terça-feira, 28 de outubro de 2014

Fazer lixívia em spray

Para limpeza, desinfeção e agente clareador de superfícies continuo a optar pela tradicional lixívia.

Embora seja um produto tóxico e abrasivo a verdade é que ainda não encontrei nenhum outro produto com o mesmo poder, eficácia e rapidez na ação de limpeza.

Uso a lixívia de forma muito moderada e uma embalagem de 2 litros dá-me para imenso tempo.

Há uns meses, e para facilitar a limpeza de algumas superfícies, decidi fazer lixívia em spray.

Embora existam à venda muitos produtos em spray com lixívia, a verdade é que eu só precisava de lixívia em spray. E fazer o produto em casa  é super fácil e barato. 


Basta juntar num borrifador a mesma quantidade de lixívia e água. 

Quem quiser pode ainda adicionar uma pequena porção de detergente da loiça ou ainda uma essência para cortar com o cheiro forte da lixívia.

O spray que fiz há meses tem durado e na embalagem apenas juntei lixívia e água.

Assim que me apercebo que a cortina do banho começa a ganhar pintas de humidade, basta borrifar a zona e passados uns segundos adeus humidade e nada de manchas no tecido.

Nos dias de limpeza dos w.c.'s gosto também de borrifar as paredes interiores da sanita e o tapete anti-derrapante que tenho na banheira.

Também o escorredor da loiça assim que começa a ganhar humidades passo-o com o borrifador e em pouco tempo as manchas desapareceram. Depois é só passar muito bem por água para voltar a ser usado em segurança.

Esta opção da lixívia em spray tem-se revelado muito prática e eficaz, não só porque consigo limpar lugares mais inacessíveis utilizando este método, como me poupa tempo já que não preciso de esfregar e, por fim, acaba por ser um produto muito económico, quando feito em casa.

Importante é identificar muito bem a embalagem para que se evitem acidentes graves.

Beijinhos e boas limpezas.

20 comentários:

  1. Olá :)
    Eu já tentei por lixívia em borrifadores (Pura) e esta acaba sempre por corroer o borrifador e lá vai ele para o lixo.
    Misturada com água isto não acontece?

    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Eu tenho a lixívia mistura com água num antigo borrifador de outro produto de limpeza e a embalagem continua a 100%.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. E lixívia num frasco de rol-on? Uso em roupa branca, quando é necessário tirar algmas manchas específicas, como clarear colarinhos de camisas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que dica tão interessante. Muito obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. olha k bela dica. eu ja era fã dos borrifadores e de fazer as minhas misturas ( algumas receitas dadas por ti)esta é mais uma ate pk eu odeio o cheiro da lixivia e em spray de certeza k sai menos e para o sitio certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beta!
      Em spray sinto que há menos desperdício de produto e a eficácia é maior pois consigo ser mais precisa e aceder melhor a certos lugares mais inacessíveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ora aqui está uma boa ideia.

    Vou fazer para mim também.

    Beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo fazer uma porção de lixívia para três de água, para limpar a humidade das paredes/tecto. Faço a mistura com lixívia perfumada, o cheiro a lixívia sempre fica mais disfarçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha!
      Penso que para a aplicação no teto essa proporção será a mais indicada.

      Eliminar
  6. Olá Luarte. Que bom ler seus posts. Moro em Minas Gerais- estado do Brasil. Gosto muito de usar "água sanitária" que suponho seja o que vocês chamam de líxivia. Tenho um equipamento muito bom e prático - não sei se há para vender em Portugal: spin go. Comprei em um site de vendas -Mercado livre. Acho que vocês devem ter aí pois ele é americano. Ajuda muito a limpar chão,azulejo, parede, janelas,portas e etc.....Temos que usar produtos que facilitem a nossa vida de dona de casa.Bjs. Maria Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Inês!
      A lixívia é a vossa água sanitária ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu também uso a lixivia assim :) principalmente na casa de banho, sinto a casa mais desinfectada, eheh.

    ResponderEliminar
  8. Luarte, graças ao teu tópico limpei de forma muito fácil a cortina da banheira, a minha é de plástico, borrifei lixivia pura, lavei o wc todo, no final passei por água e Voilá, Zero manchas pretas!! Obrigada!!

    Vou agora mudar de casa, lá vou evitar ao máximo o uso de lixivia, avisaram-me para nunca lavar as torneiras com lixivia que com o tempo as torna baças...

    Precisava de um conselho, sabes o que usar para remover aquelas manchas tipo verniz em piso madeira flutuante? Queria evitar ao máximo esfregar para não riscar o chão :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ninfa!
      Obrigada por vires cá contar como correu a tua experiência.
      Eu nunca uso ou usei lixívia nas torneiras. O uso que faço da lixívia é aquele que refiro no post e e lavagens de roupa se esta tiver manchas ou andar meio amarelada (roupa branca).
      Quanto à tua questão não sei se percebo bem a que te refres quando falas em manchas de verniz em chão flutuante. Nunca me deparei com tal problema. Já procuraste nos produtos para o chão o que possa existir para esse problema?
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Viva!
    As manchas que tenho no chão é de cola, acredito que com o tempo vá desaparecendo, mas é tao chato uma casa nova ter manchas assim pelo chão ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cola é realmente chata. É preciso ter cuidado no tipo de produtos a usar (que podem ser bastante corrosivos)para não fazer uma mancha maior.
      Li a dica de misturar água com vinagre branco e usar um polidor. (http://www.loja.revinord.com/index.php/ideias-uteis)

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica luarte, mas não sei se me arrisco a usar um polidor...

      Esta gente paga balurdios por uma casa e depois só se notam os defeitos depois das limpezas a fundo e com iluminação em casa... -.-'

      Eliminar
  10. Eu já faço isso há meia dúzia de anos e realmente é uma maravilha, ficamos mais descansadas quanto à higiene... Tudo fica desinfectado ... assim como para lavar a louça, eu introduzo um pouco ou de lixívia, ou vinagre branco no detergente e a louça fica mais limpa, desengordurada e brilhante ... Obrigada , adori seu blog e suas partilhas :)

    ResponderEliminar
  11. Muita atenção com a lixívia, que não é tóxica, é extremamente tóxica e pode ser rapidamente mortal!! Além de ser um cancerígeno atestadíssimo, como qualquer pesquisa rápida comprova.

    A lixívia/vapores da lixívia respirados podem causar a morte, particularmente em espaços fechados, como casas de banho por exemplo, se não houver ar fresco a circular imediatamente.
    Essa ideia de spray de lixívia mesmo a 50% é um perigo. Misturada com substâncias ácidas (como são a maior parte dos detergentes, e de certeza os da louça!) é uma arma química, literalmente!! Inalar os vapores libertados dessa mistura mata em minutos!

    Além disso, ao contrário do que muita gente pensa (para desinfectar água era usada, mas numa concentração muitíssimo pequena!), a lixívia contamina a água e destrói completamente os ecossistemas marinhos.

    Portanto lembrem-se, se vão continuar a usar lixívia em casa, estão a expor-se e aos vossos a um risco muito grande, tanto de náuseas, vomitos, cegueira, enxaquecas, asma,...como de cancro, a mais longo prazo.
    Pior que isso, estão a contaminar o ambiente de nós todos e a comprometer o futuro dos nossos filhos!

    (Por alguma razão algumas cidades no Canadá e, penso, Hamburg na Alemanha já baniram o uso de lixívia.)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)