terça-feira, 26 de agosto de 2014

Copo menstrual

(imagem retirada da internet)

Já há muito tempo que tinha vontade e curiosidade em experimentar, mas andava a adiar porque como tomo pílula contínua, por causa da minha endometriose, não menstruo todos os meses.

Comecei a pensar que talvez não compensasse a compra, embora me parecesse uma solução muito mais saudável, higiénica e sustentável. E também uma opção mais barata a médio prazo.

Informei-me o mais que pude acerca das marcas que comercializam os copos menstruais em Portugal, assim como as contra indicações que poderiam existir para o meu caso em específico.

Vi imensos vídeos, li imensos relatos e cheguei à conclusão que quem usa não quer outra solução.

Esclareci todas as minhas dúvidas e avancei para a compra em abril. A minha curiosidade não havia de morrer à fome.

Estava indecisa entre duas marcas, mas acabei por optar pela Meluna.

O testemunho de uma das minhas ginecologistas no vídeo disponível no site da Meluna acabou por ser decisivo na minha escolha.

Contrariando as minhas expetativas, ao fim destes quase 5 meses já usei o copo muito mais vezes do que eu imaginava.

Embora não menstrue todos os meses, vou tendo ligeiras perdas ao fim de algum tempo (os chamados spottings). Passei a usar o copo menstrual nessas alturas, dispensando os pensinhos diários.

Quando menstruo, uso o copo em substituição dos pensos normais ou tampões.

Confesso que não foi o facto de ser uma opção mais verde e mais amiga do ambiente a minha primeira motivação para a compra do copo.

O que me motivou mesmo foi o facto de poder dispensar pensos, tampões, odores, alergias que fazia com os pensos, e ser uma opção mais limpa e saudável que as anteriores. E se em resultado disso pudesse ser mais amiga do ambiente, então seria ouro sobre azul.

Escolhi o copo que se adaptava a mim (consoante o tipo de mulher, os copos não só variam nas cores, como em tamanho, tipo de pega e maleabilidade) e encomendei-o online no site da Meluna pelo preço de 23,90 euros com portes de envio incluídos. Como o copo tem a duração de 10 anos, fazendo contas aos gastos de pensos e tampões durante o mesmo período de tempo, penso que ficou bastante em conta o valor que paguei.

(imagem retirada da internet)

O copo chegou com rapidez e a espera pela primeira utilização ficou envolta em grande expetativa.

Embora ainda não tenha muitos meses de utilização, posso dizer que estou bastante satisfeita com a compra. Aliás, recomendo a 100% a quem quer que me pergunte sobre a opção de usar um copo menstrual. É um espetáculo.

Mas também é verdade que no inicio não é intuitiva a aplicação e remoção do copo e tive alguma dificuldade em acertar  com a correta colocação.

Mas nada que a prática não resolva. Ao fim de algumas tentativas vamos percebendo a melhor forma de colocarmos o copo.

Aliás, com a prática já cheguei a algumas conclusões pessoais que poderão ser úteis a terceiros:

1) Quando usava tampões, dava-me mais jeito colocá-los de pé ou com uma perna apoiada e sobrelevada. A experiência dos tampões levou-me a tentar colocar o copo da mesma maneira, mas aos poucos fui-me apercebendo que sentada conseguia com muito maior facilidade introduzir o copo e colocá-lo corretamente. 

2) O copo não deve ser introduzido tão profundamente como um tampão, pois corre-se o risco de ficar dobrado e não se conseguir expandir. É necessário que ele se expanda e crie vácuo. Só assim se garante que não existirão fugas. 

3) Para confirmar que está bem colocado, puxo-o ligeiramente para baixo através da pequena pega. Se oferecer resistência é porque está bem colocado. Se não oferecer, puxo-o ligeiramente para fora, rodo-o e volto a empurrá-lo ligeiramente para dentro.  

4) Há dias em que não preciso, mas há outros em que para facilitar a introdução do copo molho ligeiramente a parte exterior com água para escorregar melhor, mas quem preferir pode usar um lubrificante à base de água.

Mas é com a utilização que vamos percebendo como é que ele se adapta ao nosso corpo, qual é a melhor forma de o colocarmos, etc... e vamos ficando prós e super rápidas :)

Para a colocação do copo eu prefiro dobrá-lo utilizando as seguintes técnicas (sobretudo a técnica 1), mas existem muitas mais.


O copo é fácil de introduzir e de retirar. Quando bem colocado, até é fácil de nos esquecermos que o estamos a usar.

Nos dias em que o fluxo não é demasiado abundante, ele pode ficar colocado até 12 horas. Confesso que esta parte é espetacular, sobretudo quando se está na praia. É outra comodidade e sossego.

Na hora de esvaziar é só apertar ligeiramente a base do copo, para retirar o vácuo, puxar na vertical e verter o seu conteúdo na sanita. Depois passar por água e voltar a colocar. Nada mais fácil.

Ainda não passei pela experiência de ter de o esvaziar numa casa de banho pública, porque como posso estar com ele cerca de 12 horas, acabo por tratar dessa parte sempre em casa. Mas quando isso vier a acontecer é só transportar uma garrafinha de água comigo e na altura de verter o copo, passar por água, limpar com papel higiénico ou uma toalhita e voltar a colocar. Não me parece tarefa complicada.

Por experiência própria posso dizer que a utilização do copo permite-nos conhecer muito melhor o nosso corpo. 

Quando retiramos o copo, o sangue não tem um odor forte, não cheira mal, a menos que exista alguma infeção ou complicação ginecológica.

O cheiro só existe quando em contacto com o ar, daí a necessidade de termos de mudar com regularidade os pensos.

O copo resolve também muitos dos problemas associados ao uso dos tampões. Os tampões absorvem não só o fluxo interior como o exterior. Por exemplo, absorvem a lubrificação natural da vagina, tornando-a mais seca, mas também a urina se formos à casa de banho com o tampão colocado. Se estivermos na praia ou na piscina o fio absorve igualmente outros fluxos que se misturam com o sangue menstrual e que vão ficar a marinar no interior do nosso corpo durante horas, correndo o risco de contrairmos infeções. O copo além de resolver todos estes problemas ainda tem a vantagem de poder ser usado durante muito mais tempo porque não é um absorvente.

No fim da utilização é só esterilizar o copo e guardar no saquinho próprio (que é bem fofinho por sinal) até à próxima menstruação.

Só lamento não ter começado a usar mais cedo esta solução porque é realmente outra comodidade, limpeza e liberdade. Só o facto de uma pessoa se sentir totalmente limpa e seca naqueles dias mais aborrecidos é outra coisa, é outra qualidade.

E por aí, há já quem se tenha rendido ao copo menstrual ou tenha curiosidade em experimentar?

33 comentários:

  1. Grata por tanta e tão útil informação...confesso que me perguntava se funcionaria e como :) !
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!
      O copo funciona mesmo a 100%, se tiver o tamanho e a maleabilidade correta para nós e para o nosso corpo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já uso há cerca de um ano. Comecei a fazer alergia a pensos e tampões (pele seca, vermelha e comichão que nunca mais acabava), na altura vi uma apresentação na TV sobre os copos e fui logo pesquisar. Não demorei uma semana para me decidir a comprar e desde então não quero outra coisa. O meu é da Lunette e também não tenho qualquer tipo de queixa, bem pelo contrário... concordo com tudo o que disseste :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo testemunho, ana! :)
      Mais uma fã do copo menstrual.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Laurte, foi com muito agrado que vi o regresso dos seus post's! :)
    Em relação a este post em concreto, gostaria de perguntar, se com o copo poderemos ir ao banho na praia e na piscina sem problemas!? Ou seja, funciona como o tampão nestes casos, sem perdas e fluxo que nos possam deixar embaraçadas?! ;) Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anamar!
      O copo é utilizado em substituição dos pensos e tampões. Com ele bem colocado faz-se praia, piscina, dança-se, salta-se, etc... com todo o conforto e comodidade. Não referi no post, mas como podemos estar com o copo até 12 horas, podemos dormir uma noite inteira com ele colocado e sem preocupações. E é o que faço, desde que o passei a usar. Quando bem colocado não há fugas, mas recomendo que nas primeira utilizações se use o copo com um pensinho diário. Como se está na fase de adaptação, é uma forma de nos sentirmos mais seguras e se houver alguma fuga, evitam-se situações embaraçosas. Com a prática deixa de haver necessidade de utilizarmos absorventes extra porque rapidamente percebemos quando ele está bem colocado e aí é uma sensação de liberdade e conforto incríveis.
      Espero ter conseguido ser esclarecedora. Qualquer outra dúvida, estou disponível para ajudar :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu tenho curiosidade em experimentar! Já tinha lido sobre o tema e vi os da Lunette, mas depois como engravidei resolveu-se o problema por uns tempos!
    Acho que vou voltar a pensar nisso... Obrigada pela informação!

    Bjs Sofia 😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Existem várias marcas. É uma questão de nos informarmos e escolhermos uma que nos dê total garantia e confiança no artigo e vá mais ao encontro do que pretendemos.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Também ando a pensar nisso e com testemunhos como o teu ainda fico com mais vontade de experimentar. Vou pesquisar o site :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luar! :)
      Fazes bem em pensar no assunto. O site é bastante completo e esclarecedor.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Obrigada, Luarte! Quando li o teu post senti-me uma perfeita ignorante... nunca tinha ouvido falar disto e achei fabuloso! Sempre a aprender!
    Para mim não terá grande utilidade (o Mirena é um "tipo porreiro") mas estava aqui a pensar se tens ideia de haver contra-indicações em função da idade (jovem) da utilizadora.
    Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joanissima!
      A informação que tenho é que não existem restrições em termos de idade. O tamanho do copo é que terá de ser o mais pequeno.
      Julgo que este link responde à questão colocada: http://www.meluna.pt/melunaweb/index.php/example-pages/87-faq-pergunta-1
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu já pensei em usar, várias vezes, desde que ouvi falar há uns 5/6 anos...entretanto o meu fluxo é tão pouco (basta 2 a 3 pensos diários durante 2 ou 3 dias) que desisti. Agora pergunto te eu (à entendida! ;) ) no meu caso achas que vale a pena? Menstruo todos os meses super regular mas pouco e durante pouco tempo. Antes das minhas complicações usava tampões mudados de 3 em 3 horas e durante 5 dias e nem sequer pensaria duas vezes nessa compra! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p*!
      A primeira vez que pensei em comprar o copo foi há uns 4 anos. Mas depois acabei por desistir e ir adiando até que acabei por comprar este ano.
      No teu caso, acho sinceramente que vale a compra porque tu até menstruas todos os meses, embora como digas seja por poucos dias (olha que sorte ;) ) Aliás, comparando a minha e a tua situação, se houvesse alguém a quem não valeria a pena a compra seria eu e, no entanto, estou extremamente satisfeita porque afinal até faço bastante uso dele (até já deixei de usar pensos diários para aqueles dias em que tenho perdas).
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não é bem sorte: se continuasse a menstruar normal (como antes) conseguia engravidar (mesmo que com alguma ajuda técnica. Enfim, tudo depende das perspectivas sempre! Ah então vou comprar sim. :)

      Eliminar
    3. Quando falei em sorte foi só no sentido de que seriam menos dias menstruada (acho que a maioria de nós não gosta propriamente desses dias), sem ter em conta o reverso da moeda que tal situação pode implicar (e que no teu caso implica seriamente). Boas compras ;)

      P.S. Então e o teu blog, desististe definitivamente?

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Depois mando-te mail a explicar. :)

      Eliminar
  8. Bem vinda ao mundo do copo menstrual :-D
    Já há mais ou menos 8 anos que utilizo e gosto bastante. Tenho pensos de pano feitos por mim que utilizo em casa e quando saio geralmente utilizo o copo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa!
      8 anos de experiência com o copo é já muito ano :)
      Eu utilizo o copo dentro e fora de casa, sem qualquer constrangimento ou limitação.
      Porque tem necessidade de usar esses pensos? Não se sente 100% confortável com o copo?
      Beijinhos

      Eliminar
    2. De inicio, quando trabalhava fora de casa, utilizava-o o dia todo, por ser muito prático de usar. Agora utilizo-o da mesma forma que utilizaria um tampão ou seja apenas quando é necessário. :-) A razão pela qual não o uso em casa é também porque gosto de me sintonizar com o corpo e de sentir o fluxo (posso ser uma raridade mas a verdade é que gosto destes dias :-P )

      Eliminar
  9. Temos q tirar sempre que vamos a casa de banho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Não, só temos de tirar o copo quando necessita de ser despejado. De resto podemos ir à casa de banho normalmente e fazer a nossa vidinha como se o copo não estivesse lá.

      Eliminar
  10. Temos de falar sobre isso. Depois contacto te pelo chat do facebook. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá! Quando descobri o copo menstrual fiquei eufórica com a ideia! Tenho um fluxo menstrual considerável pelo que passo a vida a mudar os tampões (mesmo os super) aguentam 2 a 3 horas no máximo... Tenho de colocar um penso higiénico mesmo com tampão porque há 2 ou 3 dias que acabo sempre por ter perdas extra tampão.
    Participei num passatempo e ganhei um copo MeLuna Sport e tentei usá-lo agora em Agosto quando tive o período, mas a ideia de não conseguir puxar o copo deixei-me com medo de o colocar. O meu é daqueles que tem haste e só me imagino ter de ir a um hospital para tirar aquilo, uma vez que não tem um fio para puxar...
    A remoção é mais fácil do que parece? Consegue-se com os músculos pélvicos expelir o copo? Desculpe estar a perguntar mas queria tanto que resultasse e sinto-me palerma com medo de meter aquilo...

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa!
      Pela descrição é uma mulher de fluxos abundantes e essa informação é muito importante na escolha do tipo de copo que vai usar. Disse no seu comentário que o seu copo é da Meluna, tipo Sport. Foi esse que lhe foi recomendado? Provavelmente terá de esvaziar o copo mais vezes, mas também é importante que esteja a usar o copo mais adequado a si.
      Quanto ao medo de remover o copo, não tenha Teresa! É natural que surjam dúvidas e nenhuma é descabida. O copo não é colocado tão profundamente como um tampão. O copo fica mais abaixo, relativamente perto da entrada da vagina. Para facilitar pode sempre usar dos músculos pélvicos para empurrar ligeiramente e depois com os dedos (que não precisa de introduzir muito profundamente) vai apanhar a base do copo e nessa altura vai apertar ligeiramente para largar o vácuo. Quando isso acontece, depois é só puxar (pode fazê-lo pela haste) na vertical.
      Pode sentir inicialmente dificuldades porque é algo novo (eu senti isso e a maior parte das mulheres sente), mas não desista nas primeiras contrariedades porque com a prática aprende a conhecer melhor o seu corpo e a saber usar melhor o copo. E quando isso acontecer, vai gostar de certeza deste novo método.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá. Só a pouco tempo comprei, já experimentei mas fica sempre dobrado, não abre para fazer vácuo. já coloquei de formas diferentes e não sei como resolver o problema :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Eu tive essa dificuldade com o meu copo. Ficava quase sempre dobrado. Uma chatice. Mas não desisti de insistir. Fui experimentado de todas as maneiras e feitios até encontrar aquela que neste momento se encaixa melhor no meu corpo e às minhas necessidades. Molho sempre o copo. Evito colocá-lo a seco, pois penso que se torna mais difícil a inserção. Dobro o meu copo em "C" e sento-me no bidé. Percebi que estando sentada mais baixa e com as pernas mais abertas, consigo que o copo fique colocado no sítio certo e se desdobre facilmente. Curiosamente, neste momento em que lhe respondo estou a usar o copo menstrual ;)

      Eliminar
    2. Olá Raquel!
      Eu tive essa dificuldade com o meu copo. Ficava quase sempre dobrado. Uma chatice. Mas não desisti de insistir. Fui experimentado de todas as maneiras e feitios até encontrar aquela que neste momento se encaixa melhor no meu corpo e às minhas necessidades. Molho sempre o copo. Evito colocá-lo a seco, pois penso que se torna mais difícil a inserção. Dobro o meu copo em "C" e sento-me no bidé. Percebi que estando sentada mais baixa e com as pernas mais abertas, consigo que o copo fique colocado no sítio certo e se desdobre facilmente. Curiosamente, neste momento em que lhe respondo estou a usar o copo menstrual ;)

      Eliminar
  13. Esse é exatamente meu problema de uns 2 meses pra cá. O copo fica dobrado e não dá vácuo! Uso há uns 5 ou 6 meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosana tente colocar sentada no bidé. Se não resultar pode estar a usar um tamanho de copo que não se ajusta ao seu corpo.

      Eliminar
    2. Pois é... Eu estava usando o maior. Mas comprei um menor, e estou colocando ou sentada, ou agachada na banheira e tá dando certo... Obrigada!

      Eliminar
  14. Olá Bom dia,o que se passa comigo é que quando uso o copo, noto que cada vez que vou à casa de banho tenho sempre fugas... Não sei o que se passa ,mas gosto de usar o copo... Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)