quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bendita vaselina!

Quando falamos do uso da vaselina o que não faltam é comentários maliciosos e sarcásticos :P

Independentemente de todas as conotações malandrecas, certo é que a vaselina pode ser verdadeiramente milagrosa no campo da cosmética e substituir uma panóplia de produtos, que compramos para os mesmos fins, só que a um preço escandalosamente mais barato.

Falo da vaselina purificada e dermatologicamente testada para uso externo do corpo. 


A vaselina é um produto derivado do petróleo, sem cor ou cheiro, muito utilizada na indústria cosmética, nomeadamente nos batons, cremes, loções, etc...

Eu conheço por experiência alguns dos resultados fantásticos que se conseguem tirar deste produto, nomeadamente:

1. Como protetor labial. Não só amacia e hidrata os lábios, protegendo-os do calor e do frio, como combate de forma mais rápida e eficaz, que muitos batons, aquele cieiro mais profundo.

2. Como hidratante para a pele seca em qualquer zona do corpo (ex: pés, mãos, cotovelos, etc...)

3. Para prevenir e sarar frieiras (eu não sofro deste mal, mas conheço quem sofre e que utiliza este produto).

4. No cuidado do cabelo, prevenindo pontas espigadas (basta colocar a quantidade de um grão de ervilha na ponta dos dedos, esfregar um pouco e passar nas pontas do cabelo, para evitar o aparecimento de duplas pontas ou pontas quebradiças).

5. Como fixador 
    a) para quem tem pelos das sobrancelhas rebeldes como eu, que teimam em sair do lugar, basta passar um bocadinho de vaselina para os pôr em ordem;
    b) experimentem também passar um pouco de vaselina na parte interior dos pulsos e por detrás das orelhas, antes de colocarem perfume nessas zonas e confirmem se este não dura por mais tempo sem alterações no cheiro.

6. Como protetor anti-manchas. Colocar vaselina à volta de toda a linha do rosto, evita que na hora da coloração do cabelo, a pele nessas zonas fique manchada de tinta; assim como usar na zona de contorno das unhas na hora de aplicar o verniz.

7. Como iluminador. Para finalizar na perfeição a maquilhagem do rosto, a criação de pontos de luz em zonas estratégicas dá ao rosto o brilho de pele saudável (ex: uma pequenina porção na ponta do dedo indicador é o suficiente para criar pontos de luz no canto interior dos olhos, no arco inferior da sobrancelha, na zona superior e externa das maçãs do rosto, na zona V dos lábios ou da boca, etc...).

8. Como fortalecedor de pestanas, tornando-as mais saudáveis e longas  (basta aplicar uma pequenina porção no dedo, o anelar é excelente porque é muito mais delicado que todos os outros, e passar nas pestanas desde a raíz até às pontas).

Já viram os resultados que se podem obter a partir de um único tubinho de vaselina? E o que se pode poupar, substituindo muitos cremes e produtos com resultados similares a preços totalmente diferentes? E atentem que estamos a falar de quantidades tão mínimas que um tubo de vaselina pode durar "séculos". 

Por cerca de 1€ não acham que vale a pena experimentar? Eu acho que sim :)

Se conhecerem mais truques para este produto, já testados por vocês ou alguém próximo e com resultados francamente positivos, não hesitem em partilhá-los. Eu estou sempre recetiva a aprender convosco :)

Beijinhos

36 comentários:

  1. bem, realmente dá para imensa coisa. Gostei muito das dicas :)

    ResponderEliminar
  2. A vaselina também é boa para hidratar sofás em pele, ficam super brilhantes e hidratados, bem como no calçado. beijo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom:) só conhecia a utilização para os lábios, mas as outras vou usar também! E o facto de ser um produto mais natural é sempre uma vantagem:)

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei a usar vaselina aqui em Londres porque os batons do cieiro não estavam a dar resultado no frio. Um pouquinho de vaselina fez logo milagres e fiquei fã... vou certamente experimentar as outras opções.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ... Mas atenção que a vaselina nao é de todo "mais natural"... É um produto à base de petróleo, um produto químico... Como tal, eu não uso nos lábios, nao me agrada a ideia de estar a ingerir petróleo, mesmo que em pequenas doses.. Mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que a maior parte dos produtos cosméticos e para cabelo têm nos seus componentes, derivados do petróleo. Aliás, os limites fixados pela Organização Mundial de Saúde indicam que uma pessoa não deve absorver mais de 0,1 mg diários por quilo de peso corporal de derivados de petróleo. Mas quem usa batons de cieiro ou protectores labiais várias vezes ao dia pode ultrapassar rapidamente estes valores, sem sequer saber...

      Eliminar
  6. Eu só conhecia como hidratante dos lábios, sabia que era bom para o cieiro. Mas aquela história de ser feita à base de petróleo é uma chatice...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristinix
      Se soubesse a quantidde de produtos cosméticos e para cabelo que têm na sua composição derivados do petróleo, até se assustava! Levam quase todos, desde champos, cremes, espumas para o cabelo, batons, etc., etc.. etc...

      Eliminar
  7. Uma boa parte dos produtos cosméticos á venda no mercado, são feitos á base de petróleo, não é novidade nenhuma e toda a gente os utiliza sem qualquer preocupação de ler sobre o que são feitos, basta a publicidade da marca. Não tenho problema algum em utlizar a vaselina, um produto ótimo e muito económico. Mais uma boa ideia Luarte. Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Ana :)
      É completamente verdade aquilo que dizes. A maior parte dos produtos cosméticos tem parafina, um derivado do petróleo.
      A vaselina é simplesmente um produto mais económico.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. E estou aqui boquiaberta porque desconhecia esta versatilidade na vaselina. Tens aí dicas que me interessam... ah se tens!
    Bjinhos e obrigada por mais um fantástico post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raiozinho :)
      É pela partilha que normalmente se descobrem preciosidades ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Gente também da pra usar naa áreas ao redor dos olhos bjs adorei a postagem.

      Eliminar
  9. Também é bom para as frieiras. Usei este ano na minha filha e rapidamente foram desaparecendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel :)
      Também refiro no post que é ótimo para as frieiras. Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Bom dia alegria :)
    Eu já tinha utilizado com um disco de algodão para retirar a maquiagem dos olhos (rimel e lápis)
    Mas desconhecia a dica de colocar na cabeça ou testa antes de pintar o cabelo
    vou concerteza utilizar:)
    bjs grandes
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Também já experimentei como desmaquilhante, mas não gostei muito do resultado. Costumo usar água de rosas e óleo de amêndoas doces. Não fica nada "melecado" :P
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Apesar de todas as graçolas que se faz com a vaselina nós lá em casa também sempre usámos.

    A minha irmã quando era pequenita tinha muitos problemas de pele irritada e a vaselina era o alivio perfeito para ela. Eu uso muito no Inverno nos lábios, tenho muito cieiro e não há nenhum batom que resolva o problema melhor que a vaselina.

    É bom saber essas outras aplicações todas que falas-te. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Te
      Obrigada pela partilha.
      Nos lábios só uso quando tenho aquele cieiro mais profundo e mesmo incomodativo. A vaselina acaba por ser melhor que qualquer batom do cieiro.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu costumava usar nas mãos e pés à noite para hidratar... entretanto acho que é um bom hábito para ir buscar ao "baú"...

    Obrigada por relembrares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nat. :)
      Sem dúvida que a vaselina é um excelente hidratante para pés e mãos.
      Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. A vaselina tambem ajuda a reduzir as olheiras, á noite antes de me deitar coloco um pouco de vaselina e de manhã quase não se notam olheiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Petra :)
      Também já experimentei para as olheiras alguns dias seguidos, mas comigo não resultou muito bem.
      Para as olheiras comecei a usar o creme Nivea da lata azul e só tenho a dizer bem :)
      Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olha a bela da vaselina e com tantas utilizações! Eu sempre tive e tenho uma bisnaga de vaselina. Gosto dela como também gosto da Nivea do boião azul.
    Pelo que li do teu post podem ser usadas as duas em muitas coisas iguais. A vaselina tem de facto a vantagem do brilho para iluminador e de tratamento para as pontas dos cabelos.
    Sinceramente desconhecia tantas utilizações, adorei as dicas!
    Olha a vaselina liquida é muito boa para passar e tratar madeira, principalmente a que não tem tratamento com verniz, fica como nova (por experiência).
    Beijo
    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Célia :)
      Sim há muitos usos semelhantes quer para a vaselina, quer para o creme Nivea da lata azul. Sem esse também não vivo :P
      Obrigada pela partilha em relação à vaselina líquida.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Luarte,
    Eu normalmente no banho passo «pedra-pomes» nos pés (ajuda a tirar a pele mais dura, evitando que se vá formando alguma calosidade) depois do banho hidrato os pés com vaselina e calço umas meias de algodão para não sujarem os lençóis durante a noite...
    Se fizer isto com alguma frequência ando sempre com os pés hidratados e, logo agora que começam a ficar mais arejados ao calçarmos as sandálias...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa :)
      Olha, eu faço o mesmo que tu, só que em vez da vaselina, uso o creme Nivea da lata azul :)
      Beijinhos e obrigada pela tua partilha.

      Eliminar
  16. É verdade a vaselina tem imensas utilidades! Eu costumo usar enho que nos lábios e é excelente, não me dou nada bem com baton do cieiro, acho que fico pior.
    Agora nas pontas do cabelo nunca pensei :) tenho que experimentar.
    Sem dúvida um post muito interessante :)

    Ah e é verdade, nos móveis a vaselina líquida é óptima!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desaconselhava para cabelo.

      A parafina (composto principal da vaselina) e um oclusivo completo, como tal extremamente difícil de remover da fibra capilar e com é hidrofobico acaba por secar o cabelo a longo prazo.

      http://toquedaciencia.blogspot.com

      Eliminar
  17. duvida idiota - onde se compra a vaselina purificada? estou doida para experimentar nas pestanas, na zona da testa antes de pintar o cabelo, nas pontas do cabelo........grande dica!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal compro da marca couto ou na farmácia ou no Portugal online.

      De resto compro em boião pela vitacost (gosto da que cheira a bebé e da que tem manteiga de cacau.

      Eliminar
  18. ja experimentei para proteger a testa da tinta mas devo ter colocado pouca pk fikei um bocadinho marcada. mas lembrei-me do oleo de amendoas doces+agua de rosas e esfregando bem acabou por sair tudinho!

    ResponderEliminar
  19. Ola queria saber se a vaselina faz bem colocar em piercings? Pois o meu infecionou e nao sei o que colocar?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)