terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os benefícios da aloe vera no cabelo

Estamos a caminhar a passos largos para a entrada do outono. A natureza em breve usará a nova coleção de alaranjados, dourados e castanhos. O tempo refresca e às vezes constipa-se. A pouco e pouco surge a queda da folha que marca a compasso a inevitável e mais acentuada queda do nosso cabelo.

Eu por mim falo, que por esta altura cai-me mesmo muito cabelo.

Como já disse por aqui, a gelatina é um excelente alimento para minimizar a queda de cabelo e eu tenho-a comida imenso. 

Hoje venho falar-vos de uma nova receita que iniciei e que espero me traga bons resultados. É uma receita com aloe vera, também conhecida no Brasil como babosa.

Há mais ou menos 1 ano e pouco que tenho um vaso com esta planta oriunda do norte de África. É uma espécie de cato de cor verde que possui inúmeras propriedades medicinais. 


Esta planta é nutritiva, regeneradora, hidratante, digestiva, anti-inflamatória e anti-cancerígena. Basta procurar pelos benefícios na internet que encontramos um manancial de artigos e informação que elegem esta planta como a rainha das plantas, a planta milagre ou a planta da imortalidade. Mas deixo-vos este e mais este link que considero muito elucidativos e completos sobre as propriedades e vantagens do uso da aloe vera.

No que respeita ao cabelo, a aloe vera contém agentes naturais ativos que fortalecem e hidratam os fios de cabelo enfraquecidos, quer por por agressões externas (secador, tinta, escovas progressivas, produtos químicos, etc...), quer por problemas de nível hormonal. Além disso, tem a capacidade de renovar cabelo, estimulando o nascimento de novos cabelos. Não é por acaso que várias linhas de champô, condicionadores e outros produtos capilares são compostos por aloe vera. Já para não falar noutros produtos cosméticos, como máscaras, cremes, batons, etc...

Usada de forma natural o seu poder de atuação é significativamente maior do que quando sujeita a processos ou mecanismos de industrialização que afetam as suas propriedades naturais. Talvez por isso existam imensas receitas caseiras. A receita mais popular para o cabelo consiste em retirar a polpa gelatinosa que se encontra no interior da folha, bater no liquidificador e depois aplicar diretamente na raiz dos cabelos.

Eu decidi adotar uma técnica mais simples e mais rápida na aplicação da seiva em todo o couro cabeludo.

Procedimento:

1) Deve-se escolher sempre uma folha que cresça na parte exterior e inferior da planta e que esteja madura, isto é, cuja extremidade (ponta) esteja virada para baixo ou na direção do solo.

2) Com uma faca cortar a folha ou metade (dependendo do tamanho da folha) da planta.


3) Cortar as laterais espinhosas da folha, lavar a folha e a seguir cortá-la ao meio, no sentido longitudinal (se a folha for muito comprida podemos cortá-la em pequenos pedaços).


4) Pegar em cada metade de folha e esfregar toda a seiva no couro cabeludo, com o cabelo seco e limpo, e mesmo juntinho à raíz, até esgotar toda a polpa. 

Recomendo que vejam o vídeo

5) A seguir colocar uma touca de plástico e deixar atuar entre 30 a 40 minutos.


6) Terminado o tempo de repouso, lavar normalmente o cabelo com champô ou então secar com o secador no frio e não lavar nesse dia. 

imagens retiradas da internet

7) Repetir este procedimento uma a duas vezes por semana durante a fase mais crítica de queda de cabelo.

No sexto passo, eu prefiro não lavar o cabelo após a aplicação da polpa da planta (opção 2). A ideia é funcionar como as ampolas anti-queda. Se não se lavar o cabelo, a aloe vera permanece durante mais tempo e atua de forma mais profunda. E não, o cabelo não fica mal cheiroso, nem meloso ao contrário do que já tinha lido por aí. No entanto, é preciso utilizar secador para ajudar a desaparecer a humidade, porque o sumo da polpa é um pouco gelatinoso (mas quando seco não fica duro como o gel). Fazer o tratamento à noite antes de deitar, pode ser uma boa opção.

Posso adiantar que logo na primeira aplicação notei no dia seguinte diferença na quantidade de cabelos que me cairam. Espero também dentro em breve ter mais cabelo novo a nascer :)

Para quem não tem e ficou interessado em ter uma planta de aloe vera em casa, o recomendável é que se utilize uma planta com mais de 3 anos.

Já agora há por aí alguém que faça uso da aloe vera em estado natural? Que receitas utilizam e para que fins?

Beijinhos

27 comentários:

  1. Aloe é excelente para diversos fins, nomeadamente feridas e outros problemas na pele. No cabelo nunca experimentei. Tenho-me dado bem com o meu champô anti-queda, mas se a coisa piorar neste outono vou pedir aloe a uma familiar que tem a planta e fazer a experiência. :)

    THE GLITTER SIDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Alexandra :)
      Também utilizo muito em feridas e queimaduras. Tem um efeito calmante e regenerativo muito rápido. Já me salvou muitas vezes :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Alexandra, a babosa a gente encontra em casas que vende raizes, aqui em Bh as vezes eu encomendo as verdureiras e elas conseguem pra mim, mas o mais facil e com raizeiros.

      Eliminar
  2. que óptima dica! O meu cabelo anda a cair imenso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Moa :)
      Convém atacar logo o problema o quanto antes. É sempre melhor prevenir do que remediar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Paula :)
    Na pele ainda só utilizei para queimaduras e feridas, mas conto usar muito em breve com hidratante.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte!
    A minha mãe sempre foi fã desta planta e já há bastantes anos que uso um champô que contém aloe vera.
    Tenho uma questão: o cabelo não fica "peganhoso" ou seco?
    Um beijinho,

    Cleide
    os3cs.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço uso de alguns produtos que têm aloe vera, nomeadamente o meu champô, o meu amaciador e a minha tinta para o cabelo contêm aloe vera na composição. Mas acredito que ao utilizarmos a planta no seu estado natural, consigamos extrair o melhor que ela tem para nos oferecer.
      Quanto à questão colocada, e tal como frisei no post, o cabelo não fica peganhoso. Fica com um molhado denso, porque a seiva tem uma elevada percentagem de água. Mas logo que se seca com o secador no frio, tudo isso desaparece e o cabelo fica como antes. Mas quem preferir pode sempre lavar o cabelo, após os minutos recomendados de repouso.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada!
      Beijinhos,

      Cleide
      os3cs.blogspot.pt

      Eliminar
  5. Ola! Engraçado que ja tinha lido isso na internet e nunca tive coragem de fazer tal tratamento. Felizmente agora já me passou essa fase e está tudo normal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Miss I.
      Em situações mais críticas, já sabes que a aloe vera pode ser uma grande ajuda ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu tambem tenho o mesmo problema,o cabelo cai me com alguma facilidade nesta altura :(
    Não tenho nenhuma planta de aloe vera .
    O que uso normalmnete é um Shampoo de prevenção da kerestase .
    A dica da gelatina é muito boa ,faz resultado?
    Estou a torcer para que fiques colocada ;)
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lulu :)
      Isso acontece a muita gente, não te preocupes.
      No meu caso aindam se juntam problemas hormonais para ajudar à festa.
      Eu gosto da dica da gelatina, pois minimiza. Porém, estou a usar a aloe para conseguir ainda melhores resultados e fazer com que me nasça mais cabelo.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Mais uma maravilha da estrela planetária ;) essa planta realmente tem inúmeros benefícios. No cabelo desconhecia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah!!!! Agora já não me safo mais da esterela planetário! É o feitiço a virar-se contra o feiticeiro :P
      Se tiveres curiosidade e necessitares, já sabes que esta plantinha pode fazer maravilhas capilares :)
      Beijocas

      Eliminar
  8. Ola, desde já deixe-me dizer que adoro o seu blog e sempre que posso ando por aqui.
    A minha pergunta é simples, o meu filho tem Alopécia Universal, ou seja, não tem um único cabelito, será que resulta? Nada como tentar. Onde posso encontrar uma plantinha destas?
    Felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sandra :)
      Muito obrigada pelas suas carinhosas palavras e por encontrar aqui ideias úteis para si. Eu não sei se no caso do seu filho a aloe vera fará com que lhe cresça o cabelo, mas acho que mal não fará, caso decida aplicar a receita que aqui partilhei. Mas fico a torcer por melhores dias de convívio com essa doença tão chata.
      A minha plantinha foi-me oferecida. Eu já queria uma planta destas e antes de ir procurar numa estufa ou horto perguntei à avó do meu marido se tinha aloe vera. E ela disse que sim :) Mas já tenho visto até na rua e em canteiros públicos. Se enterrar uma folhinha na terra até pega de estaca. Tente saber junto de vizinhos, familiares ou amigos se não têm aloe vera ;)
      Beijinhos e muitas felicidades para esse lado.

      Eliminar
  9. Olá Luarte,
    Muito obrigada pela dica... Já experimentei e, tal como a Luarte, notei logo diferença.
    Diga-me só com que frequência faz isso?
    Obrigada,

    ResponderEliminar
  10. Olá, PrincesaQuaseRainha :)
    Muito obrigada pelo seu testemunho. Que bom saber que também viu resultados logo na primeira aplicação :)))
    Eu ando a fazer 2 vezes por semana, mas comecei há pouco tempo (ainda só vou na 3ª aplicação). Pode no entanto, aumentar a frequência se achar melhor.
    Já que está a usar a receita, permita-me que deixe uma sugestão, massage com as pontas dos dedos todo o couro cabeludo, depois de aplicar toda a seiva.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente adorei esta receita! Mais uma vez obrigada pela partilha que por enquanto não utilizarei para mim, mas para muitos familiares e amigos que conheço com queda de cabelo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Utiliso a aloe vera com uma colher de açúcar para hidratar o cabelo e o resultado tbm é ótimo.

    ResponderEliminar
  13. que excelente post!
    eu conheço os benefícios da Aloe Vera e por acaso até tenho uma bem grande num vaso que nunca usei para nada porque não sabia como o fazer.
    cai-me imenso cabelo durante todo o ano, por causa de ser pintado, e isso deixa-me profundamente triste e horrorizada, com medo que um dia fique sem cabelo. já pensei nas cápsulas pois uma vez usei e fizeram efeito, mas a solução que apresentas aqui é bem mais económica!
    obrigada por teres explicado o passo a passo, vou experimentar! :)

    beijinhos *
    blog eighteen and a life

    ResponderEliminar
  14. Vou experimentar e depois digo como fiquei! Obrigado e bj

    ResponderEliminar
  15. Eu uso ja a muitos anos no cabelo, tem bons resultados, no primeiro dia que usei, teve algum resultado no dia seguinte.

    ResponderEliminar
  16. Eu utilizo na pele muitas vezes e aconselho, lavo a cara com água morna (mais pro quente) , depois seco, aplico o gel do Aloe Vera diretamente e deixo atuar por 1h à vontade, depois retiro com água morna, fica a pele macia como a seda e tem efeito rejuvenescedor. Também ja utilizei nos cabelos e o Aloe Vera desaparece completamente do cabelo após secar.Aconselho vivamente.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)