Cá em casa de manhã ao pequeno almoço existe invariavelmente café com leite.
O café é feito na cafeteira italiana de alumínio, a moka. Adoro o cheirinho a café que se espalha pela casa. Adoro ouvi-la assobiar nas manhãs de café fresco :)
Já num post anterior referi que não se deve lavar por dentro estas cafeteiras com detergente. A cafeteira deve ser apenas lavada com água corrente para não alterar o sabor genuíno do café. Para quem usa estas cafeteiras e tem os cuidados recomendados, sabe que o sabor do café que hoje fazem é melhor que os primeiros cafés que a mesma cafeteira fazia. Basicamente estas cafeteiras são como o vinho do Porto, quanto mais velhas são, melhor café fazem :)
A minha cafeteira tem lugar cativo em cima do fogão. Além de conter café sempre à mão tem um design que adoro. Por isso acaba por ser um objeto decorativo também.
Quando o café acaba, em vez de deitar as borras para o lixo, despejo-as para dentro do regador das plantas e encho-o de água.
O café diluído em água é um excelente fertilizante para as plantas, ajudando-as a crescer fortes e saudáveis.
Vocês aí em casa podem usar as borras que tiverem mais à mão. Seja destas ou de outras cafeteiras ou mesmo máquinas de manípulo.
Em relação às máquinas que usam cápsulas, também é possível retirar as borras, desde que se tenha tempo e paciência para abrir as cápsulas, mas o procedimento é o mesmo. Trata-se de aproveitar as borras para fertilizar.
Vocês aí em casa podem usar as borras que tiverem mais à mão. Seja destas ou de outras cafeteiras ou mesmo máquinas de manípulo.
Em relação às máquinas que usam cápsulas, também é possível retirar as borras, desde que se tenha tempo e paciência para abrir as cápsulas, mas o procedimento é o mesmo. Trata-se de aproveitar as borras para fertilizar.
Além disso estamos a poupar, a reciclar e a contribuir para a sustentabilidade.
As borras são uma autêntica vitamina :)
E agora que a primavera está à porta, nós queremos que as nossas plantinhas arrebitem do frio e cresçam viçosas.
E agora que a primavera está à porta, nós queremos que as nossas plantinhas arrebitem do frio e cresçam viçosas.
Existem muitos outros fertilizantes naturais, mas este é o que uso com maior frequência por ser muito prático.
Beijinhos e bom fim de semana.
Boa dica sim sra :P
ResponderEliminarBom fim de semana
bjs
Beijinhos e bom fim de semana para ti também :)
EliminarÉ uma boa dica sim senhor, eu também aproveito as borras para fertilizar as plantas. Há quem diga também que é um bom esfoliante corporal para combater a celutite :P
ResponderEliminarOlá, Bricolar :)
EliminarSim, também já li que é um excelente esfoliante corporal e facial, mas nunca experimentei.
Beijinhos
Eu já aproveito para dar as borras de café às minhas plantas há muito tempo.
ResponderEliminarLembro-me de ser pequena e de ficar chateada por ver um canteiro de flores cheio de borras que eram despejadas pelo café que havia em frente. "Porcos" pensava eu. Só em adulta é que percebi que afinal não era porcaria :)
Olá, Carla :)
EliminarAqui também já se utiliza há muito tempo como fertilizante. Já na casa dos meus pais era assim :)
Sei que há quem ponha as borras diretamente e em cima da terra, mas nos vasos prefiro diluir em água e regar as plantas com a água acastanhada :)
Parece-me uma coisa menos suja :P
Beijinhos
Olá! Eu também uso nas minhas plantas, quando terminei o secundário, no Verão trabalhei numa pastelaria e uma vizinha pedia que guardássemos a borra do café para colocar no quintal. Ah! Também é bom para limpar os canos com gordura, é só colocar a borra na pia da loiça e virar água a ferver. Beijinhos e bom fim de semana!
ResponderEliminarObrigada por essa dica da pia, Vânia :)
EliminarBeijinhos e bom fim de semana para ti também*
Olá Luarte:)
ResponderEliminarTenho uma cafeteira igual à tua mas usei poucas vezes porque marido não gostou do sabor do café. Depois de ler o teu post percebi que tenho de a usar mais vezes até o café sair perfeito. Logo já vou tirar a cafeteira da despensa:)
Nem sempre costumo usar a borra nos vasos mas vou tentar mais vezes porque tenho uns vasos que estão mais para lá do que para cá a ver se arrebitam:):):)
Bom fim-de-semana!
Beijinhos
Olá, formiguinha :)
EliminarHá quem não aprecie mesmo o café deste tipo de cafeteiras, e aí não há nada a fazer. Mas eu que tenho experiência de beber café em cafeteiras destas novas e velhas, sei que o café fica com um sabor muito diferente (usando o mesmo café). Mas atenção que a dica do não uso do detergente no interior é mesmo fundamental para que o sabor do café seja bom.
Quanto às plantas, começa a regá-las com as borras e pode ser que elas ainda ressuscitem :)
Beijinhos
E além de fertilizar ainda tem o poder de afastar alguns insectos. É bom tanto para as plantas de interior como para as de exterior, não tem químicos e é económico. Não se pode pedir mais!
ResponderEliminarBom fim de semana.
Olá, Paula :)
EliminarO bom dos fertilizantes naturais é que são super económicos e acessíveis em qualquer casa :)
Beijinhos
Já conhecia e confirmo os excelentes resultados!
ResponderEliminarBom fim de semana!
maria
Obrigada pelo reforço do testemunho, Maria :)
EliminarBeijinhos e bom fim de semana*
O meu pai tem uma cafeteira dessas e eu adoro o sabor desse café... Até já pensei comprar uma cá p'ra casa, mas a minha máquina dum lado é manipulo, do outro é café de cafeteira, pelo que não se justifica!
ResponderEliminarBeijinhos*
Olá, Cátia :)
EliminarEu não a dispenso porque sempre cresci com cafeiteiras destas :)
Tenho uma nespresso de cápsulas, mas uma não substitui a outra. A nespresso é para as "bicas" e esta para todos os restantes rituais do café cá em casa :)
Beijinhos
Olá Luarte,
ResponderEliminarPor acaso nunca usei as borras de café como fertilizante das plantas, mas costumo usar é como creme anti celulitico.
Coloco as borras numa caixa e quando estou no banho massajo as pernas e depois passo o meu gel habitual...
Não é rápido... demora a notar-se os efeitos, mas acho que vale a pena.
Bjs,
Teresa C.
Olá, Teresa :)
EliminarObrigada pela partilha da tua experiência com borras de café . Eu já tinha lido que é um excelente esfoliante corporal e facial, mas desconhecia que tivesse resultados positivos no combate à celulite. Isso é excelente para nós mulheres, porque a maior parte dos cremes são caríssimos, prometem excelentes resultados e vai-se a ver a maior parte é banha da cobra :P
Beijinhos
grande ideia: a borra do café elimina todos os cheiros do frigorífico. dá para ter até bacalhau a demolhar que não cheira a nada. é só pôr num frasco/ tacinha abertos num cantinho, dura cerca de 3 meses e é mesmo eficaz. nem os queijos ficam com sabores estranhos, nem nada. beijinhos!
ResponderEliminarsi.
Olá, si. :)
EliminarÉ verdade e confirmo esse testemunho. Não só elimina todos os odores no frigorífico, como ainda elimina no calçado.
Beijinhos
Olá! Comprei há alguns meses uma cafeteira dessas, mas não gostei do resultado... será que podes dizer que marca de café usas, as quantidades e especificar o procedimento? obrigada!
ResponderEliminarOlá, gina :)
EliminarEu faço assim:
1) encho o depósito de água
2) assento o filtro (se o depósto da água estiver demasiado cheio e passar para o reservatório do café deito o excesso de água fora.
3) Uso café moído, daquelas embalagens metálicas, normalmente da marca continente e que tem, entre outros símbolos na embalagem, o desta cafeteira. Uso cerca de 3/4 do reservatório em café.
4) Fecho bem a cafeteira e levo a lume brando. Quando ela começa a "assobiar" significa que a água entrou em ebulição e já está a passar pela zona do café e a verter para o último reservatório.
5) Assim que ela pára de assobiar significa que o café está feito e pronto a servir.
Na lavagem desmonto todas as partes e lavo bem a zona do filtro com água corrente, bem como a zona da borracha vedante. Convém ter a certeza que não existem resíduos de café na borracha, nem nos orifícios do filtro.
Toda a parte interior é lavada apenas com água. Não é importante que o último reservatório (o superior) fique sem manchas de café. Aliás, é o café que se deposita nas paredes da cafeteira que vai melhorar com a continuidade o sabor dos cafés seguintes.
Basicamente são estes os procedimentos que tenho.
De qualquer forma encontrei aqui um link que também pode servir de ajuda:
http://www.segafredo.pt/pt/o-cafe/preparar-um-bom-cafe/cafeteira-moka/5-conselhos-para-um-cafe-perfeito-feito-em-cafeteira-moka.html
Beijinhos
Olá Luarte!
EliminarTambém tenho uma e adoro!!! Ía só acrescentar uma coisa ao que disseste e que vinha nas instruções na minha. Normalmente a água não deve ultrapassar aquela boliha dourada do depósito da água, deve sempre ficar abaixo desta.
Adoro o teu blogue!!
Bjs
Sofia
Olá, Sofia :)
EliminarNunca tive cafeteiras com instruções daí que esta cabecinha ainda não tinha discorrido a história da bolinha. Depois de ler o teu comentário, bati na testa e pensei, mas como é que tu ainda não tinhas visto isso, hã? Fui perguntar ao P. e ele diz-me aquilo que escreveste aqui. E eu com cara de parva digo-lhe, então e ainda não me tinhas dito nada? Obrigada Sofia, por me ensinares :)
Beijinhos
Oh Luarte... isso não é nada comparado com o tanto que que tenho aprendido aqui!!
EliminarBeijinhos
Olá Luarte!
ResponderEliminarQue bela dica, vou fazer o que disseste. beijinhos e bom fim de semana
Olá, sónia :)
EliminarNão custa nada experimentar :)
Beijinhos e bom fim de semana
Obrigado por relembrar esta ideia.:)
ResponderEliminarPor acaso já a conhecia, mas não me lembrava, e ao ler o post, pensei: "artolas.... tantas cápsulas de café desperdiçadas".
não volto a colocar cápsulas no lixo sem retirar a borra para as plantinhas.
Bjs
Olá, Marta :)
EliminarHá tantas coisas tão simples e que não nos passa pela cabeça. Eu cá sempre que aprendo uma vou tentando pôr em prática. Se resultar ótimo, senão ficamos como antes :P
Beijinhos
Mas que bela ideia, cá em casa o café faz parte do dia a dia por isso as borras são uma constante mas pelos vistos eram desperdiçadas no lixo, agora já sei :)
ResponderEliminarOlá, Pink :)
EliminarEram, mas agora que já sabes podes sempre aproveitá-las :)
Beijinhos
Olhem que boa ideia, reciclamos as borras do café e ainda fertilizamos as plantas. Obg peal partilha, vou usar. Bjs :D
ResponderEliminarOlá, Gaja Maria :)
EliminarBom uso das borra!
Beijinhos
Olá Luarte,
ResponderEliminarEu adoro café e já tive uma cafeteira semelhente à tua. Infelizmente, quando fiz obras na cozinha substituí o fogão por uma placa de indução e tive de substituir todas as panelas (ofereci-as e a cafeteira também foi). Confirmo que o café é óptimo (ou era). Nunca utilizei as borras do café nas plantas mas utilizo leite. Quando o pacote acaba, junto-lhe um pouco de água e rego as minhas plantas. Beijinhos.
Olá, Sandra e Sandra :)
EliminarObrigada pela partilha da dica do leite.
Vou utilizar :)
Beijinhos
Olá Lu,
ResponderEliminarTambém cresci com uma máquina ´de café como essa. Alias, em casa dos meus pais havia 3 versões desta cafeteira- Uma grande igual à tua, uma mais pequena para 2 cafés e outra que a parte de cima era de louça- ou seja quando o café ficava pronto,retirava-se do encaixe e servia de "bule" pronto para servir à mesa os convidados. No outro dia, em conversa no escritorio apercebi-me que a minha colega que tem 28 anos,nunca tinha visto uma cafeteira desta!! Como é possível? será que sou eu que estou a ficar velha?
Olá, Kikas :)
Eliminar28 anos e nunca viu uma cafeteira destas, upa upa! Afinal sempre há vida em Marte :)
Beijinhos
eu dei-me ao trabalho de "descascar" sei la qtds capsulas da nespresso para ter as borras. mas coloquei directamente na terra e so depois é k reguei as plantas. de vez em qd faço isso pk nota-se a diferença. ficam mais saudaveis e bonitas
ResponderEliminar