segunda-feira, 1 de abril de 2013

Por Tomar e pelo Zêzere

E com o fim de semana prolongado e tão bons motivos para comemorar, apesar das previsões de mau tempo, fomos conhecer um bocadinho mais de uma zona que há muito tinha vontade de explorar: Ferreira do Zêzere.

Aproveitando o facto de termos ficado alojados a poucos quilómetros de Tomar, decidimos conhecer também um pouco melhor uma das cidades mais históricas de Portugal.

O castelo dos Templários e o Convento de Cristo são os grandes ícones históricos e arquitetónicos da cidade, sede nacional dos Cavaleiros Templários na Idade Média e, mais tarde, da Ordem de Cristo.

Tanto eu como o P. já conhecíamos o Convento e o Castelo, monumentos de visita obrigatória para quem vai a Tomar.

Mas da cidade, muito pouco ou nada conhecíamos. E o que descobri de Tomar foi bom, muito bom. É uma cidade muito simpática com um  imenso potencial para oferecer ao visitante o melhor cartão de visita.

O centro histórico é muito bonito, com ruas estreitas mas muito atrativas na sua arquitetura bem conservada.  A Praça da República, por exemplo, é um autêntico regalo para as vistas.

Igreja de S. João Batista, Praça da República

A dividir a parte nova da parte velha da cidade temos o lindo Parque do Mouchão (parque da Cidade) e  o Rio Nabão, transformando Tomar numa cidade ribatejana muito interessante de se conhecer.

No parque aproveitou-se para passear mas também para colocar o Geocaching em dia :)

Na rua Serpa Pinto que desemboca na praça principal passamos pelo Café Paraíso, um café emblemático, onde se cruzam diferentes gerações. Este café com mais de 100 anos, palco de muitas tertúlias, não passa despercebido ao olhar do visitante mais atento. O próprio lettring é chamativo e convida-nos a entrar. Infelizmente e por pura distração esquecemo-nos de tirar foto. Resta-me deixar uma imagem retirada da net para ilustrar a nossa passagem por lá.

imagem retirada daqui

Na sexta feira Santa, escolhemos jantar num restaurante com um nome muito pouco religioso: Casa das Ratas :P

Fachada da "Casa das Ratas"

Adorei tudo, desde o espaço tão popular e carismático, outrora uma antiga taberna, à boa música, à excelente relação qualidade/preço da comida, à simpatia do atendimento. Tudo 5 estrelas*****  Recomendo vivamente e quando regressar a Tomar quero voltar a comer neste lugar :)

Todas as ruas têm vistas para o Castelo, o guardião da cidade

E depois à volta temos as montanhas de um verde luxuriante e o Rio Zêzere à nossa espera, cheio de recantos mágicos para descobrir.

As vistas do nosso quarto para a Albufeira de Castelo de Bode, onde fica a ilha do Lombo (rio Zêzere)

O dia de sábado esteve muito bom e sem chuva, por isso foi sair bem cedo e regressar o mais tarde possível para aproveitar tudo ao máximo.

Lago Azul, Ferreira do Zêzere

Com o tempo que se tem feito o nível das águas subiu bastante, fazendo submergir muitas das bonitas e encantadoras praias fluviais que existem nesta zona do rio

Situada numa península banhada pela Albufeira de Castelo de Bode, esta pitoresca aldeia, também conhecida por "a aldeia do fim do mundo" mereceu maior destaque nos últimos anos com a rodagem do filme português "Dot.com", uma comédia rural de Luís Galvão Teles, e várias reportagens, entre elas "Viagem ao centro da minha Terra". Confesso que depois de ver esta reportagem (aqui) cresceu em mim o meu interesse e o meu entusiasmo em explorar e visitar esta zona/região.

A famosa Torre de Dornes, torre templária pentagonal

Com as chuvas e o arrastamento de lamas, encontramos Dornes ou a "península encantada" banhada por águas castanhas

Mais um momento de Geocaching e seguimos caminho para Vila de Rei.

E como não podia deixar de ser, a 2 km visitámos o famoso marco geodésico que assinala o centro de Portugal. Situado a 600 metros de altitude, pode-se vislumbrar a partir daí, quando o estado do tempo assim o permite (felizmente no sábado permitiu), desde as planícies alentejanas, a Sul, à Serra da Lousã e Estrela, esta última quase a 100 km de distância.

Eu e o P. bem no centro de Portugal.

Por fim, visita a Penedo Furado, uma líndíssima praia fluvial cujo nome surge a partir de um enorme penedo furado que existe na arriba.

E é sempre tão bom conhecer um bocadinho mais do nosso lindo Portugal. Porque viajar, seja de que maneira for, faz-nos ficar mais próximos do mundo, bem mais próximos de nós.

Beijinhos e bom início de semana.

18 comentários:

1. Tomar e Ferreira do Zêzere ...nem sabes como adorei as imagens ...andaste pelas terra dos meus avós paternos...já não vou lá há algum tempo e fiquei cheia de saudades!
    Obrigada pela partilha!
    Bjs
    Maria

1. Olá, Maria :)
      Que este seja um bom pretexto para voltares a Tomar e a Ferreira do Zêzere!

Eliminar
  2. Andei por essas paragens há 2 anos com o F. e adorei! Estamos sempre a falar em voltar a Ferreira do ZêZere! :)

Beijos*

1. Olá, Cátia Luís :)
      É mesmo uma zona para voltar muitas vezes. É linda e muito hospitaleira :)

3. Respostas
    1. Olá, Rita :)
      Então também és geocacher! É um jogo bem giro e interessante!

Eliminar
  4. Manucha que lindas fotos :) Fiquei com vontade de conhecer este sítio :) A foto ultima está muito gira. Como conseguiste que os peixes viessem à tona da agua? Beijinhos

Oceanosemfundo

1. Olá, manucha :)
      Eu não consegui que os peixes viessem à tona eles é que saltavam e com alguma paciência conseguiu-se captar os peixinhos no ar, qual peixes voadores :)

5. Olá Luarte,
    São, sem dúvida, zonas lindíssimas. Ver as tuas fotos fez-me lembrar as minhas férias de infância. Os meus pais tês casa numa aldeia muito próxima do Penedo Furado e passei lá óptimos momentos. Se voltares também podes visitar a Aldeia do Mato (perto de Abrantes e de Rio de Moinhos). Beijinhos. Sandra M.

1. Olá, Sandra M. :)
      Obrigada pelas sugestões. Fica para uma próxima visita :)

6. Olá Luarte,

Sabes que o meu sonho é ir viver para Ferreira do Zêzere, talvez quando for velhinha, quem sabe!!

Tenho lá uma casa, era do meu avô, e nós reconstruímo-la.
    Tenho a história dela (casa) no meu cantinho.

Agora, já não vou lá com tanta frequência como até à uns tempos atrás, que ia praticamente todos os fds, mas mesmo assim, ainda passo lá muitos bons momentos. ADORO aquela zona… e no verão??? Aquelas praias fluviais todas!!! Fernandaires, maravilhoso!

Fiquei com tantas saudades, mas este mês talvez ainda vá lá…

Bjs,
    MJ

1. Olá, Maria João :)
      Espero que um dia consigas concretizar esse teu sonho. Não tens nada mau gosto :D
      No verão as praias fluviais devem ser lindissimas.
      Infelizmente o mau tempo de domingo não nos deixou tirar partido das zonas que ainda queríamos ter visitado e obrigou-nos a regressar a Lisboa bem mais cedo do que o previsto :(
      Passei perto de Fernandaires, mas não cheguei a lá ir.
      Fica para a próxima vez que regressar a Ferreira do Zêzere.

Eliminar
  7. ola! O meu concelho é lindo não é?Ferreira do Zezere tem recantos mágicos !Ainda ontem fomos a Dornes é o 1º Cirio que se faz depois da pascóa
    beijos

1. É lindíssimo! :)
      Que giro teres estado ontem em Dornes.
      Toda a zona envolvente é espetacular.
      Espero voltar.

Eliminar
    2. Existe tb o Agroal tb é uma zona muito gira e calma mas isso ja é na parte Tomar-Ourém no limite do 2 concelhos.
      bjs

8. Olha a malunfa amarela, ehehee :)

Muito bonitas as paisagens, fiquei com vontade de conhecer!

9. Opá.. que passeio bonito,
    Tomar conheço mais ou menos e sim é uma cidade muito bonita.
    Ferreira do zezere não conheço.
    Gostei das fotos.
    joquinhas

ResponderEliminar
  10. Andaste por Vila de Rei... os meus pais são de uma aldeia perto... adoro ir lá.
    Beijinhos

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)