terça-feira, 2 de setembro de 2014

Henna para cabelos #2

No post anterior expliquei a minha experiência com a henna e os motivos que me levam a continuar a optar por este tipo de coloração no cabelo.

Hoje tentarei explicar como aplico a henna no cabelo.

Vamos então a isso.

Alguns dos utensílios/produtos necessários

Preparação:

1) Num recipiente de vidro ou plástico colocar a quantidade de pó recomendada para o comprimento do cabelo. A embalagem indica que se utilize o saco inteiro. Para cabelos médios ou curtos acho um desperdício de produto. Desde a primeira aplicação que coloco a olho a quantidade que me parece suficiente. Tenho misturado cores diferentes de henna (Henné Color Paris Brun e Auburn, numa proporção de cerca de 1/4 de Henne Auburn para 3/4 de Henne Brun). [Na última aplicação utilizei só uma qualidade: Henne Color Paris Brun]

Henna em pó

2) Como a henna é termoativa é necessário adicionar água quente e ir mexendo (não se deve usar utensílios de metal). Para obtermos a consistência desejada, uma espécie de pasta lisa, recomendo que se vá adicionando a água aos poucos e à medida que se faz a mistura ir percebendo como fica a textura (quanto mais água acrescentarmos, mais mole ficará a nossa pasta e é desagradável tê-la a escorrer pelo pescoço durante o tempo de repouso).

Início da mistura de henna com água quente

Pasta lisa de henna

3) Adicionar 1 colher de sopa de sumo de limão - a acidez faz com que as escamas do cabelo fechem, permitindo que a henna se deposite sobre os fios com maior eficácia.

4) Para um tratamento mais profundo, adicionar 1 colher de sopa de azeite ou óleo de amêndoas doces.

5) Proteger a pele que contorna toda a zona capilar com um gel/creme hidratante ou vaselina, de modo a evitar ficar com manchas mais escuras nessas zonas.

6) Calçar umas luvas e colocar uma proteção à volta do pescoço e ombros.

7) Aplicar com um pincel ou com as pontas dos dedos, e por mechas, a mistura de henna por todo o cabelo. É muito importante cobrir na totalidade os fios desde a raíz até às pontas. 

8) Massajar o couro cabeludo. 

9) Cobrir o cabelo com uma touca e por cima enrolar uma toalha seca (o calor ajuda no processo de coloração).

10) Deixar repousar entre 30 minutos a 2 horas. O resultado da cor irá depender do tempo que deixarmos o produto atuar. Quanto maior o tempo de repouso, mais profundo será o tratamento, mais definida, forte e vibrante será a cor obtida. Na primeira aplicação que fiz, deixei repousar 40 minutos. O resultado foi muito insuficiente. A partir daí, deixo sempre 2 horas. Menos que isso, a cor ficará menos intensa e os cabelos brancos mais a descoberto. Para acelerar o processo, podemos utilizar um secador de cabelo.

11) No fim, enxaguar abundantemente o cabelo com água para eliminar qualquer vestígio da pasta. Massajar bem o couro cabeludo durante este processo. Quando a água escorrer transparente, lavar com champô e aplicar creme amaciador. Deixar secar.

Não se esqueçam que a henna é uma planta e, por isso, não estranhem que o cabelo fique com um ligeiro cheiro a plantas, a chá, ou a erva acabada de cortar. Esse cheiro acabará por desaparecer pouco tempo depois.

Pessoalmente considero que a henna é uma excelente opção não só de coloração, como de tratamento e fortalecimento do cabelo.

Beijinhos

11 comentários:

  1. Olá Luarte!
    Com esta convenceste-me ( o do copo menstrual confesso que me fez impressão e sim ando a ler tudinho desde que regressaste :) )
    Desconhecia isto da Henna. Onde leste? Parece-me uma óptima solução para mim. Tal como tu também procuro produtos não agressivos para o cabelo. Eu pinto poucas vezes, não tenho brancos, mas gosto de lhe dar um brilhozinho e pinto sempre sem amoniaco.
    Aqui encontro henna de certeza ;) Vou experimentar com a tua receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Célia! :)
      No teu caso a aplicação da henna fará um bom tratamento ao cabelo e irá conferir-lhe mais brilho e destaque à cor.
      Tudo quanto tenho lido é por aqui, pela internet. E a verdade é que a informação remete toda para os imensos benefícios no uso deste produto. Desconheço contra-indicações.

      P.S. Quanto ao copo menstrual, primeiro estranha-se, depois entranha-se e não se quer outra coisa. Difícil é querer voltar a pensos e tampões ;)

      Espero que estejas bem. Há dias mandei-te umas mensagens pelo FB :)

      Beijinhos grandes e um grande xi-coração.

      Eliminar
  2. olá luarte,
    a hena dura tanto tempo como a tinta? por curiosidade ainda usas o amaciador sem enxaguar? quanto a tintas a herbatint deixou-me o cabelo muito seco, parecia palha,na minha mãe ficou ótimo (ela tem o cabelo oleoso) a que mais gostei foi a keranove mas dura pouco tempo,a syoss sem amoniaco aguenta bastante mas de inicio deixou-me o cabelo muito oleoso(o meu cabelo é seco) e começou a cair não sei se por causa da tinta ou da altura do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá alice! :)
      A minha experiência é que dura sensivelmente o mesmo tempo. O que gosto mesmo muito é o facto de deixarem de existir raízes. Podem-se encurtar as aplicações de henna, porque a henna funciona como tratamento e por isso não existem contra-indicações. Muito pelo contrário. A minha opinião acerca da herbatint é a mesma. Embora de qualidade superior à keranove, seca muito o cabelo, sobretudo para quem como eu já o tem seco. Quanto ao amaciador, continuo a usar, sem enxaguar. Essa técnica enraizou-se mesmo e não prescindo :)
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu desconhecia este produto ,ando num dilema com as tintas .
    Tenho o cabelo fininho ,está a cair e ainda tenho o de colorar de 3 em 3 semanas .
    Preciso de uma opinião diferente da minha habitual cabeleireira e amanha será o dia .
    Vou falar lhe neste produto a ver o que ela diz ,já que dinheiro para andar a pintar o cabelo no cabeleireiro todos os meses não há .
    Obrigada pela partilha
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! :)
      Porque não fazes a pintura em casa? Não custa nada e sai muito mais barato.
      Bjs grandes

      Eliminar
  4. Luarte, se tivesses ao pé de mim dava-te dois beijinhos e um abraço. Nunca tinha ouvido tal coisa e nunca pintei o cabelo por dois motivos. O primeiro é pela minha pele sensível. Tenho receio de fazer alguma alergia. O segundo é pelos imensos químicos que as tintas convencionais têm. Tenho de te agradecer de coração por teres feito este post. É que há frente já tenho alguns cabelos brancos que não gosto muito de ver. Já tinha pensado fazer pesquisa para saber o que encontraria de mais natural mas tu fizeste a pesquisa por mim. Só tenho mesmo a agradecer. Obrigada!

    Bjs,
    Anabela
    P.S.:Quando sai o post do molho da pizza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! :)
      Já aqui chegaram os dois beijinhos e o abracinho. Ai que calorzinho :)
      Não tens nada que agradecer, eu é que fico imensamente contente por te ter sido útil. O bom das partilhas é isto, é aprendermos coisas novas que desconheciamos.
      Bjs

      P.S.: O post do molho de tomate já está feito e bem vistas as coisas tens razão, acho que o irei partilhar pelos motivos que tão bem frisaste. Em prinícipio na próxima semana ;)

      Eliminar
  5. li o anterior post sobre a henna e este e fiquei curiosa, pois tenho o hábito de pintar o cabelo com as tintas tradicionais de supermercado e queria optar por alternativas menos abrasivas.
    tenho uma dúvida: quando o cabelo cresce, nota-se muito a diferença entre a cor da raiz e a cor do comprimento do cabelo?

    beijinhos *
    blog eighteen and a life

    ResponderEliminar
  6. Olá:) grata pelas tuas dicas? Gostaria de saber se deixas a pasta repousar antes de a utilizares no cabelo?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)