentários não existiam e conseguiriamos manter uma dentição saudável praticamente até ao final da vida. 

Segundo ele, as pessoas escovam os dentes vezes insuficientes. Em média  lavamos duas vezes por dia os dentes e só em casa.  Se estamos a trabalhar ou em passeio e almoçamos, lanchamos ou jantamos fora, não lavamos os dentes nessa altura e saltamos lavagens obrigatórias.

Na opinião deste médico é imperativo cultivar o hábito de andarmos com a escova de dentes atrás e para todo o lado. 

Esta conversa parece não trazer nada de novo ou nada que em termos lógicos não fizesse já sentido na minha cabeça. Mas a verdade é que nunca andei com nenhum kit de higiene oral atrás.

Felizmente tenho uma boa dentição até à data, mas registei a ideia e da última vez que fui às compras, trouxe comigo uma pasta dentífrica e uma escova propositadamente para andarem comigo na mala.

Ainda estive vai não vai para trazer um kit de viagem, daqueles que trazem uma ou duas bisnagas pequenas de pasta e uma escova pequena dobrável.

Mas não fiquei muito convencida. A oferta era escassa e as escovas não me pareciam suficientemente boas para lavar bem os dentes.

Decidi-me por uma escova e uma pasta à minha escolha em tamanho normal.


Faltava-me a bolsa.

Queria uma bolsa turca, mas não tinha nenhuma toalha velha de w.c. para reciclar :(

Nada que uma ida às compras não resolva. Não trouxe uma toalha, mas trouxe uma luva que me custou 0,95 euros.


Assim que olhei para ela imaginei logo ali uma potencial bolsa


Em casa foi só passar do abstrato ao concreto. A luva rapidamente se transformou na bolsa que tinha imaginado.


Na extremidade da abertura abri dois pequeninos rasgos no cós e com a ajuda de um alfinete passei uma fita de cetim a toda a volta. Estava criado o fecho.


E para tornar a bolsinha mais interessante e mimosa preguei-lhe 3 botõezinhos.



No fim fiquei com uma bolsa 2 em 1. Não só guarda os produtos de higiene oral, como ainda serve como pequena toalha quando necessário.

Beijinhos e um dia cheio de amor para todos(as) :)

22 comentários:

  1. Adorei a ideia.
    Ficou muito giro.

    ResponderEliminar
  2. Olá, ficou muito giro. Também gosto deste modelito.: http://1.bp.blogspot.com/-GII8LtuXv48/UP1DcdHVt2I/AAAAAAAAQqU/FYQx3WcqxNw/s1600/kithigiene.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu também gosto imenso desse modelito que partilhas. Já o tinha visto e ficou-me de imediato debaixo do olho. Infelizmente ficava muito enchumaçado dentro da minha mala e eu não uso malas-saco, pelo que tive de optar por algo com menos volume, mais maneirinho para andar todos os dias. Mas um dia destes hei de fazer um desses para viagem e para as minhas férias de campismo. Dá muito jeito. Obrigada pela partilha :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito boa ideia :) E parabéns pelo trabalho final! Eu nunca conseguiria!
    Bjs M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que conseguirias, Marlene. É só cozer a direito à mão ou á máquina, tanto faz. e cortar o excesso de tecido :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ficou girissima a tua bolsinha. :-)

    ResponderEliminar
  5. Ficou muita bonita a bolsinha e a ideia é genial. De tão pouco a Luarte faz sempre algo bonito e útil.
    Tb trago sempre comigo escova e pasta dentífrica e como almoço no trabalho tento cumprir o desejável e indicado pelos dentistas.
    Obg por partilhares
    Jinho
    Fátima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fátima :)
      Continue com os bons hábitos. Esses vale a pena copiar.
      Obrigada pelas suas amáveis palavras.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu já fui uma menina bem comportada, que levava o kit para todo o lado... Agora confesso que não o faço! Mas este post fez-me repensar bem no assunto! Vou ganhar melhores hábitos e adorei a tua bolsinha, talvez experimente fazer duas para as duas meninas cá de casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde para retomar velhos e bons hábitos. Fazes bem em pensar no assunto :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu ando sempre com uma bolsa, com fio dental pasta e escova, detesto dentista e tenho uns dentes de treta, se não tratar deles ainda é pior.
    Ando há muito tempo para fazer uma bolsa mas tenho uma daquelas de por os lapis.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      Obrigada pela partilha do teu bom exemplo :)
      Também pensei introduzir o fio dental, mas não me sinto à vontade para o usar em casas de banho públicas. Complexos tontos :P
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Luarte ,só mesmo tu para transformares uma luva de banho numa bolsa . ADOREI e os adereços lolol
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lulu, os meus olhos têm tendência a ver coisas que à partida não existem :P
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Mimoso é mesmo o termo! Ficou muuuito fofinha!

    Uma ideia a anotar, sem duvida!

    Beijo*

    ResponderEliminar
  10. Oh Luarte!! Tu deixas-me fascinada com as tuas ideias... só gostava de ter 0,0001%, do teu jeito para fazer, reciclar e inventar coisas!!
    Até já me perguntaram, pq é que venho ver o teu blog, sendo eu a pessoa mais desorganizada do mundo!! MAs acho que os opostos atraem-se!! ou então espero apanhar um virus que me transforme!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Kikas tu deixas-me babada com as tuas palavras :)
      Olha se te serve de consolo eu já fui muito, muito desorganizada. Foi a partir do momento em que me comecei a interessar por esta coisa dos blogs, primeiro como leitora, depois como autora e leitora que a minha vida no âmbito da organização começou a mudar a pouco e pouco. Depois apanha-se o gosto e não se quer outra coisa. Por isso nada está perdido e espero continuar a inspirar-te e a fazer-te vir cá muitas vezes :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Mana aceitas encomendas? :P

    ResponderEliminar
  12. Olá Luarte,

    Posso lançar te um desafio? Como te disse sou uma desorganizada de primeira..no entanto gosto de preservar aquilo qe tenho em optimo estado. Passo a explicar-te ...existe alguma maneira de se fazer um protector de baldes? ou seja, asenhora que vem cá fazer a limpeza já é umpouco de idade... e não deve ter a força de antes...e de vez em quando vejo uns riscos na madeira...ou seja qdo passa o chao com esfregona...nem sempre deve levantar o balde..deve arrastá-lo. já chamei-a à atenção, mas coitada da senhora...e tb não a quero mandar embora!!estás a ver o meu dilema?
    Há algum protector de baldes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kikas :)
      Nada de mandar a senhora embora, ok?
      Eu não conheço nenhum protector para baldes, mas acho que com alguma imaginação se consegue improvisar um ou mandar fazer. O que me veio à ideia seria uma espécie de capa, do género que se usa na gaiola dos passáros para evitar que as sementes sujem o chão, estás a ver? Só que neste caso o fundo dessa capa estaria almofadado com um tecido mais resistente, para poder ser arrastado e evitar riscos no chão. Eu pensaria em algo do género. Ou então arranjar um pedaço de tecido resistente e com tamanho suficiente para passar debaixo do fundo do balde e que desse para atar dos dois lados da pega.
      Ficam as sugestões.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)