segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O tamanho ideal de soutien

O post de hoje é exclusivo do universo feminino.

O tema é sobre soutiens, mais especificamente do tamanho ideal.

Parece matéria demasiado simples, não é? Mas vários estudos indicam que cerca de 80% das mulheres veste o número errado.

(imagem retirada da internet)

E sabem o que significa andar com um nº errado de soutien? Além do desconforto que causa e da falta de estabilidade (que a força do hábito já pouco ou nada faz notar), pode trazer ou estar na origem de problemas de coluna, dores de costas, dos ombros, do pescoço, da cabeça, problemas mamários, etc... Por outro lado, altera por completo a nossa silhueta e a forma como a roupa assenta no nosso corpo.

Até há alguns meses atrás vivi ignorando o número certo e existi durante anos a fio a contentar-me com números aproximados.

Foi ao ler este post da Nádia, do blog My Fashion Insider, que fiquei a matutar no assunto e mais tarde percebi que também eu andei enganada este tempo todo.

Senhora de um peito médio grandito, durante anos confiei que o meu número fosse o 36, copa B ou C, quando o meu número é o 34C.

Basta errar uma primeira vez e achar que se está certa para se poder andar enganada uma vida inteira.

Hoje reconheço claramente os sinais  mais visíveis da má escolha do número. Para ficar mais ajustado nas costas, apertava nos primeiros colchetes (os mais interiores), em vez de ser nos últimos (os mais exteriores).

Para as alças ficarem mais ajustadas nos ombros, tinha de as regular mais do que é suposto num soutien acabado de comprar. O que acabava por acontecer era o soutien subir ligeiramente nas costas.

Além destes que vos conto, existem vários sinais que denunciam o uso de um número errado de soutien. O próximo vídeo apresenta os mais recorrentes:



Um erro comum, é pensarmos que o tamanho do tórax é o mesmo do busto. Não é! A medida do primeiro não tem em conta o tamanho e o formato dos seios.

1. O número indica sempre a largura do tórax;

2. A letra indica o tamanho da copa, isto é, o tamanho dos seios.

Para sabermos exatamente o número e a letra precisamos medir-nos com uma fita métrica. 

(imagem retirada da internet)

As duas principais medições serão estas: 

                                              1                                            2

1. Em pé, de costas direitas e sem soutien, medimos, sem apertar, a circunferência do nosso tórax, que fica logo abaixo dos seios. Esta medida dá-nos o número de costas.

2. Sem apertar, contornamos o tronco, passando a fita métrica logo abaixo da zona das axilas e passando pelo ponto mais alto do busto. Esta medida dá-nos o tamanho da copa.

A seguir procuramos uma tabela de tamanhos para encontrar aquele que corresponde às nossas medidas. 

                                                                        (imagem retirada da internet)

As minhas medidas são 74 cm de tórax e 91 cm de busto. Segundo a tabela o número indicado para mim será o referido 34C.

Quando procurei e experimentei o número correto, todo um admirável mundo novo nasceu para mim. Que conforto! Que diferença! Que felicidade! Saltar deixou de ser sinónimo de seios que oscilam e ficam descompostos ou já fora do seu  lugar.

A vontade foi pegar em todos aqueles soutiens errados e desfazer-me deles. E assim foi. Cortei o mal pela raíz. Para quê continuar a manter soutiens que não são o meu número?

Não se esqueçam que dependendo do fabricante e da marca de soutien o número pode variar. Podemos encontrar um soutien que está perto de se ajustar na perfeição, mas ainda não está no ponto. Nesse caso, podemos tentar um tamanho equivalente. A variação do novo número apenas deve ser o suficiente para corrigir as pequenas diferenças que possam existir. Assim podemos ter de descer ou subir um tamanho equivalente. Por exemplo, podemos ter de descer de um 36C para um 34D, ou subir de um 36C para um 38B.

E vocês, sabem qual o vosso tamanho ideal?

Beijinhos e uma excelente segunda-feira :)

18 comentários:

  1. Eu não sei! Obrigada Luarte por este post!
    Quando chega a altura de comprar levo sempre meia dúzia de soutiens para o provador e lá tento ver qual fica melhor...
    O meu peito é para o "grandito" e revejo-me no que escreves... Aperto sempre nos primeiros colchetes e ajusto tb as alças acho que fica bem, mas depois com o uso é o soutien a subir nas costas e sempre muito cuidado se me baixo ou corro!

    Bjs que agora vou já buscar a fita métrica para me medir!

    Sofia ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Sim, baixar também é um problema quando o tamanho do soutien não é o certo. Espero sinceramente que este post ajude, tal como me ajudou a informação que agora partilho convosco.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu acho que sim, mas depois de ler o teu post, quando chegar a casa já vou confirmar :)

    ResponderEliminar
  3. Pois... apesar de saber a diferença número / copa há uns anos, nunca me medi. Ás tantas ando a "vestir-me" mal mesmo com a informação.
    Bem vinda de novo (já tinha tentado comentar mas não ficava postado por culpa do pc)!!! Já tinha imensas saudades destes posts que dizem tanto de ti! Fico contente de saber que atingiste de forma positiva os teus objectivos, superando os obstáculos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! :)
      Estou de volta e espero que seja por muito tempo. Vamos ver... mas tinha imensas saudades deste meu cantinho.
      Quanto ao tema do post, se o teu corpo não sofreu alterações de peso ou outras, em princípio mantens o mesmo número de há uns anos.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu não! Faço sempre como a Sofia.
    Este post foi muito esclarecedor e hoje vou tirar isto a limpo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também eu tinha esses problemas. Depois de perceber tudo o que contas, também passei a usar o número correto. No entanto continuava a ter um problema. Era difícil um soutien assentar bem pelo meu peito descaído. Felizmente coloquei o verbo no passado. Fui espreitar o cai-cai que me aconselhaste e gostei bastante mas acabei por sair de lá com um soutien que me ficou super bem. Aliás, acho que nenhum ficou tão bom até hoje como aquele. Custou-me 25€ mas foram muito bem dados. Já em casa, olhei bem para ele e percebi porque me ficava tão bem. Passei a procurar esse detalhe noutros soutiens. Encontrei dois na Primark que resolvi experimentar. Ficaram maravilhosamente bem. O conjunto de dois ficou por 8€. Estou contentinha :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela!
      Que bom que conseguiste encontrar um soutien que ficou perfeito no peito.
      Ainda há bem pouco tempo, e para aproveitar os saldos, trouxe mais 2 soutiens da intimissimi doutro modelo. Porém, também tenho 2 soutiens da Primark que também me ficam perfeitos e claro, são muito, mas muito mais baratos.
      Embora ainda não sinta o peito demasiado descaído, com a força da gravidade para lá caminhará com certeza ;), portanto, fiquei curiosa em relação a esse pormenor de que falas. É algum tipo de almofadado que o soutien tem na base do peito? Beijinhos

      Eliminar
    2. Ah, nada disso. É o facto de ter a parte de cima da copa mais para dentro, ou seja, faz mais concha. Não sei explicar muito bem. O que acontece quando o coloco é que em vez de parecer que tenho uma rampa entre o peito e a mama, fica mais justo e assenta muito melhor, tal como a roupa. É apenas isso, um pequeno detalhe que faz toda a diferença.

      beijocas

      Eliminar
    3. Ah já estou a ver o tipo de modelo de que falas. Se não me tivesses dito, nunca associaria esse modelo a bons resultados em peito mais gravitacional ;) Sempre a aprender! Muito obrigada :)

      Eliminar
  6. :D que bom, voltaste!! Eu agora compro sempre soutiens na intimissimi que são os que me servem e são confortáveis e (dependendo do modelo, claro) são os que me ficam melhores. Já experimentei de outras marcas (adoro a oysho e a women secret) e só consigo comprar cuecas lá... :( e nada me assenta bem. Mas não ligo ao número porque mesmo na intimissimi depende dos modelos. Experimento sempre na loja, vejo tudo, chego a casa volto a experimentar, se notar qualquer desconforto vou lá trocar. É raro mas já aconteceu. Acontece mais quando me entusiasmo com um modelo (por ser tão giro!) e depois não me fica bem. (confortável, entenda-se!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p*! :D
      Os meus preferidos também são da intimissimi. Valem a pena o preço e são muito confortáveis, além de giros, giros. Ainda que o nosso número possa variar consoante o modelo de soutien, ajuda muito ter a noção das nossas medidas de referência, pois tal como digo no post as variações a fazer em modelos diferentes, serão quase sempre medidas equivalentes.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ohhh eu tenho pensado tanto nisso... desde que engravidei desta segunda vez que o meu busto ficou muito desmazelado ;) a Vi mamou até aos 2 anos e olho para os meus soutiens e só penso em recicla-los todos! O meu número mudou e o peito ficou muito (mais) partido, identifiquei-em logo quando falaste em peito desconposto e seios oxcilantes ahahah!!
    Onde raio é que está a minha fita métrica?! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia! :)
      Ao longo da nossa vida o tamanho dos nossos seios altera-se, seja por mudanças de peso, uma gravidez, ou outro motivo.
      É melhor encontrares a fita métrica e pores os pontos nos iiis ;)
      Não queremos maminhas descompostas :D
      Beijinhos

      Eliminar
  8. passando a publicidade aconselho uma visita á dama de copas. na tabela so aparecem a letras F a eu por exemplo sou G.
    e a fita ajuda mas nao é de todo perfeita pk os papos k temos debaixo do braço tb é peito e tb é suposto ir para dentro do soutien. vai la e ainda descobres k o teu tamanho é o 32 H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beta!
      Eu conheço a Dama de Copas e acredito que segundo as medidas deles descobrisse um novo número, mas felizmente tenho-me regulado por tamanhos mais universais e a verdade é que atualmente dificilmente erro no número de soutien nas lojas mais convencionais. No vídeo que partilhei, os tais papos de que falas são uns dos sinais que denunciam o uso de um nº errado de soutien.
      Bjs

      Eliminar
  9. ola Luarte, este fim de semana e porque me lembraste com este post foi fazer uma visita á dama de copas e sai de la com 3 soutiens que me assentam que nem uma luva e tiram.-me 10 kilos de cima porque me poe as mamocas no sitio delas. so para teres uma ideia trouxe um 38g um 40 ff e um 36 ff. isto porque os modelos sao diferentes e acentam de maneira diferente. para mim e depois de la ir nao ha fita metrica e medidas convencionais.em quase todo o mundo os soutiens sao vendidos por copas e em portugal acham que os peitos sao todos a b ou c. nem precisas de comprar la porque ha muitos sites que vendem on line em conta.a rapariga que me atendeu por exemplo veste um 28 c. onde é que ela encontra um soutien 28 em portugal?eu desde que descobri a dama de copas recomendo a fazerem uma visita e verem a diferença.eu adoro

    ResponderEliminar
  10. Ola tenho 85 de costas 94 por cima do peito qual o meu tamanho obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)