terça-feira, 23 de julho de 2013

Tratar e cortar o cabelo em casa

Já não me lembro de ter o cabelo tão comprido como o tenho agora. A última vez que tive o cabelo com este comprimento, abaixo da linha dos ombros, foi há mais de uma década.


Quase sempre usei o cabelo acima da linha dos ombros e até mesmo curto, curto.

Nunca fui grande fã do meu cabelo por não ser nem carne, nem peixe. Nem liso, nem detentor de um ondulado definido e pior... sempre fui dona de um cabelo armado, cheio de taras e manias, um cabelo altamente esquisito... só vos digo! Até que tudo mudou para melhor vai fazer 1 ano.

Aprendi finalmente a tratar o meu cabelo e a gostar do que via ao espelho. Partilhei aqui o post da revolução.

Desde aí que trato o cabelo sempre da mesma maneira, usando o mínimo de produtos. Champô, amaciador (ambos sem sulfatos e parabenos), às vezes água de rosas (ver aqui) e sérum para as pontas (a vaselina é excelente para esse fim). As espumas e sprays modeladores que tanto usava, pus completamente de parte e desfiz-me de todas as embalagens que andavam cá por casa. Além de poupar dinheiro e espaço, consegui resultados nunca antes alcançados, num cabelo que julgava já não ter solução.


O meu cabelo ganhou naturalmente outra textura. Passei a ter caracóis definidos e adoro. Outra coisa boa foi ter deixado o secador e outros aparelhos modeladores para conseguir sair à rua. Utilizo o secador no frio, apenas para retirar o excesso de humidade depois do banho. Os aparelhos modeladores uso pontualmente para uma festa, uma ou outra saída. Só! E quando o faço, nunca deixo de aplicar protetor térmico. O meu cabelo tem agradecido imenso o mimo que lhe tenho dado e eu já estou de pazes feitas com ele. Nada de rancores entre os dois.

Talvez por tudo isto, não me apeteça neste momento cortar o cabelo em comprimento.

Há de chegar o dia em que vou querer dar um valente corte, mudar de visual, ver-me de outra maneira porque já não posso com esta :P. Mas enquanto essa fase não chega, vou aproveitar bem este agora em que me sinto "in love". Prender o cabelo quando quero, sem limitações de tamanho. Inventar inúmeros penteados porque já tenho cabelo para isso. Solto ou apanhado, uma coisa é certa, cortar esta minha melena é que está fora de questão. Pelo menos por enquanto... 

Seco ao natural

Com isto não quero dizer que não corte as pontas. Corto. Ainda na sexta feira cortei. E faço mesmo questão de cortar, para que não fiquem fracas e quebradiças e o cabelo mantenha sempre um aspeto saudável. Mas passei a cortá-las em casa, mais ou menos de 2 em 2 meses. 

Esta ideia de cortar o cabelo a mim própria surgiu em janeiro, depois de ler este post da Especialmente Gaspas, do blog Acuadoiro. Fiquei em pulgas para experimentar, ainda que tivesse receio que a coisa corresse menos bem. Não tendo eu todo aquele cabelo, e sendo o meu cheio de jeitos e ondas, não havia grande espaço para remendos ou correções. Mas quem não arrisca não petisca e eu decidi petiscar. Arrisquei, ainda que de forma cautelosa. Cortei cerca 1,5 cm logo no dia seguinte e gostei :) E como gostei, voltei a repetir mais vezes.

Acabado de cortar e já seco ao natural

A técnica é simples e corre sempre bem. Não há como falhar.

Partilho convosco um vídeo de uma blogger brasileira, que penso estar muito bem explicado, porque a técnica que uso é mesmo esta.


Sem complicações e de forma simples, rápida e sem gastar um tostão, corto as pontas e mantenho o corte degradé e por camadas no meu cabelo. Não só poupo em dinheiro, como poupo tempo. Sinceramente já não me lembro da última vez que pus os pés no cabeleireiro. A verdade é que não tenho sentido saudades e muito menos necessidade.

E vocês também costumam cortar o vosso próprio cabelo? Arriscariam fazê-lo?

50 comentários:

  1. Também uso essa técnica e já nem me lembro quando foi a última vez que fui ao cabeleireiro.;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Poupadinha :)
      Foste tu e a tua partilha que revolucionou o meu cabelo. Estou-te eternamente grata :)
      Beijinhos e muitos cortes de cabelo em casa ;)

      Eliminar
  2. Espectacular! Que boas dicas nos dás, Luarte!
    Muito obrigado.
    Um Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anamar :)
      É saber-me útil aos outros.
      Obrigada pelo carinho e pelas palavras.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu estou a ser ao contrario, ou seja, tinha o cabelo super compridão, a mais de beio das costas. e agora tenho curtinho. Maravilha.

    [DESABAFOS E COISAS]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Frutinha :)
      Eu compreendo a decisão desse corte radical. Por vezes é necessário revoluções dessas no nosso visual para nos sentirmos outras :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O teu cabelo está lindo, mulher! Vou seguir as tuas dicas, comprar champô melhor e largar as espumas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Velud'arte :)
      Mais vale investir em poucos produtos, mas mais amigos do nosso cabelo do que ter uma parafernália de coisas que só o entopem com porcarias.
      Não sei se chegaste a ler o outro post que indico aqui neste, mas outra dica que foi e é muito importante para mim (que tenho cabelos ondulados) é o uso do amaciador. Deixei de o enxaguar. Aplico, deixo atuar enquanto esfrego o corpo, depois espremo o excesso com as mãos e enrolo uma toalha.
      Simples e revolucionário :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. ola bom dia,

    desde k a minha cabeleireira me cortou uns bons 10 cm de cabelo e a direito quando eu disse so as pontas e em bico passei-me. eu corto as pontas e qd digo pontas é milimetros todos os meses. faço mais ou menos como no video. so n prendo em rabo de cavalo e n ponho a cabeça tanto para baixo. encosto so o queixo ao pescoço para ficar em bico bem certinho mas sem o bico muito acentuado.e ja k me zanguei c ela pelo corte aproveitei e zanguei-me tb c a tinta e agora faço tudo em casa.nunca tive o cabelo tao comprido e nunca consegui cortar as pontas todos os meses como consigo agora.e tenho cada vez menos pontas espigadas e um corte mais bonito. de vez em quando ate me dou ao trabalho de cortar milimetros mecha a mecha para ter a certeza k so corto as pontas espigadas.para alem de dinheiro poupei em nervos tb.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beta :)
      Se estás muito mais satisfeita com o corte em casa, não há porque mudar.
      Com os cabeleireiros também é preciso sorte. Não que eu tivesse razões de queixa do meu, mas se posso cortar as pontas em casa, quando quero, sem ter de arranjar espaços na agenda e a custo zero, nem penso duas vezes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar... é que o meu cabelo é assim, não liso nem encaracolado, uma chatice!
    Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Lopes :)
      O conselho que tenho é que invistas em produtos mais amigos do cabelo. Sobretudo no champô e amaciador.
      Se o teu cabelo não é liso nem encaracolado e gostarias de ter ondas mais definidas e bonitas, não enxagues o amaciador. Faz como indico mais acima à Velud'arte e como já expliquei num outro post.
      Vais ver que vais notar diferenças para melhor.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. O meu é muito liso, ás vezes nem o seco com secador. O tei está muito bem assim e mais comprido também iria ficar bem, adoro cabelos ondulados! Já cortei o meu em casa mas não tenho jeitinho...mais vale ir mesmo ao cabeleireiro (que detestooooo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Xica Maria :)
      Se o teu cabelo é liso e muito fininho e achas que não te ajeitas muito bem a cortar a ti própria, então o melhor é não arriscar muito e continuar a ir ao cabeleireiro.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Luarte

    O meu cabelo também é assim como o teu, além de ter um crescimento curto.

    Para cortar só ia ao cabeleireiro quase de ano a ano, e cortavam sempre mais do que eu pedia.

    Inspirei-me neste e em outros vídeos e comecei a cortar em casa. Investi numa tesoura de cabeleireiro (que também uso no marido) e o resultado é fantástico!

    Para um cabelo mais natural já usei espuma ou a tua técnica, mas só resulta quando o tenho mais curto e escadeado, o que agora não é o caso.

    Fiz uma escova progressiva e adoro andar com o cabelo liso!

    Tirando a escova que já dura há 4 meses, não gasto dinheiro em cabeleireiros, prefiro investir em bons produtos para o cabelo!

    Bjs

    Sofia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sofia :)
      Obrigada pela partilha da tua experiência.
      Eu ainda não investi numa boa tesoura de cabeleireiro, mas já pensei no assunto. Cortar o cabelo ao marido é que ainda não me aventurei, mas qualquer dia é dia :P
      Quando o rei faz anos aliso o cabelo para variar, mas acho que o cabelo ondulado tem mais a ver comigo.
      E concordo inteiramente contigo, os bons produtos ajudam muito na saúde do cabelo.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olha aqui está uma coisa que eu não tenho mesmo nenhum jeito... cabelos.
    Não tenho jeito nem para pentear nem para o tratar, o meu anda tão seco....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pinta :)
      Há coisas que qualquer pessoa pode fazer pelo cabelo, nomeadamente a escolha de produtos mais saudáveis e máscaras revitalizadoras.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Fantástico.... como em cada frase que escreveste neste post me identifiquei, porque já passei exatamente pela mesma situação. Mais alguns pontinhos em comum. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que também fazes parte do clube dos cabelos indomáveis :P

      Eliminar
    2. Já fiz sim!! O meu cabelo já foi mais encaracolado que agora (graças á ondulação que fiz há dois anos para definir os caracóis naturais perdi-os). Como nunca usei o cabelo tão comprido como agora, está a passar os ombros, secando ao natural ficava horrivel. Aquela coisa que nem é liso nem encaracolado... e ao apanhar um pingo de chuva enrola e ganha um volume horrivel. Andava sempre com o secador atrás. Mas já o consegui domar :)

      Eliminar
    3. Atualmente, nao sei se é do comprimento ou o corte.... seco ao natural, fica ondulado, com algum volume (que detesto cabelos escorridos), mas direito e com bom aspeto!!!

      Eliminar
    4. Pois eu consegui caracóis e nada de volumes estúpidos e cabelos armados com ou sem chuva com o não enxaguamento do amaciador. É inacreditável como um pequeno pormenor faz toda a diferença.

      Eliminar
  12. esqueci-me de dizer: eu tenho o cabelo liso á força mas no outro dia lembrei-me da tua dica de n tirar o amaciador e como n ia sair nem esticar o cabelo n tirei e deixei secar ao ar. funcionou tipo mascara.para secar e esticar n dá k é uma fumarada de todo o tamanho mas de vez em quando vou fazer isso.
    em relaçao ás tesouras por muito boas k sejam so passados uns bons meses a cortar cabelo é k ficam afinadas e convem n cortar mais nada a n ser cabelo. estraga as laminas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dica do não enxguamento do amaciador não é boa se a seguir se quer esticar o cabelo.Esta dica é apenas para quem quer ficar com caracóis macios e definidos.
      Quanto à história da tesoura, a comprar uma para cortar cabelo seria usada apenas para esse fim e não outro. Para outros cortes tenho muitas outras tesouras.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. A mim nõ me horroriza nada que já não ponhas oss pés no cabeleireiro há 3 anos. Isso não significa que sejas negligente com o cabelo. Pelo teu testemunho diria que és bastante atenta e mima-lo bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Lu :)

    Deve estar a fazer, não sei se 3 se 4 anos que não ponho os pés num cabeleireiro! Ehehe, faz tanto tempo que nem sei bem. Abri a cortar em casa com uma gilete e estou bastante satisfeita, faz uma corte escadeado na frente e atrás corto então com a tesoura puxando o cabelo para a frente. Aqui em casa ninguém vai ao cabeleireiro ou barbeiro!
    Tenho o cabelo muito liso, mas agora está muito seco... a vaselina nas pontas tem resultado, mas agora que vi a tua máscara de azeite vou a correr experimentar!

    Um beijinho grande e obrigada pela partilha de tanta coisa boa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lúcia :)
      Eu cortei uma vez com gilette, quando era adolescente e ficou medonho. Tive de pedir a uma tia que lá fosse a casa remediar a coisa, porque estava com vergonha de ir ao cabeleireiro e mostrar o cabelo, ehehehe.
      Mas como o teu cabelo é muito liso, há menos hipótese de errar. Agora imagina o meu cabelo depois de eco, lol.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  15. Esqueci-me de acrescentar, que para além do cabelo, as tuas unhas também estão muito bonitas! Gosto muito desse verniz!

    Bjs

    Sofia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia :)
      Beijinhos e tem um dia feliz.

      Eliminar
  16. Olá Luarte,
    Muito Obrigada pela partilha!...
    Mas acho que não tenho coragem; no entanto tenho de experimentar a máscara de azeite, vaselina nas pontas e colocar amaciador e não enxaguar. Que boas dicas!...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa C. :)
      Há pessoas que não se atreveriam e eu até compreendo. É preciso alguma dose de loucura :P
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Luarte, o teu cabelo está lindo! Eu confesso que não tenho coragem de cortar o cabelo em casa... Traumas com cortes insensatos em pequena, talvez.
    Gostei imenso do teu verniz das unhas (sim, reparei!). Podes dizer qual a marca/nr.?
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Cor de Chá
      se eu te contasse o que eu já fiz ao meu cabelo quando era miúda... desde cortar a franja toda e torta e ficar com um penacho no início da testa. Desde cortar o cabelo à gilete e ficar medolho. Desde pintar o cabelo com mercúrio, enfim... não lembra ao menino jesus, mas a mim lembrou-me :P
      O verniz é uma edição especial da KIKO (Celebration nail lacquer) o nº é que não tenho a certeza porque tenho aqui dois: 426 ou 20. Ou um ou outro tem de ser :P
      Beijinho grande

      Eliminar
  18. Eu não tinha coragem de cortar o cabelo a mim própria. Mas o meu cabelo é muito parecido com o teu talvez deva arriscar... ai não sei...pode ser que um dia ganhe coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrisca, Tita!
      Segundo este método não há como falhar ou correr mal. Acredita em mim.
      Beijinho

      Eliminar
  19. Ainda bem que partilhaste! Já há muitos anos que não corto o cabelo em casa e usava este método. Porém, fazia o puxo no meio da cabeça e cortava com ele seco, o que acontecia era que ficava sempre com as pontas maiores muito finas. Nos primeiros dois ou três meses, ficava bonito, escadeado como gosto e com a franja no tamanho certo, passado esse tempo, só me apetecia ir à cabeleireira acertar aquelas pontas.
    Pelo que percebi, para não cortar apenas a franja e cortar menos em comprimento, devo fazer um pouco mais acima do que ela fez no vídeo.
    Beijinhos e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  20. Olá, Ana :)
    Eu nunca experimentei cortar o cabelo com ele seco. Parece-me muito mais fácil fazê-lo com o cabelo húmido ou depois de lavado. Puxa-me melhor o cabelo e julgo que fica melhor cortado.
    Eu normalmente corto poucos centímetros, mas percebeste bem sim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Luarte :)
    Eu tenho um cabelo muito comprido e também corto da mesma forma, após ter visto no youtube, poupo imenso dinheiro e obtenho sempre o resultado pretendido. Já experimentei com ele seco e molhado, e tens toda a razão quando dizes que molhado é melhor, pois controla-se muito melhor o cabelo.
    Uma feliz coincidência, quando estava a ler o teu post, a minha amiga estava a ler comigo e ficou super entusiasmada com a forma como cuidas do teu cabelo, porque o dela é semelhante. Em nome dela "Muito obrigada pelas dicas que irei colocar em prática de certeza!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Um beijinho para ti e para a tua amiga. Espero que estas dicas resultem tão bem com ela como têm resultado comigo.

      Eliminar
  22. Ana,percebo perfeitamente o k dizes das pontas finhinhas no bico. a mim acontecia o mesmo ate k descubri o pk e como resolver. n sei se te consigo explicar bem por escrito mas vou tentar.é assim qd poes a cabeça para baixo o cabelo k fica mais comprido é o da frente ou sejas cortas pouco no bico. é uma questao de n colcares a cabeça tanto para baixo. eu por tentativas descubri k tenho k pentear para a frente mas c o queijo encostado ao peito ou seja o cabelo k fica para a frente é mais o de tras e nao o da frente. assim cortas mais bico e fica c mais cabelo. tb n o prendo c elastico, prendo c as maos. e n o corto a direito. dou cortadelas ao alto, no sentido dos fios pk parece mais natural.é uma questao de ires experimentando colocares a cabela c varias inclinaçoes e ires vendo no espelho ate ficares c o bico atras como gostas e depois é cortares sempre assim.conseguiste perceber? espero k sim. beijokas e boas cortadelas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beta :)
      Obrigada pelas tuas explicações. Eu compreendi perfeitamente e espero que a Ana também tenha percebido. Aqui é ir tentando fazer sem medo de errar, porque efeticamente se não quisermos dar um grande corte ao cabelo é difícil que a coisa corra mal. Depois é ir experimentando como colocar melhor o cabelo, se junto à testa, se mais no topo, etc... e para isso é ir deslocando o rabo de cavalo (pessoalmente prefiro puxar bem o cabelo para cima e prendê-lo porque assim não há maneira de me escapar da mão). Depois de cortar a direito, também costumo cortar ao alto os fios de cabelo, para criar um aspeto mais natural.
      Beijinhos

      Eliminar
  23. O teu cabelo está lindo!!! :) Compreendo porque o queiras manter assim comprido :D Fica-te mesmo muito bem e está tão bem tratado! Até tenho vergonha do meu por estes dias! Precisa mesmo de ser cortado (já não o corto há quase um ano, que vergonha!!!)
    Estou cheia de vontade de experimentar cortá-lo em casa até porque só confio o meu cabelo a uma cabeleireira que tem umas mãos fantásticas, mas é sempre uma tarde perdida e uns valentes € gastos :(
    Enfim, fiquei com algumas dúvidas do vídeo. Não como se corta, porque é fácil, mas sobre o facto de se seguir todas as instruções, algumas pontas não chegam a "ver" a tesoura e as pontinhas estão tão estragaditas que precisavam mesmo de ser cortadas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara :)
      Não tenhas medo de experimentar cortar o cabelo em casa.
      Mas se não vais há mais de 1 ano ao cabeleireiro e tiveres de dar um bom corte às pontas, o meu conselho para principiante é que vás ao cabeleireiro e depois mantenhas em casa de 2 em 2 meses. Não deixes passar tanto tempo sem cortar porque não é mesmo bom para as pontas.
      Quanto às tuas dúvidas, aconselho-te a ler a resposta da Beta Bárbara (comentário mais acima) à Ana e depois a resposta que eu deixo também. É fácil cortar todas as pontas sim, desde que desloques o rabo de cavalo mais para o topo da ou mais para trás. Espero que me tenha feito entender.
      Beijinhos e não tenhas receio de experimentar :)

      Eliminar
  24. Depois de ler o teu post estive a ver mais alguns vídeos além do que colocaste aqui e, sem dúvida, vou experimentar. O único problema é que o meu cabelo tem imenso volume e quando vou à cabeleireira peço sempre, no final, para desbastar com tesoura dentada. Diminui imenso o volume e como o meu cabelo não é apenas ondulado, fica mais bonito porque está mais controlado.

    Ando a pôr em prática algumas dicas que referes sobre o cabelo. Uma mistura de um champô mais natural, com um amaciador caseiro que será deixado no cabelo, como indicas. Mas como est é de spray e não de creme, não sei se fará o mesmo efeito. Estou curiosa para ver. Depois já sabes que farei report no blog, como de costume.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, Anabela :)
      Quando falas do volume do teu cabelo, parecia que estavas a falar do meu :P É que é tal e qual. No cabeleireiro eu também pedia para me desbastarem o volume com a tesoura. E nunca o consegui tão controlado como agora. Sabes como o controlo? Com o amaciador em creme que não enxaguo. Além de me definir melhor os caracóis (antes eu não tinha caracóis, não tinha liso, não tinha nada...), controla-me completamente o volume.
      Tenta experimentar e depois diz se não vês diferenças
      Beijinhos e boa experiências. Fico a aguardar o teu report ;)

      Eliminar
  25. Há uns 3 anos que não corto o cabelo na cabeleireira e estou cada vez mais satisfeita de o cortar em casa mas costumo pôr a cabeça para baixo, penteio bem, seguro com a mão e lá vai a tesourada. Agora experimentei como tá no video e não enxaguei depois do amaciador e estou muito satisfeita. Está bonito com ondulação e até faz uns canudo. Aprovadissimo.
    Parabens pelo blog tem dcas muifo boas.
    Bjs
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sofia :)
      Obrigada pela partilha das tuas experiências.
      Fico satisfeita por saber que de alguma forma fui útil.
      Beijinho

      Eliminar
  26. Olá a todas :)
    Há 1 mês resolvi dar apenas um corte na franja e claro, a acompanhar o escalado e mantê-lo comprido. A cabeleireira não conhecia, mas fica mesmo debaixo de minha casa e lá fui, até porque era muito simpática a senhora. Pois, sim...deixou-me o cabelo com umas naifadas que eu ás escuras e com os copos era capaz de melhor :)) deu-me cabo da cabeleira, fez um corte estranho em que a parte de cima nada tinha a ver com o resto. Fui remediar e a solução foi radical: cabelo até ao centro das costas a cabelo à altura do pescoço...fiquei destroçada, esta não sou eu, ainda por cima o cabelo fica tipo cogumelo e escova nas pontas, enfim, um horror! Depois de ver esta dica jurei nunca mais me sentar numa cadeira de cabeleireira nehuma, nem que corte muito bem, acabou! Quando ele crescer (daqui a meio ano ou mais) vou experimentar esta técnica. Obrigada!
    Beijinhos e cuidado com as cabeleireiras :)
    Filipa

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)