segunda-feira, 22 de abril de 2013

A cómoda antiga I

Quem ainda se recorda do episódio dos móveis antigos que trouxe da outra casa para esta? Não? Ninguém? Pois, já foi há muito, muito tempo, quase nos primórdios deste blog (ver aqui e aqui).

Infelizmente as coisas não correram de feição. Na altura, e para minha infelicidade, foi tomada a drástica decisão dos móveis irem para a garagem e a partir daí serem vendidos (ver aqui).

Já passaram quase 4 anos. Só no início deste ano é que começámos a vender esse mobiliário. Em pouco tempo as várias peças já foram quase todas vendidas. Eram bem mais do que aquelas que cheguei a mostrar nos posts que partilhei. Nos anúncios de venda sempre informámos que os móveis haviam sido atacados pelo caruncho e sujeitos a tratamento. 

Relembro que depois de tratamentos exaustivos com Cuprinol injetado a seringa em todos e quaisquer orifícios, e de todas as peças terem sido embaladas em filme para reforçar o efeito tóxico do tratamento, chegámos à conclusão que não conseguimos extreminar a praga.

E digo isto porque desde essa altura até agora não voltámos a mexer nos móveis. Mas mais recentemente, e por motivos de venda, tivemos de os inspecionar de novo. Observámos vários e novos buracos (viam-se que eram recentes pela cor e também pelos vestígios de farinha de madeira). No fundo de um baú coloquei um papel grosso que agora encontrei cheio de buraquinhos a fazer lembrar um passador de cozinha. Em alguns dos móveis ainda embalados, apercebemo-nos que o bicho até rompeu camadas de filme isolante.

Agora digo que se dúvidas existissem, se não teríamos sido demasiado radicais ao expulsar os móveis de casa, estas dissiparam-se completamente com as novas descobertas.

No meio de todos aqueles móveis havia uma cómoda que na altura só tinha 2 ou 3 buraquinhos. Mas nem essa escapou a ser recambiada para a garagem. Porém, acabou por lá ficar pouco tempo. Convenci o P. a levarmos a peça para a arrecadação e ficar isolada dos restantes. Ficaria de quarentena. 

E de quarentena tem estado durante estes últimos 3 anos. Depois de atentas  inspeções periódicas nunca lhe vimos qualquer alteração. Abria-se uma janela de esperança para eu poder ao menos ficar com a cómoda que um dia tinha sido pensada para o nosso quarto (ver aqui).

Há uns meses atrás falei com o P. sobre a possibilidade de a voltar a colocar dentro de casa. E falei dessa possibilidade com tal entusiasmo que ele lá aprovou a decisão de darmos uma nova oportunidade à cómoda. Ambos concordamos que é uma pena uma peça tão bonita continuar ad infinitum escondida numa arrecadação.




Mas o P. foi logo avisando que trabalhos de restauro ou reciclagem com móveis daquela dimensão ali naquele lugar, nem pensar! A arrecadação além de estar cheia é pouco ventilada (tem apenas uma pequena janela basculante no teto).

A garagem era a melhor opção, mas não sem antes nos livrarmos de todos os móveis que lá estavam.

Eu só via entraves e mais entraves :(

E quando é que nos conseguiríamos livrar dos móveis? E enquanto isso não acontecesse estava de mãos e pés atados? E logo agora que até tenho mais tempo disponível?!

Não fui em cantigas e nos últimos dias pus-me sozinha, e às escondidas, a fazer o que não era suposto.

Curiosos(as) em saber as cenas do próximo capítulo?

Então não deixem de acompanhar os próximos posts ;)

Beijinhos e bom início de semana.

23 comentários:

  1. Ola Luarte, boa sorte com a comoda, mas nao te esquecas da historia do espelho. (eu faco o mesmo, as escondidas e pouco a pouco vou fazendo eheh) :-) Beijinhos xxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. O espelho foi cá uma saga :P
      Mas eu recusei-me a aprender a lição e voltei a fazer o jogo do escondidinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. és cá das minhas..lol.
    Força e mostra depois o resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      Não há cá avisos que num ponham na linha :P
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Hehehe, com que então a enganar o "Home"...

    Preciso de tratar umma caixa linda que herdei da minha avó, onde se compra o Cuprinol???

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      Às vezes tem de ser, senão a vida não anda para a frente :D
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ia-me esquecendo, o Cuprinol compra-se em drogarias, lojas de materiais de bicolagem e construção civil como o Lereoy Merlin, Max Mat, Aki, etc...

      Eliminar
  4. Já estou em pulgas para ver o antes e depois ,há de ficar lindo
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Queres ver que também vais precisar de inseticida para matar essa bicharada? :D
      Beijocas

      Eliminar
  5. Já imagino o que andas a fazer e estou ansiosa para ver o resultado. E depois, como vais contar ao marido?

    Bons restauros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, formiguinha :)
      Custou mas foi e tudo correu bem. Final feliz :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. olá Luarte

    Eu tenho uma cómoda muito parecida com esta no meu hall de entrada, que simplesmente adoro. De referir que custou os olhos da cara à minha mãe mas é linda. Adoro este género de móveis . Bjs e bons trabalhos.

    Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Xana :)
      Estes móveis são caríssimos, mas são lindos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. A cómoda é realmente bonita e clássica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma peça muito bonita e estar enfiada numa arrecadação quando pode estar noutro lugar é um crime.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Laurte,
    A cómoda é realmente muito bonita. Boa sorte com a transformação, tenho a certeza que vai ficar óptima. :) Beijinhos. Sandra M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra M. :)
      Os resultados foram há instantes partilhados.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Essa peça vale bem o restauro ou reciclagem, é muito bonita. Em relacão ao bicho da madeira, é difícil acabar com ele. Há já uns anos um familiar meu, teve um quarto atacado pelo dito, os móveis foram enviados para uma empresa especialista no assunto, a mobília foi-lhe entregue e nunca mais teve problemas (suponho que levou um tratamento e foi colocada num tipo de estufa). Mas se essa cómoda já está sã, ótimo, força com essa reciclagem. Bjs, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana
      Nós também chegámos a contactar casas de expurgo.
      Mas no meio dos contatos que foram feitos encontrámos uma senhora que estava mais preocupada em ser séria do que vender os serviços e que nos disse que não há nenhum tratamento em estufa que possa ser feito e que possa garantir a 100% o extremínio. É tudo uma questão de sorte ou de azar. No caso desse teu familiar, parece que teve sorte :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Há madeiras que o caruncho não gosta! Deve ser o caso, provou :) mas foi atacar outro móvel.
    Essa cómoda é um bocado rococó para os meus gostos mas pintada com uma cor gira, com outros puxadores tenho um efeito engraçado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, p*
      Ainda bem que o caruncho não gostou do que provou, porque de todas as peças de mobiliário que tinha e que já vendi, esta era a minha preferida.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Já está partilhado, Lúcia :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)