segunda-feira, 22 de julho de 2013

A maravilhosa máscara de azeite

Com o verão e com tanto sol, praia, água salgada, alguma piscina e o aumento do número de lavagens fico com o cabelo muito mais seco, áspero e baço. A própria textura altera-se e ganho num piscar de olhos uma incrível, surpreendente e indescritível "touca" espanadora-palha d'aço-esfregona. Tudo isto num só cabelo! :P

Quando percebo que o meu cabelo está à beira do abismo, faço marcha atrás com a máscara caseira mais super hidratante que conheço: a máscara de azeite. 

imagem retirada da internet

No mesmo piscar de olhos revitalizo e nutro o cabelo e volto a tê-lo novamente saudável, suave e brilhante.

Uso esta máscara desde a adolescência. Sobejamente conhecida por muitos, não me canso de recomendá-la e de a eleger como a super-máscara para cabelos que de vivinhos da silva passaram a zombies.

No verão, procuro fazer esta máscara de 15 em 15 dias, 3 semanas no máximo. 

A receita é ultra fácil. Para cabelos médios/longos é necessário:

1 chávena de café cheia ou 1/2 chávena de chá de azeite.

Preparação:

1) Aquecer o azeite no micro-ondas por 10/20 segundos;

2) Aplicar o azeite morno em todo o cabelo seco (eu aplico com o pincel com que pinto o cabelo e a respetiva tacinha);

3) Espalhar bem o azeite por todo o cabelo desde a raiz até às pontas, sem receio de o deixar bem ensopado;

4) Enrolar uma toalha à volta da cabeça, colocar uma touca ou película aderente/alumínio;

5) Deixar repousar por 1 hora (se conseguirem deixar mais tempo melhor);

6) Lavar a cabeça normalmente com o champô. Depois de enxaguar com água, repetir a operação mais uma vez para retirar os restos de gordura que possam ainda existir;

7) Tratar o cabelo a seguir como de costume.

Nada de cheiros, nada de gordura.

Fácil não é?

Há muitas variações da receita da máscara capilar de azeite, mas até agora sempre usei a mais simples de todas e gosto muito.

De qualquer maneira deixo aqui um link de receitas caseiras para cabelos secos e danificados que encontrei e que achei bem interessante. Um dia destes hei de experimentar algumas.

E vocês, costumam recorrer a máscaras caseiras para tratar os cabelos? Quais e para que efeitos?

Beijinhos e boa semana :)

32 comentários:

  1. Não o faço, mas tenho mesmo de fazer ( estou com uma juba de palha de aço que nem te digo nem te conto!!)

    bjs e boas máscaras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o meu cabelo é pintado, a rapidez com que chega a esse estado de sítio é quase à velocidade da luz.
      Faz esta máscara. É simples e barata e vais ver que o cabelo vai ficar melhor do que já estava. O importante é não descambar muito, ou seja, não deixar que o cabelo chegue a um ponto sem retorno, senão aí não há máscara que lhe valha. Só mesmo um bom corte.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Queria muito experimentar mas tenho receio porque o meu cabelo é muito oleoso!
    Será que depois não fica mais oleoso ainda?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o teu cabelo é muito oleoso então o azeite não é muito aconselhável. Mas existem outras soluções. Vi esta que me parece boa para o teu tipo de cabelo:
      Misturas 2 iogurtes naturais com uma colher de sopa de mel e 1 colher se sopa de sumo de limão. A seguir aplicas a mistura nos cabelos húmidos e envolves com uma toalha, preferencialmente morna.

      http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/hidratacao-caseira-para-cabelos-como-fazer

      Se experimentares, depois conta como correu ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Vou experimentar e depois digo!

      Obrigado pela ajuda :)

      Eliminar
  3. Esta por acaso já conhecia e confirmo que é fantástica!!!
    Uma boa semana!
    Bjs
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por confirmares o poder do azeite na nutrição do cabelo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. ola!ja experimentei muitas e nenhuma me deixou feliz e contente mas para variar so um bocadinho vou-te "roubar" mais esta ideia e depois conto. acho é k para mim 1chavena nao vai chegar....tenho o cabelo pela cintura......
    tinha estas receitas caseiras para experimentar:
    - Receita para cabelos secos
    Ingredientes: meio abacate e clara de um ovo
    Para preparar esta receita, descasque o abacate, e coloque-o cortado em pedaços no liquidificador juntamente com a clara de ovo. Bata tudo muito bem, e seguidamente aplique a mistura nos cabelos previamente molhados. Deixe agir durante 20 minutos, envolvido com uma touca térmica (ou uma toalha aquecida). Faça esta hidratação todas as semanas.

    Receita para cabelos oleosos
    Ingredientes: meio abacaxi e uma colher de chá de óleo de soja.
    Para fazer esta máscara, descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Coloque-os no liquidificador juntamente com o óleo de soja, e misture muito bem. Depois, aplique o preparado nos fios molhados, deixando agir durante 20 minutos. Faça esta hidratação uma vez por semana.

    Receita para cabelos normais
    Ingredientes: meio mamão papaia e 200 ml de água
    Comece por descascar o mamão papaia e cortá-lo em pedaços, colocando-os com a água no liquidificador. Bata tudo muito bem, e depois aplique a mistura nos cabelos já molhados. Deixe atuar durante 20 minutos, envolvido com uma touca térmica. Repita esta hidratação todas as semanas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beta :)
      Há muitas receitas caseiras para máscaras capilares. Um dia destes hei de experimentar com pêra abacate, azeite e mel. Tenho ouvido falar muito bem da conjugação destes 3 ingredientes...
      Beijinhos e espero que consigas bons resultados nessas tuas experiências.

      Eliminar
  5. Tenho que fazer urgentemente porque o meu cabelo está horrivelmente seco. Ou faço esta tua ou uma que publiquei no blog com pêra abacate, que também é muito boa. Não coloco é o leite de coco porque tenho cabelo forte e não está a cair. Está SÓ mesmo tipo palha d'aço.

    Bjs e obrigada pela dica
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anabela :)
      Um dia destes também vou experimentar uma de pêra abacate. Mas volto a frisar que sempre me dei muito bem com esta só de azeite. Tenho de ir espreitar essa máscara que pasrtilhaste.
      Obrigada pela dica.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá.... eu desde a adolescência uso uma mistura de sumo de limão com vinagre de maçã. Aplico com algodão, prendo o cabelo e ... touca de banho nele... Depois vou arrumar a casa. :)

    Fantástico para ter muuuuito brilho. Quem tiver caspa, tiro e queda! Sai tudo!
    bjinhos

    Sónia
    www.minhacasinhaeassim.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sónia
      Também conheço essa máscara e já experimentei. Mas deixei por uma simples razão. Tanto o vinagre como o sumo de limão, apesar de conferirem muito brilho, secam muito os cabelos que já são secos por natureza. E esse é o meu caso.
      Beijinho e obrigada pela útil partilha que aqui fizeste :)

      Eliminar
  7. Olá, Paula :)
    Sabes que eu também sou grande fã do óleo de amêndoas doces, mas como por norma tenho mais azeite em casa do que óleo de amêndoas doces, opto sempre pelo primeiro para aplicar no cabelo. Mas penso que os resultados serão em tudo muito semelhantes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O meu cabelo bem precisava de uma máscara. Mas a ideia de "empastar" o cabelo faz-me alguma confusão...mas um dia experimento :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita :)
      Antes de experimentar, também me fazia uma certa confusão a história de embeber o cabelo em azeite. Mas bastou ver os resultados para depois não querer outra coisa sempre que o cabelo precisa do tal tratamento de choque.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. E o cabelo não fica com vestígios de oleosidade ou empastoso?
    .... Devolve o brilho natural?

    E como te compreendo. Há dias dei pelo meu cabelo feito esfergona nas pontas. Parecia que não estava lavado mas ao mesmo tempo super seco. Resolvi o problema com creme da Nivea Intense Repair. Ficou como novo!! Mas gostei da dica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marta :)
      Como digo no post, nada de cheiros, nada de gordura.
      O cabelo fica impecável e é super fácil de lavar com champô e água morna.
      Eu só tenho a dizer bem dos resultados alcançados.
      Há anos que uso esta máscara e nunca me desiludiu. Mas atenção, se o cabelo for oleoso pode não ser muito recomendável usar-se azeite (não é o meu caso). Sugiro que experimentes a receita que indiquei à Ana@ (ler comentário mais acima)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Ah não. O meu cabelo não é oleoso e agora com as madeixas menos ainda. Vou experimentar (quando tiver pachorra para andar 1hora de cabelo ensopado e enrolado e depois ir tomar banho, ehehee).
      A única vez que me falaram do azeite (acredito que seja usado amplamente mas nunca tinha pesquisado) foi para untar na pele antes de expôr ao sol (como auto-bronzeador). A minha reacção foi: mas isso frita a pele.... rsrsrrsrsrs :)

      Eliminar
    3. Pois, por norma quem tem o cabelo pintado fica com ele mais seco.
      Experimenta num dia em que saibas que não vais sair à rua nesse período de tempo (do repouso do azeite).
      Essa de passar azeite na pele para exposição solar parece-me uma ideia bem idiota. Mas eu também idiota passar qualquer tipo de óleo para esse fim (mesmo os específicos). Com tanta informação sobre os perigos do sol, não sei como ainda há gente que trabalha ferverosamente para o bronze pagando o preço, quiça, de um futuro cancro de pele. Mas pronto, cada um sabe de si...
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Pois.. eu sou morena por natureza e a minha pele não queima (também porque eu não deixo). Mas detesto torrar ao sol. Beijinho

      Eliminar
  10. Para ser mais simples de aplicar optei pela mistura de 1 colher ou colher e 1/2 de azeite em 2 de máscara. Deixo 20/30minutos e lavo normalmente.
    Tenho cabelo pintado e a propria cor rejuvenesce, o cabelo fica macio sem pontas espetadas, leve e com os caracois definidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Também é uma opção boa, mas continuo a achar que o azeite aplicado diretamente no cabelo tem um poder mas eficaz, atua mais profundamente e o resultado é mais duradouro.
      O meu cabelo também é pintado e fico com ele lindo e fantástico. Todas as soluções são boas desde que nos tragam bons resultados ou os resultados que queremos :)

      Eliminar
  11. ainda bem k me avisas k o vinagre e o limao secam o cabelo! andava a mentalizar-me para experimentar. eu ODEIO o cheiro do vinagre mas com o lia maravilhas andava naquela....sendo assim vou enfiar a cabeça num barril de azeite quentinho e pronto!
    como ha uns anos experimentei a mascara de maionese e para alem de andar á porrada c o cabelo para o lavar e deixar livre de cheiro a salada e depois com a banheira acho k o azeite n ha-se de ser pior. ah! e a mascara de maionese n resulta!!
    seja o k for k se coloque no cabelo para fazer efeito mais rapido e entrar mesmo nos fios deve-se colocar pelicula aderente (a das sandes) e uma toalha por cima. as duas coisas juntas. faz efeito de estufa e actua mais rapido.
    e o meu cabelo bem precisa de uma mascara pk é liso á força ou seja é secador e de vez em quando ainda é prancha......originalmente nem é liso nem ondulado mas ja n me vejo ondulada. por isso tenho de o tratar bem!!!!!!

    portanto no fds em vez de cheirar a salada vou ver se fico a cheirar a azeitonas ou n ( eu ODEIO azeitonas mas pronto...mulher sofre!!!)

    ResponderEliminar
  12. Olá, Beta :)
    Sim secam o cabelo e quem tem cabelo seco ainda ficará mais seco. Na altura fica bonito e brilhante, o problema é depois.
    Eu normalmente depois de aplicar o azeite, ponho só uma toalha à volta da cabeça, mas é verdade que criando um maior efeito de estufa, o resultado também será melhor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Já percebi que o teu cabelo é seco. O meu tem raízes muito oleosa e pontas secas, se calhar só é aconselhável colocar nas pontas, será?
    Eu sou a favor de tudo o que é natural, só em último recurso recorro aos químicos.

    A propósito do azeite, não me canso de recomendar o esfoliante de café, gosto tanto, mas tanto que não fazes ideia, não há creme nenhum que deixe a minha pele com ar tão hidratado e toque tão sedoso.
    Obrigada pelas partilhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana
      vê outras respostas a comentários mais acima. Experimenta a máscara de iogurte com mel e sumo de limão.
      Obrigada pelo teu feedback em relação ao esfoliante de café. Eu não quero outro também. Adoro!
      Beijinho

      Eliminar
  14. ola! este sabado este 3 horas a fazer de conta k era uma alface e devo dizer k fikei fã!!!!!!ficou super macio, sedoso e secou mt rapido. sai bem c o shapoo e n ficou c cheiro nenhum. eu coloquei pelicula mas tive de colocar toalha tb pk ja escorria azeite pelo pescoço abaixo.
    confeço k fui calona. coloquei-me de cabeça para baixo na banheira e c luvas descartaveis ponha um bocado de azeite nas maos e passava no cabelo. nas pontas entornei literalmente a caneca.é onde o meu cabelo está mais seco.
    n sai a tinta c esta mascara ao contrario da outras.
    acho k ficou c mais brilho e avivou a cor um bocado.

    eu gostei!
    tenho de fazer mais vezes principalmente nas pontas mas por mim está aprovadissimo!!!!!

    'bigada Luarte

    ResponderEliminar
  15. Voltei a comentar este post só para te dizer que durante as férias, o Tiago começou a coçar imenso a cabeça. Andei a ver e nada, nem lêndeas ou piolhos (primeiro pensamento), nem pele escamada, nada. Mas a comichão era de bradar aos céus. Percebemos que era do calor porque sempre que suava muito ficava assim (e ele costuma ter as famosas borbulhas de calor). Mas tinha de fazer algo porque senão o rapaz ficava com a cabeça em sangue de tanto coçar.

    Lembrei-me da tua dica do azeite. Vai de besuntar o cabelo do rapaz com o dito cujo. Fez efeito na hora. Ele deixou de se coçar. Andou bem mais do que uma hora com aquilo (nessa tarde não saímos) e só depois lavei. Melhorou consideravelmente porque o couro cabeludo ficou bem hidratado.

    Mas fiquei muito contente porque se tivesse só lavado a cabeça, ele ficava na mesma como já aconteceu e o facto de ter usado o azeite ajudou a melhorar a situação.

    Como vês, a tua partilha chega muito mais além.

    Bjs e obrigada
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem........ a máscara de azeite é mais maravilhosa do que eu poderia imaginar!!!!! Estou boquiaberta com a tua ideia de passar azeite na cabeça do teu filho na tentativa de resolver-lhe as comichões. Não sei se teria esse descernimento. Muito obrigada por trazeres o teu testemunho que poderá ser útil a muita gente.
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  16. Decidi pintar o cabelo com uma cor bastante diferente da minha e acontece que tenho o cabelo extremamente seco e como ele é curto torna se muito volumoso e para piorar a situação fica literalmente palha! Acha que esta mascara me trará bons resultados?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Experimentei e, apesar de me ter esquecido de aquecer o azeite, o resultado foi fantástico. O meu cabelo parece outro!
    Obrigada!

    Rita G.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)