quarta-feira, 24 de abril de 2013

Um regresso às origens no cuidado diário do rosto

Há produtos que dificilmente troco por outros no cuidado diário do rosto.

E digo isto, depois de já ter experimentado várias marcas de cremes e loções.

Felizmente nunca tive problemas de espinhas, pontos negros, borbulhas, acne, pele oleosa, etc... tive sorte nessa matéria. 

Daí que durante muito tempo os meus cuidados se resumissem ao básico dos básicos: lavar o rosto e hidratar.

Já lá vão uns anos desde que passsei a barreira dos 30. Embora a passagem do tempo traga inevitavelmente o envelhecimento, ficar mais velha não é coisa que me assuste, nem me cause angústias. Obviamente que se me derem a escolher prefiro envelhecer melhor do que pior, ter um rosto que aparente ter menos do que mais idade. 

Mas nunca fui de gastar balúrdios com cremes. O que eu acho e sempre achei é que se os produtos caríssimos, que prometem ser verdadeiros elixires da eterna juventude, fizessem milagres, não viamos celebridades e gente rica a fazer peelings, a colocar botox, a sujeitarem-se aos mais variados tratamentos e cirurgias de rejuvenescimento. 

Está provado que para manter um rosto jovem e saudável não bastam só cremes. Os nossos hábitos alimentares e de saúde também interferem no rosto que apresentamos, assim como os genes que nos calharam em sorte e que dificilmente controlamos.

Depois de já ter experimentado muita coisa, hoje em dia há produtos que passaram a fazer parte integrante nos cuidados diários que dispenso com o meu rosto. São os meus indispensáveis. 

São os produtos que as nossas mães, as nossas avós e as nossas tias já usaram. São produtos que já provaram ao longo de gerações aquilo de que são capazes de fazer por nós a preços muito económicos e que não ficam aquém de muitos dos melhores produtos de perfumaria.

Falo, por exemplo, do creme Nivea da lata azul, com mais de 100 anos, da Água de Rosas e do Óleo de Amêndoas Doces, com séculos de existência, e do Leite que bebemos todos os dias. Tudo produtos que encontramos facilmente em qualquer supermercado a preços super económicos.

Estes são produtos que utilizo também para outros fins, alguns deles até já partilhados convosco. Mas como este post tem por objetivo falar do rosto e dos cuidados diários que tenho com ele, vou evitar dispersar-me.

Leite



Quem nunca ouviu falar dos famosos banhos de leite de Cleópatra, um dos maiores ícones de beleza de sempre? Segundo consta, o leite que usava para rejuvenescer e realçar a sua beleza era de cabra, 
que ao que parece contem mais vitaminas e nutrientes que o de origem bovina.

Mas à falta de cabra há o de vaca e é esse que uso no rosto. O leite é extremamente rico em aminoácidos, componentes essenciais na regeneração e manutenção do organismo. Eu utilizo o leite como quem utiliza leite de limpeza facial para a remoção da sujidade, das células mortas e das impurezas segregadas pela pele. 

Tenho sempre um pequeno recipiente com leite no frigorífico onde coloco a quantidade necessária (cerca de 15 ml) para mais ou menos uma semana e meia de duração.

O facto de ser aplicado a uma temperatura baixa/fria é excelente porque o choque térmico tonifica.

Utilizo de manhã e à noite.

Água de Rosas



Tenho sempre água de rosas num borrifador que uso como tónico e como leave in nos cabelos (ver aqui). Também é bom como desmaquilhante.

Enquanto tónico, a água de rosas ajuda a restaurar o ph da pele, a limpar e fechar os poros, a manter a hidratação interna, a acalmar e a refrescar a pele, a controlar a oleosidade e a completar a limpeza através da sua ação anti-sética e anti-bacteriana.

E como é que eu aplico? Com o frasco de spray, borrifo diretamente todo o rosto com a água e espero sensivelmente 15 segundos para que a pele possa absorver melhor o produto. Ao fim deste tempo e com um disco seco a humidade excedentária no rosto. Quando há tempo, basta esperar mais uns segundos (poucos) para que o produto seja totalmente absorvido pela pele e seque naturalmente. Só depois aplico o creme hidratante e o protetor solar (no mínimo fator 30, todos os dias quer de inverno, quer de verão).

Utilizo a água de rosas a seguir à aplicação do leite,  de manhã e à noite.

Óleo de Amêndoas Doces



O seu uso é essencialmente recomendado para a pele do corpo e não tanto para a pele do rosto. O óleo de amêndoas doces substitui na perfeição qualquer hidratante corporal. Mas no rosto também gosto de usar de uma forma moderada e muito específica.

Mais ou menos 1 vez por semana faço esfoliação facial usando uma pequena porção de óleo com açúcar. Ao mesmo tempo que removo as células mortas, hidrato a pele de forma natural. 

Gosto também de utilizar como desmaquilhante para os olhos e faço-o da seguinte forma. Num recipiente tenho sempre uma mistura feita de partes iguais de óleo de amêndoas doces e água de rosas. Assim que agitamos os 2 ingredientes obtemos de imediato uma mistura esbranquiçada. Não há máscara, sombras, lápis, qualquer que seja a maquilhagem à prova de água que resista. Sai tudo num instante e ao mesmo tempo hidrato a zona do contorno dos olhos, assim como cuido e fortaleço as minhas pestanas tornando-as mais bonitas e brilhantes. Há muito que não sei o que é comprar um desmaquilhante.

Nivea Creme Lata Azul



Há coisa de 1 mês que deixei de usar o creme de noite e passei a aplicar o creme Nivea em todo o rosto. A minha pele é tendencialmente seca, mas já li e já me contaram que em peles oleosas também tem um excelente efeito, ao contrário do que se possa pensar por ser um creme gordo. Mas em relação ao que desconheço, vou deixar que outros se pronunciem por mim e falem de sua justiça.

E não, não me assustam minimamente os mitos de que faz crescer pêlos. O que faz crescer pêlos são os desequilíbrios hormonais ou uma quebra de estrogénio no organismo feminino.

Posso dizer que em poucas semanas de aplicações diárias comecei logo a notar muitas diferenças. Estou muito contente com os resultados. A minha pele está muito mais macia, luminosa e hidratada. As minhas olheiras diminuiram. As primeiras rugas na zona dos olhos e da testa parecem-me mais esbatidas. 

Com muita satisfação vejo algumas manchas ficarem muito mais clareadas, nomeadamente na zona um pouco acima do lábio superior tinha a pele meio escurecida há muito tempo (os chamados melasmas) e já praticamente não se vê nada. Não há nenhum creme que tenha usado que tenha feito tanto como esta latinha tem feito em tão pouco tempo.

Utilizo depois do tónico e antes de me deitar.

Impressões finais

Pela experiência que tenho só encontro vantagens no uso destes produtos. São muito económicos, por comparação com produtos específicos para os mesmos fins. Têm um prazo de validade muito superior aos seus congéneres. São produtos extremamente versáteis podendo ser empregues nos mais diferentes usos que lhes queiramos dar. Não são agressivos, nem causam irritação e ainda apresentam propriedades excelentes para o tratamento e cuidado da nossa pele.

Quanto tempo dispenso diariamente com o rosto? Não mais de 2/3 minutos de manhã e antes de deitar.

E vocês, também gostam de utilizar estes e outros produtos do tempo da outra senhora? 

Beijinhos e bom início de semana.

47 comentários:

  1. Eu comecei a usar o "sabão azul" para limpar a cara em detrimento dos atuais sabonetes líquidos faciais. Beijnhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta FG :)
      O "sabão azul" é outro dos clássicos.
      Por acaso não lavo a cara com sabonetes. É aguinha só e os produtos que menciono aqui.
      Beijinhos e obrigada pela partilha.

      Eliminar
  2. Olha, o desmaquilhante de olhos é que foi mesmo uma boa dica para mim! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carla :)
      Eu gosto muito. Basta só um bocadinho e num instante sai tudo.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já apontei umas dicas! Obrigada!
    Uso a água de rosas, do leite já me falaram e gostei da dica do desmaquilhante.
    Eu uso, à noite, o óleo de argão para hidratar a pele e gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oçá, poupadinha :)
      Também tenho ouvido falar bem desse óleo. Então ultimamente até parece que virou moda. Qualquer dia experimento ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Meus Deus com tanta sabedoria ,deste post tirei tanto amiga ,como é bom fazer parte deste mundo dos blogs ,é só gente dotada
    Deste post vou tirar para o meu caderninho muita coisa ,especialmente o desmaquilhante dos olhos e tentar o nivea boião azul para as manchas que tenho na testa.
    Ao contrário de ti tive muitos problemas com a minha pele já em adulta ,os cuidados são redobrados ,mas vou tentar com certeza os teus cuidados ,quem não arrisca no petisca .
    obrigada pela partilha
    bjs gandes
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu
      Não custa tentar quando estamos a falar de produtos que são bastante acessíveis. Eu tenho adorado o Nivea da lata azul. Comecei um bocado cética em aplicar em todo o rosto, mas neste momento estou completamente rendida. Quanto ao desmaquilhante, também só tenho a dizer bem. Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu tenho vindo a gastar rios de dinheiro em cremes de farmácia e sinceramente o resultado não compensa o investimento. Tenho uma pele muito sensivel e nem sempre é facil adequar os tratamentos. Já usava algumas dicas, sobretudo a nivea. Não conhecia a do leite mas logo já vou experimentar.
    Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Goreti :)
      Obrigada pela tua partilha.
      Há produtos muito mais económicos que nos oferecem os mesmos resultados ou até melhores.
      Essa é a experiência direta e indireta que tenho também.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Nunca fui de ter borbulhas nem pontos negros quando era mais nova não tinha cuidado, agora sim limpo o rosto e aplico um creme hidratante, mas as tuas dicas vão ficar registadas.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      Parece que somos mesmo umas sortudas.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Obrigado pelas dicas. O creme Nivea da lata azul (que agora também existe em plástico)tem sido o meu grande companheiro de carteira desde há muitos anos.
    Quanto ao restante, por vezes gastamos dinheiro e nem nos lembramos que podemos obter os mesmos ou melhores resultados com produtos relativamente mais baratos e que normalmente quase todos possuímos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta
      Desde que me conheço que me lembro do creme nivea lata azul na casa dos meus pais e depois na minha :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Tantos erros nestas recomendações!! Até me arrepio!

    Em primeiro lugar não se deve usar óleo na zona ocular. Esta zona é muito sensível e a absorção aqui é exacerbada e claro que o óleo tira todas as máscaras e pinturas, mas poderão ocorrer reacções alérgicas, para além do mal que faz se entrar nos olhos.

    Em segundo lugar, o creme nívea é água/óleo o que quer dizer que é contra-indicadíssimo na zona oleosa das peles mistas. Dizes bem que não tens problemas de borbulhas e pontos negros, mas a maior parte das pessoas tem pele mista e na zona T este creme é também contra-indicadíssimo. É oclusivo para os poros e não deixa a pele respirar

    Em terceiro lugar....água de rosas do continente? falas em economia mas economizavas mais se borrifasses a cara com água. Água de rosas do continente é só água com aroma. Se querias algo realmente apaziguante porque não a água termal? Essa sim, espectacular com propriedades anti-inflamatórias e hidratante. E há água termal portuguesa excelente: canavezes água termal

    e além do mais a nívea é alemã....pq não então trocar pelo benamor creme já que falamos em algo antigo....a qualidade é equivalente e o preço menor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara, Marlene
      Eu aceito todas as críticas que me possam fazer, desde que de forma educada. Infelizmente não é o seu caso. Quanta presunção em todo o seu texto.
      A intenção foi apenas partilhar resultados que tenho conseguido com os produtos que aqui partilhei e que muito me têm deixado satisfeita. Não estou a tentar impingir ou vender a banha da cobra a ninguém. É que nem sequer ganho nada com isso.
      E ficamos por aqui.

      Eliminar
    2. Não fui mal educada e realmente ficamos por aqui, porque não se trata de presunção. Não consigo emitir opiniões sobre o que não sei, nem deixar de comentar sobre o que sei.
      Também não ganho nada com nada. Não tenho loja de cosmética, nem blog patrocinado por produtos.
      Estou também a dar a minha opinião e se é de uma forma tão enfática é porque realmente me faz um pouco impressão a forma tão segura com que falou de certas coisas que estão mesmo erradas.

      Mas paz....gosto do seu blog e de muitas sugestões praticas e giras que dá

      Eliminar
    3. Marlene, sem querer estar a enfatizar a coisa ou a bater no ceguinho, não gostei do tom com que escreveu o primeiro comentário. Daí ter dito haver demasiada presunção nas suas palavras.
      Por norma costumo ser uma pessoa zelosa e preocupada em informar-me das coisas antes de as usar.
      Tem razão em parte no que diz sobre a água de rosas do Continente. Já usei de outras de melhor qualidade, mas para obter uma água de máxima qualidade o preferível seria fazê-la em casa.
      Quanto ao desmaquilhante, ele é uma mistura de óleo de amêndoas doces com água de rosas. Eu não aplico diretamente óleo nas pestanas e nas palpebras.
      E como todos os produtos específicos, há que ter cuidado a usá-lo na zona dos olhos, por ser uma zona delicada e sensível. O risco de problemas existe tanto com uns como com outros.
      Por fim, opto pelo Nivea da lata azul em vez do Benamor, pelo único motivo de sempre ter conhecido esse creme na casa dos meus pais, como em muitas outras casas de família. E ao conhecer-lhe os resultados, naturalmente tenho seguido a tradição. Só por isso.
      Paz e tranquilidade é o que se quer tanto aqui, como em todo o lado :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Luarte,
    Durante anos a fio utilizei cremes da marca Clinic. São excelentes, não há dúvida, no entanto, quando as despesas tiveram de ser repensadas, os cremes caros foram os primeiros a sair e passaram a entrar os de marca nivea (o da lata azul para a noite, e o hidratante normal com FP15 para dia). Posso dizer que tive algum receio com a mudança mas a verdade é que muitas vezes os cremes mais económicos não são piores que os outros. Estou muito satisfeita e a minha carteira também. Vou experimentar a água de rosas, conforme sugeres. beijinhos :) Sandra M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra :)
      Obrigada pela tua partilha.
      Permite-me que faça apenas uma ressalva quando falas do creme hidratante com FP15. É muito pouco de proteção. Ter esse índice ou não ter nada é igual. O creme hidratante que uso também tem FP15, o que não impede que eu uso depois protetor solar FP30, no mínimo.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Luarte,
      tens toda a razão. E eu sou de extremos!! Durante a semana utilizo apenas o hidratante FP15 que te falei mas ao fim-de-semana, quando começa o bom tempo, uso FP50. Durante a semana não apanho muito sol e por isso evito os protetores mais elevados que 15 porque fico com uma sensação de pele muito brilhante (não sei se te acontece o mesmo). Beijinhos.

      Eliminar
    3. A questão da pele ficar brilhante ainda não notei. Deve que ter a ver com o protetor solar que etás a usar. Eu acabei há pouco um da nivea para o rosto e que é anti-evelhecimento do rosto. Entretanto iniciei um da boticário, mas sinceramente prefiro o da nivea. Ambos são proteção 30.
      Beihinhos

      Eliminar
  10. Oi, Paula :)
    Pois eu sei que és. Já tenho aprendido umas coisas contigo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Luarte!
    Adorei esta tua partilha e, apesar de ter apenas 30 anitos :-), utilizo muitos destes produtos que, para além de muito eficazes, poupam-nos imenso dinheiro! E já agora: o meu pai toda a vida foi soldador e, como tal, estava exposto a muitas horas de calor pelo que todos os dias à noite, depois do banho, era a famosa Nivea da caixa azul que lhe aliviava a pele da cara. Coincidência ou não, o meu pai tem hoje 66 anos e dão-lhe sempre muito menos! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luísa :)
      Fazes bem em ter essa preocupção com o rosto. Eu só depois dos 30 é que comecei a ter outra atenção com o rosto. Até aí era só creme hidratante de manhã e toca a andar.
      Obrigada pela partilha da experiência do nivea com o teu pai que vai muito ao encontro de outras experiências que conheço com ótimos resultados.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Adorei estas sugestões, vou experimentar quando acabar os que estou a usar. Como creme hidratante tenho usado o htl, compro um frasco de 500 ml e também não fica caro e gosto. Sempre ótimas ideias, obrigada por este teu blogue, é o meu preferido. Bjs, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana :)
      Não conheço esse a marca desse creme hidratante. Costumas comprar? O último que estive a usar era da marca Dr. Organics, que comprei no Celeiro. Agora estou a usar uma linha nova, que por acaso é vendida no Continente, que se chama Bioten, à base de produtos naturais, com um preço muito em conta. Tenho gostado.
      Obrigada pela tua preferência em relação a este blog. Fico feliz por isso :)
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Luarte!Também tenho água de rosas que comprei no pingo doce e limpo a cara à noite com ela. De manhã no banho lavo a cara com sabonete de glicerina que me custou à volta de 0,45 € há uns dois meses (e usos todos os dias). Depois ponho um creme de corpo e rostoque comprei no Dia e me custou 2,99 €. Fiquei com medo mas esta combinação é excelente. Sentia a pele áspera no queixo e na testa e desde que comecei a usar estes produtos estou muito melhor. A Nívea está comigo desde sempre, para a cara, para hidratar as mãos, para hidratar a barriga (desde a primeira gravidez, bate todos os outros da Mustela 9 meses) e no verão já curou alguns vermelhões do sol. Só me falta experimentar o óleo de amêndoas. Obrigada pelas dicas :)
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raquelita :)
      Gosto dessa ideia de lavar o rosto no banho com o sabonete de glicerina. Hei-de experimentar.
      Não percebi bem se o creme que usas no corpo é o mesmo que usas no rosto. É?
      Obrigada pela tua partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. OLá Luarte, nunca dei muita importância ao cuidado a ter com o rosto mas com tão boas dicas vou sem dúvida tratar-me mais. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Caminhante :)
      Eu também nunca dei muita atenção até a uma determinada altura. Mas convém porque mais vale prevenir do que remediar.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Adorei as dicas,além de já usar água de rosas como tónico.Estamos sempre a aprender. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria de Lurdes :)
      Fico feliz por saber que fui útil com esta partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Adorei as suas dicas.
    Nos últimos tempos tenho também andado a trocar os produtos mais caros que usava por opções mais baratas mas não menos saudáveis.
    Tenho experimentado especialmente truques como máscaras para a cara e afins com produtos naturais e os resultados foram bastante positivos.
    Vou continuar a seguir o teu blog!
    Abraço,
    Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gabriela
      Eu aos poucos também tenho feito isso, apesar de nunca ter comprado produtos demasiado caro para o rosto.
      Obrigada por gostares vir aqui a este cantinho.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Eu uso exactamente o mesmo que tu (independentemente da marca branca) só nunca me lembrei do leite :) e o creme de rosto estou a usar um que me foi oferecido de uma marca brasileira e tenho gostado muito dos resultados.

    Sem dúvida há quem gaste imenso dinheiro em cosmética e produtos de limpeza, quando a outra senhora fazia o mesmo por valores muito mais em conta :D
    Sou sempre adepta do mesmo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Luarte, na mensagem que deixei em 25/04, escrevi errado o nome do creme que uso, o correto é atl da edol (uma marca tipo a barral)e comprei na farmácia do continente, pois tenho uma amiga que o usa há muito no rosto e corpo. Peço desculpa pelo meu erro. Bjs, Ana M.

    ResponderEliminar
  19. Lúcia: Já somos duas a pensar da mesma maneira ;) Beijoquinhas

    Ana M. : Obrigada pela correção, Ana! Da próxima vez que for à Well's hei de procurar esse creme. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá minha querida Luarte.

    Estou há séculos para escrever um comentário neste post especificamente.

    Sabes que adoro este tipo de coisas. Substituição de produtos comerciais (com ingredientes a evitar) por outros muito mais naturais e com os mesmos resultados, às vezes até melhores.

    Por isso, obrigada pelo tempo que dispões a partilhar tudo isto de forma gratuita.

    Ando a fazer um esforço para alterar situações na minha rotina diária, cuidar melhor da minha pele (sempre fui uma desleixada) e vestir-me melhor.

    Em relação à pele, já fiz cremes de rosto caseiros (conto de fazer um post/video para explicar tudo) e estou muito satisfeita. Para limpar o rosto uso um sabonete natural (encomendei online) que dilui em água para colocar num frasco e ser mais prático.

    Falta-me a parte do leite e/ou tónico. Quanto ao segundo conto de fazer caseiro (apesar de durar menos) porque o meu pai tem imensas roseiras, é uma questão de esperar pelas rosas.

    Mas o primeiro é que me deixou curiosa e vou experimentar. Faço-te só um pedido para perceber melhor a rotina. Podes dizer-me, por ordem, como usas tudo, manhã e noite?

    Obrigada e bjs,
    Anabela



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anabela :)
      Obrigada pelo teu comentário.
      Fico a aguardar ansiosa que partilhes esses truques que tens na manga.
      Eu tenho ideia que levas a coisa mais à séria, porque produzes e tudo os produtos. Eu sou mais preguiçosa :P
      Quanto à água de rosas, tivesse eu quem me arranjasse rosas e também fazia.

      Respondendo ao teu pedido o meu ritual é este:

      De manhã:

      1) Passo o leite de vaca pelo rosto.
      2) A seguir passo o tónico
      3) Depois aplico o creme hidratante
      4) Por fim coloco protetor solar.

      Noite:
      1) Passo o leite
      2) A seguir o tónico
      3) Se tiver maquilhagem, passo o desmaquilhante de óleo de amêndoas com água de rosas.
      4) Por fim, aplico creme nivea por todo o rosto.

      Entrentanto, hoje comprei um sabonete de glicerina no Celeiro e vou passar a usá-lo no banho para lavar o rosto, como a Raquelita Mendonça faz. Gostei da ideia que ela partilhou.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, diz.
      Beijinhos

      Eliminar
  21. ola bom dia. claro k este fds comprei a agua de rosas e digo-te k eu k sempre detestei tonicos pk ou deixavam-me a pele seca ou peganhenta adorei!!!!! estava cheia de calor e passei um algodao c agua de rosas e fikei fresquinha! amei. por 0.52€ no pingo doce vou adoptar a tua dica.vou usar é no fim de tirar a maquiagem. a dica do leite n pega pk eu sou uma calona e tenho de ter tudo no wc prontinho a usar.falta-me o oleo de amendoas doces e o nivea mas ainda n acabei o creme de noite.tb estou curiosa c a vaselina tanto para olheiras como para o cabelo. ja agora lembrei-me k em tempos fazia uma mascara de claras de ovos na cara e a pele ficava mt macia e limpinha. em queimaduras da cozinha n uso outra coisa e os resultados sao bem melhores k o melhor creme.

    ResponderEliminar
  22. ja experimentei o "teu" desmaquiante para os olhos e mais uma fã!!!!saiu o rimel todinho!resumindo so neste post ja me fizeste poupar uns valentes trocos. n compro mais leite de limpeza, desmaquiante de olhos e creme de noite e tonico.'bigada pelas dicas ,adorei!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Vou testar o nívea azul a noite, porque durante o dia, fico com o rosto brilhante, pois minha pele é oleosa! Recomendo o leite de colonia como demaquilante, acho bem eficaz, só meu tônico que é caro, uso o da nívea, muito gostoso e refrescante.

    ResponderEliminar
  24. Olá!
    Aqui por casa toda a gente usa o creme hidratante ATL. Na farmácia é um pouco mais caro mais na internet encontra-se a muito bom preço!
    Tenho comprado em www.medicalshop.pt a embalagem de 1Kg e entregam em 24 horas!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)