sexta-feira, 19 de julho de 2013

A crise afeta tudo e todos... até os banhos!


Já não bastava a crise económica, agora é a crise na praia, a crise nos banhos, a crise no verão!

Tenho cá para mim a teoria que esta história da irritação cutânea nas águas das nossas praias não tem nada a ver com problemas na água e muito menos com as tais microalgas que sempre existiram. 

Não será um problema relacionado com o protetor solar que os queixosos usaram? Não se pode dar o caso da origem da problemática estar num lote de protetores estragado, da marca X, que em contato com a água provoca os tais efeitos secundários Y? 

Ou mais simples que isso, não serão os queixosos alérgicos à água? Se há gente alérgica ao sol, deve haver alérgicos à àgua salgada. 

Por fim, não se percebe nada destas medidas preventivas. Num dia as praias estão próprias para banhos, no outro já não estão e depois já voltam a estar, enquanto mais umas tantas continuam perdidas, sem saber onde ficam no meio desta história toda... como se estivessemos a falar das águas estanques de uma qualquer banheira enchida de véspera.

Enquanto não surgir uma explicação ajuizada, vou mas é a banhos antes que chova. É que quase que aposto que assim que começarem as chuvas e o frio as águas voltam a estar boas de novo ;) 

Ou muito me engano ou também há uma entidade qualquer empenhada em estragar-nos/boicotar-nos o verão por terras lusas. 

Ai há, há...

Beijinhos e bom fim de semana ;)

17 comentários:

  1. Ainda por cima o sol está a fazer greve pelo Porto :((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Xica Maria
      O Porto é muito grevista no que toca ao sol. Já tinha dado por isso...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este post deixou-me a pensar... :)

    ResponderEliminar
  3. Ola Luarte!
    Concordo plenamente com o que foi dito. Até porque eu sou um dos casos das tais reacções cutâneas, prurido, rubor, bla bla bla...
    Já enviei um mail ao instituto português do mar e da atmosfera a relatar o meu caso e a não crença de que o problema é da água e sim do sol.
    Vejamos... Vai a Vânia ao seu primeiro dia de praia. Destino: São Pedro do Estoril. Ao fim de uma hora na praia (das 9h às 10h) começo com prurido e ardor intenso no rosto e peito (não pus os pés na água e coloquei protector solar factor 30 antes de sair de casa). Decido regressar a casa, cuidar da pele e ir comprar novos protectores à farmácia (julguei que fosse alergia ao protector).
    Uns dias depois volto à praia mas já no Algarve. Dois dias de praia (das 8h às 10h30 e das 17h às 20h). Ao fim do segundo dia, já em casa, começa o prurido... Ora... Não pode ser do protector novamente. Desloco-me à farmácia e toca de comprar antihistamínico e uma pomada com corticoide. Fico 3 dias fechada em casa, sem ir à praia. No 4º dia, já farta de clausura, vou passear (não na praia) e ao fim de uns minutos de exposição ao sol, voltam os sintomas. Ida ao médico que disse exactamente o que os farmacêuticos: alergia ao sol.
    Dizem que cada vez são mais casos e que tais se devem ao aumento do buraco na camada de ozono.
    Por isso, não me venham cá com histórias de que as águas têm problemas.
    Vou continuar a ir à praia, no entanto, muito limitada em horas. Aquela comichão deixa uma pessoa loucaaaaaaaaa! Mas o desejo de praia... Ui Ui!
    Bons banhos! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelo teu relato, Vânia!
      Por acaso tenho conhecimento indireto de pelo menos dois casos de pessoas que são alérgicas ao sol. Deve ser uma alergia bem chata e incómoda, sobretudo no verão, quando o sol está mais forte e a reação deve ser maior.
      Todos nós devemos ter cuidado com as horas de exposição ao sol, mas pessoas com o teu problema ainda mais.
      Segundo percebi do teu testemunho, este ano é a primeira vez que tal te acontece, é isso? Nunca tinhas tido tais sintomas anteriormente? Beijinhos e que o raio da alergia não limite muito a tua paixão pelo verão e pelos banhos.

      Eliminar
    2. Exacto, foi o primeiro ano que tal aconteceu.
      Mas eu dou-lhe a volta... Ai dou dou! :-)

      Eliminar
  4. Para mim é alergia mas é à água doce. Um duchezito depois da praia talvez resolvesse muitas comichões...
    Por aqui nem sol há! Praia que eu adoro ---> zero!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, p*
      Parece que existe uma alergia à àgua doce de seu nome urticária aquagénica.
      Tens de sair do Porto, está visto! :P
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, Lemon Chic
    Não aceito convites para seguir blogs. Da mesma forma que não faço convites para me seguirem. Quem me segue é porque me descobre e gosta e vice versa.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Há duas semanas a minha Aprendiz apanhou uma micose no corpo devido a ter estado a tomar banho no tanque da minha mãe.
    O tanque foi lavado e cheio com a agua do poço mas havia um microorganismo na água, ela está a ser medicada. Normalmente esta água só serve para regarem o quintal e é "normal" não estar em condições para se tomar banho.

    Agora na água do Tejo e na água das praias da costa que nada tem a ver... acho tambem estranho. Cá para mim ainda nos vão proibir de comer peixe apanhado na nossa costa!..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a tua Aprendiz esteja sarada. Beijinho para ela*

      Eliminar
  7. Concordo contigo, infelizmente! Apenas os prazeres simples da vida são dificultados. As praias do jetset não têm microalgas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá não sei, mas nunca deixei de ir à praia e de tomar os meus banhos. Sempre achei esta história estranha desde o início.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Também fiquei a pensar...

    P.S.
    Adorei a tua resposta ao primeiro comentário :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana :)
      Quanto às supostas águas contaminadas parece que ficou tudo em "águas de bacalhau", como eu já suspeitava ;)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)