segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lavar o chão de forma mais ecológica

A história dos produtos caseiros de limpeza tem-me arrastado para várias experiências.

A verdade é que tenho andado viciada em aprender e perceber como funcionam esses produtos. 

Como em tudo, há experiências que nos satisfazem mais do que outras. E se há umas que já foram chumbadas outras há que passaram na avaliação com distinção.

O meu objetivo ao interessar-me pelo uso destes produtos, não é ser radical e banir tudo quanto seja produto de limpeza comercial, nem poupar imenso dinheiro porque eu até faço render bem os produtos.

O meu objetivo primordial é simplesmente diminuir o seu uso, porque consigo substituir esses produtos comerciais por outros mais ecológicos e, ainda assim, conseguir tão bons, ou quiça até melhores, resultados. Satisfaz-me muito saber que ao usar os segundos estarei a assumir um comportamento mais sustentável, mais amigo do ambiente, reduzindo a minha pegada ecológica e, ao mesmo tempo, estar a contribuir para um ambiente mais saudável dentro do meu pequeno mundo que é a minha casa.

Mas voltando ao post anterior, foi interessante perceber e confirmar que existe ainda muita resistência das pessoas experimentarem e passarem a usar produtos caseiros para limpar a casa. E os motivos são essencialmente dois: os produtos caseiros não fazem espuma e não deixam aquele cheirinho de casa acabada de limpar.

Ora espuma e perfume estão longe de ser sinónimos de limpeza, mas a verdade é que são fatores que nos condicionam psicologicamente e nos levam a pensar que sim.

Se os detergentes que estivermos a usar não forem biodegradáveis, a espuma que fazem é altamente residual e poluente. E em relação ao cheiro, se quiser um ambiente cheiroso todos os dias, tenho-o e não preciso tão pouco de o limpar. Basta um ambientador simples, por exemplo feito de água e amaciador, borrifar as divisões, tapetes, cortinados, almofadas e já está. A casa fica cheirosa por muito tempo e para quem chega dá a sensação de acabada de limpar. 

Limpeza é outra coisa. É ausência de sujidade, pó, gordura, resíduos, etc...

Ora, entre os produtos que passaram com distinção na lavagem do chão tenho a água, o vinagre, o bicarbonato de sódio e o amaciador.


Para cada meio balde de água colocar 4 a 5 esguichos de vinagre branco, acrescentar o correspondente a 1 colher cheia de chá de amaciador de roupa concentrado e outra de bicarbonato de sódio.

Por exemplo, o chão da minha cozinha é um chão escuro. Até hoje nunca consegui ficar totalmente satisfeita com o resultado das lavagens, mesmo utilizando os mais diversos produtos de limpeza. Nunca consegui que ficasse brilhante como eu queria. Quando punha pouco detergente não ficava bem lavado. Quando punha um pouco mais criavam-se pequenas manchas, à conta dos resíduos da espuma, e em algumas zonas o chão ficava baço. Mas com esta solução fica simplesmente impecável, lavadinho, desinfetado e muito brilhante (e reparem nisto, sem ter sido lavado com uma única gota de detergente sequer).  Consegui logo na primeira lavagem um chão ainda mais bonito do que alguma vez consegui com outros produtos de supermercado. 

Porquê o uso do amaciador? O amaciador além de ser excelente para lavar pisos de madeira, é muito bom para os outros tipos de piso porque cria uma espécie de película protetora, anti-estática no piso. Funciona da mesma forma que funciona na limpeza dos móveis (aqui), como repelente. E como cria resistência à fixação da sujidade, permite que esta leve mais tempo a instalar-se e possa ser removida mais facilmente. E claro, ao misturar-se o amaciador na solução anterior o chão fica a cheirar bem e toda a divisão fica com um aroma muito agradável :) Não convém é colocar muito amaciador senão o chão de mosaicos ou pedra pode tornar-se escorregadio. 

Beijinhos e bom início de semana para vocês.

18 comentários:

  1. Que sugestão fantástica! Beijinhos e boa semana! :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Eu também ando nessa "luta" de explorar os produtos caseiros.
    Fiz uma solução multiusos, com vinagre e fairy que uso para imensa coisa...até para borrifar as grelhas do barbecue e depois limpar. Agora quero experimentar a receita que sugeriste no outro post!
    O problema lá em casa é mesmo a aversão da minha empregada (que faz as limpezas principais, eu só acabo por ir dando um toque durante a semana).
    Acho que só funcionará quando eu deixar mesmo de ter os outros produtos em casa...

    Obrigada pelas dicas,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Filipa :)
      Obrigada pela partilha desse multiusos.
      O uso de produtos caseiros implica que a pessoa que os está a usar perceba o porquê de os estar a usar em vez dos outros e, acima de tudo, compreenda que eles limpam e são muito mais saudáveis.
      Acho difícil pôr a empregada a fazer esse exercício se ela não estiver minimamente informada, mas desejo-te boa sorte nesse trabalho.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu sou fã de tudo o que é caseiro e que funcione. Este limpa chão que sugere ainda não experimentei com amaciador da roupa porque o meu amaciador da roupa é uma chávena de café de vinagre branco. Porém fiquei curiosa quanto a esse fantástico resultado final usando o amaciador por isso acho que vou comprar o dito só para esse efeito porque o que uso na minha roupa satisfaz-me completamente.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lassalete :)
      Também já li em vários sítios que o vinagre é um excelente amaciador de roupa. Na máquina de lavar nunca experimentei, mas também sei que ele substitui na perfeição aqueles produtos anti-calcário para a máquina. Torna-se um verdadeiro 2 em 1 :)
      Atenção que o fantástico resultado que obtive no chão da minha cozinha, julgo que terá mais a ver com o vinagre e o bicarbonato. O amaciador confere é bom cheiro e a tal tal proteção anti-estática.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigada pela partilha...alguns já conhecia mas outros não...falta ainda começar a usar com frequência mas fiquei com vontade de experimentar.
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria :)
      Pois é à conta das experiências que tenho vindo a descobrir o quanto alguns produtos de limpeza comerciais são perfeitamente dispensáveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Já eu sou toda olhos e ouvidos para as tuas dicas de detergentes caseiros. Passei a usar o vaporizador com água e amaciador da roupa para o pó e no fim borrifo cortinas e tapetes, huuummmm, que cheirinho. Ainda tenho detergente para madeiras, mas já experimentei lavar o flutuante com o amaciador da roupa e adorei. Portanto quando acabar o meu detergente de madeiras, não compro mais. Agora para o chão de tijoleira já tinha experimentado água com vinagre. Não desgostei, mas estou demasiado habituada ao amoníacal. Agora vou experimentar esta tua nova receita e depois venho cá dizer o que achei.
    Obrigada Luarte pelas tuas partilhas. Obrigada mesmo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Raio-de-Luar :)
      Eu também lavo o meu chão de madeira com água e amaciador. Fica impecável e super cheiroso. Há muito que não compro detergente para madeiras que utilizava unicamente para esse fim. Cada vez me chateia mais ter produtos que só dão para uma única coisa :P
      Fico então a aguardar o teu parecer quando utilizares esta solução para o chão de tijoleira.
      Beijinhos e boa sorte para esse lado (sei que estás a precisar e ela teima em não aparecer).

      Eliminar
  6. Olá Luarte.

    Já sabes que adoro estas coisas e também eu ando sempre a experimentar. Há coisas que funcionam e outras que nem tanto. Por exemplo, já tentei fazer detergente da loiça com sabão azul e branco mas com o tempo percebi que mais valia usar o próprio sabão esfregado na esponja. O facto dele estar diluído em água fazia com que andasse sempre a carregar no dispensador e gastasse aquilo num instante.

    Tal como tu, também percebo que há uma certa resistência ao uso destes produtos mais naturais pelos motivos que referes. Também eu gosto da casa limpa e cheirosa mas tento fazê-lo de outra forma. Por exemplo, para o chão tu usas amaciador para dar cheirinho, eu uso óleo essencial, vai dar ao mesmo. O chão fica mesmo limpo com o vinagre e ao utilizar O.E., o cheiro do vinagre não se sente. O que me move, além da parte ecológica, é que eu já há muito tempo que não tenho crises de sinusite e rinite alérgica. E quem diz eu, diz o resto da minha família, que sofre do mesmo mal. Notamos um diferença muito grande na nossa saúde e isso vale todas as adaptações que temos tido.

    Vou experimentar o receita que deste ontem. Obrigada pela partilha. Muito obrigada, mesmo!

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anabela :)
      Eu sei que ainda és mais ferrenha que eu nestas coisas das soluções caseiras.
      Tenho aprendido e estou sempre aprender coisas giras e interessantes contigo.
      Mas é como eu digo no post, eu não pretendo substituir todos os produtos, mas diminuir o seu uso. Acho difícil passar sem o Skip para a roupa ou o Fairy para a louça, por exemplo. Mas em muitos outros produtos, parece-me cada vez mais fácil substituí-los.
      Em relação ao amaciador já descobri tantas potencialidades que ele tem que hoje em dia está longe de se resumir ao facto de deixar cheiro. Mesmo nesta solução para a limpeza do chão, o seu uso não é só deixar o ambiente a cheirar bem.
      Obrigada por partilhares aqui o teu parecer e em como a tua experiência com produtos caseiros tem feito diferença na saúde lá de casa.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Já uso a dica do amaciador para limpar as madeiras ,mas ainda não borrifo nada ;)
    Mas amiga e o nosso rainbow ? esse sim é o rei da limpeza em minha casa .
    Aconselho vivamente investir neste equipamento.
    Desde que o comprei ,14 anos atrás poupo em mts produtos.
    bj
    Obrigada pela partilha
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Também tenho o rainbow há muitos anos. É um excelente aspirador, mas infelizmente não lava ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. O perfume e a espuma dos produtos comerciais de limpeza são um bom engodo :)
    Neste momento, e com as descobertas que tenho feito, díficil vai ser voltar a muitos dos produtos que usava antes.
    O vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio são poderosíssimos na limpeza. Tão infalíveis quanto uma lixívia.
    Quanto ao uso de óleos essencias, confesso que não sou adepta pelos motivos que referes. Os verdadeiros óleos são muito caros. Os mais baratuxos também contém químicos, o cheiro não perdura tanto tempo quanto o desejável, e o óleo não se dilui bem na água. E Então químico por químico, prefiro usar o amaciador onde encontro muito mais utilidade.
    Obrigada mais uma vez por esta troca de informação tão enriquecedora.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. continua a partilhar k eu continuo a seguir-te pk adorei o amaciador no chao. e para alem do cheiro notei k faz com k se produza cotao no chao. eu tenho 4 gatos e cabelo comprido por isso cotao é aos montes todas as semanas e desde k uso o amaciador noto k ha menos.tb faço uma batota no cheiro da casa k é borrifar os tapetes e cortinados e k fica o cheiro bastante tempo e k sai o cheiro a cozinhados é verdade sim senhora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu testemunho e feedback no uso do amaciador :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Obrigada pelas sugestões. Já experimentei e resulta ... na carteira e na casa.
    tudo de bom para si. MFátima

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)