segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Henna para cabelos #1

aqui tinha partilhado convosco que pinto o cabelo.

Se no início foi por curiosidade e moda, há já vários anos que passou a ser por necessidade. A minha genética não perdoa. Tenho já muitos cabelos brancos que não gosto de ver. 

As últimas marcas que usei na coloração permanente do cabelo foram a Kéranove, sem amoníacos e parabenos, e depois a Herbatint, um gel colorante permanente com extratos vegetais, sem amoníaco, parabenos e resorcinol. 

Desde dezembro, depois de muito ter ouvido e lido, que decidi experimentar Henna no cabelo.

A henna é uma planta utilizada desde a antiguidade como corante (para cabelo, pele, unhas, tecidos), conservante e anti-fúngico.

Das folhas da henna é extraído o pó que será utilizado para tonalizar, colorir e tratar os cabelos.

É ideal para colorir e tratar cabelos naturais, não tingidos com tinturas químicas, enriquecendo os fios com reflexos mais ou menos intensos (a cor obtida depende da nuance de origem, mas nunca permite mudar radicalmente).

É excelente para tratar cabelos danificados por químicos, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Quem possui cabelos brancos também pode utilizar a henna, assim como quem tem cabelos pintados.

O uso da henna como cobertura de cabelos brancos só é recomendado para quem tem até 50% de cabelos brancos ou para quem não tenha uma grande concentração de cabelos brancos numa determinada região capilar.

A henna pura é vermelha. As incolores, pretas ou castanhas recebem outros aditivos para conseguirem as suas tonalidades.

Há cerca de 8 meses comprei numa loja Celeiro (mas também se encontra à venda em qualquer loja de produtos naturais) duas embalagens de cor diferente e da marca  Henné Color Paris, colorante em pó.



A ideia não era utilizá-las em separado e à vez, mas fazer mistura de cores.

Desde essa altura que a coloração do meu cabelo tem sido feita com henna. E desde essa altura que não voltei a comprar novas embalagens de coloração porque o produto rende bastante. Nunca uma coloração me ficou tão barata.

Estou fã deste produto, por várias razões:

1) A henna é um produto mais natural e além de colorir, trata o cabelo.

2) O cabelo fica brilhante e com um aspeto muito saudável.

3) Enquanto a coloração química remove os pigmentos naturais do cabelo e deposita outros no seu lugar, a henna não penetra na estrutura dos fios, apenas se deposita sobre eles, garantindo a integridade e saúde dos cabelos.

4) No meu cabelo de tom castanho, a henna dá uma tonalidade mais vibrante e difusa à cor. A cor de base fica com reflexos vermelhos e os fios brancos recebem a mesma cor, mas ficam mais intensos. O efeito visual  é o da criação de madeixas muito naturais. Julgo que as duas próximas fotos dão para perceber o efeito, ainda que a última aplicação de henna no meu cabelo tenha sido há mais de um mês, e a cor já não esteja tão brilhante devido à exposição elevada ao sol e à água do mar.



5) Como a henna transforma os cabelos brancos em mechas naturais com reflexos e nuances mais vivos que o fio natural, deixei de ter raízes a aparecerem e a precisarem de coloração urgente. Sinto que necessito de nova aplicação de henna quando percebo que a cor de todo o cabelo está mais aberta (mais ou menos a cada 45 dias).

6) A henna deixa o cabelo mais encorpado, o que faz dela uma boa opção para quem como eu tem cabelos finos.  

E como este post já vai longo, num próximo partilharei convosco como faço a preparação e aplicação da henna no cabelo.

E vocês, já experimentaram henna no cabelo?

Beijinhos

15 comentários:

  1. Também a minha genética não perdoou e tenho muitos cabelos brancos. A minha mãe diz que o meu avô aos 20 anos já tinha a cabeça completamente branca. Felizmente os meus não estão concentrados numa única zona, são espalhados, e muitos deles são na parte de baixo (junto da nuca) assim consigo aguentar a tinta muito mais tempo que a minha mãe que anda sempre a pintar.

    Como sei que estraga o cabelo tento não pintar muitas vezes e consigo aguentar a tinta mais ou menos 2 meses, depois disso já se começam a notar os brancos a sério.

    Segundo o teu post Henna parece-me uma solução mais saudável para o cabelo mas como inicialmente comecei a pintar o meu cabelo em casa e de preto, neste momento estou a tentar clareá-lo (quero com tons avermelhados) e por isso tenho ido à cabeleireira. Cada vez que lá vou aplicam uma tinta mais clara para ver se chega ao tom pretendido o que em cima de preto se torna muito difícil, por isso, e apesar de ser muito tentador, para já não me vou aventurar e vou deixar a cabeleireira fazer o arranjinho dela. :-)

    Mas fiquei muito curiosa sobre o produto e espero pelo post da aplicação.

    Obrigado pelas dicas sempre gostosas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Te!
      Quando os brancos começam a aparecer ninguém os para ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Achei muito interessante!!!
    Nunca usei henna e infelizmente, já necessito de pintar as raízes de 3 e 3 semanas porque tenho mais cabelos brancos à frente e odeio ver as raízes brancas :(
    Mas o que eu detesto pintar o cabelo...
    Obrigada pela tua partilha ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dear Daisy!
      Eu também não gosto de pintar o cabelo, mas infelizmente é um mal necessário. Ou isso, ou assumir os cabelos brancos e nesta altura e com a minha idade não mesmo!
      Se antes não tinha em conta, há já algum tempo que me preocupo com o tipo de coloração que faço. Isso tem-me levado a procurar soluções menos agressivas. A minha experiência com a henna tem sido bastante boa. Sinto o cabelo mais saudável e forte.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Nuca experimentei

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  4. E é possível utilizar em cabelos pintados?
    Obrigada
    Ana Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Tal como digo no post, é possível utilizar em cabelos pintados. Aliás, eu utilizei no meu cabelo com ele pintado e a precisar de nova coloração.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Nunca experimentei mas gostei da ideia. O teu cabelo ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  6. estou a tentar henna aqui na minha cidade, mas sera para colirir as sobrabcelhas porque são muito ralas e com falhas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Boas queria pintar o cabelo com essa tinta mas não sei onde se compra poderão me ajudar ?

    ResponderEliminar
  8. Boas queria pintar o cabelo com essa tinta mas não sei onde se compra poderão me ajudar ?

    ResponderEliminar
  9. Grávidas no início da gestação pode usar?

    ResponderEliminar
  10. Olá bom dia. Em relação a este post,desde que fiquei careca em 2014 por causa dos tratamentos do cancro da mama,nunca mais pintei o cabelo. Embora tenha muitos cabelos brancos e encaracolados, decidi assumir os brancos. Tinha 37 anos quando começou este processo em 2014,no momento tenho 40 em 2016. Não me considero uma mulher velha por ter tanto cabelo branco. Acho que só o pintaria de novo se tiver a certeza a 100% de que a coloração é natural sem nenhuma química. Tanto medicamento fez-me ficar contra mais químicos. Obrigada por tudo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)