quinta-feira, 4 de julho de 2013

No país da bota #Florença

Depois de Roma e da Cidade do Vaticano apanhámos o comboio rápido que nos levaria no espaço de 1 hora e trinta minutos para Florença.

Mais do que Roma eu tinha muita expetativa em conhecer Florença.

Florença é considerada a capital da região da Toscana. Uma zona que não conheço mas que deve ser simplesmente maravilhosa, a julgar pelo que leio, pelo que ouço e pelas imagens que vejo desta zona da Itália. 

Considerada o berço da arquitetura renascentista e uma das cidades mais belas do mundo, Florença tem outro tipo de atmosfera e aura artística que a meu ver Roma não tem.

É mais pequena e acolhedora, mais sofisticada e charmosa. Mais limpa e organizada. Mais segura.

Digo isto porque Roma é maior, e como todas as grandes cidades devemos ser zelosos e evitar colocarmo-nos a jeito em determinadas circunstâncias. Em Roma era uma constante apanharmos tipos na rua a tentar impingir-nos coisas: flores, souvenirs, chapéus, águas, convites à porta dos restaurantes para ganhar clientes, convites para fotografias, etc... Então no Vaticano era quase de 30 em 30 segundos fulano(a)s a convidarem-nos para sair da fila e a entrar mais rápido no museu, à custa de bilhetes que eles vendem, a partir de agências, mas a custarem o triplo ou o quádruplo do valor de bilheteira. É a tal questão de se querer ganhar mais uns trocos à custa do turista. Situação que até certo ponto é legítima. Só que esses indivíduos são chatos como a potassa.

Em Roma, e na brincadeira, eu passei a adaptar a expressão "Um olho no burro e outro no cigano" para "Um olho no cigano e outro no romano" :P

Mas Florença tem muito mais o perfil das cidades italianas que criei desde sempre no meu imaginário.

Além de mais fresca, a cidade é simplesmente linda a cada esquina e os florentinos são sem sombra de dúvida muito mais abertos e hospitaleiros que os romanos.

Nesta cidade dá vontade de nos perdermos pelas ruas porque Florença é uma cidade verdadeiramente abençoada e mágica. Nem sequer dá para perceber que eu amei Florença, pois não? :P

Aqui eu comi o melhor gelado italiano, a melhor pasta, bebi o melhor capuccino e fiquei no hotel mais simpático de todos :)

Tirando Amesterdão, é a segunda cidade que conheci com maior concentração de bicicletas.

Existe uma cultura enraizada da bicicleta na cidade e vê-se que é o meio de transporte preferido de toda a gente.

Santa Maria del Fiore - o Duomo ou catedral de Florença

Bem no coração de Florença encontramos o Duomo. É tão grande, mas tão grande e imponente que se torna impossível abarcá-lo de perto com a vista. É preciso subirmos a um ponto mais alto da cidade para termos uma visão panorâmica e conseguir finalmente ver na totalidade esta catedral. Se o interior da Basílica de S. Pedro, no Vaticano, me tinha impressionado pela sua grandiosidade artística, aqui foi o inverso. O exterior é absolutamente extraordinário. A fotografia só consegue captar uma parte e não consegue de maneira nenhuma fazer jus a este monumento, o maior de toda a cidade e para onde confluem todas as ruazinhas.

As portas do Baptistério

Na piazza del Duomo encontramos estas célebres portas de bronze da cidade. Foram encomendadas para assinalar o fim da peste e retratam episódios do Velho Testamento. Viriam a ser designadas por Michelangelo como as Portas do Paraíso, nome que permeneceu até hoje. Estas são cópias. As originais já se mudaram há alguns anos para museu.

Numa das ruas de Florença


Dá gosto ver os italianos a andar nas suas lindas bicicletas

Um casal de violinistas a fazer parar quem por ali passava. 
Pelas ruas de Florença há sempre muita música :)

Concerto na Igreja dei Santi Michele e Gaetano 
(The Grace Friends Chorale)

Foi no primeiro dia, ao fim da tarde, que estrámos nesta igreja e para nossa surpresa pudemos assistir gratuitamente ao concerto de um coro de música sacra. Foi lindo e ainda me arrancaram uma lagrimita quando cantaram à capela a música "Nella Fantasia", de Ennio Morricone. Só por acaso esta foi a música com que percorri a passadeira vermelha no dia do meu casamento :)

E como não podia deixar de ser o cupido de Florença atingiu-me bem no meio do coração

As gelatarias sempre com as suas torres maravilhosas de gelado 

Pintura a giz de Madonna del Fuso, de Leonardo da Vinci

Em algumas ruas de Florença podemos ver áreas reservadas, como este quadrado no chão, para os artistas de rua poderem mostrar os seus talentos.

Piazza della Repubblica

O arco do triunfo em estilo romano comemora o curto período em que Florença foi capital da Itália (1865-71).

Ponte de Vecchio

Eu na ponte Trinita

A Ponte Vecchio ao entardecer

A ponte à noite (vista da ponte Trinita)

A ponte Vecchio ou Ponte Velha sobre o rio Arno, é a mais antiga de Florença e foi a única que escapou aos bombardeamentos na II Guerra Mundial. Todas as casinhas que vemos na ponte foram outrora oficinas de carniceiros, curtidores e ferreiros. Mais tarde essas oficinas viriam a ser ocupadas por ourives e as lojas que encontramos de um lado e de outro do tabuleiro da ponte continuam ainda hoje a especializar-se em joalharia. Confesso que nunca tinha visto tantas lojas de ouro seguidas. Esta Ponte Vecchio vale uma fortuna :D

A ponte é absolutamente linda nas diferentes fases do dia, mas ainda mais ao entardecer e à noite. Fiquei completamente rendida e apaixonada :)

A ponte e o amor

Ainda hoje em partes do gradeamento encontramos vários cadeados. Tal facto deve-se à ideia de que os amantes ao trancarem o cadeado e ao lançar a chave ao rio, ficariam ligados para sempre. Por causa desta tradição milhares de cadeados foram colocados ao longo de anos e a ponte a dada altura começou a ceder. Esta situação levou a que o município mandasse remover todos os cadeados e começasse a aplicar multas pesadas para quem fosse apanhado em flagrante. Porém aqui e ali ainda vemos cadeados colocados às escondidas na ponte. Ai o que o amor faz! :)

Na noite numa rua de Florença



Loggia dei Lanzi (Piazza della Signoria)

Este é um local prestigioso na praça principal da cidade, junto ao Palazzo Vecchio. Nesta galeria a céu aberto existem várias estátuas romanas alinhadas, a maior parte cópias das originais, que comemoram factos importantes da história da cidade.

Vista de uma parte da Piazza della Signoria a partir da galeria (Loggia dei Lanzi)

A Piazza della Signoria é uma autêntica galeria 
de escultura ao ar livre 

À direita uma parte do Palazzo Vecchio, ao centro a fonte de Neptuno e à esquerda a estátua equestre do Grão-Duque Cosimo I (o homem que subjugou toda a Toscana ao seu domínio militar).

A cópia do famoso David, de Michelangelo (Piazza della Signoria)

Uma das mais importantes obras de Michelangelo e a mais importante de todas as que a Accademia (um dos museus da cidade) possui é a escultura de David. Um colossal nu clássico que representa o herói bíblico vencedor do gigante Golias. A estátua original, que permaneceu aqui durante largos anos, viria a ser mais tarde transferida para o museu a fim de ficar protegida contra as intempéries. 

Fonte de Neptuno (Piazza della Signoria)

Oh pra mim toda esbardalhada a tirar fotos a algumas das estátuas da Loggia dei Lanzi
(Piazza della Signoria)

Hércules e o Centauro
O rapto de Polixena

O rapto das Sabinas, Giambologna

Estas três figuras foram esculpidas a partir de um único bloco de mármore. É impressionante as expressões faciais, as marcas de dedos na carne, o detalhe de cada músculo... tudo isto esculpido ao pormenor na pedra. 

Perseu e a cabeça da Medusa, Cellini

Das treze esculturas que existem na Loggia dei Lanzi, a de Perseu a segurar a cabeça da Medusa é a mais famosa. 
Na Piazza della Signoria à noite

Mamma Mia, ma che bella pasta!

Um espetáculo de rua em que parei para ver duas vezes. 
Há artistas que merecem muitas salvas de palmas :)

Na cozinha do nosso querido hotel :)

Eu na escadaria de uma piazza de Florença :)

À porta de uma mercearia

Igreja Santa Croce

Esta igreja gótica contém os túmulos de muitos florentinos famosos como Miguel Ângelo, Galileu e Dante.

A estátua de Dante, autor da conhecida obra a Divina Comédia



Tempo para ver uma recriação renascentista na piazza em frente à Igreja de Santa Croce

Vista panorâmica da cidade a partir da Piazzale Michelangelo

À esquerda o grande Duomo, ao centro as arcadas e as duas 
pequenas torres da Galeria dei Uffizi, e à direita a Igreja de
 Santa Croce a destacarem-se na paisagem

Nas margem do rio Arno

Mais um espetáculo de rua com marionetas

Ponte alle Grazie com a ponte Vecchio lá ao fundo

Mais um momento Gelato! :D

A grande Sinagoga de Florença é considerada uma das mais belas da Europa

Na vitrine de uma loja de comércio tradicional

Noite de lua cheia na Ponte Vecchio

E na nossa última noite em Florença, fomos brindados com uma maravilhosa noite de Lua Cheia. Realmente não há como resistir a esta cidade.

Beijinhos e até ao nosso próximo e último destino em Itália :)

3 comentários:

  1. Adorei Florença quando a visitei há já alguns anos...obrigada pelas excelentes imagens que provocaram muitas e belas recordações!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Adorei Florença! Foi a cidade italiana de que mais gostei. Obrigada por estas recordações. :)

    ResponderEliminar
  3. Oh Amiga Que Linda Viagem e apresentação estou extasiada
    LINDO ;LINDO;LINDO
    Aguardo o restante
    bj querida
    LULU

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)