quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pés perfeitos e saudáveis sem lixa

Preocupamo-nos com o corpo, com os cabelos, com a pele do nosso rosto, com as unhas, com a maquilhagem, etecetera. E quantas vezes nos preocupamos com os nossos pés? Arrisco a dizer que a maioria só nos meses mais quentes, quando os pés passam a andar a descoberto.

Tratamo-los como se fossem uns apêndices de segunda categoria. Desprezamo-los, quando deviamos mimá-los diariamente por uma questão de saúde.

Ter uns pés saudáveis é meio caminho andado para ter uns pés muito mais bonitos, independentemente do formato das unhas, dos dedos, de serem grandes ou pequenos, direitinhos, retorcidos ou encaracolados.

Muito mais importante do que ter as unhas limadas e pintadas com cores vibrantes para o verão, a beleza de uns pés passa muito pelo cuidado que dispensamos com a higiene e a hidratação destes. 

Como não sou melhor, nem pior que ninguém, durante muito tempo os meus cuidados eram praticamente nulos. Preocupava-me com a aparência dos meus pés quando chegava a altura de usar sandálias ou sapatos abertos. De resto limitava-me a cortar as unhas quando era preciso, a passar a lixa nas zonas onde sentia a pele mais dura e áspera e a passar um creme hidratante esporadicamente.

Quando chegava o tempo da sandália recorria ao primeiro grande tratamento de choque. 

E o tratamento de choque, ainda que feito em casa, consistia em polir os pés de forma mais profunda, fosse com uma lixa própria ou com a pedra-pomes até sair uma quantidade significativa de peles mortas e conseguir finalmente uns pés super afinadinhos. Nesses momentos o w.c. mais parecia uma serralheria. Lixa daqui, lixa dali...

Embora não seja um assunto consensual, há quem defenda que o uso da lixa é prejudicial e extremamente agressivo para os pés . A reação da pele é tornar-se mais espessa e dura. 

Depois de ler algumas coisas, decidi parar de lixar, não sem antes fazer uma boa lixadela em jeito de despedida :P

A pouco e pouco comecei a alterar os meus velhos hábitos de higiene e cuidados básicos com os pés.  E a verdade é que muito rapidamente comecei a alcançar resultados nunca antes vistos. 

Ter uns pés impecáveis e macios é imperativo no momento em que passamos a exibi-los por aí, por tudo quanto é sítio. Há lá coisa mais feia do que mostrar uns pés com uns calcanhares ressequidos e gretados, com uma pele seca e esbranquiçada, com calos aqui e ali? É horrível, para não dizer que em alguns casos chega a ser nojento. 



Mas se não existirem outros problemas de maior, não é difícil conseguir ter uns  pés sempre impecáveis. E na verdade nem custa assim tanto, nem nos rouba tanto tempo assim. E digo-vos que os resultados compensam mesmo.

Já passou quase 1 ano desde que os meus pezinhos pararam de ver a lixa e agora que começa a ser tempo de pôr o pezinho de fora (será? o tempo não parece querer ajudar muito...) partilho convosco um conjunto de rotinas que desde então me têm ajudado a ter e a manter uns pezinhos com uma pele lisa e macia todo o ano, de forma simples e muito económica.

1) Semanal ou quinzenalmente faço uma esfoliação aos pés. Pode-se usar qualquer esfoliante corporal. Humedeço os pés, aplico o esfoliante e massajo em movimentos circulares, insistindo nas zonas que estão sujeitas a maior fricção ou atrito, de modo a evitar o endurecimento da pele e algumas calosidades. O uso do esfoliante ajuda a remover as células mortas e a manter a pele lisa e suave.

2)  No final do dia lavo os pés com água morna, sem esquecer entre os dedos. Depois de um dia inteiro a caminhar ou fechados em sapatos, os pés estão sujos e transpirados. O banho não só limpa, como refresca, relaxa e acalma a pele. Logo a seguir ou antes de deitar tento sempre fazer uma hidratação com creme Nivea da lata azul. 

3) Passei a ter mais atenção e cuidado com a secagem dos pés. É muito mau calçar sapatos ou meias quando ainda existem vestígios de humidade nos nossos pés após o banho. A maior parte das vezes limpamo-nos à pressa e descuramos as zonas entre-dedos. Isto é um autêntico convite à proliferação de bactérias e fungos que por sua vez provocam os maus odores, vulgo chulé. Sabe-se também que pés húmidos tornam-se mais irritáveis e dão mais facilmente origem ao aparecimento de bolhas, micoses e outro género de inflamações na pele.

3) Passei a aplicar protetor solar nos pés quando uso sandálias ou sapatos mais abertos. Além de minimizar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, o protetor solar mantém a pele hidratada e evita as marcas inestéticas do calçado.

4) Duas vezes por semana faço uma massagem com óleo de amêndoas doces, incluindo unhas e cutículas. É um hidratante poderosíssimo.

5) Mensalmente besunto os pés com vaselina antes de deitar, calço umas meias e deixo os pés a marinar toda a noite. De manhã tenho uns pezinhos de princesa.

Estes cinco passos muito simples de aplicar e recorrendo a alguns dos meus produtos de eleição que já partilhei convosco noutros posts, a par do uso de um calçado confortável, têm sido os meus melhores aliados para ter e manter uns pezinhos macios e sem calosidades durante todo o ano.



Adeus lixa! Adeus calos! Adeus pele seca e áspera!

Claro que se vamos começar e estamos com uma pele áspera e com calos o que aconselho é lixar bem e depois manter o ritual de limpar, hidratar e esfoliar. Esta é a melhor receita que conheço para se conseguir uns pés sempre saudáveis e bonitos.

28 comentários:

  1. Olá Luarte:)

    Estava mesmo a precisar destes conselhos! Estou com os pés um tantinho mal tratados e preciso urgentemente de dar um jeito a isso. Também tenho n de lixas mas confesso que nunca apreciei o uso delas, sempre achei que os pés ficavam piores ou seja quanto mais lixava mais tinha de lixar. Vou tentar seguir os teus conselhos à risca...
    Obrigada:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, formiguinha :)
      Eu tenho a experiência de tratar os pés com lixa e sem lixa e por isso sinto-me em condições de dizer que a lixa só nos lixa literalmente os pés. Faz-lhes uma espécie de linchamento :P
      Mesmo que não sigas à risca e falhes uma ou outra vez (eu às vezes também me esqueço um ou outro dia de hidratar os pés) não é por aí que as coisas não resultam. Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei dos conselhos :) práticos e sem se gastar muito dinheiro. Vou começar a aplicar.
    Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vânia :)
      Eu não gasto um tostão a mais com os cuidados que dispenso com os meus pés. Os produtos que uso são produtos que tenho sempre em casa e que utilizo para muitos outros fins.
      Espero que as dicas resultem tão bem contigo como têm resultado comigo.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. São sem duvidas excelentes conselhos, sem duvida :)E nota se bem pelos pezinhos de princesa :)
    Agora amiga e tempo para isto tudo ????
    Eu bem que tento mas .....Lulu falha muitas vezes a esfoliação e claro lixa dali lixa daqui.
    E vou confessar uma coisa Lulu faz os pés na esteticista todos os meses ;)é o meu miminho ,
    Okay já deu falar de mim ,obrigada pela partilha e parabéns pelos pezinhos ;)
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Tempo para isto? Sinceramente nem perco muito tempo. A única coisa que faço diariamente é lavar os pés ao final do dia e hidratá-los com creme. É o mesmo tempo que perco a lavar os dentes ;) Não é muito pois não? Tudo o resto é mais espaçado...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu tenho uns pés horriveis.
    grandes e com calos nos dedos, gretas não tenho e realmente é muito feio olhar para pés gretados.
    Lá vou lixando e pondo creme, ainda ontem á noite os massagei com um creme de pés, bem fresco de menta, alivia e dá uma frescura muito grande mas que são horriveis são...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      É verdade que há pés mais bonitinhos que outros, mas se cuidarmos bem deles podemos muito bem minimizar essa fealdade :)
      Beijocas

      Eliminar
  5. Ora aqui está uma boa dica, até era capaz de iniciar, o difícil é manter...

    Reconheço que não trato muito bem os meus, geralmente só arranjo os pés mensalmente no período de verão, os outros meses...chega a passar 3 meses sem os ir arranjar!!!

    Bjs e obrigada pela partilha,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João :)
      É uma questão de enraizar hábitos. Também não lavamos os dentes todos os dias e mais do que uma vez ao dia? Também não dispensamos tempo com o banho e em arranjar o cabelo diariamente? Porque é que os pés hão de ser menos que tudo o resto? Foi disto que me mentalizei.
      Se mimo outras zonas, porque não mimo os pés, uma parte tão importante do meu corpo?
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tens sempre grandes dicas :) e já agora uns pezinhos mesmo de princesa tão perfeitinhos:D

    bjs querida

    ResponderEliminar
  7. Também me desleixo muito no inverno, porque ando sempre de botas e quando chega o calor é sempre aquela desgraça... Nunca fui à pedicure mas este ano comecei mais cedo a cuidar dos pés, como não gosto de ver os calcanhares secos e gretados, todas as noites depois do banho aplico creme da neutrogena para os pés e calço meias. Nem parecem os mesmos pés que tinha antes, agora estão macios e sem gretas nos calcanhares nem peles secas nas unhas (blergh). Nem foi preciso lixa nem nada.
    É como dizes, é tudo uma questão de hábito.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina :)
      Obrigada pelo teu testemunho. Pequenos hábitos podem fazer grandes diferenças. Eaí está a tua experiência a comprová-lo.
      Só me lembro de ter ido umas 2 vezes à pedicure na vida. E dispenso perfeitamente aquelas lixas polidoras, alicates, etc. Hoje sei que não é necessário esse tipo de violência para ter uns pés bonitos. A menos que se tenha problemas difíceis de tratar em casa, não se justifica esse tipo de tratamentos de choque.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adoro estas dicas! Adeus lixa!=P

    ResponderEliminar
  9. Que pés tão bonitos e cuidados! Dá gosto ver! :)
    Obrigada pelas dicas. Vou seguir, a ver se as minhas calosidades atenuam. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cor de Chá :)
      O objetivo é prevenir para evitar remediar.
      É melhor prevenir o aparecimento de calos do que depois ter de andar a limá-los ou a cortá-los. E quem fala em calos, fala noutro tipo de consequências por falta de maior zelo.
      Espero que as minhas dicas te ajudem a melhor a aparência dos teus pezinhos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Obrigada, vou seguir os teus conselhos, também me desleixo um pouco com os pés. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o desleixo dê lugar a bons hábitos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu sou suspeita... adoro os meus pés mas realmente não trato deles como devia durante o inverno.. gosto, claro, de ter sempre as unhas arranjadas e bem limadas (só isso dá uma aspeto muito mais saudável e cuidado) mas de resto limito-me a passar um creme hidratante (quando me lembro...).
    Tens uns pés mesmo fofinhos (desculpa se isto soa meio estranho, mas é verdade!).

    Beijinho,




    Mirabilis Makeup

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catarina :)
      Sim, concordo que umas unhas cortadas e bem arranjadas dão logo outro aspeto geral. Mas já tenho visto por aí tanto pé com unha pintada e tão mal tratadinho que até dá dó.
      TDaí que eu tenha dito no post que ter as unhas limadas e pintadas não chega para fazer um pé bonito e saudável.
      Obrigada pelo teu comentário tão querido aos meus pezinhos :) (e não soou nada estranho).
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu cá aplico óleo de amêndoas doces todos os dias e o resultado é 5*. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o óleo de amêndoas doces é muito bom para várias zonas do nosso corpo.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Luarte,
    Eu nunca usei lixa, mas uso pedra-pomes e, como a uso com alguma frequência a pele seca nunca é muita.
    Mais recentemente comprei um creme para os pés que foi caro e não senti grandes diferenças, depois li algures que era bom usar vaselina e experimentei... Uma maravilha, ponho à noite depois do banho, calço meias e pronto. No dia seguinte tenho os pés super macios.
    Hei-de experimentar com óleo de amendoas doces, tal como fazes.
    Sinceramente não acho que estes pequenos mimos aos pés me tirem muito tempo. Passo a pedra-pomes (agora até tenho um sabonete de pedra pomes) quando saio do banho, limpo-me ponho creme para hidratar o corpo e faço o mesmo aos pés. Não acho que demore muito tempo...
    Senão tiver vaselina também ponho creme Nivea e, hidrato na mesma os pés.
    Agora com o tempo das sandálias é horrivel ir a subir umas escadas e ver a pessoa na nossa frente com uns calcanharres que são de fugir...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C.
      Eu às vezes usava a lixa, outras a pedra pomes.
      Deixei de usar desde que alterei as minhas rotinas.
      A vaselina é excelente para os pés, joelhos e cotovelos. Zonas mais duras e ásperas do nosso corpo.
      Tal como tu, não acho que estes cuidados me roubem muito tempo, quando tantas vezes perco tempo com coisas que não têm interesse nenhum, nem trazem nenhuma mais valia para mim e para a minha saúde e bem estar.
      Beijinhos*

      Eliminar
  14. passando a publicidade a oriflame vende de vez em quando umas luvas e pezinhos em algodao k sao maravilhosos para fazer essas mascaras de noite. no verao custa um bocado claro mas no inverno é maravilhoso. recomendo. usava era creme normal mas vou seguir a tua dica da vaselina!bj

    ResponderEliminar
  15. Há já alguns anos que uso diariamente vaselina e calço umas meias.
    Faço o mesmo com as mãos, ou vaselina ou óleo de Amêndoas doces (e óleo das cutículas)e umas luvas de algodão, que se vendem na PRIMARK.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)