quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reaproveitar discos de algodão

Em 2011 pedi-vos aqui conselhos para uma opção mais sustentável do que os discos desmaquilhantes de algodão. Muitas sugestões foram dadas :)

Pouco depois pensava eu ter encontrado uma solução duradoura aqui

Ainda cheguei também a utilizar mini-esponjinhas de lavagem de rosto.

Ao fim de algum tempo voltei aos discos de algodão por serem mais práticos em termos de uso diário. Não só por serem mais macios do que qualquer outra opção experimentada por mim, como também mais higiénica para o rosto. Tento ser sempre que possível mais amiga do ambiente, mas quando as soluções supostamente mais ecológicas e económicas não me satisfazem inteiramente, desisto delas. Lamentavelmente foi o que aconteceu aqui. 

Eu limpo o rosto duas vezes ao dia. De manhã e à noite. E a verdade é que só com os discos de algodão sei quando a pele já está limpa. É como aquela publicidade do detergente em que se faz o teste do algodão e no fim se diz "o algodão não engana". E não engana mesmo.

(imagem retirada da internet)

Sou, porque sou, poupadinha e regrada no uso dos discos, evitando desperdícios ou a criação de lixo desnecessário, mas só num destes dias é que me ocorreu que podia ainda reutilizar os discos já usados.

E perguntam vocês: Oh Luarte tu reutilizas os discos de algodão sujo em quê ou para quê?

Resposta: Guardo-os numa caixinha e quando preciso de remover o verniz das unhas, já não vou buscar discos novos. Uso estes já usados.

(imagem retirada da internet)

A verdade é que esta ideia tão simples só me ocorreu mais recentemente e tem resultado na perfeição.

Para quê gastar mais se se pode gastar menos?

Se entretanto tiverem uma outra sugestão boa para reutilizar os discos, agradeço a vossa partilha.

Beijinhos.

14 comentários:

  1. Eu uso gel desmaquilhante e assim n uso os discos :) Mas é uma grande ideia!

    ResponderEliminar
  2. Com a tua ideia acabaste de me dar outra! Eu uso os discos novos de algodão para perfumar a casa enquanto aspiro. Ponho um pouco de perfume ou essência no algodão e coloco no saco do aspirador. De cada vez que aspiro a casa fica com aquele cheirinho, mas sendo assim vou utilizar os discos já usados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia do uso de discos perfumados no interior do aspirador é boa :) No meu caso pessoal n se adapta porque o meu aspirador não é de saco, mas de reservatório de água. Beijinhos

      Eliminar
  3. Boas ideias não faltam por aqui Luarte! :)
    Posso fazer uma sugestão de tópico para novo post!?
    Hidratação corporal...tenho pele seca, escama com facilidade e tenho diariamente aquela sensação de comichão e repuxamento, e quando vou para a praia, por mais protector máximo e pos solar que ponha, cai-me sempre a pele! :( será que tem algumas dicas neste capítulo!? ficaria agradecida! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anamar! :)
      Por acaso já existe um post onde falo da hidratação corporal que faço. Normalmente os meus posts falam da minha experiência. Eu sou preguiçosa a usar creme corporal por isso a melhor forma que encontrei para combater a preguiça e a pele seca sobretudo das pernas foi usar diariamente no banho óleo Johnson: http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2013/08/hidratar-profundamente-pele.html
      Outra coisa que ajuda muito a combater a secura da pele é fazer uma exfoliação regular. O melhor exfoliante que conheço são as borras de café com azeite ou óleo de amêndoas doces: http://www.ideiasdebaixodotelhado.com/2013/05/esfoliante-e-anti-celulitico-caseiros.html
      Todos os cremes gordos como o barral ou o nivea de lata azul são muito bons para pele seca. Para uma pele como a sua deverá cultivar o hábito de tentar hidratá-la todo o ano e não só nos meses de exposição solar.
      Espero ajudar com estas dicas.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada ;)
      Eu conheço os post's que referiu, conheço o seu blog de ponta a ponta, tenho-a nos meus favoritos e sigo-a desde o início em qlql lado que esteja! ;)
      Sempre hidratei o corpo com creme o ano todo, pois não consigo não hidratar, fico com comichões e repuxamentos se não o faço, se calhar o problema passa pelo creme adequado.
      Começei a usar oleo Johnson no banho dps do seu post e a seguir ainda ponho creme, um hidratante corporal p peles secas da l'oreal, mas já usei nivea, garnier, ainda assim pelos vistos não é suficiente, vou experimentar da barral como sugere, talvez sejam mais intensos ou mais adequados á secura da minha pele.
      Obrigado mais uma vez,
      um bom final de semana! ;)

      Eliminar
    3. Experimente alterar o creme, Ana. E não deixe de experimentar fazer no banho 2 vezes por semana uma exfoliação à pele com borras de café e azeite. E depois diga-me como está a correr a experiência, pode ser? ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Luarte :)
    Isto é que é poupar ,a partir de hoje farei o mesmo :)
    obrigada pela partilha
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    Pode dividir o disco em 2. Isto é separar em 2 partes.

    M.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.L. !
      Por acaso já estou a pôr em prática esse truque de dividir ao meio os discos :) (sugestão dada por uma leitora na página do facebook do blog).
      Obrigada pela ótima sugestão.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)