quarta-feira, 12 de junho de 2013

A minha maquilhagem do dia a dia

No seguimento do post anterior, do estojo-rolo, a leitora Cor de Chá, dos blogs Terapia dos Tachos e Cor de Chá lançou-me o desafio deste post. Ainda tentei dissuadi-la nos comentários, mas não fui suficientemente boa na argumentação :P

Eu não sou nenhuma entendida em maquilhagem. Não tenho nenhum curso, nem nunca fiz nenhum workshop. Mas interesso-me pelo assunto q.b. e tenho a perfeita noção que alguns truques de maquilhagem podem fazer muito por nós, mulheres.

Com um olho maquilhado e o outro por maquilhar

Diariamente sou adepta de um tipo de maquilhagem natural. Não gosto de excessos.

imagem retirada da internet

imagem retirada da internet

Gosto de uma maquilhagem que conserve as linhas e o aspeto natural do rosto, sem exageros.

Não pretendo com este post ensinar ninguém, porque não tenho pretensões desse género, nem conhecimentos para. Este post é apenas a partilha daquilo que faço e que poderá ser eventualmente útil para outras mulheres que como eu gostam de se apresentar com um aspeto mais cuidado, mais bonito e atrativo e quem sabe podermos trocar ideias e truques que sejam uma mais valia para cada uma de nós.

Passo então a apresentar em 7 momentos esse meu ritual diário.

1º Limpeza, hidratação e proteção do rosto:

imagem retirada da internet

Antes de aplicar seja o que for no rosto em termos de maquilhagem, primeiro faço uma limpeza, depois a hidtratação e, por fim, aplico protetor solar facial. Aqui podem encontrar detalhadamente os cuidados diários que dispenso com o meu rosto quer de manhã, quer à noite, todos os dias do ano.

2º Aplicação da base: 


imagem retirada da internet

Como tenho a sorte de ter uma pele boa, sem borbulhas, sem espinhas, sem oleosidades, etc... não costumo usar diariamente base. Uso de vez em quando. Gosto da líquida e gosto da base em pó. Quando uso a base em pó, aplico com pincel ou uma esponjinha. Quando uso a líquida, aplico com  a ponta dos dedos alguns pingos de base no rosto, como na testa, maçãs dos rosto, queixo e depois vou espalhando, sempre da zona centro para o exterior, com ligeiras batidas, sem esquecer a zona abaixo da linha do queixo. Neste tipo de base prefiro utilizar os meus dedos porque espalho melhor o produto e o rosto também fica com um aspeto mais natural. No fim é que passo o pincel para uniformizar, mas já depois da base ter sido aplicada e espalhada.

3º Aplicação de corretor:

imagem retirada da internet

São mais as vezes que salto o segundo momento e passo logo para este. As olheiras, aquela zona escura abaixo dos olhos, são o meu calcanhar de Aquiles. Ao acordar lá estão elas a dar o ar da sua graça e a dar-me a mim um aspeto cansado logo pela manhã.

Gosto de utilizar corretor líquido. Com o próprio aplicador coloco alguns pontinhos de corretor na zona mais escura e espalho com os dedos com ligeiras batidinhas, incluindo os cantos internos dos olhos. Se tiver usado base, coloco o corretor a seguir.

Faço também uso do mesmo corretor para disfarçar alguma manchinha, sinal, etc., na pele. E uso-o como primer quer nas pálpebras, como nos lábios. Tanto num caso, como noutro, o objetivo é que tanto as sombras como os batons se fixem melhor, durem mais tempo e as cores fiquem mais pigmentadas e não desmaiadas.

4º Aplicação de sombra:


No dia a dia utilizo preferencialmente uma sombra castanha com algum brilho, mas pouco, e uma sombra rosa clara mate. Aplico por toda a pálpebra móvel a sombra rosa e depois a castanha só na parte externa do olho, fazendo um ligeiro esfumado. A finalidade é criar um olho mais rasgado, mais expressivo e mais atraente. A ideia é apenas criar ali uma zona mais escura, mas natural. Depois com um pincel achatado e chanfrado e com a mesma sombra castanha delineio os olhos, sempre do exterior para o interior do olho.

pincel fino e chanfrado

A delinear com sombra castanha a zona logo abaixo da linha de água do olho

Gosto preferencialmente de usar a sombra como delineador na pálpebra móvel porque fica um aspeto muito natural e não desenhado, como ficaria com um lápis ou um eyeliner líquido. Muito fácil e rápido de aplicar, não há risco de ficar mal feito. Por vezes também utilizo a sombra castanha para corrigir ou preencher alguma falha nas sobrancelhas com o mesmo pincel chanfrado. Fica muito natural e nada desenhado.

5º Aplicação da máscara:

imagem retirada da internet

Umas vezes aplico preta, outras castanha. São as minhas cores preferidas no dia a dia, embora goste de usar também na cor azul ou verde noutras alturas. Aplico de modo a levantar as pestanas superiores e a deixá-las reviradas e inclinadas na zona externa do olho. Se vir que há pestanas coladas ou com grumos, antes que a máscara seque, passo a escovinha própria para ficarem impecáveis.

6º  Aplicação de bronzer, blush e iluminador:

imagem retirada da internet

Se apliquei base, uso obrigatoriamente o blush, o bronzer  e o iluminador no rosto. Senão fico com cara de morta-viva :P

O blush dá aquele ar mais rosadinho e realçado às maçãs do rosto. Quando aplico o blush ponho um sorriso rasgado na cara para que as maçãs sobressaiam e seja mais fácil perceber a zona onde devo aplicar o pó.

O bronzer tem por objetivo afinar e definir o rosto a partir da criação de zonas sombreadas. Gosto sobretudo de aplicar na linha abaixo das maçãs para ficar com um rosto mais alongado e fino, já que o meu é bem redondo, e na zona por baixo do queixo, para minimizar o papinho :). Quando aplico na linha abaixo das maçãs do rosto, faço boca de peixe e assim torna-se mais fácil determinar a zona côncava.

O iluminador serve para realçar ou destacar certas zonas do rosto e torná-lo mais iluminado. Normalmente só aplico na linha logo abaixo da sobrancelha, na zona exterior do osso das bochechas, e acima do lábio superior (zona V).

Na imagem, as zonas escuras  indicam as zonas estratégicas recomendadas para a aplicação do bronzer ou pó bronzeador; as zonas claras do iluminador.

Senão apliquei base, isto é, se saltei o 2º momento, só faço uso do blush e tudo o resto dispenso.

 Aplicação do baton:

imagem retirada da internet

Primeiro hidrato os lábios e depois aplico um baton dentro dos tons mais rosados ou mais terra. A ideia é ficar com uma boca bonita mas natural. Quando quero que dure várias horas, e há tempo para isso, coloco o tal corretor que servirá de primer, desenho a boca com um lápis labial no tom rosado dos meus lábios  e aplico o batom com pincel.  O lápis labial da cor dos meus lábios serve para qualquer tom de batom que possa usar e nunca se destaca na boca. Fica mais bonita e mais carnuda, mas nunca fica aquela boca desenhada que não gosto nada. A aplicação do batom quando feita com um pincel é mais precisa, preenche melhor e de forma mais uniforme os lábios e evitam-se desperdícios de batom. 

FIM

Este é o meu ritual de maquilhagem natural do dia a dia.

Esta lista parece longa, mas garanto-vos que diariamente não levo mais de 8 a 10 minutos com o  ritual de preparação do rosto e aplicação de maquilhagem.

Nos dias mais festivos ou naqueles momentos em que me apetece estar mais produzida dou asas à criatividade e faço realçar um pouco mais a maquilhagem. Afinal, festa é festa :D

Beijinhos e até ao meu regresso :)

19 comentários:

  1. É sempre um gosto ler aquilo que escrever e achei fantástica esta lista, pois tinha dicas que desconhecia, pois apesar de gostar de maquilhagem, não leio muito sobre o assunto. Obrigada pela partilha e de certeza que irei aplicá-la no meu dia-a-dia! Beijos e boa viagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muito as tuas palavras de apreço e fico feliz eu poder ser útil.
      Há dicas de maquilhagem que nos podem ajudar a poupar, a fazer melhor e a deixar-nos muito mais bonitas :)
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  2. Olha que olhos mailindos :) Com ou sem maquilhagem tens uns olhos lindíssimos, muito expressivos :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo :)olhos lindos com ou sem maquilhagem
      E o sorriso, não fica atrás :)
      bjs para as duas
      Lulu

      Eliminar
    2. Olha que duas! :P
      Que belo par de jarras que vocês me sairam.
      Beijinhos e obrigada pelos elogios :)

      Eliminar
    3. Como já ouvi um dia...jarras dos chineses ahaha :)

      bjs

      Eliminar
  3. Como eu te compreendo!!
    A base costumo usar mais para disfarçar um "pequeno" pormenor na face.... e sou tão preguiçosa que nem quero saber disso todos dias.
    A sombra é obrigatoriamente verdinha! Quando aplico lápis esfumo também, para suavizar.
    Olha.... opina lá nas minhas coisinhas.... gosto da tua opinião. (Isto já é tu cá tu lá...querem ver)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta :)
      No mundo da maquilhagem não há regras. Dá para inventar imenso, experimentar muito e escolher os melhores resultados. Eu sou uma experimentalista! :)
      Já opiniei ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Vou ler com mais calma e atenção este post. É que não sei maquilhar-me mas quero muito mudar isso. Portanto, partilhas de conhecimentos de uma maquilhagem simples, interessam-me sempre.

    Bjs e obrigada
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anabela :)
      Boa! Estamos sempre a tempo de mudar hábitos e de cuidar da nossa auto-estima. E se o uso da maquilhagem poder dar uma ajudinha, tanto melhor :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tens uns olhos muito giros. Sao olhos simpaticos :)
    obrigada pelas preciosas dicas.
    Elisabete

    ResponderEliminar
  6. Tu és linda :) não são só os olhos.
    Também já aprendi umas belas dicas aqui com o iluminador, nunca sabia onde o colocar...

    Beijinhos e adorei o estojo rolo ;p)

    ResponderEliminar
  7. Olá Luarte,
    Adorei o post!...
    Pena tenho de não ter jeitinho nenhum para aplicar sombra. Só ponho rimel, eye liner e baton (como no ponto 7º).
    Concordo com as outras meninas, quando dizem que tens uns olhos muito bonitos e muito expressivos.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  8. Luarte, a falta que tu me fazes rapariga... Eu nunca me soube maquilhar, acreditas?
    A nossa amiga Lúcia acha estranho eu adorar pintar, e não ter o mínimo jeito com a maquilhagem... Desde sempre que a minha vida é demasiado agitada :) sempre a correr de um lado para o outro... Sempre fui bem disposta e sorridente, mas é hábito ouvir "Estás com um ar cansado!"... Desde que nasceu a pequenita, que apresento ainda mais olheiras... e que a minha vida disparou ainda mais o turbo!
    Esta semana estou em representação da empresa onde trabalho num certame e num baptizado tentei maquilhar-me para dar um ar mais fresco... os poucos dias que tive tempo (sem a pequenita ao pé de mim), passei um tempão a tentar maquilhar-me... conclusão, cheguei atrasada e com pouca maquilhagem, porque acabei por tirar quase tudo :) Não queres mesmo combinar o nosso encontro das 3 para me dares a explicação na prática??? Entregava-te as traquitanas todas (poucas) de maquilhagem que tenho e tu gerias as que iam para o lixo e ficavas encarregue de me comprares das boas, hum? É isto que eu preciso, ficar bonita em 8, 10 minutos!

    ResponderEliminar
  9. Bom, o meu pedido fez-se ordem e (ainda para mais) imediata! Muito obrigada, Luarte, por esta atenção e cuidado. Estão aqui dicas valiosíssimas, não só para mim, mas para muitas mais mulheres, como atestam todos estes comentários. Não me enganava e valeu a pena lançar o repto! :D
    Tens uns olhos super lindos!
    Beijos e obrigada, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  10. Os teus olhos já são bonitos por natureza..
    Eu gosto de cores fortes.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Muito bem! É sempre bom relembrar estes cuidados!

    ResponderEliminar
  12. ainda usas o rimel da sephora? desde k deste a dica n uso outro....

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)