segunda-feira, 1 de julho de 2013

No país da bota #Roma

E nestes dias que estive ausente do blog e da blogosfera, fui de férias para Itália e agora estou de férias em casa para descansar deste género de férias que são sempre muito cansativas.

Por isso os próximos posts serão um rescaldo dos dias no país da botinha :)

Pela primeira vez, eu e o P., estivemos em Itália e visitámos algumas cidades italianas, entre elas Roma.

Roma recebe todo o ano imensos turistas e é a cidade europeia mais quente onde já estive.

Às nove da manhã já o sol estava a pique. Razão mais do que suficiente para andarmos com calma a visitar os locais. A ideia era evitarmos ficar estourados em vez de encantados. 

De qualquer forma, palmilhar quilómetros uma cidade debaixo de imenso calor não é tarefa fácil e à noite o corpinho só pedia descanso.

Com perto de 3000 anos de existência, visitar Roma é como dar um mergulho na história. Em termos culturais, Roma é uma das cidades com maior importância a nível mundial.

Conhecida pela Cidade Eterna, há muito que aguardava a nossa visita. Cidade dos césares, das igrejas, das galerias e museus. Das piazzas, das fontanas, dos monumentos grandiosos e imperiais. Da dolce vita, dos dias quentes e muito compridos.

Para refrescar valeu-nos o descanso no interior das inúmeras igrejas que iamos encontrando por todo o lado, a água fresca das fontanas e os gelados.

Os gelados em Itália são uma perdição. A maior parte são de confeção artesanal, sem corantes e outros aditivos e com grande percentagem de fruta.

Não são melhores que os gelados de uma Santini. Estão ao mesmo nível. Mas a questão é que há "Santinis" por tudo quanto é lado. Então não é de uma pessoa perder a cabeça?! :)

Assim como são uma perdição as pastas, os capuccinos e os tiramisús. As pizzas, confesso que já comi bem melhores por cá. 

Os italianos são um bom prato e é difícil conseguir acompanhá-los à mesa. 

Estava longe de imaginar que uma pasta não fosse um prato principal lá, como o é para nós cá. Em Itália as pizzas são sempre refeições rápidas e as pastas são o equivalente à sopa. 

Senão, vejamos: uma refeição completa num restaurante começa com a antipasti, o correspondente a acepipes ou as chamadas entradas. Depois vem a primi (sopas, massa ou arroz). A seguir o secondi, os pratos principais, que podem ser de carne ou de peixe acompanhados por contorni (hortaliça) ou insalata (salada). E termina-se com frutta, formaggio (queijo) ou dolce (sobremesa), seguido de um caffè espresso.

A maior parte dos turistas não tem pedalada para fazer refeições completas. Não só pela razão de ser muita comida, como por ficar absurdamente cara uma refeição que inclua todos os momentos. Itália não é um país barato, pelo menos para os portugueses, mas com alguma criatividade e tino conseguem-se fazer refeições decentes e mais ou menos económicas.

Como todas as grandes cidades capitais europeias, há imenso trânsito. Mas se estivermos à espera que os carros parem numa passadeira, o melhor é arranjar um banquinho para descansar as pernas, porque vamos de certeza ficar ali todo o dia. Portanto, a estratégia é mesmo atirarmo-nos à estrada e rezar (até porque estamos no sítio certo para pedir a todos os santinhos) e respirar fundo e de alívio se não formos passados a ferro. 

Mas vamos lá a algumas fotos para ilustrar um pouco da nossa viagem...


O Fiat 500 e a Vespa. 
Dois clássicos italianos que dispensam mais apresentações :)

Monumento a Vitor Emanuel II de Itália, com uma enorme estátua equestre do Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória nos topos e à frente

Um enquadramento fotográfico que colocou a deusa Vitória a desenhar a Lua :)

Este monumento foi feito em honra do primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situado no Monte Capitolino, ele é grande, pomposo e demasiado branco, a contrastar com a cor ocre da cidade. Não passa por isso despercebido. Há quem o apelide de "bolo de casamento", mas muitos romanos preferem chamá-lo de "máquina de escrever". Vá-se lá perceber a imaginação desta gente :P 


A famosa estátua da loba e de Rómulo e Remo. Reza a lenda que a loba alimentou os dois irmãos e que Rómulo viria a fundar a cidade de Roma em 753 a.C. e a ser o primeiro dos sete reis da cidade.

Ruínas do Fórum Romano no Monte Palatino, após dois milénios de pilhagem 

Toda a amálgama de colunas e pedras amontoadas só fazem sentido com recurso a uma planta e a alguma imaginação para evocar aquele que foi outrora o centro político e cívico do império, o maior e mais importante dos fóruns do mundo. Foi aqui que Marco António proferiu o seu discurso "Amigos, Romanos, Concidadãos", após o assassínio de Júlio César.

O Panteão e a Piazza della Rotonda

 Um aluno, talvez... desenha aquela que á a maior 
estrutura completa do império romano sobrevivente até hoje

Um pormenor da fontana Giacomo della Porta, mesmo em frente ao Panteão

No interior do Panteão o grande e famoso oculus que se encontra 
no centro e no topo do teto da cúpula. 

O Panteão é atualmente um santuário aos "imortais" de Itália. Maciço e simples para quem o vê de fora, por dentro é pura harmonia, simetria e grandiosidade. O oculus central tem 9 m de diâmetro e foi pensado para inspirar a meditação com os céus. Por ser aberto deixa entrar a luz e a chuva no interior do edifício.

Estes italianos são danados para o gelado seja de verão ou de inverno ;)

E eu depois de uma caminhada de quilómetros à torreira do sol, já muito inchada e estafada, entrego-me às delícias dos meus dois sabores preferidos: limone e lampone (framboesa) :)

"Luarte Maria, qual é a que tu queres?"

"Para mim? Obviamente a clássica!" :)

As famosas cafeteiras moka express são italianas e da marca Bialetti. As originais têm obrigatoriamente o homenzinho com bigodes no corpo da cafeteira. Já que estava no sítio certo, aproveitei e trouxe uma para mim :)

Situado ao lado do Coliseu, o Arco de Constantino

Trata-se de um dos últimos grandes monumentos erigidos na Roma Antiga, e continua a ser o maior Arco da cidade. É um arco do triunfo que celebra uma importante vitória do imperador Constantino.

Exterior do Coliseu

Interior do Coliseu

No interior, e enquanto descanso num degrau à sombra,
 alguém vai desenhando o grandioso Coliseu

Eu e o "Colosseo"

Verdadeiramente colossal e hipnótico

Monumento datado do ano 68-79 d.C. é o maior e mais famoso símbolo do império romano.

Com capacidade para 55 000 lugares sentados, este é um lugar que nos convida a imaginar como seria assistiar aos jogos de combate entre criminosos, escravos e gladiadores que lutavam entre si ou com animais na arena até à morte. Aqui o público tinha o poder de decidir sobre a vida ou a morte dos derrotados, acenando com lenços para mostrar piedade ou virando o polegar para baixo para exigir o golpe final. Estes combates perduraram durante 500 anos. Séculos mais tarde o edifício foi consagrado à memória dos cristãos martirizados e declarado lugar sagrado.

Na Piazza di Spagna, depois de encher a minha garrafinha de água 
na Fontana della Barcacia

Não sendo antigos nem particularmente impressionantes, os degraus espanhóis  são dos mais populares pontos de encontro de Roma. No cimo da escadaria ergue-se a Trinità dei Monti, com a sua fachada gótica e as torres sineiras gémeas.

Verdadeiramente impressionante é a quantidade de especiarias 
e misturas de condimentos que são utilizados na cozinha italiana 
(em Campo de' Fiori)

Mas o sem número de tipo de pastas que existem deixam 
qualquer turista estrangeiro a pestanejar :)
(em Campo de' Fiori)

Momento primi, equivalente ao momento da sopa, mas com pasta :P

Um momento de pausa, um momento de arte

 Uma das mais célebres praças de Roma, Piazza Navona


A mais famosa Fonte da cidade, a Fontana di Trevi

O nome tem origem nas três estradas (tre vie) que vão dar à praça. É a maior fonte barroca de Itália. O vigor e o encanto da fonte estão personificados na pose de Oceano, a figura principal, e nos dois trintões gigantes e os seus cavalos.

Já Charles Dickens disse um dia que esta fonte é uma visão prateada para os olhos e os ouvidos. No cinema, já foi cenário de uma das cenas mais famosas e românticas do filme Dolce Vita, de Federico Fellini.

Gostei da fonte, mas ficou longe de corresponder às expetativas devido à enchente de gente. Existe como que uma barreira humana sempre à volta, o que torna o local demasiado turístico e menos encantado do que seria de esperar. 

Se tivesse de eleger o monumento em Roma, aquele que de facto me impressionou verdadeiramente, sem sombra de dúvida, seria o fantástico, o mítico, o grandioso e fascinante Coliseu. 

Outrora instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda uma civilização, um dia alguém disse  a expressão que ficaria para a história: "Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma ruirá; e quando Roma cair, o mundo cairá".


Beijinhos e um excelente mês de Julho para vocês :)

10 comentários:

  1. Adorei!!!Passei uns dias em Roma o ano passado por alturas do S. valentim e festejos do nosso aniversario de casamento e foi maravilhoso recordar tudo e tudo e tudo :)E sendo fevereiro ainda tive a sorte de nao haver enchentes d egente (e o azar de o coliseu estar fechado 3 dias devido a neve...só deu para entrar no ultimo dia) ...mas passava todos os dias pelo Coliseu e tal cm tu foi o monumento que mais adorei! baci!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Framboesa :)
      Em Fevereiro deve ser no mínimo mais fresco, porque eu apanhei uma grande estafa de calor. Em relação às filas até correu bem, tirando os museus do Vaticano.
      Realmente o Coliseu é qualquer coisa... Eu como estava hospedada a 200 m deste monumento via e revia-o várias vezes ao dia :)
      Baci :)

      Eliminar
  2. Olá Luarte,
    Pelas fotos divertiste-te bastante... Ainda bem que correu tudo bem!...
    Eu de Itália só conheço a Sicília, e lembro-me que na altura a guia dizia que os Italianos eram «um bocadinho loucos» a conduzir, pelos vistos continuam...
    Adorei as cafeteiras e as especiarias.... são de perder a cabeça.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C. :)
      Com menos calor ainda me tinha divertido mais :P (é que eu incho tipo balão). Roma é uma cidade muito muito quente. Pelo menos esteve muito quente neste mês de Junho.
      Os italianos são um povo muito castiço mesmo!
      Eu não resisti a trazer uma cafeteira para mim :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. És terrivel :) Ali a encher a garrafinha discretamente :P

    Deve ser mesmo mágico, na minha lista está primeiro a Euro Disney e quem sabe um dia em lua de mel a dois vou até Veneza :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ce :D
      Toda a gente enchia a garrafinha sem problemas. Eu bebia litradas e litradas de água por causa do calor.
      Vejo que já tens programinha a 3 e a 2. Já está tudo pensado nessa cabecinha :)
      Beijocas boas

      Eliminar
  4. Querida Luarte!
    Sem palavras... uma das minha viagens de sonho!
    Lindas fotografias.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Guidinha :)
      Espero que que este meu relato te faça sonhar mais um bocadinho :)
      Ainda não tive tempo de pôr a minha leitura em dia, mas logo que as coisas estejam um pouco mais calmas, faço-te uma visitinha no sítio de sempre :)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  5. Que lindo relato de Viagem :)
    Romantico e muito interessante.
    Adorei espreitar tudo desde aos lugares ,aos sabores passando pela moda ;)
    Espera quer dizer que foram para Itália de Fiat ???:D :D
    Fiquei sem saber ;)
    bj minha Linda
    LULU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Eu bem gostaria ir de Fiat e o Paulo de Vespa, mas fomos mesmo de avião até lá e no regresso igual :P
      Beijocas boas

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)