quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Disfarçar as olheiras

Até aos 30 os meus cuidados com a pele do rosto limitavam-se a pôr creme hidratante de manhã e estava a festa feita para o resto do dia e da noite.

Até a essa data não me recordo de alguma vez ter usado um corretor de olheiras, por exemplo. Aliás, mesmo fazendo um bom esforço a esta cabecinha, nem me recordo de ter olheiras dignas de disfarce ou então estava-me nas tintas para o assunto.

Sem dúvida que a minha entrada nos 30 trouxe consigo várias mudanças. Mudanças naturais que vão chegando com a idade, mas também mudanças na minha atitude. Uma delas foi começar a preocupar-me em cuidar mais de mim e do meu aspeto. Preocupar-me não em disfarçar a idade, mas em envelhecer, amadurecer melhor, com qualidade. Olhar-me ao espelho e aceitar e gostar de me ver com todas as mudanças que vão acontecendo no meu corpo. 

Mas falava eu que os 30 trouxeram-me as olheiras. Umas olheiras escuras e vincadas.

Podem ser várias as causas para o aparecimento de olheiras, sendo as mais comuns o envelhecimento, a fadiga, o stress, a falta de descanso e fatores hereditários.

As minhas são o meu odiozinho de estimação. Quem não tem o seu que atire a primeira pedra.

Já experimentei uma série de mezinhas, já usei vários tipos de corretores, de várias tonalidades. Nestes anos já perdi a conta às marcas que experimentei. 

A verdade é que um rosto pode estar impecavelmente cuidado, mas se as olheiras estiverem ali bem presentes, não nos esquivamos de um rosto com um aspeto mais cansado e envelhecido.

Muito recentemente, e para ajudar no descongestionamento da pele na zona abaixo da pálpebra inferior, passei a aplicar, depois da limpeza do rosto e a seguir à aplicação do creme de noite, um pouco de óleo de amêndoas doces nessa zona e a fazer uma pequena e suave massagem para melhorar a absorção e  a circulação sanguínea. 


Os resultados não se verificam no dia a seguir, mas uma aplicação regular ajuda a clarear os círculos escuros. Desde que passei a fazer esta mezinha que a minha zona de olheiras tem-se apresentado mais clara, o que ajuda muito para a fase seguinte: aplicação do corretor.

Os meus últimos dois corretores, e que recomendo vivamente, são da marca Benefit. 

Embora já exista no coração de Lisboa uma loja da Benefit (linda que só ela, toda pin up e com aqueles produtinhos todos fofos!), esta marca é fácil de encontrar nas lojas Sephora. 

O primeiro produto foi-me recomedado por uma amiga, quando lhe perguntei, já em jeito de desespero, o que é que ela usava para disfarçar bem as olheiras.

Nessa altura a S. enfiou-me nas mãos aquele boiãozinho redondo com um restinho de corretor e disse: "Toma, fica para ti! Experimenta e vê se gostas".

E gostei mesmo. Tanto que fui pesquisar e encontrei vários testemunhos a dizerem maravilhas do Boi-ing.


Na altura do Natal comprei outro corretor da Benefit, depois de ter lido mais umas quantas maravilhas e porque estava impressionada com o meu primeiro produto da Benefit. Resolvi voltar a apostar na marca. O Erase Paste é um corretor cremoso e opaco, num tom salmão, que neutraliza as olheiras e funciona simultaneamente como iluminador. 


O primeiro aplico com os dedos. O segundo traz a pequena espátula que veem na imagem para ser mais fácil de ir buscar o produto. A mim a espátula não me dá jeito nenhum. Prefiro mesmo retirar o produto com o pincel e aplicar no rosto. E depois sim esbater com o dedo anelar.

O nº que uso tanto no Boi-ing como no Erase Paste da Benefit é o nº 2. A cor do corretor é muito importante. Embora muitas vozes digam que deve ser da cor da base ou da pele ou ligeiramente mais claro, também há quem afirme que em muitos casos resulta melhor num tom mais escuro. Sobre esta matéria recomendo que leiam este interessantíssimo post, do blog M.A.Cmaníaca.

Tenho intercalado o uso dos dois. Mesmo sendo diferentes, ambos têm uma cobertura fantástica. Gosto mesmo muito do Boi-ing tanto nas olheiras como para cobrir pequenas imperfeições do rosto. Mas estou verdadeiramente encantada com o Erase Paste por causa da luminosidade que deixa no rosto. Ambos duram-me um dia inteiro na pele. Não são produtos baratos (o preço varia entre os 20€ e os 28€), mas são de longe os melhores que já usei e duram uma vida. Valem mesmo o dinheiro. 

Por fim penso que um dos grandes passos de magia é mesmo o truque de aplicar o corretor. 

A partir do momento que passei a utilizar corretor de olheiras diariamente a minha técnica de aplicação era a mais conhecida de todas:

1) aplicar pequenos pontinhos de corretor por toda a zona a corrigir ou desenhar um semi-círculo;

2) espalhar com o dedo anelar, em movimentos semi-circulares, sem esfregar, em toda a zona escura a cobrir (zona das olheiras e pálpebra superior do olho).

(imagem retirada da internet)

A técnica do triângulo, descoberta muito recentemente, revelou-se a minha cereja no topo do bolo. Faz toda a diferença, mas toda mesmo, esta técnica de cobrir as olheiras.

E o truque consiste apenas em:

(imagem retirada da internet)


1) desenhar um triângulo invertido com o pincel, o dedo ou com o próprio aplicador se o produto for em caneta;

2) O triângulo deve começar no canto externo do olho, descer até à base do nariz e voltar a subir fechando no canto interno do olho;

3) A melhor forma de espalhar o produto e preencher a zona vazia do triângulo, é posicionar o dedo anelar no canto interior do olho e começar na zona lateral do nariz e ir subindo e esbatendo o corretor até ao canto exterior do olho (o corretor deve ser esbatido com suaves batidinhas).

Este truque do triângulo invertido garante uma cobertura mais perfeita das olheiras. Se ainda não experimentaram, faça-no e atestem a diferença entre técnicas.

Pois é, disfarçar bem as olheiras tem muito que se lhe diga! ;)

7 comentários:

  1. tenho olheiras das piores q existem..pareço um panda..doente, estafada tudo isso..mas sinceramente é mto trabalho..n da simplesmente para passar o c eme q recomendou e ficar com um aspeto melhor?'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não sei se leu bem o post, mas o único ritual que tenho com o tratamento das olheiras é aplicar e massajar à noite óleo de amêndoas doces e aplicar corretor. A mim não me dá assim tanto trabalho e vale pelos resultados.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Luarte, bom dia.
    Já tinha ouvido falar nos produtos da Benefit, e esta foi a dica de compra que eu precisava...a forma correcta de aplicação dos correctores de olheiras desconhecia, mas a partir de hoje hei-de perder mais um minutinho a tentar fazê-la para ver as diferenças!
    Sempre a aprender!
    Quanto ao truque do óleo de amêndoas doces, é outro gesto que n custa nada e poderá fazer a diferença, vou começar a fazê-lo ao deitar! :)
    Parecem-me excelentes dicas.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anamar! :)
      Eu estou francamente impressionada com a Benefit. Da marca só tenho estes dois produtos mas tenho vontade de experimentar mais coisas. Pena o valor, senão penso que já me tinha desgraçado ;)
      O truque do óleo de amêndoas doces não só ajuda no clareamento da zona das olheiras como ao fazer uma hidratação mais profunda ajuda também a retardar o aparecimento das ruginhas.
      Quanto à técnica do triângulo, quando experimentei e vi que ficava tao melhor, parecia uma criança com um chupa na mão :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Verdade , a idade traz muitas coisas boas mas olheiras e rugas era escusado , vou experientar o teu ritual :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! :)
      Eu gosto muito dos meus 37 anos, mas era escusado as marcas do envelhecimento começarem a aparecer a uma velocidade galopante :D
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tens-me ensinado muito Maria Luarte. Graças a ti, cuido mais do meu rosto, tudo me parece fácil e rápido, organizei uma gavetinha no wc ao meu alcance com apenas os produtos que uso diariamente... Olha que até já apanhei a minha cachopita a espalhar creme com um algodãozinho e a pincelar-se com o pincel do blush... :)
    Sobre o BB cream, o que mais gosto é o da Ives Rocher e o do Mercadona.
    Os cremes continuo a usar os do nosso amigo Lidl. A filhota e o marido parece que gostam do cheiro, dizem várias vezes após dar um beijinho que cheiro bem :)
    Beijoca grande para ti.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)