quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Conversa de cocó :P

Neste mês de agosto apareceu um vídeo que se tornou muito popular na internet. 

Provavelmente alguns de vocês já o terão visto. Eu vi-o há poucos dias pela primeira vez.

Falo do vídeo "Squatty Potty", um vídeo publicitário, que pretende ser um vídeo educativo acerca da postura que os ocidentais assumem há séculos para evacuar e como utilizamos de forma totalmente errada a sanita.

Há quem diga que o vídeo passa informação incorreta e exagerada (ver aqui), e que a teoria que defende não tem qualquer fundamento científico, nomeadamente na mensagem de que uma postura incorreta favorece o aparecimento de doenças como hemorróidas, apendicite, cancro do cólon, etc.

Mas o que mais me surpreendeu e interessou no vídeo não foi tanto a mensagem que pretende veicular, mas o facto de eu própria instintivamente já adotar há muito tempo, e sempre que posso, a posição de cócoras na própria sanita. Esta descoberta fi-la na casa dos meus pais há muitos anos.



Eu sou dada à obstipação. Com a inclusão de mais fibras na alimentação e mais água as coisas têm melhorado, mas naturalmente sou presa de intestinos.

Na casa dos meus pais continuam a existir os mesmos dois w.c's. Um deles era o meu preferido sempre que precisava de evacuar. Penso que quando temos mais do que um w.c. em casa tendemos naturalmente a preferir mais um do que outro para estes encontros íntimos do nosso eu consigo próprio.

Não sei bem explicar porquê, mas tenho ideia que há mais gente assim. Confirmam?

Mas na casa dos meus pais eu sei exatamente por que gostava mais daquela casa de banho dos azulejos azuis. Era pela simples disposição das louças sanitárias. É que em frente à sanita existia a banheira e o espaço que continua a existir entre as duas não é grande. Ora sempre que ia lá fazer o meu cocozinho (sem censuras porque na morte e no defecar somos todos iguais ), eu colocava os meus pés no rebordo da banheira e automaticamente assumia uma posição de cócoras na sanita. E isso ajudava-me imenso a evacuar quer mais facilmente e sem grande esforço, quer de forma mais rápida.

Tendo-me apercebido que as coisas resultam melhor assim, sempre que posso é essa a posição que assumo. Basta para isso um banquinho pequeno à frente ou outro suporte que permita fletir as pernas e levantá-las num ângulo elevado.

Resumindo, gostei do seguinte vídeo, porque me trouxe a resposta para aquilo que eu já fazia sem saber muito bem porquê. Dava-me jeito, pronto. Mas agora percebo que é porque se trata da posição mais natural. Senão vejamos como tratamos do assunto em plena mata ou floresta. Ou como é que os nossos antepassados resolviam esse problema diariamente durante milénios. Ou até como em algumas civilizações e tribos as mulheres dão à luz os seus filhos

Claro que o vídeo o que pretende é vender o tal suporte que nos apresenta no fim, mas não deixa de trazer e oferecer informação que considero muito útil e quiça ajudar gente obstipada como eu :)

18 comentários:

  1. Ola Luarte. Ja vi este video há umas semanas e ate publiquei na minha pagina do facebook, mais precisamente para alguns familiares que sempre acharam estranho eu ter um pequeno banquinho sempre na wc. o que e certo e que eu ja sabia que o facto de ter as pernas elevadas e que ajuda muito; quanto mais nao seja para se apoiar uma revista nas pernas enquanto se esta na wc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este é um daqueles vídeos que vale a pena ver e passar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. E pronto, lendo isto lá vou eu (obstipada crónica) experimentar um banquinho na sanita. Obrigada pela info. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentar nunca custa, se resultar tanto melhor ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Luarte, Podia fazer aqui um testamento mas vou tentar ser o mais breve possível. Estou vai-não-vai para fazer um post deste género no meu blog. Fizeste tu, melhor ainda, assim dedico mais tempo a escrever outras coisas.

    O Tiago sempre sofreu dos intestinos, desde que nasceu. Aliás, as noites na maternidade foram um inferno, ninguém o conseguia calar. Dores que vinham assim que mamava. Desespero, dele e nosso. Dp mais tarde é que uma enfermeira que explicou que a sucção está relacionada com o funcionamento dos intestinos. Qd suga, faz os ditos cujos trabalhar, daí a ordem dos acontecimentos. Portanto, deste lado a amamentação não foi algo que o tivesse ajudado grande coisa. Imagina se tivesse dado leite artificial. Andando no tempo e já introduzindo alimentação complementar, a coisa piorou porque ao fazer cocó sólido foi o caos. Mais tarde, já a partir de um ano de idade, começou a aparecer sangue nas fezes. Sofrendo eu de ansiedade e com a inexperiência do Ricardo foi terror total. Recorremos a um pediatra especializado no assunto. Mudar a alimentação e muita água foram as palavras de ordem. Mas aquilo onde ele focou mais foi precisamente na forma de evacuar. Para ir tentando fazer tal como aqui dizes. E foi quando ele começou a fazer na sanita e porque ficava com a pernas mais elevadas que a situação melhorou bastante. Por isso penso que é algo a que as pessoas deviam dar mais importância.

    Bjs e desculpa o texto longo.
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia escrever algo muito parecido com o discurso da Anabela em relação à experiência da minha bailarina, mas ela explicou bem demais... :)
      A verdade é que até pode ser que eles estejam a querer vender o seu produto, mas quem tem prisão de ventre (como eu) sabe que faz todo o sentido!

      Eliminar
    2. Obrigada pelo testemunho das duas em relação às vossas crias :)
      Sem dúvida que este é um assunto a que devemos dar mais importância, porque se trata da nossa saúde e do nosso bem estar.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Acredita que eu também sempre sabia sem saber?! Também tenho prisão de ventre, e às vezes é um sofrimento ir ao vaso...descobri por acaso quando fui usando um salto alto e vi que foi muito melhor assim. tenho sonhado com um suporte desses e venho pensado muito em como adaptar um pra mim. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande descoberta, Aline :)
      Com saltos... faz todo o sentido e até acaba por ser uma coisa engraçada de descobrir a coisa.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá

    Bela ideia, não sabia...
    No entanto, apesar de não elevar as pernas, em dias "piores" costumo me sentar e apoiar os cotovelos nos joelhos (o que não é bem igual ,mas é parecido).

    Obrigada :)
    Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana tu deves ter sangue indiano :P

      Eliminar
    2. Marlene adota esta posição de elevar as pernas e vais ver que ainda funciona melhor.
      Beijinhos

      Manucha, pois deve ser isso :P

      Eliminar
  6. Ahaha, nunca tinha visto o video nem nunca tinha ouvido falar em tal coisa! Mas é mesmo como dizes, na morte e na casa de banho somos todos iguais :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. A minha obstipação (sim quando era nova era super presa os intestinos) melhorou a 90% quando fui operada ao apêndice com 16 ou 17 anos! Desde aí, passaram 10 anitos e nao voltei a ter esse problema com frequência. :)

    ResponderEliminar
  8. Mais uma preciosa dica que nunca me tinha ocorrido! :)
    Lá em casa todos temos prisão, depois disto, vou sem dúvida ver de um banquinho!

    Obrigada pela partilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. conversa de m******....eheheheheh. mas é sempre bom aprender!!!! alias uma das primeiras coisas k nos ensinam com os bebes é a dobrar-lhes a pernas.ou seja ficam na tal posiçao.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)