terça-feira, 3 de setembro de 2013

Purificar o corpo de forma natural

Há muito tempo que bebo um copo de água ao acordar, em jejum.

Entretanto, comecei há coisa de uma semana a beber esse mesmo copo de água, mas frio, e não à temperatura ambiente, e a acrescentar umas gotas de limão (3 a 4 gotas).



Quais as vantagens da água fria e do limão?

Quando ingerimos água fria pela manhã, o que fazemos é obrigar o nosso metabolismo a responder mais rapidamente para compensar a diferença térmica e voltar a manter o corpo à temperatura adequada (a propósito, ler a esse respeito este artigo).

Já o limão é um verdadeiro 3 em 1. É um diurético, drenante e desintoxicante natural. 

Como diurético atua ao nível dos rins e do aparelho urinário, aumentando a frequência do fluxo urinário e levando à redução do volume corporal.

Como drenante, tem a capacidade de queimar gorduras, sem perda de massa muscular, ao mesmo tempo que estimula a circulação sanguínea e línfática.

Na qualidade de desintoxicante, ajuda na eliminação de toxinas prejudiciais à nossa saúde e confere vitalidade e energia ao nosso organismo.

Resumindo, água fria com umas gotas de limão funciona como um purificante e acelerador do nosso organismo, tornando-o mais ativo, mais desperto, mais bem-disposto com a vida :)

Eu cá estou a gostar desta experiência a curto prazo. Não sei se é psicológico, mas sinto que, após beber o meu copo de água fria com limão, ganho mais rapidamente energia anímica para começar o dia.

Beijinhos e boa terça-feira.

17 comentários:

  1. Tens também a hipótese de deixar uma beringela em rodelas num jarro com água tapado. De manhã, retiras a beringela e bebes o chá que daí resulta durante o dia... Podes tb juntar o limão, como aqui descreveste.

    A beringela, para além de ser uma fonte de fibras e antioxidantes, ajuda a regular o colesterol, é bom para o sistema digestivo e tb ajuda a emagrecer.

    Ter apenas cuidado para não beber todos os dias... Por exemplo, beber 3 dias e interromper outros tantos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana :)
      Obrigada pelas tuas excelentes dicas.
      Também já tinha ouvido e lido acerca desse chá de beringela, mas como tomar água fria com gotas de limão é mais rápido e fácil de preparar logo de manhã, vou continuar para poder perceber melhor os resultados. De qualquer forma, vou registar essa tua receita ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Verdade, água com gotinhas de limão é excelente!

    Por norma (ao longo de todo o ano) bebo cerca de meio litro de água logo ao acordar (só água e à temperatura ambiente). Evito líquidos muito frios devido ao choque térmico com a garganta/amígdalas (a minha é florzinha de estufa ;) ).

    THE GLITTER SIDE | FB | IG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Alexandra :)
      Eu também não consigo beber água gelada.
      O que faço é misturar água gelada com água à temperatura ambiente e depois espremo umas gotinhas de limão ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. uma duvida, passado qt tempo posso beber o copo de leite q tomo ao breakfast?

    ResponderEliminar
  4. Luarte n bebas mt tempo c o limao pk isso da cabo do figado.resulta é verdade mas é acido.tb se pode beber em cha durante o dia( ou noite) quente ou frio chás de cavalinha ( diuretico) cha verde( drenante) ou branco( desintoxicante). o cha de funcho é maravilhoso para colicas e problemas de intestinos. aconselho a compra das ervas naturais e n em saquetas pk para alem de ser mais barato n tem de certeza cha preto misturado k tem taina k é o equivalente á cafeina do café. a beringela tb resulta k eu ja experimentei. desincha e disimtoxica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beta, do que me informei esses malefícios que o limão pode trazer ao fígado depende da quantidade de limão que é ingerido. Aqui a quantidade é reduzida, 3 a 4 gotas num copo de água. Mas vê-se com cada coisa, pessoas que para emagrecerem chegam a beber o sumo de 20 limões por dia.
      Obrigada pela partilha das outras sugestões.
      Mas eu chá tomo tantos chás (3 qualidades por dia) que não seria capaz de tomar muitos mais :P
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Não sabia que a agua de manha devia ser fresca! vou experimentar

    ResponderEliminar
  6. Olá Luarte, também me habituei a beber um ou dois copos de água em jejum, embora não beba muita durante o dia, até me esqueço. De qualquer maneira, vou também juntar os pingos de limão, parece-me boa ideia.
    beijinhos
    Ana M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A água em jejum faz muito bem ao funcionamento do nosso organismo.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Se há coisa que me custe ao ponto de rejeitar tudo é beber água em jejum :(
    Mas que faz maravilhas, isso faz :)
    Se gostares de chá frio, experimenta fazer chá verde com limão! É muito bom e faz maravilhas à pele porque tem muitos antioxidantes, dá alguma energia porque tem baixa concentração de cafeína e é diurético, por isso tb ajuda a evitar a retenção de líquidos (por isso é que dizem que emagrece).
    Experimenta! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sarokas, vou continuar com a água com limão em jejum. Eu já bebo tanta qualidade de chá por dia que não me peçam para beber mais nenhum :P
      O último que introduzi foi o verde ao deitar.
      Beijocas.

      Eliminar
    2. E fazes muito bem! Não há nada melhor que beber muitos líquidos. Eu aqui peco muito :(
      Eu cá troquei o chá por leite e é um grande feito já que nao bebia leite desde os meus 5 anos (?!). Estou muito contente com esta minha nova "aquisição" :D
      Mas aposto que quando vier o frio, acho que volto ao cházinho quentinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu também bebo água com limão em jejum. Mas sempre com água morna. Sempre ouvi dizer que tinha mais benefícios. Espero que consigas colocação numa escola(de preferência bem pertinho de casa). Eu também andei aflita este ano:( Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigos das onza horas. Também já li que a água morna é boa, sobretudo para o bom funcionamento intestinal. Penso que ambas são boas para fins diferentes.
      Tenho ideia que és qzp, certo? Conseguiste escola, não muito longe de casa? Espero que sim :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)