sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cortar o cabelo em casa

Há 2 meses atrás senti uma necessidade premente de cortar o cabelo.

Andava cansada de me ver da mesma maneira e feitio e cheia de vontade de dar um valente corte a este cabelo e mudar de visual. Mas a vontade de marcar e ir ao cabeleireiro era inversamente proporcional.

Foi ao ver aquele vídeo que tive vontade de cortar o cabelo à séria. Cortar bastante cabelo, mudar de corte, e não ficar apenas por um aparar de pontas.

Ao ver aquele vídeo tive vontade de voltar a cortar o cabelo a mim própria, mas desta vez saindo completamente da minha zona de conforto, do registo que já tinha partilhado aqui.

A Renata Nicolau, do blog Beauty 4 Us, é a minha musa inspiradora no que toca a cortar o cabelo a si própria.

Vi este seu vídeo várias vezes, quase até decorar cada movimento de tesoura. 


Até que enchi o peito de ar e achei-me com coragem de arriscar e arrisquei.

Não cortei tão curto quanto o dela, mas dei um bom e notável corte ao meu cabelo. 

E gostei tanto do resultado: mais leve, mais prático, mais a minha cara :)

Achei que a coisa correu tão bem que senti que valia mesmo a pena comprar e investir numa boa tesoura de corte de cabelo e noutra de desbaste para as próximas vezes.


Agora no início de setembro voltei a cortar. Para mim setembro é o mês do recomeço, do reinício de um novo ano, de uma nova fase, de uma nova era.

E a mim sabe-me bem reiniciar ou marcar os recomeços com uma nova imagem.





A experiência de cortar o cabelo a mim própria podia ter dado para o torto. Pois podia! Mas quem não arrisca não petisca e eu prefiro arrepender-me do que fiz do que aquilo que nunca fiz por medo de arriscar. O máximo que poderia acontecer era ter de ir ao cabeleireiro reparar o estrago. Para tudo há sempre uma solução ;)

Tinha também o trunfo de não ser dona de um cabelo liso. Se errasse, se desse uma tesourada mal dada, o erro não seria tão visível, não ficaria tão escancarado.

O truque também é ir cortando aos poucos, com muita paciência. Assim vamos conferindo os resultados e evitam-se erros desnecessários e arrependimentos que já não trazem o passado a ser presente.

O que vos posso dizer é que eu e a tesoura virámos amigas inseparáveis! Há aqui até uma certa sensação de liberdade. Corto o cabelo quando quero e como quero (até porque nunca me pelei por ir ao cabeleireiro). Só estou dependente de mim e da minha disposição.

E vocês, seriam capazes de cortar o vosso cabelo? Seriam capazes de arriscar tanto?

Beijinhos e bom fim de semana :)

23 comentários:

  1. Meu Deus, tive a ver o video e que medooo. Como é que ela corta atrás sem ver?? E a coragem para cortar o rabo de cavalo de uma vez só.

    Hummm, muito sinceramente, eu não tinha coragem, sou mariquinhas de mais para isso. E tenho o cabelo mais liso que conheço, por isso qualquer coisinha fora do sitio era como se tivesse um sinal florescente a apontar o local.

    O teu ficou muito bem e eu gabo-te a coragem. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Te!
      Eu por acaso não sou nada mariquinhas e às vezes dou-me mal. Mas quem não arrisca não petisca ;)
      Mas se o teu cabelo é assim tão liso, eu também não sei se teria coragem para tanto (adorei a ideia do sinal fluorescente).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficou linda!

    Até me deu vontade de cortar o meu! Mas o meu cabelo é liso e muito rebelde, ganha volume muito facilmente e até nos cabeleireiros nem sempre corre como eu quero... Acho que não me arrisco a cortar na totalidade, vou cortando de vez em quando as pontas espigadas e a franja ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ninfa!
      Pelos vistos até já vai arriscando cortar as pontas, só tem de arriscar mais um bocadinho... coisa pouca :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Espectacular! Achei interessantíssimo!
    Que tal da próxima vez, filmar o seu corte e partilhar connosco, para podermos verificar melhor alguns pormenores!?
    Eu gosto muito mais do seu corte do que o do video, e apesar do meu cabelo ser liso, parece-me que me ficaria bem!
    Quer aceitar a sugestão! ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anamar!
      A sugestão é interessante, mas dificilmente aceitarei o desafio. A ideia aqui não é ensinar, mas mostrar o resultado. E eu simplesmente limito-me a tentar cortar como vejo no vídeo, daí o mesmo ser a minha grande fonte de inspiração. Filmar implicaria uma grande logística, condições para o fazer, sair totalmente do anonimato... e neste momento não me parece.
      Beijinhos e obrigada pela sugestão e restante comentário.

      Eliminar
  4. Bem, parabéns ficaste linda,
    eu cá não tinha coragem para tanto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Comentei mas não sei se ficou... Eu não arriscaria mas preciso de cortar (e bastante, até) e este mês e o próximo são os ideias para isso. Gosto de cortar o cabelo no outono! Adorei o teu corte, ficou mesmo giro!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p*! :)
      Só me apareceu este teu comentário.
      Esta altura do ano é boa para cortar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu não.
    Cortar a mim só a franja, á Joana como tem o cabelo liso, consigo corta-lo mas mesmo assim vou a medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro começa-se a medo e depois vai-se ganhando confiança ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu odeio ir ao cabeleireiro, mas não tinha coragem de cortar o meu. O teu ficou mesmo muito bem! Mulher de coragem! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou grande fã de cabeleireiros. Ainda bem que os cabeleireiros não têm muitas clientes como eu, senão há muito que eram um serviço falido ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ficou muito bom. Gabo-te a coragem :) Eu cá não sei se conseguia. Mas o meu precisa muito ser cortado, que anda a cair imenso.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora com o fim do verão o cabelo começa a cair muito. É preciso estar-se atento e um bom corte de cabelo ajuda qualquer coisinha.
      Bjs

      Eliminar
  9. Acho que qualquer dia me passo da cabeça e faço-o. Já esteve mais longe, garanto. Adoro a minha cabeleireira e agradeço, de coração, tudo aquilo que ela fez pelas piolhas no auge do pior mas, esta semana, só para aparar as pontinhas estragadas pelo verão (lavar + corte saúde), deixei lá 20 euros!!! Não pode ser, é demasiado. E, ainda bem que desmarquei o meu corte! Tenho o cabelo quase pela zona lombar e nem quero imaginar o preço de um corte mais radical.
    Ora, jeitos por jeitos, o meu cabelo sempre teve, por isso, qualquer dia, passa-me uma tesoura pela cabeça, ahahahahahah
    Adoro o corte e a cor. Ficou lindíssimo. Acho que, depois de esperar que a cor que coloquei agora de desvaneça, vou experimentar a hena. O único senão são as quase 2h de espera...
    beijos grandes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui que senti por aí uma vontade de te passares :)
      Ai o dia em que te apanhares com uma tesoura na mão... :)
      Quanto à henna, esse é de facto o único senão, o tempo de repouso. O que faço tratar de outras coisas nesse tempo, e o tempo nem custa a passar. Aproveito para afazeres domésticos, ver o e-mail e tratar de outras coisas. Quando dou conta foi num instante que as 2 horas se passaram. Mas no fim o cabelo agradeço o mimo que lhe dou ;)
      Beijinhos grandes***

      Eliminar
    2. :) bem, amiga Luarte: acabou de passar uma tesoura pela minha cabeça. E estou felicíssima!!! O meu cabelo ficou tão lindo!!! Muito mais escadeado, o que permite ficar rebelde e com jeitos naturais e bonitos.
      Fiz como tu: vi uns vídeos no youtube, revi, dormi sobre o assunto umas noites e paf, foi há pouco :)
      logo talvez faça um pequeno post sobre a minha fonte de inspiração (toi, bien sûr) e mostro o resultado final, com um "antes" e um "depois".

      Eliminar
    3. Estou em pulgas para ver isso!!! :)
      Grande corajosa! Gosto disso :)
      Assim que possa passo pelo teu cantinho.
      Bjs e até logo

      Eliminar
  10. Olá luarte!
    Desde que emigrei tb eu comecei a cortar o cabelo. Pintar já o fazia quando estava em Portugal.
    O meu cabelo é como o teu, mas com mais caracóis e volume. Por isso, qualquer corte tem de ser muitooooooo bem pensado. Já me aventurei a cortar um pouco mais do que o habitual, mas não sei se teria coragem para cortar assim tanto como cortou. Fica lhe muito bem! Já a mim acho que não ia ficar grande coisa;)

    Fiquei contente por a ter de volta ao seu cantinho, já tinha saudades de a ler ;)

    Bjs
    Fátima
    P.s a técnica do amaciador no cabelo não resultou muito comigo com muita pena minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ausiegirl!
      Se já se aventurou é porque não é assim tão medricas ;)
      No seu caso é importante que o corte seja bem pensado por causa do encaixe os caracóis. O excesso de volume é uma coisa tramada.
      Beijinhos e obrigada pelas palavras de carinho :)

      Eliminar
  11. Bom dia!
    Lindi cabelo!! Por acaso também corto o meu cabelo em casa...um dia apeteceu-me tanto cortar e nao dava para ir ao cabeleireiro que ganhei coragem e zás!!! Correu bem...e agora habituei-me à coisa e corto sempre eu. Para além da liberdade que temos de o fazer quando e bem quisermos, poupam-se uns bons trocos!
    Adoro o seu blog!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula! :)
      Há males que vêm por bem e agora a Paula corta quando quer e como quer.
      É verdade que ainda se poupam uns bons dinheiros.
      Beijinhos e obrigada por gostar de aqui vir :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)