segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Resiliência




"Uma pérola é o resultado da reação da ostra 
à agressão de um grão de areia". 
Boris Cyrulnik

Assim também é a resiliência...

Ser resiliente é ser capaz de lidar com problemas, de superar obstáculos, de resistir à pressão de situações adversas através da flexibilidade mental, emocional e comportamental.

Depois de toda a tempestade que tem sido este mês, estou na fase em que procuro manter-me à tona no meio deste mar revolto.

Resistir e não desistir!

Não vou desistir, ainda que muitas vezes a vontade possa ser contrária quando olho para as "pequenas" contrariedades que tenho em mãos...

1) Um horário bastante incompleto a 300 e muitos quilómetros de casa e um salário que mal dá para cobrir as despesas de alojamento, viagens, alimentação e despesas pessoais. Ao contrário do que muitos pensam, os professores não têm quaisquer ajudas de custo quando vão para longe da sua área de residência. Atualmente eu e muitos trabalhamos unicamente para o tempo de serviço e por amor à profissão.

2) Alunos complicadíssimos, cheios de problemas disciplinares e de formação. 

3) Demasiadas horas em viagens todas as semanas para ir a casa e voltar. Malas vazias, malas cheias. Sempre as malas para a frente e para trás.

4) Uma correria desenfreada e um esforço enorme para conciliar a nova vida com um recente projeto académico, iniciado ainda antes de ter sido colocada. Mais uma carrada de horas em formação todas as sextas e sábados. Se os fins de semana já eram curtos...

5) Fins de semana que passam por mim à velocidade da luz. O tempo para estar com os meus é cronometrado ao minuto e ao segundo sem o mínimo de exagero à mistura.

6) As saudades que crescem no peito, apertam o coração e nos enchem os olhos de maresia. 

E como é que se lida com tudo isto? 

Primeiro, tenho a sorte de ter pessoas ao meu lado que me amam e apoiam incondicionalmente as minhas decisões. É incrivelmente mais fácil encher-me de força e ser corajosa.

Segundo, pensando de forma otimista e tentanto dominar as minhas emoções, ao invés de deixar que elas me dominem a mim. Pensar que isto é só uma fase, mais uma experiência a somar ao meu currículo de experiências.

Terceiro, controlando os impulsos negativos e combatendo ideias pessimistas como desistir ou achar que não serei capaz.

Quarto, transformando as minhas fraquezas em motivações e acreditando que todo o meu esforço valerá a pena.

Quinto, focando-me em objetivos muito claros e concretos.

Sexto, gostando de mim, da pessoa que sou e cuidando do meu bem-estar físico e emocional.

Desde há uma semana que me tenho dedicado de alma e coração a estes exercícios na procura do meu equilíbrio interior.

E assim como a ostra tem a capacidade de transformar um áspero grão de areia em algo de valioso, também eu procuro nesta fase encher-me de força e transformar as adversidades em vitórias pessoais.

Obrigada pelo carinho e força que me têm dado.

Vocês são incríveis! :)

29 comentários:

  1. Olá! Fico muito feliz de te ver aqui novamente!! E como compreendo bem tudo o que dizes...
    Bjs e continua a procurar essa força interior, a pérola tb surgirá!

    ResponderEliminar
  2. Espero do fundo do coração que te consigas manter à tona e remar contra a maré.
    Vais ver que não tarda nada e esta fase má vai passar e tu vais sair disto ainda mais forte do que és.

    Um beijinho e força!

    ResponderEliminar
  3. Olá Luarte,
    Só posso desejar Força, Ânimo e Pensamento Positivo!...
    Não vai ser fácil.... mas vais conseguir!...
    Tenho a certeza!
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. És ESPECTACULAR :)

    E mais não digo!

    bjs e muita força

    ResponderEliminar
  5. Olá!!! Cada vez que leio seus posts fico "de boca aberta", estarrecida , sem entender como é o sistema de trabalho de vocês, aí em Portugal. Dar aulas principalmente hoje em dia , é um ato heróico e na condição a que vocês são submetidas é inadimissível.Qdo vc nos conta que todas as despesas são por sua conta fico mais confusa. Ganhamos tão pouco aqui no Brasil e , como vejo no mundo todo ,além do sacrifício de estar longe de casa eu pergunto: vale a pena? Só lhe desejo MUITA força e ânimo de continuar nesta empreitada.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Luarte, são estes posts que me motivam. A tua determinação e coragem inspiram quem por aqui passa.
    Desejo que este ano lectivo passe rapidamente e envio-te um grande beijinho e um grande abraço cheios de energias positivas.

    ResponderEliminar
  7. Luarte,sabe que me sinto assim constantemente? Já a alguns anos eu me debato interiormente em voltar para minha casa na cidade dos meus pais.
    Lá a casa e nossa,grande e cheia de lembranças,pois me casei e lá fui morar.Basta eu fraquejar e posso largar tudo e pedir ao marido para voltarmos para nosso cantinho.
    Marido já foi transferido algumas vezes,ganha melhor,mas temos que morar de aluguel,longe da familia(me sinto terrivelmente só Luarte,por isso o blog).
    Marido viaja muito e tenho uma filhinha pequenina.Minha casa(a que moro hoje)e pequena e não me agrada,mas.....Sempre existe um enorme MASSSSS....Existem planos,planos para o futuro,planos para minha filha ter uma vida mais confortavel.E o enorme amor pelo meu marido,porque se formos para casa(na nossa cidade)ele desistira de uma profissão pela qual lutou toda a vida....
    E uma meta....Uma necessidade que me conforta quando eu já estou quase para explodir e jogar tudo pra cima.
    O meio que consegui para me confortar,foi não pensar...Apenas faço,pensar torna tudo mais difícil,ficar pensando...Vou pegar o carro e andar 300 kilometros e tudo e tão dificil..Só vai piorar...Apenas faça...Se levante e vai...Com certeza isto tudo tem um objetivo importantíssimo senão não faria tanto esforço.
    Deus te ajude a ter força,muiiiita força para enfrentar as situações que aparecem com garra,com vontade e depois de tudo...Vão restar apenas as lembranças e nós olharemos para trás e diremos...Como foi que consegui isso?.....E vamos rir...
    Bjus
    Deusa
    vasinhos Coloridos

    ResponderEliminar
  8. Vais conseguir superar esta fase menos boa, querida com toda a força que tens, e sair dela ainda mais realizada. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Uma grande prove de força, sem dúvida. Da tua força, um exemplo para muita gente. Força Luarte, vais conseguir. Um abraço :-)

    ResponderEliminar
  10. És realmente uma mulher de força. Não desistas, não te deixes ir abaixo. Vais conseguir, de certeza. Daqui a um tempo falarás sobre esta experiência com outro sentimento. Tudo passa. Aproveita cada bocadinho bom da tua vida. Hás-de conseguir ultrapassar esta fase mais complicada. Beijinho e tudo de bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Tenho pensado muito em ti ......e sem duvida este post só reforça o que há em ti .
    Uma Mulher de garra e força que está a lutar pelos seus sonhos.
    Fazes falta amiga .......
    bj mt grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. A vontade é a maior força. Vencerás em todos os sentidos essa fase, tenho a certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Beijinho cheio de energia positiva!

    ResponderEliminar
  15. Olá querida, leio sempre o teu blog apesar de nem sempre comentar e tenho acompanhado esta tua recente alteração de vida que me deixa com o coração apertado por ti. Todos os dias venho ver se há novidades por aqui para saber como estás!
    Tens de ter força e pensar no futuro.
    Beijinho grande e força

    ResponderEliminar
  16. Maninha do meu coração vais conseguir ultrapassar mais este obstáculo. E nós vamos estar sempre aqui para ti. Um beijinho do tanhanho do mundo.

    ResponderEliminar
  17. Muita força sim? É realmente preciso ser uma grande pessoa para superar isso tudo e continuar em frente!

    ResponderEliminar
  18. Incrível és tu Luarte que tens uma força e uma capacidade de resistência que são impressionantes e inspiradoras para quem te lê.
    Tenho muitos amigos professores em situações semelhantes à tua e sei o que sofrem e do que abdicam para poder ensinar neste país. Muita Força e muita Luz no teu caminho.
    Elsa

    ResponderEliminar
  19. Como dizia Nietzsche "O que não nos mata, torna-nos mais fortes". Força, vais conseguir ultrapassar mais este obstáculo da tua vida.
    Beijinhos e muita força;
    Su

    ResponderEliminar
  20. Ola Luarte, e a primeira vez que comento, mas nao podia deixar de o fazer. Es uma grande mulher e acredita que esta fase vai passar e te vai tornar mais forte. Felicidades

    ResponderEliminar
  21. Oh Luarte, tu já és uma pérola! Linda e luminosa. Continua nesse caminho e com essa força de vontade e dedicação que tudo correrá pelo melhor. Beijinho!

    ResponderEliminar
  22. e vais conseguir linda! tu és forte e amas o k fazes.....vale a pena.....e tudo o k é bom n é facil.....força!!!!! 300 beijokas

    ResponderEliminar
  23. Tenho-me lembrado tantas vezes de ti por estes dias!!! E, sinceramente, considero que perante tais dificuldades só mesmo a Luarte que eu conheço para ter atitude como esta!!! És grande, amiga, grande de coração, grande de coragem, grande de persistência, grande de preserverância!
    Um abraço do tamanho do mundo para ti!

    ResponderEliminar
  24. Tu és forte e determinada, vais conseguir ultrapassar todas estas adversidades e ainda tirar proveito delas, vais ver... Força Luarte :)

    jokas
    mae_qb

    ResponderEliminar
  25. Que saudades dos teus posts...comprei uns ursinhos de peluche para oferecer a várias crianças da família no natal e queria personalizá-los, torná-los especiais...e tu tens mil ideias de criatividade! Espero que tenhas força e voltes depressa para nos presenteares com as tuas dicas que são verdadeiras lufadas de ar fresco! Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Suas palavras chegaram exatamente no momento em que eu mais precisava!
    Nossos problemas são diferentes, mas estou tentando fazer exatamente como você: manter o equilíbrio e tentar tirar alguma coisa boa da situação. Crescer, evoluir.
    Um ótimo domingo para você e obrigada pelo belo post!

    ResponderEliminar
  27. Olá Luarte
    Desejo-lhe muita força e ânimo nessa hora de desafio.
    Creio que Deus não nos dá uma luta maior que possamos suportar.És uma mulher forte e creio que vencerás.
    Suas palavras acabam nos incentivando e motivando a continuar na árdua batalha da vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Bom dia amiga, passei para desejar um Santo e Feliz Natal!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)