quarta-feira, 3 de abril de 2013

Limpar a cortina do duche de forma fácil e rápida

A casa de banho onde tomamos duche tem uma cortina de tecido impermeável na banheira.

Mas com a continuidade dos banhos, quem tem este tipo de cortinas sabe que ao fim de algum tempo a cortina ganha pequenas manchas escuras de humidade.

Para se evitar a humidade, a seguir ao banho deve-se esticar bem a cortina. Deixá-la bem aberta ajuda a que seque mais rapidamente do que se estiver toda puxada para um dos lados.

É recomendável que as cortinas de plástico sejam lavadas com uma esponja e detergente líquido e depois enxaguadas com água quente. 

As de tecido podem ir à máquina, sem centrifugação, até uma temperatura de 40º C. Basta retirar do varão, remover as argolas e colocar a cortina na máquina a lavar. Não esquecer de ver sempre as indicações do artigo.

Mas para ser sincera das poucas vezes que já lavei na máquina as manchas não sairam na totalidade, mesmo usando lixívia. 

Prefiro a técnica que já uso há anos.

De tempos a tempos quando vejo que a cortina precisa de ser higienizada, coloco o fundo dentro de um balde com água e lixívia com detergente, tal como mostro na imagem. 


Para quem tem este tipo de cortinas já deve ter reparado que normalmente as marcas de bolor e humidade depositam-se é no fundo da cortina e o resto do tecido permanece impecável.

Então ataco o fundo da cortina deixando-o de molho cerca de 30 minutos. Se ao fim deste tempo ainda existirem vestígios de manchas mais teimosas passo uma escovinha na zona e não há mancha de humidade que resista. 

De seguida, para eliminar os restos de lixívia e de detergente passo com o chuveiro, estico a cortina e deixo secar naturalmente.

Dá muito menos trabalho e ainda poupo na lavagem de uma máquina :)

P.S. Para quem quiser experimentar, recomendo lixívia para cores. Eu sempre usei da normal, contrariando o símbolo da etiqueta da cortina e até agora não tive problemas. É a velha conversa do faz o que eu digo, não faças o que eu faço :P

21 comentários:

  1. Bom dia amiga
    Pois esta ideia ainda não me tinha ocorrido....
    obrigada pela partilha ,vou utilizar
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Olá Luarte,

    Eu 1º coloco a zona mais afectada (zona da bainha) dentro de água e lixívia, tal como tu, mas faço um mix de lixívia, um pouco da lixívia normal com a delicada para a máquina, depois coloco na máquina.

    Até à data tem ficado boa.

    Bjs,
    MJ

    PS: Não te consigo responder ao comentário do post anterior. Se poderes ir a Ferreira do Zêzere no verão, tenho a certeza de que não te vais arrepender. É MARAVILHOSO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      Eu depois de fazer o que expliquei no post já não tenho necessidade de levar a cortina à máquina. Fica limpa e livre de manchas.
      Não sei quando vou voltar a Ferreira do Zezere, mas quando voltar será com certeza no verão para poder apreciar as praias fluviais :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Luarte, assim k puderes coloca um vidro...eu também tinha cortinado e para além das manchas devido à humidade, ficava com menos luz na zona da banheira o que não gostava nada! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sini :)
      Obrigada pela sugestão, mas não tenciono trocar a clássica cortina pelo vidro. Em termos visuais o vidro é mais bonito, mas só quando está limpo. Na prática é muito mais chato de limpar, a menos que se ignorem as manchas de calcário que ficam depositadas na superfície. E depois existem também o problema das manchas de humidade que se instalam nas juntas. Falo do que sei, porque já vivi numa casa com esse sistema e na casa da minha irmã também é assim.
      Quanto à luz, não noto menos nessa zona com a cortina fechada.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. boa noite luarte. ca em casa temos 3 casas de banho e numa delas tenho uma banheira parecida com a tua, curiosamente para nao ter esse problema com a cortina de tecido coloquei tambem uma cortina de plastico. assim quando se toma banho so a de plastico fica molhada e a de tecido fica sempre seca e impecavel! parece estranho, mas achei a ideia excelente. ja sigo o teu blog ha uns meses, mas nunca tinha comentado. beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Não é assim tão estranho, porque tenho uma amiga que usa esse sistema de dupla cortina. É uma questão de preferências. Como acho fácil e prático o sistema de limpeza que uso, tenho-o mantido. E como só de tempos a tempos faço a higienização da cortina, posso dizer que não custa mesmo nada.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Adorei a tua ideia!! Tambem prefiro as cortinas, pois quando me canso do desenho posso troca-las.
    Agora vai ficar bem mais facil de mante-la limpa.
    Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá kakau :)
      Uma das vantagens das cortinas também é essa, podermos trocá-las e mudar o visual do w.c. qunado nos apetecer. E atualmente até as argolas se trocam a gosto :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa noite Luarte,
    Mais uma óptima ideia. Eu costumo pôr a cortina na máquina e caso não fique bem ponho de molho em lixívia apenas a zona que precisa. A tua "técnica" é bem mais prática. Beijinhos. Sandra M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra M. :)
      Eu cheguei à conclusão que fazer uma máquina para a cortina e depois ainda ter trabalho a tirar restos de sujidade era um grande desperdício. Tentei duas vezes e não tendo resultado como queria, desisti. Prefiro esta fórmula que partilho convosco.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Luarte,é uma optima ideia.Cá em casa tenho duas cortinas desse material...uma é toda branca e fica sempre da parte dentro da banheira...as de cores ficam por fora.Pode não acreditar mas, a cortina branca tem 19 anos e sempre tenho lavado com lexivia...vou seguir a sugestão,porque sempre se poupa uma máquina.Beijinhos Alexandra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Alexandra :)
      Claro que acredito no que me diz. Quando o material é resistente, se for feito cuidado pode durar uma vida.
      Espero que a experiência lhe traga bons resultados :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Luarte,
    Mas que boa ideia!
    A minha cortina é toda branca e realmente já a lavei várias vezes, mas em baixo...
    Vou experimentar já hoje e depois dou noticias.
    Obrigada.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luarte,
    Já fiz!...
    Não está como gostava, mas há uma diferença, e está melhor do que estava. Agora até ficar como quero vou fazer com mais frequência, depois faço mais espaçado.
    Obrigada pela dica!
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C.
      A limpeza foi feita com lixívia normal?
      Se calhar a cortina já tinha manchas demasiado entranhadas, não sei...
      Fazer a higienização com uma certa regularidade, ajuda muito e não custa assim tanto (feita desta maneira que sugiro).
      Beijinhos e obrigada pela partilha de resultados.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Luarte,
    Outra vez, cá estou eu...
    A limpeza foi feita com lexívia com detergente, tal como sugeriste (mas da marca «branca, mais branca», ou seja a mais barata, que era a que eu tinha cá em casa da marca «É»; quando esta acabar, vou experimentar com uma marca um pouco melhor.
    Mas tem estado a resultar (já fiz 2ª vez), já pensava em cortar a bainha em baixo e fazer outra, é que já estava entranhada e não conseguia tirar...
    Até pensava em me desfazer da cortina... como comprei na Primark, foi mt barata e nem preciso de argolas, mas assim ainda cá vai ficar mais uns tempos e poderei alternar com outra que venha a comprar.
    Mais uma vez, Obrigada pela partilha.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C.
      Ainda bem que não cortaste o fundo da bainha :P
      Quando conseguires colocar a cortina bem limpinha, vais ver como consegues fazer uma manutenção mais rápida.
      Claro que não convém que a humidade se entranhe ao ponto da coisa voltar ao mesmo estado.
      Esta que tenho já tem 4 anos. Continua novinha e espero que assim continuo por muitos anos.
      Beijinhos e obrigada pela partilha da tua experiência :)

      Eliminar
    2. Esta publicação já é antiga mas já agora deixo a minha dica para aquelas manchas mais resistentes. Eu tiro a minha e coloco dentro da banheira já com um palmo de água bem quente, detergente da roupa, uma chávena de perborato de sódio e uma boa quantidade de vinagre de vinho branco. Deixo de molho uma horinha, passo por água na própria banheira e penduro-a logo molhada no sitio e deixo-a bem aberta a secar. Aquelas pintinhas pretas mais resistentes, saem logo. :)

      Eliminar
    3. Obrigada pela sugestão Orquìdea!
      Esta publicação já tem algum tempo, entrei mudei de técnica para uma ainda mais simples, rápida e eficaz. Não de mora mais de 2 minutos, não me dá trabalho praticamente nenhum e fico com as cortinas de duche impecáveis. Ver aqui: http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2014/10/fazer-lixivia-em-spray.html
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)