sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Leite de vaca, saudável ou nem por isso?

É bom ou mau beber leite de origem animal em idade adulta?

Há muita controvérsia e polémica em volta deste assunto, mas a verdade é que a informação que nos chega de todo o lado e desde sempre, é a de que o leite é um alimento essencial, é a maior fonte de cálcio e proteínas, torna-nos mais fortes e saudáveis e protege-nos contra várias doenças. É esta a ideia que está enraízada em nós como um dogma.

Mas será que é mesmo assim, que o consumo de leite de vaca é saudável?

Há quem diga do outro lado que existe um lobby da indústria do leite e de todo o negócio que gira à volta dos lacticínios que nos querem fazer acreditar que o leite que encontramos no supermercado é um alimento essencial para a nossa saúde, quando não é.

Há mesmo quem afirme e defenda que o leite de vaca deve ser evitado por várias razões, como podem ler aquie que são verdadeiramente impressionantes.

Também um famoso médico brasileiro, Dr. Lair Ribeiro, deu há algum tempo uma conferência em que nos apresenta, durante cerca de 1 hora, várias razões porque andamos a ser enganados, quando nos dizem para consumirmos leite. Quem tiver tempo, curiosidade e vontade de assistir, o vídeo é muito interessante. Este médico afirma, baseado em vários estudos científicos e pesquisas, que uma das causas da osteoporose é exatamente o consumo de leite. Incrível! E que o consumo de leite pode ser causador de várias outras doenças.


Porque há tanta gente intolerante à lactose e alérgica ao leite de vaca (que são problemas totalmente diferentes)? E a qualidade do leite que é comercializado? Não percam a entrevista de 25 minutos com a professora/investigadora brasileira Sónia Filipe aqui. Muito interessante, e para as mamãs que têm filhos pequenos aconselho mesmo vivamente a ouvir.

Eu não sei se sou intolerante ou não, mas desde que deixei, há quase 2 meses, de beber leite de vaca e optei por leites de origem vegetal (nunca de soja) que sinto diferenças: melhores e mais rápidas digestões, leveza no estômago, menos inchaço abdominal, trânsito intestinal regulado, menos cansaço, maior capacidade de gerir o meu peso.

O único grande senão é o preço dos leites vegetais que por litro chegam a custar 3 a 6 vezes mais, dependendo das marcas. 

Tenho optado por beber leite de arroz e de aveia, da Areaviva, marca Continente. E vou intercalando. Primeiro estranhei o sabor, muito diferente do leite de vaca. Mas rapidamente ultrapassei essa questão e atualmente gosto mesmo dos sabores. Mas só consigo beber o leite vegetal frio ou à temperatura ambiente, porque quentes são leites muito enjoativos para mim.

Esta e outras alterações alimentares cá por casa têm-me levado a fazer uma alimentação mais diversificada e rica em frutas, vegetais, leguminosas, cereais/sementes, tudo fontes ricas em cálcio, magnésio, zinco, etc.. como forma de suprir diariamente as vitaminas que o meu corpo precisa. 

O que tenho vindo a saber sobre o impacto do consumo de leite de vaca num organismo adulto e a minha própria experiência com uns e com outros leites, têm-me dado muito pouca vontade, para não dizer nenhuma, de consumir leite de vaca como consumia. 

Aqui por casa o leite de vaca não foi excluído, porque o P. bebe leite de vaca e eu ainda o utilizo em algumas receitas e na preparação dos meus iogurtes caseiros. Mas um dos meus próximos objetivos  é experimentar fazer o meu leite vegetal em casa.

A ideia é mesmo reduzir ao máximo o leite de vaca, porque substituir totalmente é difícil, já que o leite de origem animal está presente em variadíssimos alimentos.

Aliás, este post não é para fazer apologia do consumo de leites vegetais em detrimento de leites de origem animal, porque não sou nenhuma especialista para falar sobre estas matérias e meter-me em assuntos que são basicamente terreno pantanoso até para a comunidade científica. 

Este post tem como único objetivo partilhar convosco a minha experiência e pesquisas sobre um tema que a mim, em particular, dá que pensar, por ser informação útil e de interesse geral.

E vocês o que pensam sobre este assunto?

Beijinhos

20 comentários:

  1. Eu gosto do leite de vaca e consumo, menos do que à uns tempos atrás, mas continuo a consumir. Até porque não sei se me habituaria ao sabor de outros leites. Basta ser uma marca diferente que eu já torço o nariz (esquisitinha eu hã).

    Mas também já ouvi muita coisa sobre este assunto, incluindo a minha prima que é nutricionista e está sempre a dizer que não é preciso beber leite, até aconselha a que não bebamos de todo, ela manda substituir por chás. Mas vamos falar a sério, querem comparar um copinho de leite com uma chávena de chá??? Hummm... pois... não pega néh. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Te!
      Cada vez estou mais convencida que de facto não é preciso beber leites em idade adulta.
      Adotei os leites vegetais ao pequeno almoço porque sinto necessidade de beber alguma coisa para acompanhar o pão ou os cereais. Também gosto de chá e também consumo, mas gosto de ir variando.
      Quanto ao sabor dos leites vegetais é mesmo uma questão de hábito como tudo quanto consumimos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Paula!
    É de facto um tema controverso, mas a verdade é que todos os testemunhos de quem deixou de beber apontam para o mesmo: o bem-estar melhorou significativamente.
    Não me parecem meras coincidências. Quanto aos nutrientes está mais do que provado que uma alimentação variada e rica em frutas, vegetais, leguminosas, cereais e sementes conseguem compensar os supostos nutrientes que o leite nos dá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, Luarte!
    Eu descobri recentemente que tenho intolerância à lactose, deixei de beber leite de vaca há 3 semanas e já não tenho alguns problemas que tinha: diarreia diária, inchaço abdominal, sensação de estar empanturrada e náuseas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isilda!
      Obrigada pela partilha da tua experiência :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá amiga :)
    Assunto muito interessante e polemico ,fui ao primeiro link.......
    Eu tambem deixe beber leite de vaca e optei pelo de soja e tenho me dado bem .
    O que me intriga é :Porque não bebes de soja ? Não presta ?
    Consegues me dizer as diferença entre o leite vegetal e o de soja ,fiquei curiosa
    bj e Bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! :)
      Eu evito a todo o custo consumir alimentos que contenham soja porque a soja que consumimos não traz benefícios nenhuns à saúde, muito pelo contrário.
      Num próximo post falarei sobre os perigos da soja.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Há alguns anos que não se bebe leite de vaca cá em casa, no caso das minhas filhas as crises de eczema quase não existem, bebemos sumos e batidos de fruta (com água), faço muitas vezes "leite" de amêndoa , demolhar 20 amêndoas durante 8 horas, escorrer passar por água e liquidificar com 1 copo de água, coar com passador bem fininho, dura 3 dias no frigorífico, a polpa da amêndoa podes-se usar em bolachas, bolos..... Atenção que certas bebidas vegetais estão carregadas de açucar... Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Obrigada pelo comentário e receita que me deixas.
      O meu próximo passo é tentar fazer leite vegetal em casa, não só pelo preço, mas também pela questão dos açúcares.
      Essa receita de leite de amêndoa só dá para um copo de leite?
      Beijinhos e obrigada mais uma vez.

      Eliminar
  6. Eu só tomava leite de manhã e desde que deixei também me sinto menos inchada. Substitui por chá e já não me faz impressão nenhuma, é mesmo uma questão de hábito. Continuo a comerum iogurte e um triângulo de queijo por dia e ando bem. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Life is Sweet!
      Eu também só tomo leite de manhã. Como dizes tudo é uma questão de hábito.
      Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gostei de descobrir o seu blog!
    Também na minha casa o consumo de leite de vaca tem sido reduzido.
    Bom fim de semana, Manuela

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo teu comentário. A única coisa que posso mudar agora é mesmo na questão dos hidratos de carbono, tudo o resto já faço e sem me custar nada. É como dizes, uma questão de hábito. Não deves saber, mas já ando nesta luta há 11 anos e consegui perder 30kg. Agora ando na manutenção que é para o resto da vida e portanto tenho de arranjar artimanhas para não ser um fardo... Quero é perder estes 3 quilinhos que fui ganhando este último ano :)
    Olha, hoje fiz a polpa de tomate como tu e ficou mesmo bom. Deu-me 5 frascos, já tenho para uns tempos. Isto realmente é fácil e fica mesmo muito mais saudável, basta ver a diferença na cor. E como eu uso bastante, muitas vezes em substituição do refogado, acho que vou ficar cliente :) Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não sabia dessa tua luta, mas já és uma vencedora. Perder 30 kg é qualquer coisa... Para quem já perdeu tanto peso ao longo do tempo não serão agora esses 3 kg que serão problema. Mais do que querer perdê-los rapidamente o ideal é que se percam aos poucos, de forma consistente. Tenho a certeza que vais conseguir. Foi há um ano que comprei uma boa balança xpto e resolvi que as coisas tinham de mudar. Hoje e ao fim deste tempo sinto-me muito contente que os resultados que consegui atingir. A perda de peso foi gradual e não me meti em maluqueiras de querer perder tudo de uma vez. Sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição ;)
      Obrigada pelo teu feedback do molho de tomate. É fácil de fazer e não tem nada a ver com as de compra. Esta sim, cheira e sabe aos ingredientes que lá colocamos.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Os leites vegetais são, de facto, muito caros mas têm uma enorme vantagem: podem ser feitos em casa! :) Reduz drasticamente o preço e não levam "aditivos", só aquilo que nós quisermos colocar o que os torna bem mais saudáveis. :) Leite de arroz e de aveia são baratíssimos de fazer! Os de avelã, amendoim, coco encarecem um bocadinho mais mas mesmo assim não têm comparação com os preços a que são vendidos! :)

    ResponderEliminar
  10. eu bebo leite de vaca quase todas as manhãs e, apesar de me manter saciada durante algumas horas, por outro lado não me deixa muito confortável a nível intestinal. demorei algum tempo a perceber que a razão para esse desconforto era o leite de vaca (porque ao pequeno almoço também como torradas, cereais, etc), mas quando descobri pesquisei sobre o assunto e cheguei à conclusão que, se isto acontece, é porque ele não é um alimento assim tão essencial e benéfico, certo? por essa razão tenho vindo a explorar as alternativas vegetais, apesar de infelizmente serem mais caras...

    beijinhos *
    blog eighteen and a life

    ResponderEliminar
  11. Eu deixei de beber leite e consequentemente deixei de ter barriga inchada. Apenas consumo iogurtes como tu e mesmo assim nem sempre. Não sinto falta e posso dizer que foi das melhoras mudanças que fiz.

    Cabe a cada um decidir o que fazer. Do meu lado vi bons resultados mas sei de pessoas que não notaram diferença nenhuma.

    Já fiz leite de aveia, de amêndoa e de coco e fiquei fã deste último. O senão? Tem de se fazer pouca quantidade porque se estragam em 2 dias, mesmo no frigorífico.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que tema tão interessante :) Nunca pensei que o leite (de vaca) fosse tão polêmico :)
    Sou consumidora, mas já diminui a quantidade, porque a certa altura dava-me enjoos! o que é certo é que com a diminuição da quantidade os enjoos acalmaram, e os meus intestinos melhoraram, não sei se foi do leite, mas agora que falam, se calhar!?!?
    Tenho umas crises que estômago, e o que me proíbem logo é beber leite e derivados por uns dias. Tenho de fazer uma pausa para ver os resultados :)
    Cheguei cá através da Anabela, mas já gostei :) vou espreitar mais um pouco ;)

    ResponderEliminar
  13. Pessoal, experimentem beber leite magro. Eu antes tinha mtos problemas intestinais devido ao leite meio gordo que bebia, ficava com diarreia e sempre enjoada e com dor de estomago. Descobri que tinha o cólon irritável e tudo devido a beber leite meio gordo e derivados do leite. Passei então a beber leite magro e a consumir menos produtos que contêm leite. Assim já não me sinto inchada e mal disposta.
    Um produto que não dispenso é o queijo e mesmo assim não posso comer de todos pq senão fico mal disposta. Além disso tenho uns comprimidos para tomar sempre para prevenir certos sintomas.

    Bjs.
    Tânia.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)