quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alterações de peso

As leitoras que me seguem sabem que há coisa de 1 ano decidi perder peso. Não que estivesse demasiado gorda, mas não estava satisfeita com os meus quilitos a mais. 

Penso que nestas coisas do peso, o melhor é começar a atacar logo que os primeiros sinais aparecem... caso contrário podemos perder o controlo da situação e toda a tarefa de emagrecer vir a tornar-se demasiado complicada.

Ao longo destes meses, gradualmente fui fazendo pequenas alterações na minha alimentação. Não acho que me alimentava mal, mas hoje sinto que me alimento melhor. 

E sinceramente quando começamos a gostar de comer melhor, é-nos cada vez mais difícil comer pior ou sentirmo-nos tentados a fazê-lo.

As alterações mais significativas passaram pelo consumo do pão. Opto quase sempre por pão escuro, integral ou de sementes. 

Aumento do consumo do peixe em relação à carne. Deixei praticamente de comer carnes vermelhas e opto quase sempre por carnes brancas.

Passei a consumir muito mais legumes.

Passei a comer mais vezes ao dia.

Reduzi muito o consumo de hidratos de carbono à noite.

Evito produtos refinados, processados e com níveis elevados de gordura saturada.

Sei que deveria fazer mais exercício físico, mas também sei que não sou totalmente sedentária. 

Atualmente peso 55 kg. Ainda gostava de perder mais 1 kg, mas o que eu sei é que não quero nada voltar a ganhar peso.

Um dos grandes erros que cometi quando comecei a ganhar peso foi começar a comprar o número de roupa a seguir. Erro! Erro! Três vezes erro!

(imagem retirada da internet)

Mas eu via a  roupa a deixar de me servir, a ficar demasiado justa e vincada no corpo... e a solução mais fácil foi começar a comprar o número acima.

Esta estratégia é meio caminho andado para nos conformarmos com o peso que temos e uma porta aberta para começarmos a engordar cada vez mais.

Naquela altura dei imensa roupa boa que deixou de me servir por estar apertada. Do que mais tenho pena é dos casacos. Ai se o arrependimento matasse, estava aqui estendidinha e já em ossada.

Hoje tenho roupa nova que vou dar por estar demasiado grande, demasiado larga. Pouca vou mandar apertar.

Posso vir a arrepender-me, pois posso. Mas não quero cair no erro duas vezes. Acho que já aprendi a lição.

A estratégia deve ser inversa. Se estou mais gorda e a roupa já não me fica bem, vamos lá fazer qualquer coisa ao corpinho para que a roupa assente melhor.

A insatisfação de nos sentirmos apertados é por si só um excelente pretexto para mudarmos os nossos hábitos alimentares e condição física. Não concordam?

Estamos é proibidos de uma coisa: de comprar roupa no número acima. Combinado? ;)

11 comentários:

  1. Eu concordar, concordo. Ha meses que não compro roupa porque me recuso a comprar o nº acima !!! fica mais barato e continuo focada no objectivo. Mas não é fácil ! a partir de certa idade o metabolismo é mais lento. Mas isto vai lá ! Bem Vinda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      É verdade que a partir de uma certa idade o nosso metabolismo se torna mais lento. Duas refeições exatamente iguais serão processadas pela mesma pessoa de maneira diferente aos 20 anos e aos 35/40 anos. Isto apenas nos indica uma coisa: não podemos comer da mesma maneira. Devemos ter mais cuidado com a alimentação, com os alimentos que ingerimos e com um estilo de vida mais saudável. A idade não perdoa, se a genética não ajuda, mas se nada fizermos, é quase certo que facilmente saímos da nossa zona de conforto no que toca ao peso.
      Beijinhos e continuação de muita perseverança nesse teu objetivo :)

      Eliminar
  2. O meu mal foi começar a comprar o numero acima, agora ando a lutar contra 10 quilos já lá vão 5 anos + -
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Julgo que esse erro é cometido pela maioria das pessoas. Eu ganhei 6 quilos a mais, dos quais 5 já perdi. Espero não voltar atrás. Pelo menos estou confiante. Não acredito em dietas, acredito em mudanças alimentares consistentes e algum exercício. É por aí o caminho ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito Obridada por este post realmente querer é puder ,vamos lá gente ....

    ResponderEliminar
  4. Combinadíssimo! Até digo mais... Só volto a comprar roupa quando o nº abaixo do que uso agora me servir. Sou capaz de me arrepender desta promessa, mas fica feita à mesma!!

    Um beijinho :)
    http://coisasquefaco2014.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querer é puder, como disse no comentário anterior a mmendes ;)

      Eliminar
  5. Olá Luarte, ainda bem que voltaste.
    Parabéns por as mudanças na tua alimentação, só tens a ganhar em saúde e bem estar.
    Há muito que alterei os hábitos alimentares, inclusive, cá em casa abolimos o consumo de carne e só nos trouxe benefícios. Há por vezes uma exceção para um docinho...
    Beijinhos, Ana Mendes

    ResponderEliminar
  6. Carla Oliveira14 agosto, 2014 14:13

    Olá Luarte
    1º deixa-me felicitar-te pelo teu regresso a esta tua casa...já estava com saudades!


    E agora deixa-me puxar-te as orelhas pois tocaste na ferida :(:( De há uns tempos para cá ando de birras com a minha barriga que teima em se manter inchada e não desarma por nada. Sei que não são efeitos de uma má alimentação, que felizmente tive uma mãe que me criou com óptimos hábitos alimentares.
    A genética também tem um grande peso positivo já que a família é maioritariamente constituída por tinca-espinhas, nome que me acompanhou até há bem poucos anos atrás e que eu detestava e nunca imaginei que viria a ter saudades...


    Mas desde que comecei a fazer a pilula continua para combater a minha adorada endometriose e com 5 tratamentos de infertilidade no lombo, vi o meu peso subir dos 49/50 Kg para 55/56. Aliado a este senão está também a idade que não para :(:(

    E pronto lá entro eu também no drama que querer que a barriga se vá para outras paragens e a evitar as lojas porque me recuso a ver que este ano a moda está a apostar em grande nos tops que salientam uma silhueta perfeita.:(:(:(:(

    Tu não notas a barriga mais inchada com a toma da pilula?

    Continuação de bons hábitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! :)

      Segundo percebi não te sentes mais gorda, é mesmo só o inchaço na barriga, certo?
      Como sabes a querida endometriose não ajuda a ter um ventre liso.
      A somar a isso, há a pílula contínua (que continuo a fazer) que também não ajuda e, no teu caso, tens ainda os efeitos secundários de vários tratamentos (que entre outros, podem fazer inchar muito determinadas mulheres).
      Tal como tu, já fui uma trinca-espinhas e já tive um ventre liso. Sei que não vou voltar a ser o que era, até porque a idade também é outra.
      O meu aumento de peso também não teve que ver propriamente com uma má alimentação, mas sinto que me têm ajudado muito as alterações alimentares que tenho introduzido. E a verdade é que já perdi 5 quilos e atualmente a tenho uma barriguinha que não me faz mossa (ainda que esteja longe de ser lisa).
      Neste momento estou a experimentar não beber leite de vaca, e tenho-o substituído por outros leites, exceto soja (que esse não convém mesmo nada).
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Estou, como tu, a atacar os alguns quilos a mais antes que se transformem em ainda mais!! Ai a idade... Também optei por comer mais vezes por dia, melhor. Nada de processados, refinados (para já e, quando atingir o ideal, só muito de vez em quando. Por exemplo quando for jantar a casa de alguém) Já me sinto melhor mais ainda falta, embora sinta que cada semana estou mais perto. Depois a roupa logo vejo mas entretanto comprei uma balança que agora serve para (uma vez por semana) me ir pesando e, chegando ao ideal vai ajudar-me a manter. É a primeira dieta que faço na vida e não sou adepta de dietas loucas por isso vou perdendo. Vai demorar mas também me vai ajudar a lembrar o quanto é difícil perder uns quilos (no meu caso 10kg) :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)