quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esfoliante e anti-celulítico caseiros

Depois de ter falado aqui do truque das borras de café para fertilizar as plantas, nos comentários que se seguiram ao post, algumas leitoras também mencionaram, entre outras vantagens, o uso das borras de café como esfoliante e como anti-celulítico.

Curiosa como sou, apressei-me a procurar mais sobre o assunto e encontrei vários testemunhos e informação que confirmam o poder do café na esfoliação corporal e na redução de gordura acumulada e localizada, a famosa celulite, que todas as mulheres odeiam, mas que infelizmente todas têm, desde as mais gordas às mais magras. Com maior ou menor incidência, ninguém escapa :P

Só me lembro de uma única vez ter comprado um creme anti-celulítico e de o ter usado conforme as indicações e não ter visto resultados nenhuns. Mas isto já lá vão bem mais de 15 anos.

Desde aí, borrifei-me para o assunto dos cremes e assumi sem grandes complexos esta coisa super feminina que é a celulite :P

Claro que não há milagres e é fundamental uma alimentação saudável, ingerir muitos líquidos (água preferencialmente) e a prática regular de exercício físico para um melhor funcionamento do nosso organismo. Todos sabemos isto de cor e salteado. Mas do saber ao fazer, vai uma grande distância.

De qualquer forma, depois de ter conhecimento que o café pode ser uma poderosa arma na guerra anti-celulítica, também não custava experimentar e formar a minha própria opinião.

Ora segundo diferentes estudos, sabe-se que a cafeína aumenta o fluxo sanguíneo, e ao acelerar o metabolismo acaba por ter poderes lipolíticos, isto é, tem a capacidade de queimar gorduras. Razão pela qual grande parte dos cremes anti-celulíticos têm na sua composição cafeína ou derivados desta.

Mas isto não significa que devemos passar a beber mais café ou a ingerir mais cafeína. Todos sabemos que o consumo exagerado também traz malefícios à saúde.

Há 1 mês que uso uma mistura de borras de café no banho e aplico nas áreas mais afetadas. A minha banheira já virou um autêntico SPA.

Neste momento, e ao fim de algumas semanas de aplicação, já me sinto capaz de falar da minha experiência.

E a minha experiência diz-me que se notam diferenças. Se não estiver zarolha ou demasiado sugestionada em querer à viva força ver resultados, acho sinceramente que as minhas zonas críticas estão mais passadas a ferro :)

Depois de ver algumas receitas e vários modos de aplicação, decidi adaptar e fazer uma que fosse simples e não me exigisse perder muito tempo com o assunto.

A mistura é esta:


1. Borras de café que aproveito da cafeteira (a cafeteira é de tamanho médio e leva cerca de 2 a 3 colheres de sopa de café).

2. Uma colher de sopa de açúcar mascavado.

3. Uma colher de chá de óleo de amêndoas doces (pode-se substituir por azeite).

4. Mistura-se tudo e guarda-se num frasco.

E de que forma dou uso a esta mistura?

a) Na hora do banho, aplico um pouco da mistura  nas zonas do corpo que estão em guerra comigo e esfrego em movimentos circulares durante alguns segundos

b) De seguida passo o chuveiro para retirar a maior parte dos vestígios da mistura e, por fim, lavo o corpo normalmente com o gel duche e a esponja.

E agora com o bom tempo aí, com a roupa mais curta e a exposição na praia, não há mulher que não esteja interessada em apresentar-se com uma silhueta mais bonita, certo?

Quantas de vocês já utilizam e quantas estão interessadas em experimentar a receita das borras de café?

Beijinhos e um muito obrigada à Teresa C. e à Bricolar e Poupar, por me terem falado sobre o poder do café na estética feminina :)

28 comentários:

  1. Vou experimentar, sem dúvida. Depois conto o resultado;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu vou experimentar!
    Obrigada pelas excelentes dicas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A cafeina entra no preparado de alguns cremes para a celulite, mas assim fica mais barato.
    Nada como experimentar.

    Um beijinho.

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Você, como sempre, cheia de dicas incríveis e que cabem nos nossos bolsos rsrsrs! Toca a experimentar! Depois conto! beijinhos brasileiros

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte,
    Não custa nada experimentar. Eu sou fã de café (mas para beber, claro! :) ), mas o Verão está a chegar e vou utilizar as borras como tu. Entretanto digo-te se obtive resultados. Beijinhos. Sandra M.

    ResponderEliminar
  6. Eu bebo bastante café mas acho que vou também passar a usar as borras para melhorar o meu aspecto. Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  7. Ola
    Eu também dou uso ás borras de café e estou muito satisfeita,tambem fiz um post sobre o assunto só que a preparação é um pouco diferente. É também um excelente efoliante no achas?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa :)
      Já vi o teu post, mas infelizmente e apesar de me ter tornado seguidora do blog não consigo comentar na modalidade do google + :((((
      A receita que usas é ligeiramente diferente. Em vez do açúcar usas o gel duche.
      Enquanto esfoliante tenho a mesma opinão que tu. É excelente :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ola, que estranho o não conseguires comentar, nao sei o que se passa... mas obrigada por te tornares seguidora, aparece quando quiseres e muitos parabens pelo teu blog , gosto imenso de passar por cá embora nem sempre comente.
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
    3. Olá, Rosa :)
      É que nem consigo tão pouco escrever na caixa de comentários :( Não há forma tornar o acesso mais simples através de outra configuração?
      Obrigada por gostares de cá vir :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Em tempos ainda comprei unscremes, mas sou tão preguiçosa para estar ali a esfregar, que desisti.
    Só o hidratante e chega....ninguem é perfeito..lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      Se todos fossemos perfeitos não havia males no mundo :P
      Eu também sou muito preguiçosa, mas tenho vindo a melhorar e a obrigar-me a ser mais determinada.
      Não ando sistematicamente a fazer esfoliações, mas tento não me desleixar e a coisa não tem corrido muito mal :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Se hoive coisa com a qual nunca perdi tempo foi com cremes anticelulíticos. Sabia que só andava a colocar porcaria para cima do corpo, que não fazia nada.

    Adorei esta tua ideia. Como bebo um café por dia, há borras de sobra.

    Vou experimentar.

    Obrigada pela partilha.

    Beijocas,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o bom do café é que esfolia a pele que é uma maravilha. Eu preciso mesmo de esfoliar as pernas, porque de outra maneira muitos dos inestéticos pêlos nascem encravados.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ainda noutro dia estive a ver estes vídeos:
    http://www.youtube.com/watch?v=l-X1D_6Bdt0
    http://www.youtube.com/watch?v=Eya2D4KgyB0

    Para já tenho um gel exfoliante anticelulítico (ofercido), quando acabar quero experimentar esta mistura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia os vídeos, mas mais uma vez é reiterada a ideia do uso dos produtos naturais, nomeadamente o café, nos tratamentos de beleza :)
      Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ola Luarte,es fantastica:)),nem sei bem o que sao as borras,ê o cafe(po) que sobra depois de tirarmos o cafe??apesar de nao bebermos cafe ca em casa,tenho um tio que tem um bar,aquele cafe que jogam fora depois de tirar os garotos e bicas serve??estou interessadissima em experimentar,mas comecar a beber cafe por isso nem pensar,nem suporto o cheiro hihi beijinhoss****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sonhadora :)
      As borras é o que sobra do pó do café, aquilo que os teus tios deitam fora depois de tirarem os garotos e as bicas :P
      Se estás interessada em experimentar é só pedires aos teus tios um saco de borras. Sendo em grande quantidade, convém deixar secar ao ar, porque de outra forma criam bolores passado algum tempo.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá, Paula :)
    Eu não tenho deixado as minhas secar e até agora não ganharam bolor. Talvez porque faça a quantidade para um pote pequeno.
    Como disse no post, não há milagres mas os produtos de compra também não :P
    Beijinhos e obrigada pela tua partilha*

    ResponderEliminar
  13. Olá Luarte,
    Então já somos «duas zarolhas»... Eu também ficava sempre na dúvida se era impressão minha ou não, mas acho que não, notam-se melhorias sim... lentas... mas notam.
    Mas ainda bem que também achaste alguns resultados, mas acho que são mais óbvios depois de 2 meses, mas depois diz o que achaste...
    A minha mistura é diferente da tua, pois não é mistura nenhuma, aplico as borras directamente em movimentos circulares tal como tu. Mas como tenho óleo de amêndoas doces em casa vou acrescentar e depois também dou o feed-back.
    Noto que quando aplico todos os dias a pele fica sensivel, acho que se ressente da massagem... E então aplico dia sim, dia não.
    Ainda bem que gostaste da dica.
    Bom fds.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa :)
      Então somos mesmo duas "zarolhas"! :P
      Eu vou continuar a usar as borras porque enquanto esfoliante também gosto mesmo muito. E se a coisa ainda funciona como anti-celulítico, melhor ainda. É um autêntico 2 em 1 :)
      Eu não faço todos os dias no banho porque obrigada a perder mais tempo e a depois ter de limpar à chuveirada todo aquele chiqueiro que fica. Faço cerca de 2 vezes por semana.
      Beijinhos e obrigada por teres partilhado esta bela dica.

      Eliminar
  14. Já tinha ouvido falar mas não dei importância, mas com um testemunho na primeira pessoa a coisa muda de figura! Vou já fazer o meu, mas vou mesmo!
    Eu tenho açúcar mascavado há uns anos e como não tem data de validade nem sei o que fazer com ele. Mas para este fim, deve servir de certeza.
    Muito obrigada pela preciosa partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana :)
      Quando não tiveres o que fazer ao açúcar mascavado, manda-o cá para casa pois é o açúcar que consumo :)
      Quanto ao esfoliante e anti-celulítico, não custa nadinha experimentar porque são produtos que facilmente se tem em casa.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. ola bom dia, ja ando a guardar as capsulas da nespresso. ha anos k uso mel c acucar ( normal nem é preciso ser mascavado) como esfoliante e adoro. 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de acucar e esfregar pelo corpo e rosto e fico c uma pele super macia. celulite n tenho mas tenho uma srª pança k é capaz de reduzir de tamanho c esta mistura.depois conto se noto ou n diferença

    ResponderEliminar
  16. ja ando à + de 1 semana a esfoliar a dona pança. n me dei bem c o oleo de amendoas doces, ficava c a pele a picar. por isso agora faço c mel acucar e cafe. a unica diferença é k o mel ao contrario do oleo acenta no fundo do pote e tenho de mexer antes de tirar um bocado para fazer.tb n faço muito de cada vez por isso tb n deixo secar. é uma questao de habito e faz-se rapido!

    ResponderEliminar
  17. Beta, neste momento já nem sequer misturo óleo de amêndoas doces no café. Ponho mesmo azeite. Mas tanto com um como com outro, só tenho a dizer bem do café como esfoliante. Nunca experimentei outro igual! Adoro, adoro!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Luarte, será que dá para fazer com pó de café mesmo? Cá em casa não há o hábito de beber café, logo não tenho muitas borras disponíveis. Tenho, no entanto, um saco de pó de café que uns conhecidos brasileiros me ofereceram. Dá? Como devo fazer? Muito obrigada, desde já. Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cor de Chá :)
      Eu nunca experimentei com pó, só com café moído. É que quando passas as borras sentes mesmo a frição, os graozinhos a massajar a pele. Com o pó fininho não sei se resultará tão bem, mas é uma questão de experimentares.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)