segunda-feira, 25 de março de 2013

Considerações sobre sapatos

Quem me conhece sabe que tendencialmente vou para o sapato de cunha. Sobretudo, no calçado primavera/verão.

Tirando algumas exceções, dificilmente sacrifico o conforto dos meus pés pela elegância de uns saltos.

Porque há coisas que não é para quem quer é para quem pode. E saber andar um dia inteiro de saltos é mesmo para quem sabe e pode. E eu que ando rápido... seria uma desgraça meter-me em aventuras numa altura destas. Há riscos que não vale a pena correr :P

No inverno além das cunhas, uso alguns saltos, mais tipo tacão nas botas/botins.

Depois quando vem o tempo seco e quente, são as sabrinas, as sandálias de cunha e rasas que saiem à rua.

Tenho alguns/poucos pares para ocasiões mais formais.

Na última semana, e aproveitando algum dinheiro extra que recebi pelo aniversário, fui procurar uns sapatos para aquelas ocasiões em que quero e me apetece estar mais chique, sem exageros.

Depois de uma insistente prospeção de mercado, arranjei uns peep toe castanhos, em pele, à minha medida e super confortáveis. Modelo simples, clássico, formal q.b., salto pouco exagerado e compensado e ainda acolchoado no interior. 

Sendo em pele e para uso pouco intensivo, conto que estes sapatos durem uns bons anos.



Não sou nenhuma entendida no assunto e nem sequer tenho pretensões de vir a sê-lo, mas é consensual que se pensarmos bem, já aconteceu de certeza olharmos para uma pilha de sapatos, e para nossa tristeza, não haver um par que seja que se adeque ou finalize na perfeição aquela toilette. 

Não é preciso ter dezenas e dezenas de sapatos, mas ter vários de diferentes estilos ajuda muito. Uns sapatos são capazes do melhor e do pior. Não são apenas um acessório, como uns brincos, um cinto ou uma pulseira. Eles têm o poder de enaltecer ou destruir uma imagem.

E porque há sempre uma ou outra ocasião em que uma mulher se quer mais elegante, mais sofisticada, ter pelo menos um a dois pares de sapatos de salto, confortáveis, versáteis, de boa qualidade, num modelo intemporal, não é demais. A escolha óbvia por cores básicas, como o castanho e o preto, são sempre certeiras, já que coordenam com uma infinidade de opções de roupa.

Mas se há coisa que para mim é difícil encontrar são sapatos. 

Porque é que a oferta de sapatos com uma altura decente para gente normal é tão escassa? Modelos giros que só eles, vejo-os às carradas. Só que basta uma pessoa rodar o olho para o salto e.... ok, ou têm enormes plataformas ou são exclusivamente para ladys equilibristas. Tanto num caso como noutro, bastava-me a tentativa de dar 3 a 5 passos seguidos, e em menos de nada "esbardalhava-me" no chão :P 

Outra coisa curiosa, que tenho reparado nos últimos tempos/anos, é a diferença de preços entre sapatos muito semelhantes no modelo, mas completamente diferentes no material de fabrico.

Como é que sapatos feitos de poliéster, poliuretano e outros materiais sintéticos (e que estão longe de serem de qualidade superior), algumas vezes a denunciarem acabamentos pouco duráveis, podem custar o mesmo preço, ou quase, de sapatos de couro?

O meu calçado vai do plástico ao couro. Não é por aí. Mas sei perfeitamente distinguir porque é que uns foram mais caros e outros mais baratos. É uma questão de custo justo.

O couro tem propriedades únicas. Por ser poroso e permeável, permite que os pés respirem e transpirem de forma natural. É flexível, bastante resistente, muito adaptável quer aos formatos como às mudanças que os nossos pés sofrem ao longo do dia (porque incham e desincham). Em suma, o couro à partida oferece mais repouso e conforto do que outros materiais.   

E se dúvidas houver na distinção, o cheiro do couro não engana.

Por isso é que para compras inteligentes uma pessoa precisa de estar de olho bem aberto, ver bem e comparar melhor.

Beijinhos e bom início de semana :)

15 comentários:

  1. Gostei muito da tua compra :)

    Eu tenho um drama enorme com os sapatos e os saltos... Eu gosto de andar sempre de saltos. Tenho um trabalho formal qb, e os saltos ficam sempre bem. Mas a verdade é que trabalho na zona da Baixa e calçada portuguesa e saltos não combinam, não... Ultimamente, antes de olhar para os sapatos, olho para os saltos que é o principal factor eliminatório! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A calçada portuguesa é realmente um problema. Eu à conta dela já me vi numa situação de ter de andar em bicos de pés :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. dasse que pernão...dasse!
    e não vejo o conjunto todo mas visto daqui fica bem.
    vou mandar-te mail muito importante.
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucos séculos atrás, bastava os homens verem o tornozelo de uma mulher e já subiam ao céu :P

      Eliminar
  3. Bem giros os sapatos.

    Também acho que um bom sapato, faz toda a diferença em todos os aspectos, quer aos nosso pezinhos, quer à apresentação, com uns bons sapatos, a imagem é logo outra.

    Bjs e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      Um sapato é capaz de tudo!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Partilho da opinião e esses sapatos são muito giros e parecem bastante confortáveis. Boa opção.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Quotidianos de Seda :)
      Sim, estes sapatos são muito confortáveis. Estou muito contente com a sua compra.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Ora gostei muito da tua opinião e da tua compra!!!!
    Já à mto que sou seguidora do teu blog!
    Sabes antigamente, não me incomodava, com o que calçava, queria ou achava que o importante era ter mtos!
    Agora já não prefiro ter poucos mas bons e concordo contigo, que uns saltos, fazem-nos mais elegantes e mais sensuais:o) Mas para mim os saltos têm que ser bastantes confortáveis e mesmo assim para uma altura especial, porque para dia a dia nem pensar, rasos ou cunhas!!
    beijinhos fica bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia :)
      Também partilho da opinião que vale mais ter pouco mas bom. Mas dentro do pouco convém haver variedade.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei os sapatinhos, sao lindos! Boa escolha ;)

    ResponderEliminar
  7. E estivemos a falar de sapatinhos no outro dia! :)
    Não acho esses sapatos chiques mas acho giros e, claro, de tacão, tem sempre que ser de couro -pelo menos parte de cima e palmilha, a sola é indiferente- ou os pés "derretem" lá dentro. No verão até uso algumas sabrinas e sandálias (sem tacão!) de plástico/outros materiais. O cheiro engana sim, que eles já dominam e adicionam cheiro para parecer couro. Tem que se confirmar na composição!! Na seaside há sapatos giros e não muito caros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. p*, eu não disse que os sapatos eram chiques, eu é que me sinto chique com eles, o que é diferente :)
      Até hoje nunca fui enganada pelo olfato, mas pode chegar o dia em que isso venha a acontecer. Não meto as mãos no fogo :D O tacto associado ao olfato também ajuda a identificar. De qualquer foma as etiquetas existem para que não restem dúvidas.
      Em relação à Seaside, é verdade eles muita opção e escolha a bons preços. Também lá fui, mas acabei por compras os meus sapatunfos noutro lado.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adorei os sapatos! :)
    Beijinho
    Sortido

    ResponderEliminar
  9. Os sapatos são bem giros e o salto parece bastante confortável. Também sofro um bocado nas sapatarias, não sei sinceramente como é que se conseguem usar certos modelitos (eu não consigo!)
    Parabéns pela bela compra:)
    Bjo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)